???global.info.a_carregar???
Ph.D. student in Global Studies at the Universidade Aberta (UAb), Master in e-learning Pedagogy from the same institution, and Degree in Education from the University of Minho. She completed a Postgraduate Diploma in Diversity Management and Communities of Practice at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, a Postgraduate Diploma in Gender Policy: Equality and Non-Discrimination at the EDUWELL-UNESCO Chair at the Lisbon Academy of Sciences and the University of Évora and a Postgraduate Diploma in Science for humanity’s coexistence with our blue-green planet, which is under great threat from the same organization. She has coordinated several social intervention projects with children, young people, and families. She was a tutor for the Digital Technologies in Education in the UAb Professionalisation in Service Course. She currently coordinates the UAb Local Centre in Cantanhede and is part of the EducOnline@Pris Digital Campus Project and the Educ@rteNatureza project. Also, is a research collaborator at the Investigation Group named Global Education: Connectivity, Complexity and Diversity at the Centre for Global Studies at Universidade Aberta (CEG-UAb).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SÓNIA PATRÍCIA DA SILVA VALENTE

Nomes de citação

  • Valente, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
F216-7F22-733D
ORCID iD
0000-0002-4021-8122

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2028
Em curso
Doutoramento em Estudos Globais (Doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2024
Concluído
Ciências para convivência da humanidade com o nosso planeta azul-verde fortemente ameaçado (Pós-Graduação)
Especialização em Educação Ambiental
Universidade de Évora, Portugal
17
2023/09
Concluído
Política de Género: Igualdade e Não Discriminação (Pós-Graduação)
Especialização em Igualdade de Género
Universidade de Évora, Portugal
18
2020
Concluído
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Aberta, Portugal
"Educação a distância e eLearning no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atores - https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10175" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2006
Concluído
Gestão da Diversidade e Comunidades de Prática (Pós-Graduação)
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal
2002
Concluído
Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Universidade do Minho, Portugal
"O IPDT precisa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/05/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade Aberta, Portugal
2002/07/01 - 2010/04/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Santa Casa da Misericórdia de Anadia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/01 - Atual Formadora Universidade Aberta Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local, Portugal
2023/11 - Atual Formadora Externa - Tecnologias Digitais Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2015/09/01 - 2017/09/30 Tutoria da unidade curricular 'Tecnologias Digitais na Educação' Universidade Aberta, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Valente, Sónia; Saraiva, Daniela; Teresa Pessoa, Maria. "EDUC@RTENATUREZA: relação dialógica entre Educação, Natureza e Tecnologias Digitais". Video Journal of Social and Human Research 3 1 (2024): 58-67. http://dx.doi.org/10.18817/vjshr.v3i1.55.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18817/vjshr.v3i1.55
  2. Moreira, J. António; Valente, Sónia; Trindade, Sara Dias; Machado, Ana. "Educação a distância e aprendizagem ao longo da vida em contexto de reclusão em Portugal". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/13401.
    https://doi.org/10.17227/rce.num87-13082
Relatório
  1. Moreira, José António; Nunes, Catarina; Lemos, Cátia; Valente, Sónia. 2023. Estudo sobre o Nível de Competências Digitais dos Docentes da Cespu ¿ Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. https://doi.org/10.34627/tcg0-aa0.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/16 Educ@rtenatureza: relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitais Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2024
Instituto Politécnico de Bragança (Câmara de Lobos, Portugal)
2024/02/16 Competências digitais de professores do ensino superior privado Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2024
Instituto Politécnico de Bragança (Câmara de Lobos, Portugal)
2023/09/22 Educ@rteNatureza: Desenho de coreografias pedagógicas e digitais através do Programa Scratch Territories, communities and sustainability: views from Southern Europe
ESA Research Network on Southern European Societies (Lisboa, Portugal)
2018/10/23 O ENSINO A DISTÂNCIA CONSOLIDADO NA PRESENCIALIDADE: O CONHECIMENTO DOS TERRITÓRIOS E A PROXIMIDADE AOS ESTUDANTES Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede – CODIRE
Universidade Aberta Portugal (Portugal)