???global.info.a_carregar???
Marta Maria Cordeiro Lopes. Doutorada em Marketing pelo ISCTE, mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo INDEG / ISCTE e licenciada em Comunicação Empresarial pelo ISCEM. Investiga na área de stakeholders, responsabilidade social e marketing farmacêutico no CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da ULHT.  Leciona disciplinas na área de marketing na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2006 e no Instituto Superior de Gestão desde 2012, tanto em licenciaturas como pós-graduações e mestrados.  Teve uma carreira profissional no Brasil, no Chile e em Cabo Verde ligada à direção de vendas e marketing. Foi colunista no Diário Económico e no Jornal de Negócios, formadora na Fundação Eugénio de Almeida e assessora de imprensa da João Portugal Ramos Vinhos. Atualmente desempenha funções de consultoria no Central Pharma Group na área de marketing e desenvolvimento de novos negócios.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Maria Cordeiro Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
E91A-D624-5822
ORCID iD
0000-0001-8788-8230

Endereços de correio eletrónico

  • marta.lopes@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e TI. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2008 - 2015
Concluído
Marketing (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Influência dos Stakeholders na Formulação da Responsabilidade Social Empresarial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2007 - 2007
Concluído
Formador Certificado (Outros)
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
1995 - 1999
Concluído
Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As Vantagens do Franchising e a Evolução das Redes ao Longo do Ciclo de Vida das Organizações - Mercado Brasileiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1989 - 1993
Concluído
Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
"Diagnóstico de Cultura e Clima Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2022/07/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Business and Economics School, Portugal
2006/09 - 2015/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2022 Técnico Superior (Técnico Superior) Central Pharma Group, Portugal
2010 - 2019 Técnico Superior (Técnico Superior) Wonders Consulting, Cabo Verde
2001 - 2006 Técnico Superior (Técnico Superior) echiron, Portugal
2000 - 2000 Técnico Superior (Técnico Superior) Grupo Multiópticas América Latina, Chile
1997 - 2000 Técnico Superior (Técnico Superior) Grupo Sola International, Brasil
1994 - 1997 Técnico Superior (Técnico Superior) Emirec e Ideia Certa, Portugal
1992 - 1994 Técnico Superior (Técnico Superior) William M. Mercer, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, Marta; Santos, Cristina. "Digital Communication in Portugal: the impact of Covid 19". Trabalho apresentado em 10th International Days / Digital Capitalism and Communication Symposium. Uskudar University Communication Faculty, Istambul, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Lopes, Marta; Luis, Lourenço. "Disrupção da Comunicação: A Farmácia Comunitária em Tempos de Covid 19". Trabalho apresentado em XII Congresso da SOPCOM, Lisboa, 2022.
    Submetido
  3. Lopes, Marta. "Covid and SMS: A Case Study in Community Pharmacy in Portugal". Trabalho apresentado em III Congreso Internacional de Comunicación Especializada en la Sociedad de la Información, Zaragoça, 2022.
    Publicado
  4. Lopes, Marta. "O Significado das Indústrias Criativas e Culturais em Portugal". Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual, 2021.
    Publicado
  5. santos, cristina; Lopes, Marta; Estrela, Rui. "The Construction of the Identity of Young Adults Through the Consumption of Clothing and Footwear Brands". Trabalho apresentado em Annual International Scientific Conference on Economic Development and Legacy of Simon Kuznets, Kharkiv National University of Economics, Kharkiv, 2019.
  6. santos, cristina; Lopes, Marta; Estrela, Rui. "The Identity Reflection of Clothing and Footwear Brands". Trabalho apresentado em 6th Annual International Colloquium on Branding, Athens, Greece, Atenas, 2018.
    Submetido
  7. santos, cristina; Lopes, Marta; Estrela, Rui. "Determinants Factors in the Construction of the Identity of Young Adults Through the Consumption of Clothing and Footwear Brands". Trabalho apresentado em ICMD International Conference on Marketing and Design Intersections and Challenges, Faro, 2018.
Artigo em revista
  1. Lopes, Marta; António, Nelson. "Responsabilidade Social Empresarial em Portugal: Do Mito à Realidade.". International Business and Economics Review 7 (2016): 110-138. http://www.cigest.ensinus.pt/images/IBER7/IBER_7_2016_5._LOPES__ANT%C3%93NIO.pdf.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Lopes, Marta; Lourenço, Luis; Lemsaddek, Abdelhak ; Pais, jose. "Análise e Estudo do Impacto dos Teste TRAg num Grupo de Farmácias". Trabalho apresentado em 14º Congresso das Farmácias, 2023.
  2. Lourenço, Luis; Lopes, Marta; Reis, Ligia. "Pharmacy-Practice Research: Opinions and Perspectives from Researchers to a Pharmacy R D Unit". Trabalho apresentado em 1st International Conference FIP Pharmacy Practices Research: Postgraduate Students, Postdoctoral Fellows and Supervisors Symposium, 2018.
  3. Lourenço, Luis; Lopes, Marta; Silva, Anita; Reis, Ligia. "Pharmacy Marketing Strategies: Results from a Notoriety Study". Trabalho apresentado em 77 FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, 2017.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 O Impacto da Reputação Organizacional e da Confiança no Comércio Eletrónico – Estudo de Caso
Orientador
Mestrado em Comunicação das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022 O Comportamento do Consumidor Socialmente Responsável na Tomada de Decisão de Compra
Orientador
Mestrado em Comunicação nas Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2021 A Influência da Responsabilidade Social Empresarial no Marketing Social
Orientador
Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2021 A Comunicação de Crise e a Proteção da Imagem e Reputação: Boeing Case Study
Orientador
Mestrado em Comunicação das Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2019 Relatório de Estágio: Trabalhar no setor de Marketing da empresa brasileira de cosméticos capilares Embelleze Portugal
