Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marisa Carvalho
Nomes de citação
- Carvalho, Marisa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E915-466B-F91E
- ORCID iD
- 0000-0002-6169-8567
Endereços de correio eletrónico
- mscarvalho@ucp.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa. R. de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto, 4169-005, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/07/15
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"A AÇÃO ESTRATÉGICA NAS ESCOLAS PORTUGUESAS: O CASO DOS PLANOS DE AÇÃO ESTRATÉGICA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2018/03/07 - 2018/03/14
Concluído
|
Construção, desenvolvimento e análise de escalas e questionários (com recurso ao SPSS) (Outros)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Qualitative analysis with Nvivo (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2013/01/10
Concluído
|
Psicologia, Psicologia Vocacional (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Vocacional
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"A implementação de decisões vocacionais no ensino secundário: Contributos
para a construção de um modelo de intervenção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008
Concluído
|
Mestrado em Psicologia, Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Perspectivas sobre a influência parental na execução de planos de carreira no ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2003
Concluído
|
Análise e Intervenção Familiar (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Bom / Muito Bom |
1999/09/01
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2016/10 - 2018 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2009/03 - 2009/03 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/01 - 2017/08 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/10 - 2017 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/05/14 - 2026/12/31 | INOV-NORTE - Centre of Excellence for Pedagogical Innovation in the North Region, Portugal
08/C06-i07/2024.P11078
Outra
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Católica In! Inovar para Incluir
POCH-02-53I2-FSE-000026
Investigador
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
2023 - Atual | Católica Learning Innovation Lab – CLIL
POCH-02-53I2-FSE-000012
Investigador
|
Concluído
|
2022/04 - Atual | INSCHOOL, Inclusive Schools: Making a Difference for Roma Children
INSCHOOL
Investigador
Council of Europe, França
|
Council of Europe
Concluído
|
2020/09/01 - 2021/09/30 | Rise UP - Build your career
CPG/83/2020/DMC
Desenvolvimento técnico
|
Porto Municipality
Concluído
|
2017 - 2019 | EduGest, School management and school improvement
No reference
Investigador
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2017 | Read for fun, Fun to Read
2016-1-PT01-KA201-022788
Outra
|
|
2015 - 2017 | Inclusive Early Childhood Education project
No reference
Outra
|
|
2014 - 2016 | Ainda estou a aprender: Desenvolvimento de uma plataforma online para avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
da leitura. [I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities]
No reference
Outra
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011 - 2012 | Crescer com @rte: projeto de intervenção vocacional e pedagógica em alunos com necessidades educativas especiais. [Grow up
with art: A project of vocational and pedagogical intervention for students with disabilities]
No reference
Investigador responsável
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2009 - 2010 | Ser+: projeto de investigação-ação do clima psicossocial e indisciplina em contexto educativo. [Ser+: A research-action project
about school climate and indiscipline.]
