???global.info.a_carregar???
Cindy Mutschen Carvalho. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Mestrado Integrado em Psicologia (Integrated Masters in Psychology) em 2012/07/11 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Doutoramento em Doutoramento em Educação (PhD in Education) em 2017/03/23 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia. É Carreiras / Categorias Subsistentes no(a) Associação Nacional de Intervenção Precoce. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 1 livro(s). Organizou 4 evento(s). Participou em 29 evento(s). Coorientou 1 dissertação(ões) de mestrado. Orientou 2 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Recebeu 7 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Integração na Investigação em 2 projeto(s), Desenvolvimento técnico em 2 projeto(s) e Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: infant day care; teaching practices; facial expressions; qualidade; práticas pedagógicas; imputations; functional measurement; quality; creche; Creches; Prática pedagógica, avaliação; CRECHEndo; Inexistente; Educação pré-escolar; Educação das crianças; Crianças da primeira infância; Infantários - Avaliação da qualidade; Educadores de infância - Avaliação de competências; Qualidade da educação; Prática pedagógica; Desenvolvimento das crianças; Avaliação autêntica; Creche; Educadores de infância; Práticas pedagógicas; Qualidade; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cindy Mutschen Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Cindy Mutschen
  • Carvalho, Cindy

Identificadores de autor

Ciência ID
EB13-062F-5446
ORCID iD
0000-0002-9813-6090

Endereços de correio eletrónico

  • cindymutschen@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Rua Ferreira de Castro, 677 5D, 4800-040, Azurem, Guimaraes, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012/12/18 - 2017/03/23
Concluído
Educação (PhD in Education) (Doutoramento)
Especialização em Supervisão e Avaliação (Supervision and Assessment)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"CRECHEndo com qualidade: Contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction
2015/10/05 - 2015/10/07
Concluído
Process-oriented Approach Quality in Early Childhood Education Assessment (Outros)
Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica
Approved
2013/03/01 - 2013/03/01
Concluído
Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA - Nível Inicial (Qualitative Analysis Supported by webQDA Software - Initial Level) (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/09/15 - 2012/07/11
Concluído
Psicologia (Integrated Masters in Psychology) (Mestrado integrado)
Especialização em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento (Educational, Development and Counselling Psychology)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"CRECHEndo com qualidade - Construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em Creche" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011/09/30 - 2011/10/01
Concluído
A avaliação da criança na Intervenção Precoce (Child assessment in Early Intervention) (Outros)
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
Approved
2009/09/15 - 2010/07/06
Concluído
Curso Livre de Língua Gestual Portuguesa (Portuguese Sign Language Course) (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
16/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2020/12/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Catholic University of Bissau, Guiné-Bissau
Catholic University of Bissau, Guiné-Bissau