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Business and Economics School, Portugal
2017 - 2019 The Brand Personality of the Portuguese Retail Sector Validating Aaker's Brand Personality Scale
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Business and Economics School, Portugal
2016 - 2018 Influência da Responsabilidade Social na Reputação Organizacional
Orientador
Comunicação nas Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Da Identidade Corporativa à Imagem Visual - Um estudo de caso
Orientador
Comunicação nas Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Gestão de Conflitos - Relacionamento e Satisfação dos stakeholders
Orientador
Comunicação nas Organizações (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 A Comunicação dos Festivais de Cinema nos Meios Digitais
Coorientador
Programação e Gestão Cultural (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03 - 2023/03 Participação na organização da 10ª Semana da Comunicação com o Painel - Marketing Farmacêutico: Impacto da Guerra na Ucrânia na Farmácia Comunitária. (2023/03 - 2023/03)
Conferência (Outra)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018/10 - 2018/10 Conferência “Lets Talk about brand relevance” para apresentação dos resultados do projeto de investigação “Fatores Determinantes na Construção da Identidade dos Jovens Adultos, através do Consumo de Marcas de Vestuário e de Calçado”. (2018/10 - 2018/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/03 - 2019/03 Moderadora do Painel “Comunicação nas Redes Sociais” na 7ª Semana da Comunicação organizada pelo Departamento de Ciências da Comunicação da ECATI - ULHT
Conferência
Comunicação nas Redes Sociais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/05 - 2018/05 Participação no Programa Erasmus+ com apresentação do case study sobre o Samsung Galaxy Note 7 na Università degli Studi di Sassari, Itália.
Encontro
Programa Erasmus +
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 A Influência dos Estereótipos de Género na Comunicação de Marketing de Género
Arguente principal
Raquel Alexandra Cardoso Medeiros (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022 The Impact on Branding and Relational Marketing of Design Thinking – A Case Study at Trema Project
Arguente principal
Maria da Piedade de Utra Machado Jardine Neto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021 Marketing Sensorial: Caso Parfois
Arguente principal
Carolina dos Santos Fortio (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 O Impacto do Social Media nas Campanhas Políticas – Caso USA
Presidente do júri
Raquel dos Santos Pires Delgado (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 Marketing Pessoal – Uma Perspetiva Empírica
Arguente principal
Euclides Afonso Lemba (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 O Luxo e a Sustentabilidade. Uma Aplicação à Sustentabilidade Ambiental no Grupo LMVH
Presidente do júri
Michelle Maria Reis (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 Análise de Impacto da Implementação de uma Estratégia de Inbound Marketing na Geração de Leads
Arguente principal
Marta Oliveira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual Lisboa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Gestão Operacional de Marketing Ciências da Comunicação - Publicidade e Marketing (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - Atual Teoria e Prática de Marketing Informática de Gestão (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/09 - Atual Relações Públicas e Imagem Mestrado em Comunicação Organizacional (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/09 - Atual Marketing Internacional Comunicação Aplicada: Publicidade, Marketing e Relações Públicas (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/03 - Atual Introdução ao Marketing Ciências da Comunicação e Cultura (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006/09 - Atual Teoria de Marketing Comunicação Aplicada: Publicidade, Marketing e Relações Públicas (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2023 Marcas e Ética Marketing e Estratégias de Marketing (Pós-Graduação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2022 Marketing de Serviços Mestrado em Marketing (Mestrado) Business and Economics School, Portugal
2018 - 2022 Gestão, Marketing e Comercialização de Vinhos Enologia (Pós-Graduação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2019 Marketing nas organizações do terceiro setor Comunicação nas organizações do terceiro setor Empreendedorismo - apoio a desenvolvimento de novos negócios (Outros)
2008 - 2019 Marketing e Comunicação no terceiro setor Empreendedorismo - Marketing (Outros)
2017 - 2018 Plano de Marketing Ciências da Comunicação - Publicidade e Marketing (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Fundamentos de Marketing Mestrado em Marketing (Mestrado) Business and Economics School, Portugal
2012/09 - 2014 Marketing Industrial e de Serviços Marketing (Licenciatura) Business and Economics School, Portugal
2007/09 - 2009/06 Atelier de Marketing (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro do Conselho Científico da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão de Admissão ao mestrado em Comunicação. Análise de todas as candidaturas de alunos, avaliando de acordo com os critérios pré-definidos.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - Atual Vogal efetivo das Provas de Admissão para Maiores de 23 anos.
Vogal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2024 Membro da Comissão de admissão ao mestrado de Comunicação nas Organizações
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2022 Membro do Conselho Científico do Departamento de Ciências de Comunicação da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação – ULHT.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual, Universidade Lusófona. Apoio na organização do evento.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2019 Membro do Conselho Científico e Pedagógico da ECATI – Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação em representação dos investigadores das Unidades de Investigação Aprovadas pela FCT.
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Distinções

Outra distinção

2015 Vencedora do Ignite PhD ISCTE-IUL 2016 - Concurso de Comunicação de Ciência Recém-Doutorados
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal