Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paz
Nomes de citação
- Paz, Ana
- Paz, A.L.F.
- Paz, Ana Luísa
- Fernandes Paz, A. L.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F112-D268-C2C3
- ORCID iD
- 0000-0003-4848-8183
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=nGPPjtkAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- G-7365-2017
- Scopus Author Id
- 56205776600
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/ana-luisa-paz (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Latim | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | ||
Russo | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Catalão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/10 - 2021/09
Concluído
|
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
20 |
2015/05/26
Concluído
|
Educação (Doktor (PhD))
Especialização em Especialidade: História da Educação
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
"Ensino da Música em Portugal (1868 - 1930): uma História da Pedagogia e do Imaginário Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa Cum Laude. |
2005/07/14
Concluído
|
Sociologia (Mestrado)
Especialização em Sociologia da Educação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Very good (unimous) |
2000
Concluído
|
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/05/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2016/05/01 - 2018/04/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03 - 2025/02 | 'Das Bächlein': A case study of the filaments between Germany and Portugal in the life and work of the pianist Vianna da Motta
(1868-1948): A critical entry into the history of educational ecologies
AvH_0062259206
Bolseiro de Investigação
|
Alexander von Humboldt-Stiftung
Em curso
|
2008 - 2011 | História do Ensino e da Educação Musical em Portugal
SFRH/BD/44621/2008
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2006 | Modernidade pedagógica: Estudos comparados Portugal – Brasil (1820-1960)
POCI/CED/58954/2004
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | STORM -(Re)Configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança
STORM
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017 - Atual | Analysis of the audiovisual representations of the education showed in documentaries and newreels made during the Francoism
EDU2017-89646-R
Investigador
Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya, Espanha
|
Ministerio de Economia, Ciencia y Sociedad
Em curso
|
2018 - 2021 | Plataformas digitais na gestão educacional dos agrupamentos das escolas
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | De Aluno a Artista: as Dinâmicas da Inventividade do Estatuto e da Herança na História do Ensino Artístico em Portugal (1780-1983)
PTDC/HIS-HEC/104504/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12 - 2023/12 | Los parques urbanos ideados como espacios educativos y democraticos. la incidencia historica y actual de las tensiones entre
seguridad y libertad y autonomia y control
PID2022-142931NB-I00
Investigador
|
Não financiado
|
2020/09 - 2022/11/30 | Exploring how to build a joint European Campus based on innovative educational initiatives of research-intensive universities
to provide students with transferable skills needed to face future challenges
2019-1-DK01-KA203-060281
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/23 | Para um balanço da História da Educação e do Ensino Artístico: O conteúdo é indissociável da forma? | V Encontro Português de História da Educação
HISTEDUP (Coimbra, Portugal)
|
2023/08/22 | How Are We Becoming Idiots in Arts Education? Issues of Democracy and Interculturality in a Collaborative Self-Study | ECER 2023 Glasgow: The Value of Diversity in Education and Educational Researc
EERA (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/08/22 | The Cinema’s Moralization Campaign in Portugal and Its' Effects: Cinephilia and the Subjectivation on Otherness (1937-1950’s). | ECER 2023 Glasgow: The Value of Diversity in Education and Educational Research
EERA (Glasgow, Estados Unidos)
|
2023/07/19 | The Research Seminar and Writing as an Experimental Craft in Walter Benjamin. | ISCHE 44 Budapest: Histories of Education and Reform
ISCHE (Budapest, Hungria)
|
2023/07/18 | Traditions, tensions and transitions times of compulsory schooling in 1940s Portugal. An Art-Based Research approach to education history | ISCHE 44 Budapest: Histories of Education and Reform
ISCHE (Budapest, Hungria)
|
2022/11/18 | Economia solidária e lutas de gênero no MOEMA ¿ Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia | II Congresso Género e Literatura na Amazônia
(Brasil)
|
2022/09/30 | The archive of the creative child. Working through an event (part 1). Wokshop/Seminar, CREAT_ED A historização da criança criativa na educação. I2ADS/Universidade do Porto. | CREAT_ED A historização da criança criativa na educação.
CREAT_ED - I2ADS, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/09/17 | Como nos constituímos como investigadores em educação artística? Um self-study colaborativo poético. Painel Temático, Congresso SPCE 2022. Lisboa: Escola Superior de Lisboa. | Congresso SPCE 2022
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/09 | Handwork as a “Teaching Method” or as a Subject? – Discontinuities in Arts Education in Portugal within New Education (1900-1940). ECER Plus Yerevan 2022. [online] | ECER Plus Yerevan 2022
ECER - AERA
|
2022/07/13 | Ré, S. Teixeira, A.R., Paz, A.L. & Caetano, A.P. (2022/07/13). In search of an in-evocative writing through a collaborative autoethnography. Comunicação, ICET 2022. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | ICET 2022.
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/10 | PAZ, Ana Luísa (2022/02/10). Meia culpa: narrativas colaborativas na aprendizagem em pós-graduação ou um currículo-outro para a escrita. XXIX Colóquio AFIRSE: Educação e idades da vida. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | XXIX Colóquio AFIRSE: Educação e idades da vida.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/01/10 | PAZ, Ana Luísa (2022/02/10). A arte como experiência para uma educação mais artística: fundamentos e tensões a partir de Dewey e Read. XXIX Colóquio AFIRSE: Educação e idades da vida. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | XXIX Colóquio AFIRSE: Educação e idades da vida.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/09/08 | PAZ, Ana Luísa (2021/09/08). An Ethics of Return: Rebuilding Habitus, Ethos and Community in International Students. The Case of the Pianist Viana da Mota. Comunicação em painel, Susanne Spieker (coord.), Shifting Identities in Transnational Spaces. Migrants and Minorities narratives through time I. ECER Geneve 2022. Geneva: [online]. | ECER Geneve 2022
University of Geneve (Genebra, Suiça)
|
2021/07/21 | PAZ, Ana Luísa (2021/07/21). Uma pedagogia invisível da amizade ibérica nos noticiários de atualidades portugueses: o caso da cultura e das artes. Comunicação, CIHELA 2020. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. [online] | CIHELA 2020.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/21 | PAZ, Ana Luísa (2021/07/21). España en Portugal. Comunicação em painel, Eduardo Galak (coord), Representaciones audiovisuales transnacionales y formación de las subjetividades: cultura física y juventud en tiempos de autoritarismo, CIHELA 2020. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. [online] | CIHELA 2020
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/17 | PAZ, Ana Luísa (2021/06/17). The Invention of the Emancipated Spectator by the Catholic School Youth or a Curriculum for a Non-Formal Education. Comunicação, ISCHE 42. Örebro: [online]. | ISCHE 42
University of Örebro (Örebro, Suécia)
|
2021/06/15 | RALEIRAS, Mónica & PAZ, Ana Luísa (2021/06/15). The education of Women Artists In Portugal during the first half of the 20th Century. Comunicação, ISCHE 42. Örebro: [online]. | ISCHE 42
University of Örebro (Örebro, Suécia)
|
2021/01/26 | PAZ, Ana Luísa (2021/01/26). A educação do jovem pianista Viana da Mota em Berlim: estudo de caso da reconstrução de um habitus. Comunicação, XXVII Colóquio AFIRSE: Educação e idades da vida. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | XXVII Colóquio AFIRSE: Educação e idades da vida.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/06/26 | Canales, A.; Cercós, R.; Collelldemont, E.; Padrós, Nuria & Paz, Ana Luísa (2020/06/26). Mostly silenced, partly negletd. Comunicação em seminário [via Zoom], Propaganda and education: spread, manipulate or neglect proposals through different visual forms. Seminario AREF- Análisis de las representaciones audiovisuales de la educación en documentales y noticiários durante el franquismo. Vic: Universitat de Vic/ Universitat Central de Calalunya. https://mon.uvic.cat/fetch/esdeveniments/seminari-propaganda-and-education-spread-manipulate-or-neglect-pro | Seminario AREF- Análisis de las representaciones audiovisuales de la educación en documentales y noticiários durante el franquismo
Universitat de Vic Universitat Central de Catalunya (Vic, Espanha)
|
2019/10/13 | Temas emergentes de investigação em Educação Artística. | XIV Congresso SPCE – Ciências, Culturas e Cidadanias. Coimbra, 11, 12 e 13 de outubro de 2018
SPCE (Coimbra, Portugal)
|
2019/02/22 | Perspetivas críticas sobre o devir do sujeito investigador em Educação Artística. | Primeiras Jornadas em Educação Artística
(Lisbon, Portugal)
|
2018/09/06 | Musical elite and internationalization of education: Portugal as an inclusive field? (end of the 19th century – second half of the 20th century). | ECER Bolzano 2018
EERA (Bozen, Itália)
|
2018/09/05 | Breaking through the thin red line: the history of the arts education in Portugal. | ECER Bolzano 2018
EERA (Bozen, Itália)
|
2018/02/03 | Ensino artístico especializado ou formação em contexto familiar?: A educação dos músicos portugueses, finais século XIX, inícios século XX | XXV Colóquio AFIRSE: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal.
AFIRSE (Lisbon, Portugal)
|
2018/02/02 | Educação Artística: educação ou arte? Problemas de definição, problemas de campo. | XXV Colóquio AFIRSE: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE (Lisbon, Portugal)
|
2018 | Do ensino e da educação musical: genealogia de uma partição do sensível em Portugal (1900-1930). | ENIM 2018 – VII Encontro de Investigação em Música, 8 a 10 de novembro de 2018.