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/01 - 2020/07/31 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Catholic University of Bissau, Guiné-Bissau
Centre for Education and Cultural Studies, Guiné-Bissau
2019/11/01 - 2020/05/30 Supervision/ Management of the Regional Office of the Portuguese NGO FEC (Fundação Fé e Cooperação) - capital region/SAB-Biombo [Guinea-Bissau] FEC - Fundação Fé e Cooperação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/04 - 2022/01/03 Psicóloga Estagiária (Intern Psychologist) Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2017/05/31 - 2020/08/31 Trainer in Early Childhood Education for the Portuguese NGO FEC (in Guinea-Bissau)) FEC - Fundação Fé e Cooperação, Portugal
FEC - Fundação Fé e Cooperação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/03/01 - 2017/03/01 CRECHEndo com qualidade: contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche ( CRECHEndo with quality: contributions of an authentic assessment for the improvement of educational practices in daycare)
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2013/07/10 - 2017/02/22 Orientações pedagógicas para o trabalho com crianças entre 0 e 3 anos de idade ( Pedagogical guidelines for working with children between 0 and 3 years old)
Team member
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Desativado
2009/04/14 - 2010/04/14 Metric properties of facial scales for measurement of pain intensity in children: a comparative study with functional measurement
PTDC/PSI-PCO/107910/2008
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/04/01 - 2010/04/01 AlgFACS: A functional measurement approach to the integration of facial action units, with basic and applied prospects
PTDC/PSI/73406/2006
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/12/01 - 2020/08/31 PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (Capacity Building Program for the Guinea-Bissau Education System)
Desenvolvimento técnico
FEC - Fundação Fé e Cooperação, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2017/05/30 - 2020/08/31 PARSE - Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau (Support Program for Reforming the Educational System in Guinea-Bissau)
PARSE 2016-2020
Desenvolvimento técnico
FEC - Fundação Fé e Cooperação, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Cindy Mutschen; Ana Cristina Almeida. "CRECHEndo com qualidade - construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche [Evaluating educational practices in infant daycare - development of an instrument]". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Armando Oliveira; Nuno Teixeira; Ricardo Viegas; Miguel Oliveira; Isabel Fonseca; Carvalho, Cindy Mutschen; Magda Jordão; et al. "Imputations of missing information to incomplete facial expressions: study with functional measurement". Trabalho apresentado em 25th Annual Meeting of the International Society for Psycophysics, Gaillimh, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Carvalho, Cindy Mutschen; Professora Doutora Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "Contributo da educação experiencial para a educação de infância em Portugal [Contributions of experiential education to early childhood education in Portugal]". Sensos 6 1 (2018): 109-122.
    Publicado
  2. Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Portugal. "Avaliação em educação de infância [Assessment in early childhood education]". Diversidades 51 (2018): 28-32. http://www02.madeira-edu.pt/Portals/5/documentos/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/Revista%20Diversidades%2051.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Carvalho, Cindy Mutschen; Portugal, Gabriela. "Avaliação Autêntica em Creche: Resultados Preliminares do Processo de Construção da Ferramenta "CRECHEndo" [Authentic Daycare Evaluation: Preliminary Results of the Construction Process of the ¿CRECHEndo¿ Tool]". Revista Portuguesa de Pedagogia 50 2 (2017): 83-102. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_50-2_5.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14195/1647-8614_50-2_5
  4. Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Portugal. "O papel da avaliação na melhoria das práticas: contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância [The role of evaluation in improving practice: contributions to a research project in the field of early childhood education]". Educação, Sociedade e Culturas 47 (2016): 95-113. http://hdl.handle.net/10773/22028.
