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Alexandrina Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Linguística em 2022/11/18 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação em 2011/07/01 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Terapia da Fala em 2005/10/01 pelo(a) Instituto Politécnico do Porto. Frequenta o(a) Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina. É Professor Adjunto Convidado no(a) Universidade de Aveiro. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Aquisição da linguagem; Sintaxe; Subordinação (Linguística); Distúrbios do desenvolvimento da linguagem; Distúrbios do espectro do autismo - Na criança; Teses de doutoramento - 2022; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; PEA; sintaxe; terapia da fala; INsyntax; intervenção; Gramática; Processamento; Recursos Linguísticos; Variação; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alexandrina Martins

Nomes de citação

  • Martins, Alexandrina

Identificadores de autor

Ciência ID
FE1F-3930-794D
ORCID iD
0000-0002-7402-2531

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/11/18
Concluído
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Complexidade Sintática em Crianças com PDL e PEA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
2017/10/03
Concluído
Especialista em Ciências da Saúde - sub área de Terapia da Fala (Título de especialista)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011/07/01
Concluído
Voz, Linguagem e Comunicação (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005/10/01
Concluído
Terapia da Fala (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/17 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/13 - 2024/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2018/09/17 - 2023/09/16 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/19 - 2023/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/02/14 - 2018/06/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/09/12 - 2017/01/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/09/14 - 2016/02/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2014/09/15 - 2015/01/19 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2013/03/01 - 2013/07/12 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/01 - Atual Terapeuta Fala Director (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta da Fala) Trilhos de Mudança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Vice-Diretora do Mestrado em Terapia da Fala Universidade de Aveiro, Portugal
2008/08/01 - 2010/12/31 Director de Unidade Orgânica Trilhos de Mudança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/01/01 - Atual Doutoramento em Linguística
SFRH/BD/76904/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/05/12 - Atual Justice to youth language needs: human rights undermined by an invisible disadvantage
CA22139
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Em curso
2013/05/01 - Atual Complement Clauses in the Acquisition of Portuguese (CLAP)
PTDC/CLE-LIN/120897/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Alexandrina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Comprehension of Relative Clauses vs. Control Structures in SLI and ASD Children". 2018.
Artigo em revista
  1. Lopes, A; Martins, Alexandrina; Lousada M.. "Desenvolvimento e estudo de eficácia do programa INsyntax em falantes tardios". Revista Portuguesa de Terapia da Fala 15 (2023):
    Publicado
  2. Martins, Alexandrina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Syntatic complexity in children with autism spectrum disorder and specific language impairment". (2017): http://hdl.handle.net/10451/34942.
Capítulo de livro
  1. Ramalho, A. M.; Pereira, T.; Baptista, A. C.; Reis, T; Rodrigues, S; Santos, C.; Dias, A; et al. "Avaliação da Fonologia". In Compendium de Terapia da Fala, editado por Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Publicado
  2. Pereira, T.; Jesus, A. M.; Maia, F.; Ramalho, A. M.; Martins, Alexandrina. "Avaliação da Linguagem na Criança". In Compendium de Terapia da Fala, editado por Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal, 2023.
    Publicado
  3. Baptista, A. C.; Reis, T.; Ramalho, A. M.; Rodrigues, S.; Dias, A.; Frutuoso, J.; Jesus, A. M.; et al. "Intervenção em Fonologia". In Compendium de Terapia da Fala, editado por Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Publicado
  4. Maia, F.; Jesus, A. M.; Martins, Alexandrina; Pereira T.; Ramalho, A.M.. "Intervenção em Linguagem na Criança.". In Compendium de Terapia da Fala, editado por Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. 2023.
    Publicado
  5. Reis, T.; Ramalho, A. M.; Baptista, A. C.; Rodrigues, S.; Dias, A.; Frutuoso, J.; Maia, F.; et al. "Estudo de caso em Fonologia". In Compendium de Terapia da Fala, editado por Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Publicado
  6. Martins, Alexandrina; Jesus, A. M.; Ramalho, A.M. ; Pereira, T.; Maia, F.. "Estudo de caso em Linguagem na Criança". In Compendium de Terapia da Fala, editado por Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Porto, Portugal: Papa-Letras, 2023.
    Publicado
  7. Martins, Alexandrina; Santos, A. L.. "Subordinação e complexidade sintática no desenvolvimento atípico: uma área central na sintaxe clínica". In Linguística clínica. Language Science Press, 2022.
    Publicado
  8. Martins, Alexandrina; Vieira, S.. "Avaliação em contextos típicos e atípicos: aspetos morfossintáticos.". In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Language Science Press, 2017.
    Publicado
Manual
  1. Coelho, C; Santos, C.; Martins, Alexandrina; Lousada, M.. RLI:2-3 – Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 anos. Portugal. 2024.
    Publicado