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Brasil)
|
2017/11/04 | Ensino artístico especializado em Portugal: Uma história do presente. | CIEA’17 - I Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2017/08/23 | Pedagogies ‘for’ the event: an experience of teaching and learning in seminar, at an Arts Education PhD | ECER 2017
EERA (Copenhagen, Dinamarca)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Oficinas de Criação Anticatacresofonia: Experiências de emancipação na aprendizagem musical.
Orientador
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 - Atual | O devir da educação artística em campo expandido: projeções cartográficas por territórios da pessoa com autismo
Coorientador
|
Educação Artística (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
2022 - Atual | Práticas de devising em Portugal: Um estudo de caso no ensino superior de teatro.
Coorientador
|
Educação Artística
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | A experiência do professor-artista: Processos de constituição da identidade e prática docente no Ensino Superior de Ilustração
em Portugal.
Coorientador
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - Atual | Becoming Artists: Informal Peer Learning in Fine Art Higher Education in Lisbon.
Coorientador
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/05/20 - 2024/05/24 | ERASMUS + Staff Mobility
Orientador
|
|
2022 - 2023 | Relações de gênero e formação inicial docente: um panorama das universidades públicas brasileiras.
Orientador
|
Formação de Professores (Outra)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
2021/05 - 2021/05 | Erasmus + Staff Mobility
Orientador
|
|
2021 - 2021 | Erasmus + Staff Mobility
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12/16 - Atual | Coordination Committee - II Encontro do MEAV sobre o tema ¿Ensino Artes Visuais no Século XXI¿, Faculdade de Belas-Artes
da Universidade de Lisboa. https://www.belasartes.ulisboa.pt/ii-encontro-do-mestrado-de-ensino-de-artes-visuais-da-universidade-de-lisboa-meav/ (2023)
Seminário (Outra)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2022/06 - Atual | XII Fórum de Jovens Investigadores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/events/xii-forum-jovens-investigadores
- Coordination and Member - Organising Comittee (2022)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | XIII CIDU - Congresso Iberoamericano de Docência Universitária 2024 - Member of Scientific and Organising Comittee (2024/07/10 - 2024/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2022 - 2024 | Organisation and Scientific Comittee - 9º EPRAE – Encounter on Practices of Research in Arts Education. Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa. https://eprae.fba.up.pt/ (2023/02/16 - 2023/02/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2023/01 - 2023/09 | XIII Fórum de Jovens Investigadores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/events/xiii-forum-dos-jovens-investigadores
- Coordination and Member - Organising Comittee (2023/06/20)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2022/04 - 2023 | IALIC 2022 International Association for Languages and Intercultural Communication - Scientific and organisation committee (2022/09/07 - 2022/09/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Coordination Committee - I Encontro ME.AV: “Que futuro nas artes visuais?”. https://www.ulisboa.pt/evento/l-encontro-meav-ulisboa-que-futuro-nas-artes-visuais
(2022/12/10)
Seminário (Outra)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/19 | Criar com o que Destrói o Mundo: Um projeto em Desenho A, 10ºano
Presidente do júri
|
Bruno Miguel Luzio Andrade (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/12/19 | Quem é Quem? O Jogo do Retrato
Presidente do júri
|
Joana dos Santos Alves (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 | Camadas de Mim: Corpo, desenho e identidade
Presidente do júri
|
Susana Lemos Ferreira de Nascimento (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 | Corpo, Movimento e Arte: sobre a prática em Oficina de Artes
Presidente do júri
|
Ana Patrícia Gonçalves de Sousa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
2023/12/18 | Educação não formal em contexto intergeracional através do digital storytelling
Arguente principal
|
Sara Filipa Guedes Romão (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
2023/12/07 | Ensinar Música no 1º ciclo do ensino básico – Uma intervenção numa escola pública
Vogal
|
Ana Isabel Teixeira Ferreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10/12 | ‘Entre’ a Escola e o Museu: Políticas, argumentos e práticas da Educação Artística
Vogal
|
Ilda Cristiana Lima de Sousa (Doutoramento)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2023/09/14 | A experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica em Educação Artística
Orientador
|
Ana Isabel de Magalhães Serra Rocha (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal
|
2023/07/27 | (Des)construção: do figurativo ao abstrato
Presidente do júri
|
Cátia Alexandra Cardoso de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/07/25 | Radiografía[s] Soma/artística[s]: Intra-acciones de la Educación Artística con otras Áreas del Conocimiento en la Universidad
Vogal
|
Ingrid Johanna Benítez Velásquez (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/07/14 | O Ensino do Trombone em Portugal - Os Discursos Pedagógicos no Ensino do Trombone Uma legitimação da sua prática
Orientador
|
Vítor Faria (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022/10/31 | THE PROCESS OF SENSE MAKING IN MUSIC TEACHING AND LEARNING: The reconfiguration of the roles of the music teacher and the
implication for his personal, professional and artistic identity”
Vogal
|
João António Ferreira Cavadas da Costa (Doutoramento)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2022/07/01 | Da história genealógica como esvaziamento do presente: Uma análise dos cursos de Michel Foucault no Collège de France (1970-1984).
