???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Patrícia Isabel Pereira Baeta

Citation names

  • Baeta, Patrícia

Author identifiers

Ciência ID
0515-619F-CE19
ORCID iD
0000-0003-2337-7479
Education
Degree Classification
2016/10/01 - 2020/11/17
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ambientes Educativos Inovadores: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos" (THESIS/DISSERTATION)
Excelente
2014/09/16 - 2016/06/20
Concluded
Educação e Formação (Mestrado)
Major in Área de especialização: E-learning e Formação à Distância
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"MOOCS Desenvolvidos no Ensino Superior Português: Análise de Modelos Pedagógicos e Estratégias de Funcionamento Utilizados" (THESIS/DISSERTATION)
19
2010/10/01 - 2013/06/30
Concluded
Educação e Comunicação Multimédia (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/09/16 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2020/10/01 - 2022/08/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Portugal
Escola Básica Integrada Fernando Casimiro Pereira da Silva, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2024/09/14 - Current Formadora para Formação de Professores- Capacitação em EaD EDUDIGITAL , Portugal
Universidade Aberta- ISCED, Mozambique
2023/07/10 - 2024/01/31 Instructional Designer EDUDIGITAL , Portugal
2014/09/10 - 2020/06/01 Estudante Universidade de Lisboa, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2017/10/01 - 2020/10/01 Salas de aula do futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos
PD/BD/135198/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016/10/01 - 2017/09/30 BD - Salas de aula do futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos
PD/BI/127980/2016
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Baeta, Patrícia; Pedro, Neuza. Corresponding author: Pedro, Neuza. "Práticas educativas nas Salas de Aula do Futuro: análise focalizada nas metodologias de ensino-aprendizagem". Paper presented in Challenges 2017- X Conferência Internacional de TIC na Educação- Universidade do Minho, Braga, Braga, 2017.
    Published
Journal article
  1. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC in Teachers Professional Development? Exploring possibilities through the analysis of a course developed with portuguese teachers". (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11135.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11135
  2. Baeta, Patrícia; Pedro, Neuza. "Future Classrooms: analysis of educational activities developed by teachers and students". (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11259.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11259
  3. Baeta, Patrícia; Pedro, Neuza. "Salas de Aula do Futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11229.
  4. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC na Formação Contínua de Professores? Explorando possibilidades através da análise de um curso desenvolvido com professores portugueses". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11639.
  5. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC developed in Portuguese higher education: a descriptive study of the pedagogical models, functioning strategies, assessment mechanisms and success rates". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2482.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2482
  6. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC desenvolvidos no ensino superior português: um estudo descritivo em torno de modelos pedagógicos, estratégias de funcionamento, mecanismos de avaliação e taxas de sucesso". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4482.
Thesis / Dissertation
  1. Baeta, Patrícia Isabel Pereira. "Ambientes educativos inovadores : análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10451/47823.
  2. Baeta, Patrícia Isabel Pereira, 1990-. "Moocs desenvolvidos no ensino superior português : análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24293.

