Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alexandrina Martins
Nomes de citação
- Martins, Alexandrina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FE1F-3930-794D
- ORCID iD
- 0000-0002-7402-2531
Domínios de atuação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/11/18
Concluído
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Complexidade Sintática em Crianças com PDL e PEA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Distinção e Louvor |
2017/10/03
Concluído
|
Especialista em Ciências da Saúde - sub área de Terapia da Fala (Título de especialista)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2011/07/01
Concluído
|
Voz, Linguagem e Comunicação (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2005/10/01
Concluído
|
Terapia da Fala (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/17 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/09/13 - 2024/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2018/09/17 - 2023/09/16 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/09/19 - 2023/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal | ||
2017 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/02/14 - 2018/06/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/09/12 - 2017/01/08 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015/09/14 - 2016/02/06 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2015 - 2016 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2014/09/15 - 2015/01/19 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2013/03/01 - 2013/07/12 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/02/01 - Atual | Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) | Trilhos de Mudança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Vice-Diretora do Mestrado em Terapia da Fala | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008/08/01 - 2010/12/31 | Director de Unidade Orgânica | Trilhos de Mudança, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/01/01 - Atual | Doutoramento em Linguística
SFRH/BD/76904/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/05/12 - Atual | Justice to youth language needs: human rights undermined by an invisible disadvantage
CA22139
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Em curso
|
2013/05/01 - Atual | Complement Clauses in the Acquisition of Portuguese (CLAP)
PTDC/CLE-LIN/120897/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Marca registada |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Desenvolvimento e validação do RLI 2-3 | Congresso Nacional de Pediatria
Sociedade Portuguesa de Pediatria (Portugal)
|
2024 | Complexidade sintática em PDL e PEA. | XI Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. (Portugal)
|
2024 | Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem: um estudo randomizado controlado. | IV Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
|
2023 | CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico. | X Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
|
2023 | Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas. | III congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
|
2023 | Desafios e necessidades na avaliação e intervenção na linguagem na criança | III congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Pediatria
|
2023 | CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico. | III Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
|
2023 | Efeitos do Programa de Estimulação Sintática INsyntax em crianças com PEA. | 5ª rRACS.
Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.
|
2022 | Development and Validation of a Syntactic Intervention Program | 11th ESLA congress of speech and language therapy.
European Speech and Language Therapy Association
|
2022 | Desenvolvimento e estudo de eficácia do Programa INsyntax em Falantes Tardios. | . II. Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
|
2021 | Complexidade Sintática em PDL e PEA: aquisição de frases complexas. | II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
|
2021 | PROsyntax – Nível I - Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático | II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
|
2021 | PROsyntax – Nível II - Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático | II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
|
2021 | Como é que as crianças adquirem frases complexas? - Dados da aquisição típica e atípica. | I Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
|
2020 | Perturbações da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita: causa e/ou consequência. | Congresso Internacional de Dislexia
Qualconsoante - Disclinica
|
2017 | Comprehension of relatives vs. control structures in SLI and ASD children. | 13th Generative Approaches to Language Acquisition conference -
GALA
|
2016 | Complexidade sintática em Crianças com PEL e PEA | III Congresso Internacional do CADIn
CADin
|
2015 | Complex syntax in SLI and ASD children | Workshop Complement Clauses: Syntax and Acquisition
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
|
2015 | Complexidade sintática em Crianças Com PEL e PEA | XXXI Encontro Nacional da APL
APL
|
2014 | Comprehension of relatives and control structures in SLI and ASD children. | Workshop on Specific Language Impairment.