No reference
Investigador responsável
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Inclusiva
FOCO
Investigador
|
Em curso
|
2019/09/01 - Atual | Math fligh
-
Investigador
|
Em curso
|
2019/01/01 - Atual | IN-project – Inclusive education in Portuguese schools
IN project
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Em curso
|
2006 - 2007 | Do clima organizacional à indisciplina. Estudo sobre a ocorrência dos fenómenos de indisciplina e violência na Escola EB2,3
de Toutosa [From school climate to indiscipline. A study about indiscipline and violence at School of Toutosa]
No reference
Investigador responsável
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/14 | Mapping PBIS practices in Portuguese schools through the school psychologists’ perspective | 6th Research Symposium of the PBS-Europe Network 2024 |
2024/09/26 | A preliminary study about PBIS in Portuguese schools: The psychologists’ perspective | 6º Congresso OPP |
2024/07/04 | The hidden role of school psychologists: Informal leadership | 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Letónia)
|
2024/07/04 | When I don’t know my school: Reflections about psychologists’ role as part of a PBIS teams. | 45th Annual International School Psychology Association Conference
University of Latvia (Riga, Letónia)
|
2022/09/15 | Aprendizagem Baseada em Problemas: Uma experiência no Ensino Superior [Problem-Based Learning: An experience in the higher education] | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”<br/>
University of Aveiro (Aveiro , Portugal)
|
2022/09/08 | Teachers and parents: Agreements and dissonances on school mission | 8th International Workshop on Efficiency in Education, Health and other Public Services
University of Pisa (Pisa, Itália)
|
2022/09/05 | Problem-based learning in an undergraduate Psychology course: A facilitator for the learning experience? | e-CLOSE Multiplier Event
University of Aveiro (Aveiro , Portugal)
|
2022/03/30 | Problem-based learning as a strategy for the training of future psychologists | I Encontro de Inovação Pedagógica
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Reflexões em torno do desenvolvimento de carreira ao longo da vida: Contributos para a intervenção em contexto escolar | XVI Jornadas de Educação de Santa Maria da Feira
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2022 | Empowertalk "Uma permanente crise de identidade" | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses: O tempo da psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022 | Empowertalk "O autocuidado e a sustentabilidade da profissão" | 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses: O tempo da psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
|
2022 | Diversidade e inclusão nas escolas portuguesas: Das dinâmicas organizacionais às atitudes dos professores | Cerimónia de entrega de selo "Escola SaudávelMente"
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
|
2022 | O autocuidado e a vida para além da profissão | II Congresso dos Psicólogos da Madeira
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Funchal, Portugal)
|
2020 | Career education in the actual educational political context | III Seminar Science with future, Contribution by Vocational Psychology
Universidade do Minho
|
2019 | Teachers' participation in decision making and strategic action plans | European Conference of Educational Research, ECER 2019 Hamburg |
2019 | Voices in inclusion: Redundances, continuities, and ruptures | 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development"
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Participation on Schools Strategic Planning and Action: A validation study | 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development" |
2019 | From inclusive education to pedagogical practices | 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development"
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa
|
2018 | Abordagens multinível em educação: Da reflexão à implementação [Multitiered approaches in education: From reflection to implementation] | International Congress of Educational Sciences and Development |
2018 | Avaliação para a aprendizagem: Contributos para a ação. [Assessment for learning: Contributions for action.] | International Congress of Educational Sciences and Development |
2017 | Processes and products of inclusive educational provision. The case of Portugal. | Inclusive Early Childhood Education Conference |
2017 | Self-Refletion Tool. The case of Portugal. | Inclusive Early Childhood Education Conference |
2013 | A ação dos alunos na implementação bem sucedida de decisões vocacionais | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga)
|
2013 | O papel dos pais, dos professores e dos psicólogos no exercício da escolha académica: Potencialidades da uma relação tripartilhada | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa)
|
2013 | O papel do psicólogo na intervenção vocacional: Considerações em torno de uma visão compreensiva e holística do cliente | 1.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia)
|
2013 | O percurso desenvolvimental do adolescente | Encontro “Contextos de sobrevivência: Conhecer para intervir eficazmente”
CPCJ (Valongo)
|
2009 | A implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: Pistas para o estudo dos diferentes intervenientes no processo | I Mostra de Trabalhos de Doutoramento da Escola de Psicologia
(Braga)
|
2009 | Conceções acerca do papel dos professores na implementação de escolhas de carreira | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga)