  2. Martins, Alexandrina; Lopes, A; Lousada, M.. INsyntax. 2022.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Azevedo, M.; Martins, Alexandrina; Lousada, M.; Pereira, T. ; Couto, P.. "The effects of prosyntax on children with DLD and ASD". Trabalho apresentado em 6th statistics of health decision making artificial intelligence, 2024.
  2. Martins, Alexandrina; Santos, A. L.; Duarte, I.. "Complex syntax in DLD and ASD children". Trabalho apresentado em 11th ESLA congress of speech and language therapy, 2022.
  3. Lopes, A. ; Martins, Alexandrina; Lousada, M.. "Desenvolvimento e Estudo de Eficácia do Programa INsyntax em Late Talker". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, 2022.
  4. Martins, Alexandrina; Santos, A. L.; Duarte. I. "Comprehension of relatives vs. control structures in SLI and ASD children". Trabalho apresentado em Conference on Language Development 42nd annual meeting BUCLD 2017, 2017.
  5. Martins, Alexandrina; Santos, A L; Duarte I. "Complex syntax in SLI and ASD children". Trabalho apresentado em Ciência 2016 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal., 2016.
  6. Martins, Alexandrina; Baptista, A. C.; ; Afonso, C.; Rodrigues, S.. "Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: comparing Act-Out and Sentence-picture tasks.". Trabalho apresentado em IASCL (International Association for the Study of Child Language), 2011.
Resumo em conferência
  1. Martins, Alexandrina; Pinho, B.; Lousada, M.. "Efeitos do INsyntax em crianças com perturbação do espetro do autismo". Trabalho apresentado em RevSALUS-Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, 2023.
    Publicado
  2. Marques, N.; Martins, Alexandrina; Lousada, M.. "Estudo de Eficácia do PROsyntax em crianças com PDL". Trabalho apresentado em III Encontro em Linguística Aplicada. Revista Portuguesa de Terapia da Fala., 2023.
    Publicado
  3. Santos, A. L.; Cadime, I.; Martins, Alexandrina; Ribeiro, I.. "CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico.". Trabalho apresentado em III Encontro em Linguística Aplicada. Revista Portuguesa de Terapia da Fala., 2023.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. "Dicionário Terminológico de Terapia da Fala". Revisão de Dicionário Terminológico de Terapia da Fala (2019):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Martins, Fátima Alexandrina Mendes. "Complexidade sintática em PDL e PEA". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10451/55934.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2021. "INsyntax".
  2. 2021. "RLI:2-3 – Rastreio de Linguagem Infantil 2-3 anos".
    Registada
  3. 2021. "PROsyntax".
    Registada
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Desenvolvimento e validação do RLI 2-3 Congresso Nacional de Pediatria
Sociedade Portuguesa de Pediatria (Portugal)
2024 Complexidade sintática em PDL e PEA. XI Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. (Portugal)
2024 Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem: um estudo randomizado controlado. IV Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
2023 CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico. X Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
2023 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas. III congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2023 Desafios e necessidades na avaliação e intervenção na linguagem na criança III congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Pediatria
2023 CDI-III: um estudo exploratório com crianças com desenvolvimento linguístico atípico. III Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
2023 Efeitos do Programa de Estimulação Sintática INsyntax em crianças com PEA. 5ª rRACS.
Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.
2022 Development and Validation of a Syntactic Intervention Program 11th ESLA congress of speech and language therapy.
European Speech and Language Therapy Association
2022 Desenvolvimento e estudo de eficácia do Programa INsyntax em Falantes Tardios. . II. Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
2021 Complexidade Sintática em PDL e PEA: aquisição de frases complexas. II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 PROsyntax – Nível I - Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 PROsyntax – Nível II - Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
2021 Como é que as crianças adquirem frases complexas? - Dados da aquisição típica e atípica. I Encontro em Linguística Aplicada.
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
2020 Perturbações da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita: causa e/ou consequência. Congresso Internacional de Dislexia
Qualconsoante - Disclinica
2017 Comprehension of relatives vs. control structures in SLI and ASD children. 13th Generative Approaches to Language Acquisition conference -
GALA
2016 Complexidade sintática em Crianças com PEL e PEA III Congresso Internacional do CADIn
CADin
2015 Complex syntax in SLI and ASD children Workshop Complement Clauses: Syntax and Acquisition
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2015 Complexidade sintática em Crianças Com PEL e PEA XXXI Encontro Nacional da APL
APL
2014 Comprehension of relatives and control structures in SLI and ASD children. Workshop on Specific Language Impairment.
UNED - Universidade Nacional de Educação à Distância de Madrid
2014 Desenvolvimento sintático em crianças com PEL e PEA: Resultados de compreensão de diferentes tipos de relativas em diferentes tarefas. IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2014 Compreensão de estruturas de controlo por crianças com desenvolvimento típico e atípico. IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment.
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2013 Compreensão de Orações Relativas – comparação entre metodologias. Workshop Linguistics, Language Development and Impairment III
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