Other

Other output
  1. FUTURE CLASSROOMS VS REGULAR CLASSROOMS: COMPARATIVE ANALYSIS OF ESTABLISHED PEDAGOGICAL DYNAMICS. 2018. Patrícia Baeta; Neuza Pedro. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2018.1912.
    10.21125/edulearn.2018.1912
  2. FUTURE CLASSROOMS: ANALYSIS OF EDUCATIONAL ACTIVITIES DEVELOPED BY TEACHERS AND STUDENTS. 2017. Patrícia Baeta; Neuza Pedro. https://doi.org/10.21125%2Ficeri.2017.0069.
    10.21125/iceri.2017.0069
  3. REDESIGNING CLASSROOMS FOR THE FUTURE: GATHERING INPUTS FROM STUDENTS, TEACHERS AND DESIGNERS. 2017. Neuza Pedro; Patricia Baeta; Alexandra Paio; Ana Pedro; João Filipe Matos. https://doi.org/10.21125%2Finted.2017.1861.
    10.21125/inted.2017.1861
  4. Moocs desenvolvidos no ensino superior português : análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados. 2016. Baeta, Patrícia Isabel Pereira, 1990-. http://hdl.handle.net/10451/24293.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/12/02 Ambientes Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e cenários Ambientes Educativos Inovadores
Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/12/04 Ambientes Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e cenários. Ambientes Educativos Inovadores
Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2020/12/11 Ambiente Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e impactos" no âmbito do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Ambientes Educativos Inovadores
Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/06/27 Ambientes Educativos Inovadores: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos. X Fórum de Jovens Investigadores 2019
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/20 Ambientes Educativos Inovadores vs Salas de Aula Regulares: Análise das dinâmicas pedagógicas e atividades de aprendizagem. CISTI’2019- 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
Coimbra Business School Executive (Coimbra, Portugal)
2018/10/16 Innovative Educational Environments: are the strategies developed by teachers working? Transitions18- Innovative Learning Environments and Teacher Change
(Copenhaga, Denmark)
2018/09/07 Ambientes Educativos Inovadores vs Salas de Aula Regulares: análise comparativa das dinâmicas pedagógicas estabelecidas. V Congresso Internacional TIC e Educação- ticEDUCA2018
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/03 Future Classrooms vs Regular Classrooms: comparative analysis of established pedagogical dynamics. The 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN 2018)
(Palma de Maiorca, Spain)
2018/06/25 Apresentação de poster digital e de proposta de estudo no âmbito do curso de Doutoramento. Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges- ENMTELSC18
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/17 Future Classrooms: analysis of educational activities developed by teachers and students. The 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2017)
(Sevilha, Spain)
2017/06/29 Práticas educativas nas salas de aula do futuro: análise focalizada nas metodologias de ensino-aprendizagem. VIII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/03/07 Redesigning classrooms for the future: gathering inputs from students, teachers and designers. https://library.iated.org/view/PEDRO2017RED The 11th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED 2017)
(Valência, Spain)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2019/11/20 - 2019/11/20 O seminário teve como finalidade reunir e catalisar vontades das instituições e agentes educativos do município para a transformação educativa, criando um movimento credível, sustentável e duradouro de renovação das práticas pedagógicas, de modo a assegurar uma educação de qualidade para todos.
Seminar
Apostar na Inovação, Construir Futuros
Nova School of Business and Economics, Carcavelos (Portugal), Portugal
2018/10/26 - 2018/10/26 No âmbito do projeto 'Vindas-Educação Internacional' e mediante convite, procedi à apresentação intitulada de: Ambientes Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e resultados.
Seminar
Vindas-Educação Internacional
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
2017/11/24 - 2017/11/24 Mediante convite, auxiliei na dinamização de uma aula para alunos de 1º ano do curso de Doutoramento em Educação - 3ª edição (programa TELSC). Com duração de aproximadamente duas horas, a aula encontrava-se subordinada à temática dos Ambientes Educativos Inovadores.
Other
Doutoramento em Educação- 3ª edição TELSC
Universidade de Lisboa- Instituto de Educação, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019/06/19 - 2019/06/22 Membro da Comissão Científica- CISTI’19 Face ao convite para integrar a equipa da Comissão Científica da CISTI'19- 14ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, foram desempenhadas funções relacionadas com a correção/revisão de artigos e moderação de uma sessão.
Member
Coimbra Business School Executive, Portugal
2018/09/05 - 2018/09/08 Membro de Comissão Organizadora- V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018 Durante três dias desempenhei funções como membro da comissão organizadora do evento, ficando encarregue das seguintes funções: Receção e acolhimento dos participantes e convidados da conferência; preparação de salas e respetivos equipamentos; Apresentação de um artigo especificamente elaborado para o evento; Moderação de uma das sessões paralelas.
Member
Universidade de Lisboa, Portugal
2018/04/13 - 2018/07/06 Membro da Comissão Organizadora do evento anual ‘IX Fórum Jovens Investigadores 2018’, como representante do Curso de Doutoramento em Educação, na área de especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação. O evento decorreu ao longo de dois dias, em julho de 2018, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Member
Universidade de Lisboa, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/10/14 - 2024/10/18 Dinamização do Módulo 2: Planificação de sessões em EaD, no âmbito da Formação em Capacitação para EaD. Formação para capacitação em EaD Universidade Aberta- ISCED, Mozambique
2024/09/14 - 2024/09/18 Planificação de sessões para o EaD Formação para capacitação em EaD Universidade Aberta- ISCED, Mozambique
2019/09/19 - 2019/11/22 Professora assistente de Mestrado em Educação e Formação a Distância De setembro a novembro de 2019, desempenhei funções de professora assistente, ao longo do primeiro semestre do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pertencente ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Dinamizada para alunos de 1º ano, a unidade curricular 'E-Learning e Formação a Distância' decorreu em regime de e-Learning. Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09/24 - 2018/11/30 Professora assistente de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais De setembro a novembro de 2018, desempenhei funções de professora assistente, ao longo do primeiro semestre do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pertencente ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Dinamizada para alunos de 1º ano, a unidade curricular 'E-Learning e Formação a Distância' decorreu em regime de e-Learning. Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2018/04/20 - 2018/06 Professora assistente de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais. De abril a junho de 2018, desempenhei funções de professora assistente, ao longo do segundo semestre do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pertencente ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
Distinctions

Award

2016 Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos- Ano letivo 2015/2016- Melhor dissertação de Mestrado em Educação e Formação.
Universidade de Lisboa, Portugal