Arguente principal
|
Flávio Tito Cundari da Rocha Santos (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2021/11/27 | O Abraço Sonoro dos Afetos - Da estimulação musical precoce nos fetos e bebés à importância da voz materna e voz de afeto
nas canções de embalar do séc. XXI - Interpretação e novas propostas musicais. (Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade
do Porto, via zoom) Link: https://sigarra.up.pt/fbaup/en/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=20701
Vogal
|
Carla Alexandra Monteiro Baptista Alves (Doutoramento)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
2020/09/18 | O afastamento da improvisação musical dos currículos e das práticas pedagógicas no ensino da música
Vogal
|
Rui Gabriel Saraiva Leitão (Doutoramento)
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/06/09 - Atual | 5.º Seminário Diversidade, Educação e Cidadania (DEC5): Comunidades em Trânsito | IE - ULisboa |
2021/11 - Atual | ECER - network 17 "Histories of Education" co-convenor | EERA |
2022/11/23 - 2022/11/25 | XXV Jornades Internacionals d’Historia de l’Educació | Universitat Barcelona |
2021/10/04 - 2021/10/06 | 7 EI-EA Encontro Internacional sobre Educação Artística 2021: Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP, casos de Cabo Verde e Moçambique | |
2020 - 2020 | ECER 2020, Glasgow - Educational Research (Re)connecting Communities | Glasgow |
2020 - 2020 | Diálogos entre Portugal e Brasil | Porto |
2019 - 2019 | ECER 2019 “Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future?” | Hamburg |
2018 - 2018 | ECER 2018: Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research? | Bolzano/ Bözen |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01/01 - 2026/12/31 | Educação e Pesquisa (1678-4634) | Universidade de São Paulo |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Costa, F. (coord.); Paz, A., Pereira, C., Cruz, E. & Soromenho, G. (2021). Relatório de avaliação da implementação das aprendizagens essenciais (PREDEP 405/2021). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Relação Educativa | Educação e Formação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2020 - Atual | Educação e Dinâmicas Artísticas | Educação e Formação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2019 - Atual | Educação, Cultura e Serviços Educativos | Educação e Formação (Mestrado integrado) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Escrita Científica: Métodos e Processos | Educação e Formação (Outros) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2018 - 2023/07 | Seminário 2 - Análise de Projetos Educativos e Formativos [Seminary 2 - Analysis of Educational and Training Projects] | Educação e Formação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2019/05 - 2019/05 | Erasmus + Under the supervison of Eulàlia Collelldelmont Pujadas. | Educacão Social (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya, Espanha |
2017 - 2019 | Educação Artística e Desenvolvimento Cultural | Educação e Formação (Mestrado integrado) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2017 - 2019 | Análise de Texto/Análise do Discurso | Educação e Formação (Outros) | Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/02/24 - Atual | Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Artes Visuais http://www.ie.ulisboa.pt/ensino/mestrados/mestrado-ensino/cursos
Membro
|
Universidade de Lisboa, Reitoria, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/06/04 - Atual | Educação & Realidade | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
2021 - Atual | Per Musi: Revista Académica de Música. (1517-7599) | Universidade Federal de Minas Gerais. |
2019 - 2023 | Sisyphus: Journal of Education | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2021 - 2021 | JSTA - Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798 ) | Universidade Católica Portuguesa |
2021 - 2021 | CEM – Cultura, Espaço e Memória | CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória». |
2017 - 2021 | Ler História | ISCTE-IUL |
2017 - 2017 | Revista Historia y Memoria de la Educación | Sociedad Española de Historia de Educación |
2016 - 2016 | Revista Portuguesa de História | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Distinções
Prémio
2023 | Humboldt Research Fellowship Programme for Experienced Researchers/ Bestaetigung Forschungsstipendium
Alexander von Humboldt-Stiftung, Alemanha
|
2017 | Prize for the PhD Thesis in Education
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Prize for the PhD Thesis in History of Education
Caixa Geral de Depositos, Portugal
Instituto de Educação da Universidade Lisboa, Portugal |
2015 | Best Paper competition 2014
European Educational Research Assotiation, Alemanha
|