Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lilia Marcelino
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Marcelino, Lilia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EA1C-BBCA-2F23
- ORCID iD
- 0000-0002-1811-9531
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=ugUta8YAAAAJ
- Researcher Id
- ISV-1969-2023
- Scopus Author Id
- 57194638039
Endereços de correio eletrónico
- lilia.marcelino@gmail.com (Profissional)
- lilia.marcelino@ulusofona.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 217515500 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 919750398 (Pessoal)
Moradas
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/09 - 2015/12/18
Concluído
|
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Early numerical competencies (or symbolic number sense) and Mathematics achievement in first and second-grade
children
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Sentido de número e desempenho em matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade [Number
sense and mathematics achievement: identification and follow-up of first and second grade students]." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade, com Distinção e Louvor |
2007/10 - 2009/01/20
Concluído
|
MSc in Communication in Organisations (Mestrado)
Especialização em Primary school children perspective of the functionality of the school: hearing the children voices.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
"A visão das crianças sobre a funcionalidade da escola [The perspective of children about the functionality of the school]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Good with Distinction |
2000/10 - 2005/07/28
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Effective Communication and Employee perceptions about leadership performance in teams work.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal
"Eficácia da Comunicação e Percepção de Desempenho em Equipas de Trabalho [Effective Communication and Employee perceptions
about leadership performance in teams work]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Graduation in Psychology = 15; Monograph - 19 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | ||
2019/02/01 - 2022/07/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal | ||
2017/11/27 - 2018/11/27 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal | ||
2021/10 - 2023/07 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09/01 - 2015/12/18 | Doctoral fellowship (SFRH/BD/69366/2010) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/09 - 2015/12 | SENTIDO DO NÚMERO E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO EM ALUNOS DO 1º CICLO
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/29 - 2021/06/30 | GBL4DEAF -Game-Based Learning for Deaf Students
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/11/27 - 2018/11/27 | Social participation of students with SEN in inclusive schools
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/09/01 - 2017/08/31 | Aprendizagem da matemática: despiste e intervenção preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade [Mathematics Learning:
Screening and preventive intervention in first-grade children
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Açores Direção Regional da Educação
Concluído
|
2015/09/01 - 2016/08/31 | Identificação e intervenção precoce nas competências numéricas em crianças do 1º Ciclo [Identification and intervention in
early numerical competencies]
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Açores Direção Regional da Educação
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/18 | What an early numerical competence screener measure tells us about Portuguese children's mathematics achievement at earlier ages - a quantitative study on first-grader children | Seventh Lisbon Research Workshop on Economics, Statistics and Econometrics of Education
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2024/01/04 | What an early numerical competence screener measure tells us about Portuguese children's mathematics achievement at earlier ages - the importance of early diagnosis | (In)Sucesso na matemática: uma inevitabilidade?
EdThink & PISA para as Escolas (Amadora, Portugal)
|
2022/10/06 | Using Mathematics game-based intervention on children with special educational needs. | ECGBL 2022 - 16th European Conference on Games Based Learning
Universidade Lusófona de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/06 | Learning Engagement in a Pre-alpha version of an Educational Game: Evaluation and Proposed Solutions | 8th International Congress of Audiovisual Researchers
CICANT - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2020/11 | Conducting a usability playtest of a Mathematics educational game with deaf and hearing Students | Videojogos 2020
(Mirandela, Portugal)
|
2020/06 | GBL4deaf - Game-based mathematics learning for deaf students | MCLS2020 – 3rd Conference of Mathematical Cognition and Learning Society
(Dublin, Irlanda)
|
2019/07 | Cognitive Foundations Of Mathematics Learning In Deaf Students: A Systematic Literature Review | EDULEARN19 - 11th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies
(Espanha)
|
2018/06/12 | Dificuldades na Aprendizagem da Matemática: Despiste e Intervenção Preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade [Mathematics Learning Difficulites: Screener and Early intervention in first-grade children ] | 1º Encontro Internacional "Mente, Cérebro e Educação"
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2017/06/29 | Método Sentido de Número: Imagens Numéricas [Number Sense Method: Numerical Images] | Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática [National Congress of Autism and Mathematics Learning]
Universidade de Aveiro, Departamento de Matemática (Aveiro, Portugal)
|
2017/01/31 | Intervention in early numerical competencies: ludic activities and games. | Recreational Mathematics Colloquium V
Associação Ludus (Lisboa, Portugal)
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/06/27 - 2019/06/28 | MILT conference - Media Literacy for Living Together | Universidade Lusófona |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/01 - 2023/10/10 | The Ordem dos Psicólogos Portugueses consulting in Educational Psychology internship with the psychologist intern Teresa Lupi Caetano at PRUNUS- International School involved assessing and screening learning difficulties, collaborating with teachers, tutors, and clinical and educational psychologists, and providing individual intervention to children, particularly in reading, writing, and numerical skills, as well as the socio-affective components of learning such as motivation, self-esteem, and academic self-concept of the students. | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02 - Atual | Pensamento, Linguagem e Resolução de Problemas | Ciência Cognitiva e Educação | Universidade Lusófona de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Portugal |
2022/09 - Atual | Cognição, Criatividade e Aprendizagem | Ciência Cognitiva e Educação (Mestrado integrado) | Universidade Lusófona de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Portugal |
2022/01 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem [Development & Learning Psychology] | Mestrado em Ensino da Informática [Master in Informatic Teaching] (Mestrado) | Universidade Lusófona de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Portugal |
2021/09 - Atual | Psicologia da Aprendizagem [Learning Psychology] | Licenciatura em Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona, Portugal |
2021/09 - Atual | Psicologia da Educação [Educational Psychology] | Licenciatura em Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona, Portugal |
2021 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | Developmental Psychology | Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Portugal |
2021/10 - 2023/06 | MÉTODOS, DINÂMICAS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA [METHODS, TECHNICS AND DYNAMICS IN SOCIOEDUCATIVE INTERVENTION] | Acompanhamento de Jovens e Crianças (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2021/09 - 2022/06 | Psicologia Social [Social Psychology] | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2020/10 - 2021/06 | Interação Humano-Máquina [Human-Machine Interaction] | Licenciatura em Engenharia Informática/Informática de Gestão (Licenciatura) | Universidade Lusófona, Portugal |
2019/02 - 2021/06 | User Experience (UX) - Design para Jogos Digitais | Licenciatura em Videojogos (Licenciatura) | Universidade Lusófona, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2015/10/14 | The project "Identification and Early Intervention in Number Sense in Children of the 1st Cycle of Basic Education", coordinated by Lilia Marcelino in collaboration with the University of Azores was funded by the Regional Secretariat for Education and Culture of the Government of the Azores through the Regional Directorate for Education. It involves the application of early identification tests for difficulties in Mathematics and using the Number Sense Method for early intervention in first-grade students during the school year 2016-2017. | Program "Açores Hoje" on RTP - Açores |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society | Full member |
2021 - Atual | MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society | Regular Member |
2010 - Atual | OPP - Ordem dos Psicólogos Português | Psychologist - OPP number 13185 |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | INTERNATIONAL JOURNAL OF GAMES AND SOCIAL IMPACT, Vol. 1 Issue no. 2 | Lusófona University |