|
2009 | O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Múltiplas perspetivas | International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research
(Covilhã)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Motivações dos Alunos no Ensino Secundário Profissional [Motives of choice on Vocational Education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado) |
2019 - Atual | Educação inclusiva: Das orientações normativas às práticas de mudança [Inclusive education: From legal norms to practices
of change]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018 - Atual | EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONCECÕES E A PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO: SENTIDOS, GRAMÁTICAS E EFEITOS EM ESCOLAS NO BRASIL E EM PORTUGAL
[Inclusive education, Scholar views and practices: Meanings, grammars and effects in Brazil and in Portugal]
Orientador
|
Ciências de Educação (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017 - Atual | NOS TRILHOS DA INCLUSÃO - planando sobre horizontes de (trans)formação EBSPC [On trails for inclusion - Gliding on horizons
of transformation]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017 - 2017 | Estágio curricular - Mestrado Integrado em Psicologia - ISMAI | |
2017 - 2017 | A transição para a vida ativa: A experiência de jovens integrados em Centro de Atividades Ocupacionais
Orientador
|
Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas Inclusivas num contexto de liderança: perceções de Diretores, Coordenadores e Professores de Agrupamentos de Escolas
Orientador
|
Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Efeitos de um programa de treino de conciência fonológica: da ação especializada à consultadoria
Orientador
|
Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estágio curricular - Mestrado Integrado em Psicologia, ISMAI | |
2010 - 2010 | Estágio curricular no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia, da Escola de Psicologia da Universidade de Minho, Braga | |
2009 - 2009 | Estágio curricular no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia, da Universidade Lusíada |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/20 - 2023/07/22 | V Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (2023/07/20 - 2023/07/22)
Conferência (Coorganizador)
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal |
2023/02 - 2023/05 | X Seminário de Investigação em Educação: Investigar: abrir clareiras no emaranhado de problemas (2023/02/08 - 2023/05/31)
Seminário (Coorganizador)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
2022/11/23 - 2022/11/23 | Seminário das Escolas TEIP: O Imperativo das Aprendizagens: Visões Partilhadas (2022/11/23 - 2022/11/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
2022/01/19 - 2022/05/04 | XII Ciclo De Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (2022/01/19 - 2022/05/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2022/03/09 - 2022/03/09 | IX Ciclo de Seminários de Investigação em Educação 2022: Seminário 2 - Iluminações II (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminário (Coorganizador)
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal |
2022 - 2022 | .final à pobreza (2022/10/27 - 2022/10/27)
Seminário (Outra)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2021/11/24 - 2021/11/24 | Seminário de Escolas TEIP 2021: Aprendizagens (in) Visíveis: avaliação em contextos de inovação pedagógicas (2021/11/24 - 2021/11/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2021/01/06 - 2021/06/02 | XI Ciclo De Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (2021/01/06 - 2021/06/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019/07/18 - 2019/07/19 | 3rd International Seminar Education, Territories and Human Development (2019/07/18 - 2019/07/19)
Conferência (Coorganizador)
|
Research Centre for Human Development (CEDH), Portugal |
2018/09/29 - 2018/09/29 | Seminário Desafios da Educação Inclusiva (2018/09/29 - 2018/09/29)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2018/04/30 - 2018/04/30 | III Seminário Internacional FEP Educação - Desafios da Educação Inclusiva (2018/04/30 - 2018/04/30)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2014 - 2014 | Ciclo de Reflexão "Conhecer para melhorar"
Encontro (Coorganizador)
|
|
2014 - 2014 | Indisciplina(s) na escola
Seminário (Outra)
|
|
2014 - 2014 | (In)disciplina: Da sala de aula à organização escolar
Seminário (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Conflito entre pares, estratégias de coping e agressividade em crianças e adolescentes
Seminário (Outra)
|
|
2010 - 2010 | VI Conferência Desenvolvimento Vocacional, Avaliação e Intervenção
Congresso (Outra)
|
|
2009 - 2009 | V Conferência Desenvolvimento Vocacional, Processos de Ajustamento e Integração
Congresso (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | European Conference on Educational Research 2019
Conferência
|
European Conference on Educational Research |
2022/09/16 - 2022/09/16 | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”
Conferência
|
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico”<br/>
University of Aveiro, Portugal
|
2022/05/25 - 2022/05/25 | Iluminações V - Investigação publicada em revistas indexadas SCOPUS e WoS
Seminário
|
Iluminações V - Investigação publicada em revistas indexadas SCOPUS e WoS
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021/07/07 - 2021/07/07 | QUALIS - Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação
Conferência
|