    Acesso aberto • Publicado
Livro
  1. Carvalho, Cindy Mutschen; Professora Doutora Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. Avaliação em creche: CRECHEndo com qualidade [Daycare evaluation: CRECHEndo with quality]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2017.
    Publicado
Manual
  1. Gabriela Portugal; Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Bento. Orientações Pedagógicas para a o trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos [Pedagogical Guidelines for working with children from 0 to 3 years old]. Portugal. 2014.
    Submetido
Poster em conferência
  1. Professora Doutora Maria Gabriela Correia de Castro Portugal; António Neto Mendes; Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos; Jorge Adelino Costa; Manuela Gonçalves; Dora Castro; Carvalho, Cindy Mutschen; et al. "Orientações Pedagógicas e Inovação em Creche: Um estudo sobre a mudança nas organizações e nas práticas educativas. [Pedagogical Guidelines and Daycare Innovation: A study on the change in organizations and educational practices]". Trabalho apresentado em Fórum CIDTFF, Universidade de Aveiro, Dep. Educação e Psicologia, 2017.
  2. Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Portugal. "Evaluation and monitoring in daycare: results collected from case studies in Portugal". Trabalho apresentado em EARLI SIG5 Conference 2016 - "Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education", 2016.
  3. Carvalho, Cindy Mutschen; Professora Doutora Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "Evaluation and monitoring in daycare: results collected from case studies in Portugal". Trabalho apresentado em Research Day 2016. - University of Aveiro, 2016.
  4. Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Portugal. "CRECHEndo com qualidade: Contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche [CRECHEndo with quality: Contributions of an authentic assessment for the improvement of educational practices in daycare]". Trabalho apresentado em Seminário Fora de Portas : Saúde, Desenvolvimento e Bem-estar da Criança nos Espaços Exteriores, 2014.
  5. Maria Gabriela Castro Portugal Granja Bento; Carvalho, Cindy Mutschen; Mickael Mendes; Ana Cristina Ferreira Almeida; Leonor Carvalho; Ana Paula Aveleira. "Projeto Descobrindo o Jardim: valorizando o exterior como espaço de aprendizagem e desenvolvimento [Discovering the Garden Project: valuing the outdoors as a space for learning and development]". Trabalho apresentado em Seminário Espaços para a Infância - aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior, 2013.
  6. Carvalho, Cindy Mutschen; Professora Doutora Maria Gabriela Correia de Castro Portugal. "CRECHEndo com qualidade: Contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche [CRECHEndo with quality: Contributions of an authentic assessment for the improvement of educational practices in daycare]". Trabalho apresentado em Seminário Espaços para a Infância - aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior, 2013.
  7. Gabriela Bento; Carvalho, Cindy Mutschen; Mickael Mendes; Ana Cristina Ferreira Almeida; Leonor Carvalho; Ana Paula Aveleira. "Projeto Descobrindo o Jardim: valorizando o exterior como espaço de aprendizagem e desenvolvimento [Discovering the Garden Project: valuing the outdoors as a space for learning and development]". Trabalho apresentado em IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar, 2012.
  8. Armando Oliveira; A Duarte; Carvalho, Cindy Mutschen; Magda Jordão; Mikael Mendes; Nuno Teixeira; Miguel Oliveira. "The temporal dynamics of facial expressions of emotion: Simultaneity or cumulative unfolding?". Trabalho apresentado em 5º encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2010.
  9. Armando Oliveira; Nuno Teixeira; Ricardo Viegas; Miguel Oliveira; Isabel Fonseca; Carvalho, Cindy Mutschen; Magda Jordão; et al. "Imputations of missing information to incomplete facial expression: a study with functional measurement". Trabalho apresentado em 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2009.
Relatório
  1. Carvalho, Cindy Mutschen. 2021. Caracterização do Pré-escolar na Guiné-Bissau - A Criança (volume 2) [Characterization of preschool education in Guinea-Bissau - The Child (volume 2)].
  2. Carvalho, Cindy Mutschen. 2019. Caracterização do Pré-escolar na Guiné-Bissau: Levantamento Nacional (volume 1) [Characterization of preschool education in Guinea-Bissau: National Survey (volume 1). https://www.fecongd.org/pdf/PreEscolar_2019.pdf.