UNED - Universidade Nacional de Educação à Distância de Madrid
|
2014 | Desenvolvimento sintático em crianças com PEL e PEA: Resultados de compreensão de diferentes tipos de relativas em diferentes tarefas. | IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
|
2014 | Compreensão de estruturas de controlo por crianças com desenvolvimento típico e atípico. | IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
|
2013 | Compreensão de Orações Relativas – comparação entre metodologias. | Workshop Linguistics, Language Development and Impairment III
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
|
2011 | Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: Comparing Act-Out and Sentence-picture tasks. | Workshop Linguistics, Language Development and Impairment I
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem: um estudo randomizado controlado
Coorientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - 2024 | Efeitos de um programa de Intervenção em narrativas em Crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24 - 36m) - desenvolvimento típico
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Efeitos do programa de estimulação sintática INsyntax em crianças com PEA
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Efeitos do PROsyntax em crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem em idade pré-escolar
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no
domínio sintático: nível I
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: nível II
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Desenvolvimento e estudo de eficácia do programa INsyntax em falantes tardios
Orientador
|
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Encontro em Linguística Aplicada (2021)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2023 - 2023 | III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal |
2023 - 2023 | III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2023 - 2023 | XVII Fórum de Partilha Linguística (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2021 - 2021 | Intervenção em Sintaxe (2021)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal |
2021 - 2021 | II Congresso internacional da SPTF (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal |
2011 - 2017 | Workshop Linguistics, Language Development and Impairment (2011 - 2017)
Oficina (workshop)
|
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal |
2014 - 2014 | 22nd Conference of the Student Organization of Linguistics in Europe (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/21 | Guidelines para a avaliação e diagnóstico diferencial de linguagem de crianças bilingues
Arguente principal
|
Raquel Gamboa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
|
2024/09/19 | Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Vogal
|
Raquel dos Santos Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | Métodos de Avaliação e Diagnóstico | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2017 - Atual | Perturbações da Comunicação e da Linguagem em Crianças | Terapia da Fala (Mestrado integrado) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2017 - Atual | Linguística Aplicada à Terapia da Fala | Terapia da Fala (Mestrado integrado) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2016 - Atual | Linguística Clínica | Terapia da Fala | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2016 - Atual | Perturbações da Linguagem Primárias: da avaliação à intervenção diferenciada | Terapia da Fala (Mestrado integrado) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2016 - Atual | Perturbações da Linguagem Secundárias: da avaliação à intervenção diferenciada | Terapia da Fala (Mestrado integrado) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2014 - Atual | Educação Clínica Profissional I | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2014 - Atual | Educação Clínica Profissional II | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2012 - Atual | Educação Clínica Profissional III | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2023 - 2024 | Práticas de Investigação em Terapia da Fala I | Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2023 - 2024 | Aquisição do Desenvolvimento da Linguagem | Terapia da Fala (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2023 - 2024 | Perturbação da Linguagem em Crianças | Terapia da Fala (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2022 - 2024 | Análise Fonológica do Discurso | Terapia da Fala (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2022 - 2024 | Práticas Avançadas em Comunicação e Linguagem | Terapia da Fala (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2022 - 2023 | Fonética | Terapia da Fala (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2019 - 2022 | Desenvolvimento da Linguagem | Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2022 | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Curso de Especialização em Educação Especial - Domínio Audição e Surdez - Formação a Professores e Educadores (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2015 - 2022 | Metodologias de Investigação Educacional | Curso de Especialização em Educação Especial - Domínio Audição e Surdez - Formação a Professores e Educadores (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017 - 2020 | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Curso de especialização complementos de Inglês (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018 - 2019 | Perturbações da leitura, escrita e do cálculo | Curso de pós-graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância (Especialização pós-licenciatura) | |
2014 - 2018 | Desenvolvimento e Crescimento | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2012 - 2013 | Introdução à Patologia da Comunicação | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/03/06 - Atual | Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala | Presidente da direção |
2020/06 - 2024/03/05 | Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala | Membro do Departamento de Linguagem na Criança |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Terapia da Fala - RPTF
Membro
|
|
2012/01/01 - Atual | Membro Integrado
Membro
|
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal |
2022 - 2023 | Grupo de Trabalho Subsídio de Educação Especial
Coordenador
|
Associação Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal |
2016 - 2022 | Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas | Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal |
2020 - 2020 | Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda 1º Prémio coletivo |