QUALIS - Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10/11 | Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Presidente do júri
|
Ana Sofia Pereira Fernandes (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2021/07 | Comportamentos parentais e orientação motivacional no desporto
Presidente do júri
|
Rúben André Ramalho Araújo (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/07/26 | Capital social e segurança psicológica dos trabalhadores: o papel moderador das gerações
Arguente principal
|
Andrea Celeste González Ventura (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019/07/26 | Conciliação trabalho-família e o bem-estar em médicos portugueses: perceções de género
Presidente do júri
|
Joana Filipa da Silva Correia (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2019 | A influência da família na implementação das decisões de carreira
Arguente principal
|
Jaisso Rodrigues Vautero (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | DISRUPÇÃO ESCOLAR E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3.º CEB
Arguente principal
|
Bruno Ricardo Alves Pacheco (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2019 | A influência da família na implementação das decisões de carreira
Arguente principal
|
Jaisso Rodrigues Vautero (Doutoramento)
University of Minho, Portugal
|
2019 | DISRUPÇÃO ESCOLAR E RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3.º CEB
Arguente principal
|
Bruno Ricardo Alves Pacheco (Mestrado)
Lusíada University of Porto, Portugal
|
2018 | Impacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Marta Teixeira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 | Impacto de uma intervenção psicológica vocacional no 9.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Marta Sofia Vilar Teixeira (Mestrado)
Portucalense University Infante D. Henrique, Portugal
|
2017 | O papel mediador da satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre clima parental e desenvolvimento positivo
na adolescência
Arguente principal
|
Cindy Moreira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 | O papel mediador da satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre clima parental e desenvolvimento positivo
na adolescência
Arguente principal
|
Cindy Moreira (Mestrado)
Portucalense University Infante D. Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Participatory Educational Review | |
2021 - Atual | International Journal of Environmental Research and Public Health (1661-7827) | MDPI |
2021 - Atual | Sensos-e (2183-1432) | |
2020 - Atual | Revista Portuguesa de Investigação Educacional | Universidade Católica Portuguesa |
2019 - Atual | Sensos-e |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Comissão de Avaliação dos Relatórios Científicos Finais de projetos IC&DT 2019-2022| CA Ciências da Educação
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Expert consultation on innovative practices for school success, Metropolitan Area of Porto | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2022/05 - 2022/07 | Inclusive Schools: Making a difference for Roma children (INSCHOOL) | European Union, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Research methodologies in Educational Sciences | Ciências de Educação (Mestrado) | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2019 - Atual | Psychological Intervention in educational contexts | Psicologia (Mestrado) | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2018 - Atual | Learning, Motivation and Memory | Psicologia | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2018 - Atual | Pedagogical assessment | Educational Innovation and Scholar Change (Pós-Graduação) | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2017 - Atual | Research methodologies in Psychology | Psicologia (Licenciatura) | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2016 - Atual | Vocational Guidance | Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2014 - 2014 | Indisciplina(s) na escola: Para uma prática integrada e sustentada de intervenção | Outra (Curso médio) | AEF/CFAEPPP, Portugal |
2013 - 2013 | Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Operacionalização, avaliação e intervenção | Outra (Curso médio) | AEE/CFAE Sebastião da Gama, Portugal |
2013 - 2013 | Promoção da Saúde em Meio Escolar - Educação Sexual | Outra (Curso médio) | AEE/CFAE Sebastião da Gama, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (External organisation) | Chair |
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2009 - Atual | Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | V Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento (Event) | |
2020 - Atual | Scientific committee of IV International Seminar for Career Development and Counseling | |
2019 - Atual | Organizing committee of 3nd International Seminar "Education, Territories and Human Development" | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2018 - Atual | Scientific Committee of III International Seminar FEP Education, Challenges of Inclusive Education | Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2016 - Atual | Scientific Committee of II International Seminar of Career Development and Counseling | |
2015 - Atual | Member of a Working Group on School Psychology, Order of Psychologists
Membro
|
|
2022 - 2023 | Ordem dos Psicólogos Portugueses (External organisation) | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | Boas Práticas em Orientação 2018
Ministério de Educação - Direção Geral de Educação, Portugal
|
2014 | Boa prática de Intervenção em Psicologia e Orientação
Ministério de Educação - Direção Geral de Educação, Portugal
|