Resumo em conferência
  1. Gabriela Portugal; António Neto Mendes; Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos; Jorge Adelino Costa; Manuela Gonçalves; Dora Castro; Carvalho, Cindy Mutschen; et al. "Orientações Pedagógicas e Inovação em Creche: Um estudo sobre a mudança nas organizações e nas práticas educativas [Pedagogical Guidelines and Daycare Innovation: A study on the change in organizations and educational practices]". Trabalho apresentado em Fórum CIDTFF, Universidade de Aveiro, Dep. Educação e Psicologia, Aveiro, 2017.
    Publicado
  2. Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Portugal. "Acompanhamento e avaliação em creche: alguns resultados a partir de um conjunto de estudos de caso em duas creches portuguesas [Monitoring and Assessment in daycare: some results from a set of case studies in two Portuguese daycare centers]". Trabalho apresentado em 4th International Congress of Educational Sciences and Development, Santiago de Compostela, 2016.
    Publicado
  3. Carvalho, Cindy Mutschen; Gabriela Portugal. "Resultados preliminares de um processo de construção de uma ferramenta para a melhoria das práticas educativas [Preliminary results of the building process of a tool to improve educational practices]". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Psicologia e Educação - Diversidade e Educação: Desafios Atuais, Lisboa, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Cindy Mutschen. "CRECHEndo com qualidade: contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche [CRECHEndo with quality: contributions of an authentic evaluation for the improvement of educational practices in daycare]". Doutoramento, Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, 2017. http://hdl.handle.net/10773/21277.
  2. Carvalho, Cindy Mutschen. ""CRECHEndo" com qualidade : construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche [Evaluating educational practices in infant daycare - development of an instrument]". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2012. http://hdl.handle.net/10316/23416.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/04/26 Construção e desenvolvimento de projetos de investigação académica [Construction and development of academic research projects] Ciclo de Seminários do Centro de Estudos de Educação e Cultura - Investigação: Práticas e Contextos
Universidade Católica da Guiné-Bissau (Bissau, Guiné-Bissau)
2019/04/04 Apresentação do Relatório da Caracterização do Pré-escolar: Levantamento Nacional da Guiné-Bissau [Presentation of the Preschool Characterization Report: National Survey of Guinea-Bissau]
Centro Cultural Português de Bissau (Bissau, Guiné-Bissau)
2016 Finalidades e práticas educativas em creche: oportunidades e desafios para crianças e profissionais [Educational purposes and practices in daycare - opportunities and challenges for children and professionals] 4th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
Universidade de Granada (Santiago de Compostela, Espanha)
2016 Authentic Assessment In DayCare Centres: Results Collected From Case Studies In Portugal ECER 2016- Emerging Researchers' Conference
European Educational Research Association (Dublin, Irlanda)
2015 CRECHEndo com qualidade: o papel da avaliação na melhoria das práticas e dos espaços para a infância [CRECHEndo with quality: the role of evaluation in improving practices and spaces for children] II Seminário Espaços para a Infância - Creche(ndo) com o exterior
ANIP (Coimbra, Portugal)
2015 Resultados preliminares de um processo de construção de uma ferramenta para a melhoria das práticas educativas em creche [Preliminary results of a process of building a tool to improve daycare educational practices] Colóquio Internacional 2015 Psicologia e Educação - Diversidade e Educação: Desafios Atuais
ISPA Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2012/09/14 Evaluating educational practices in infant daycare - development of an instrument 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/09/13 "Projeto Descobrindo o Jardim": An outdoor experience in the early years 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Braga, Portugal)