2011 Comprehension of subject and object relatives by SLI and typically developing children: Comparing Act-Out and Sentence-picture tasks. Workshop Linguistics, Language Development and Impairment I
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Efeitos de um Programa de Intervenção em Sintaxe nas Perturbações de Linguagem: um estudo randomizado controlado
Coorientador
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Efeitos de um programa de Intervenção em narrativas em Crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Contributo para a validação de um instrumento de rastreio de perturbações de linguagem (24 - 36m) - desenvolvimento típico
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Efeitos do programa de estimulação sintática INsyntax em crianças com PEA
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2021 - 2022 Efeitos do PROsyntax em crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem em idade pré-escolar
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: nível I
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção no domínio sintático: nível II
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Desenvolvimento e estudo de eficácia do programa INsyntax em falantes tardios
Orientador
Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - Atual Encontro em Linguística Aplicada (2021)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2023 - 2023 III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal
2023 - 2023 III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2023 - 2023 XVII Fórum de Partilha Linguística (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021 - 2021 Intervenção em Sintaxe (2021)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal
2021 - 2021 II Congresso internacional da SPTF (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Terapia Da Fala , Portugal
2011 - 2017 Workshop Linguistics, Language Development and Impairment (2011 - 2017)
Oficina (workshop)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal
2014 - 2014 22nd Conference of the Student Organization of Linguistics in Europe (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/11/21 Guidelines para a avaliação e diagnóstico diferencial de linguagem de crianças bilingues
Arguente principal
Raquel Gamboa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2024/09/19 Competências Sintáticas em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Vogal
Raquel dos Santos Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Métodos de Avaliação e Diagnóstico Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Perturbações da Comunicação e da Linguagem em Crianças Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2017 - Atual Linguística Aplicada à Terapia da Fala Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2016 - Atual Linguística Clínica Terapia da Fala Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2016 - Atual Perturbações da Linguagem Primárias: da avaliação à intervenção diferenciada Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2016 - Atual Perturbações da Linguagem Secundárias: da avaliação à intervenção diferenciada Terapia da Fala (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2014 - Atual Educação Clínica Profissional I Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2014 - Atual Educação Clínica Profissional II Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2012 - Atual Educação Clínica Profissional III Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Práticas de Investigação em Terapia da Fala I Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2023 - 2024 Aquisição do Desenvolvimento da Linguagem Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2023 - 2024 Perturbação da Linguagem em Crianças Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 - 2024 Análise Fonológica do Discurso Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 - 2024 Práticas Avançadas em Comunicação e Linguagem Terapia da Fala (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2022 - 2023 Fonética Terapia da Fala (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2019 - 2022 Desenvolvimento da Linguagem Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2022 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Curso de Especialização em Educação Especial - Domínio Audição e Surdez - Formação a Professores e Educadores (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015 - 2022 Metodologias de Investigação Educacional Curso de Especialização em Educação Especial - Domínio Audição e Surdez - Formação a Professores e Educadores (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017 - 2020 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Curso de especialização complementos de Inglês (Especialização pós-licenciatura) Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2019 Perturbações da leitura, escrita e do cálculo Curso de pós-graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância (Especialização pós-licenciatura)
2014 - 2018 Desenvolvimento e Crescimento Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Introdução à Patologia da Comunicação Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/03/06 - Atual Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala Presidente da direção
2020/06 - 2024/03/05 Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala Membro do Departamento de Linguagem na Criança

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Terapia da Fala - RPTF
Membro
2012/01/01 - Atual Membro Integrado
Membro
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa , Portugal
2022 - 2023 Grupo de Trabalho Subsídio de Educação Especial
Coordenador
Associação Portuguesa de Terapia da Fala, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 - 2022 Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2020 - 2020 Participação em júri para atribuição do título de especialista por provas públicas Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda 1º Prémio coletivo