2012/06/21 "CRECHEndo" com qualidade - construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche ["CRECHEndo" with quality - construction of an instrument to evaluate educational practices in daycare centers] 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10/15 - 2020/07/20 Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau [Supervision of teaching practice in initial teacher training at the Catholic University of Guinea-Bissau]
Coorientador
Mestrado em Educação- Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/02/01 - 2020/03/30 O Papel do Desenho e da Pintura no desenvolvimento da Criança em Idade Pré-Escolar: caso do Jardim Despertar na Guiné- Bissau [The Role of Drawing and Painting in the Development of Preschool Children: case of Jardim Despertar in Guinea- Bissau]
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2019/02/01 - 2020/03/18 O faz de conta no jardim de infância: os casos do Jardim Despertar e do Jardim Teresa Badinca [Pretend play in kindergarten: the cases of Jardim Despertar and Jardim Teresa Badinca]
Orientador
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04/01 - 2020/02/06 II Ciclo de Seminários do Centro de Estudos de Educação e Cultura [II Seminar Cycle of the Center for Education and Culture Studies] (2020/02/06 - 2020/02/06)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2019/04/01 - 2019/12/13 Seminário "Os contributos da estatística aplicados às Ciências da Educação", do Centro de Estudos de Educação e Cultura [Seminar "The contributions of statistics applied to Educational Sciences", from the Center for Education and Culture Studies] (2019/12/13 - 2019/12/13)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2019/04/01 - 2019/06/14 Seminário "É possível ensinar a gostar de ler e escrever?", do Centro de Estudos de Educação e Cultura [Seminar "Is it possible to teach to enjoy reading and writing?", From the Center for Education and Culture Studies] (2019/06/14 - 2019/06/14)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2019/04/01 - 2019/04/26 I Ciclo de Seminários do Centro de Estudos de Educação e Cultura [Seminar Cycle of the Center for Education and Culture Studies] (2019/04/26 - 2019/04/26)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/02/17 - 2021/02/18 Formação online: A proteção das crianças: prevenção e deteção à distância de situações de risco ou perigo¿ da UNICEF Portugal (Online training "Protection of children: prevention and remote detection of situations of risk or danger" from UNICEF Portugal)
Seminário
A proteção das crianças: prevenção e deteção à distância de situações de risco ou perigo
UNICEF, Estados Unidos
2019/06/18 - 2019/06/18 Seminário de Revisão conjunta da Politica Nacional do Pré-escolar [Joint Review Seminar on the National Preschool Policy in Guinea-Bissau]
Seminário
Seminário de Revisão conjunta da Politica Nacional do Pré-escolar
World Bank, Estados Unidos
2019/01/15 - 2019/01/16 Participação no Seminário de Elaboração da Politica Nacional do Pré-escolar [Participation in the National Preschool Policy Development Seminar]
Seminário
Participação no Seminário de Elaboração da Politica Nacional do Pré-escolar
World Bank, Estados Unidos
2018/11/14 - 2018/11/15 Participação no Seminário de discussão, reflexão e recolha de subsídios para definição da Política Nacional para o Pré-escolar na Guiné-Bissau [Participation in a Seminar for discussion, reflection and collection of subsidies for the definition of the National Policy for Preschoolers in Guinea-Bissau]
Seminário
Participação no Seminário de discussão, reflexão e recolha de subsídios para definição da Política Nacional para o Pré-escolar na Guiné-Bissau
World Bank, Estados Unidos
2018/10/31 - 2018/10/31 Participação no Seminário de Apresentação dos Resultados do Projeto Firkidja di Skola - FEC [Participation in the Seminar to Present the Results of the Firkidja di Skola Project - FEC]
Seminário
Seminário de Apresentação dos Resultados do Projeto Firkidja di Skola
FEC - Fundação Fé e Cooperação, Portugal
2017/11/01 - 2017/11/03 Participação no Seminário de Revisão e Validação Técnica dos Padrões de Desenvolvimento da Aprendizagem na Primeira Infância, por iniciativa do Ministério da Educação e Ensino Superior da Guiné-Bissau [Participation in the Seminar on Review and Technical Validation of Early Childhood Development Patterns, at the initiative of the Ministry of Education and Higher Education of Guinea-Bissau]
Seminário
Seminário de Revisão e Validação Técnica dos Padrões de Desenvolvimento da Aprendizagem na Primeira Infância
UNICEF, Estados Unidos

Governo da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2017/06/07 - 2017/06/09 Atelier de Escrita I - Padrões de Desenvolvimento da Aprendizagem na Primeira Infância, organizado pelo Ministério da Educação e Ensino Superior da Guiné-Bissau, em parceria com a Unicef [Writing workshop I - Patterns of Development of Early Childhood Learning, organized by the Ministry of Education and Higher Education of Guinea-Bissau, in partnership with Unicef]
Encontro
Atelier de Escrita I - Padrões de Desenvolvimento da Aprendizagem na Primeira Infância,
UNICEF, Estados Unidos
2016/07/02 - 2016/07/02 Apresentação Pública das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
Outro
Apresentação Pública das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
Direção Geral da Educação, Portugal
2015/06/25 - 2015/06/27 Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Diversidade e Educação - desafios atuais
Congresso
Colóquio Internacional Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2015/05/23 - 2015/05/23 II Seminário Espaços para a Infância: Creche(ndo) com o exterior
Seminário
II Seminário Espaços para a Infância:
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2015/05/09 - 2015/05/09 I Encontro Novos rumos para a educação de bebés e crianças em creche e jardim de infância
Encontro
I Encontro Novos rumos para a educação de bebés e crianças em creche e jardim de infância
Associação Gerações, Portugal

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2015/04/15 - 2015/04/15 The outside as an environment for learning in childhood education
Conferência
The outside as an environment for learning in childhood education
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/12/02 - 2014/12/02 Sessão "O estudo de caso e o dilema entre métodos quantitativos e qualitativos"
Conferência
O estudo de caso e o dilema entre métodos quantitativos e qualitativos
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2014/10/18 - 2014/10/18 V Encontro Qualidade em Educação de Infância - A creche e o jardim de infância como espaços de liberdade
Encontro
V Encontro Qualidade em Educação de Infância
Fundação Bissaya Barreto, Portugal
2014/05/31 - 2014/05/31 Fora de Portas: Saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança nos espaços exteriores
Seminário
Seminário Fora de Portas: Saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança nos espaços exteriores
Centro Social e Infantil de Aguada de Baixo, Portugal
2013/10/06 - 2013/10/08 Toddler: Towards Opportunities for Disadvantage and Diverse Learners on the Early Childhood Road
Congresso
Toddler: Towards Opportunities for Disadvantage and Diverse Learners on the Early Childhood Road
Artevelde Hogeschool, Bélgica
2013/07/12 - 2013/07/13 Espaços para a Infância: Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior
Seminário
Espaços para a Infância: Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2012/09/13 - 2012/09/14 1rst International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference 2012
Congresso
1rst International Early Childhood Intervention Conference
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Eurlyaid, Luxemburgo
2012/09/03 - 2012/09/03 Espaços exteriores em contextos de infância: Potencialidades, desafios e estratégias
Conferência
Espaços exteriores em contextos de infância. Potencialidades, desafios e estratégias
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Fundação Bissaya Barreto, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2012/09/03 - 2012/09/03 Espaços exteriores em contextos de infância: potencialidades, estratégias e desafios
Conferência
Espaços exteriores em contextos de infância: potencialidades, estratégias e desafios
Universidade de Aveiro, Portugal
2012/06/21 - 2012/06/23 12.º Colóquio Internacional Psicologia e Educação: olhares contemporâneos através da investigação e da prática
Congresso
12.º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
2012/04/18 - 2012/04/18 I Conferências em Jogo e Motricidade na Infância: Outdoor didactics
Conferência
I Conferências em Jogo e Motricidade na Infância
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012/04/10 - 2012/04/10 I Conferência em Jogo e Motricidade na Infância: Em busca do génio de cada criança - à (re)descoberta do Brincar / Brinquedos tradicionais: passado e presente de um património da infância
Conferência
I Conferência em Jogo e Motricidade na Infância
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012/03/20 - 2012/03/20 I Conferências em Jogo e Motricidade na Infância - Espaços de jogo e recreio em contextos de infância
Conferência
I Conferências em Jogoe Motricidade na Infância
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/09/17 - 2011/09/17 Congresso Pré-escolar: Educar na creche e no jardim de infância - das ideias à inovação
Congresso
Congresso pré-escolar
Porto Editora, Portugal
2010/02/25 - 2010/02/25 Seminar "Memórias colectivas e emoções intergrupais: representações da colonização em contexto lusófono"
Seminário
Seminário "Memórias colectivas e emoções intergrupais: representações da colonização em contexto lusófono"
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
2009/12/10 - 2009/12/10 Seminar "A construção do eurocentrismo: reflexão a partir da análise de manuais escolares de História em Portugal"
Seminário
Seminário "A construção do eurocentrismo: reflexão a partir da análise de manuais escolares de História em Portugal"
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
2009/10/06 - 2009/10/07 Seminar "Sei quem ela é: o Eros e a Psique da Sexualidade"
Seminário
Seminário "Sei quem ela é: o Eros e a Psique da Sexualidade"
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
2009/09/25 - 2009/09/25 Seminar "From Social discrimination to Universal rights: shifting perspectives in the social psychology of intergroup relations"
Seminário
Seminário "From Social discrimination to Universal rights: shifting perspectives in the social psychology of intergroup relations"
Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
2009/04/17 - 2009/04/18 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Encontro
4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/12/09 Causas do Abandono e Insucesso Escolar em Bissau, Guiné-Bissau: um estudo de caso [Causes of dropout and school failure in Bissau, Guinea-Bissau: a case study]
Arguente
Edwyn Fernandes de Pina Araújo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/11/25 Relação Escola-Família: Um estudo de caso numa Escola da Guiné-Bissau [School-Family Relationship: A case study in a Guinea-Bissau School]
Arguente
Diamantino Domingos Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/02/08 Organização do Ambiente Educativo no Jardim de Infância Inclusivo Bambaram - Guiné-Bissau [Organization of the Educational Environment at the Bambaram Inclusive Kindergarten - Guinea-Bissau]
Arguente principal
Julieta Pedro Bampoque (Outro)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2019/02/08 Relação Família e Jardim de Infância no contexto de aprendizagem: Caso do Jardim Julius Nyerere, Bissau [Family and Kindergarten Relationship in the Learning Context - Case of Julius Nyerere Garden, Bissau]
Presidente do júri
Filipe có (Outro)
Universidade Católica da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/09/02 - 2021/09/03 Emerging Researchers' Conference - ECER 2021 Geneva Geneva (online)
2020/08/23 - 2020/08/28 Emerging Researchers' Conference - ECER 2020 Glasgow Glosgow (online)
2019/09/02 - 2019/09/03 Emerging Researchers' Conference - ECER 2019, Copenhagen Hamburg
2018/09/03 - 2018/09/04 Emerging Researchers' Conference - ECER 2018 Bolzano Bolzano
2017/08/21 - 2017/08/22 Emerging Researchers' Conference - ECER 2017, Copenhagen Copenhagen

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/11/03 - 2018/11/30 Revisão do Guia de Critérios Mínimos para o funcionamento dos Serviços Pré-Escolares, no âmbito da representação da FEC no Grupo Local para a Educação na Primeira Infância (GLEPI), coordenado pelo Ministério da Educação da Guiné-Bissau [Revision of the Minimum Criteria Guide for the functioning of Preschool Services, within the scope of FEC representation in the Local Group for Early Childhood Education (GLEPI), coordinated by the Ministry of Education of Guinea-Bissau] Governo da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2017/07/01 - 2017/07/31 Revisão do manual relativo à Educação de Infância, de suporte à formação dos inspetores do sistema educativo guineense, iniciativa do Ministério da Educação da Guiné-Bissau [Revision of the manual on Early Childhood Education, to support the training of inspectors of the Guinean education system, an initiative of the Ministry of Education of Guinea-Bissau] Governo da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/10/26 - 2017/04/18 Educação Experiencial (Experiential Education)´ Educação Experiencial (Experiential Education)´ (Outros) Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2017/03/27 - 2017/03/27 Lecionação de aula sobre Avaliação e qualidade em educação de infância no âmbito da Unidade Curricular Educação na Primeira Infância [Class teaching on Assessment and quality in early childhood education within the Curricular Unit Early Childhood Education] Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/05/21 - 2015/05/21 Lecionação de aula sobre Qualidade em educação de infância [Class teaching on Quality in early childhood education] Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/01/10 - 2015/02/21 Analisar e debater as orientações pedagógicas/curriculares para a educação de infância [Analyze and debate pedagogical / curricular guidelines for early childhood education] Analisar e debater as orientações pedagógicas/curriculares para a educação de infância (Outros) Direção-Geral de Educação, Portugal
2012/09/25 - 2014/11/13 Avaliação de Práticas Pedagógicas em Creche [Assessment of Pedagogical Practices in Day Care] Avaliação de Práticas Pedagógicas em Creche [Assessment of Pedagogical Practices in Day Care] (Outros) Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2014/10/14 - 2014/10/14 Lecionação de uma aula sobre Qualidade em contextos de infância no âmbito da Unidade Curricular Práticas Experienciais em Contextos de Educação de Infância [Teaching a class on Quality in childhood contexts within the Curricular Unit Experiential Practices in Childhood Education Contexts] (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Distinções

Prémio

2012 Prémio aos 3% melhores estudantes de cada curso (Prize for the 3% best students of each course)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Prémio aos 3% melhores estudantes de cada curso (Prize for the 3% best students of each course)
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Prémio aos 3% melhores estudantes de cada curso (Prize for the 3% best students of each course)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Prémio aos 3% melhores estudantes de cada curso (Prize for the 3% best students of each course)
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 Prémio aos 3% melhores estudantes de cada curso (Prize for the 3% best students of each course)
Universidade de Coimbra, Portugal

Título

2014 Formadora na área e domínio B13 Psicologia da Educação -registo CCPFC/RFO- 35026/14 (Trainer in the area and domain B13 Educational Psychology)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal

Outra distinção

2016 EERA Conference Bursary
European Educational Research Association, Portugal