???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Isabel Pereira Baeta

Nomes de citação

  • Baeta, Patrícia

Identificadores de autor

Ciência ID
0515-619F-CE19
ORCID iD
0000-0003-2337-7479
Formação
Grau Classificação
2016/10/01 - 2020/11/17
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ambientes Educativos Inovadores: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
2014/09/16 - 2016/06/20
Concluído
Educação e Formação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: E-learning e Formação à Distância
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"MOOCS Desenvolvidos no Ensino Superior Português: Análise de Modelos Pedagógicos e Estratégias de Funcionamento Utilizados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2010/10/01 - 2013/06/30
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/16 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - 2022/08/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Portugal
Escola Básica Integrada Fernando Casimiro Pereira da Silva, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/14 - Atual Formadora para Formação de Professores- Capacitação em EaD EDUDIGITAL , Portugal
Universidade Aberta- ISCED, Moçambique
2023/07/10 - 2024/01/31 Instructional Designer EDUDIGITAL , Portugal
2014/09/10 - 2020/06/01 Estudante Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/10/01 - 2020/10/01 Salas de aula do futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos
PD/BD/135198/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10/01 - 2017/09/30 BD - Salas de aula do futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos
PD/BI/127980/2016
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Baeta, Patrícia; Pedro, Neuza. Autor correspondente: Pedro, Neuza. "Práticas educativas nas Salas de Aula do Futuro: análise focalizada nas metodologias de ensino-aprendizagem". Trabalho apresentado em Challenges 2017- X Conferência Internacional de TIC na Educação- Universidade do Minho, Braga, Braga, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC in Teachers Professional Development? Exploring possibilities through the analysis of a course developed with portuguese teachers". (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11135.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i5.11135
  2. Baeta, Patrícia; Pedro, Neuza. "Future Classrooms: analysis of educational activities developed by teachers and students". (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11259.
    https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11259
  3. Baeta, Patrícia; Pedro, Neuza. "Salas de Aula do Futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11229.
  4. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC na Formação Contínua de Professores? Explorando possibilidades através da análise de um curso desenvolvido com professores portugueses". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11639.
  5. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC developed in Portuguese higher education: a descriptive study of the pedagogical models, functioning strategies, assessment mechanisms and success rates". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2482.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i5.2482
  6. Pedro, Neuza; Baeta, Patrícia. "MOOC desenvolvidos no ensino superior português: um estudo descritivo em torno de modelos pedagógicos, estratégias de funcionamento, mecanismos de avaliação e taxas de sucesso". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4482.
Tese / Dissertação
  1. Baeta, Patrícia Isabel Pereira. "Ambientes educativos inovadores : análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10451/47823.
  2. Baeta, Patrícia Isabel Pereira, 1990-. "Moocs desenvolvidos no ensino superior português : análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24293.

Outros

Outra produção
  1. FUTURE CLASSROOMS VS REGULAR CLASSROOMS: COMPARATIVE ANALYSIS OF ESTABLISHED PEDAGOGICAL DYNAMICS. 2018. Patrícia Baeta; Neuza Pedro. https://doi.org/10.21125%2Fedulearn.2018.1912.
    10.21125/edulearn.2018.1912
  2. FUTURE CLASSROOMS: ANALYSIS OF EDUCATIONAL ACTIVITIES DEVELOPED BY TEACHERS AND STUDENTS. 2017. Patrícia Baeta; Neuza Pedro. https://doi.org/10.21125%2Ficeri.2017.0069.
    10.21125/iceri.2017.0069
  3. REDESIGNING CLASSROOMS FOR THE FUTURE: GATHERING INPUTS FROM STUDENTS, TEACHERS AND DESIGNERS. 2017. Neuza Pedro; Patricia Baeta; Alexandra Paio; Ana Pedro; João Filipe Matos. https://doi.org/10.21125%2Finted.2017.1861.
    10.21125/inted.2017.1861
  4. Moocs desenvolvidos no ensino superior português : análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados. 2016. Baeta, Patrícia Isabel Pereira, 1990-. http://hdl.handle.net/10451/24293.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/02 Ambientes Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e cenários Ambientes Educativos Inovadores
Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/12/04 Ambientes Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e cenários. Ambientes Educativos Inovadores
Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2020/12/11 Ambiente Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e impactos" no âmbito do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Ambientes Educativos Inovadores
Escola Superior de Educação- Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/06/27 Ambientes Educativos Inovadores: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos. X Fórum de Jovens Investigadores 2019
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/06/20 Ambientes Educativos Inovadores vs Salas de Aula Regulares: Análise das dinâmicas pedagógicas e atividades de aprendizagem. CISTI’2019- 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
Coimbra Business School Executive (Coimbra, Portugal)
2018/10/16 Innovative Educational Environments: are the strategies developed by teachers working? Transitions18- Innovative Learning Environments and Teacher Change
(Copenhaga, Dinamarca)
2018/09/07 Ambientes Educativos Inovadores vs Salas de Aula Regulares: análise comparativa das dinâmicas pedagógicas estabelecidas. V Congresso Internacional TIC e Educação- ticEDUCA2018
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/03 Future Classrooms vs Regular Classrooms: comparative analysis of established pedagogical dynamics. The 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN 2018)
(Palma de Maiorca, Espanha)
2018/06/25 Apresentação de poster digital e de proposta de estudo no âmbito do curso de Doutoramento. Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges- ENMTELSC18
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/17 Future Classrooms: analysis of educational activities developed by teachers and students. The 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2017)
(Sevilha, Espanha)
2017/06/29 Práticas educativas nas salas de aula do futuro: análise focalizada nas metodologias de ensino-aprendizagem. VIII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/03/07 Redesigning classrooms for the future: gathering inputs from students, teachers and designers. https://library.iated.org/view/PEDRO2017RED The 11th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED 2017)
(Valência, Espanha)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/20 - 2019/11/20 O seminário teve como finalidade reunir e catalisar vontades das instituições e agentes educativos do município para a transformação educativa, criando um movimento credível, sustentável e duradouro de renovação das práticas pedagógicas, de modo a assegurar uma educação de qualidade para todos.
Seminário
Apostar na Inovação, Construir Futuros
Nova School of Business and Economics, Carcavelos (Portugal), Portugal
2018/10/26 - 2018/10/26 No âmbito do projeto 'Vindas-Educação Internacional' e mediante convite, procedi à apresentação intitulada de: Ambientes Educativos Inovadores: espaços, dinâmicas e resultados.
Seminário
Vindas-Educação Internacional
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
2017/11/24 - 2017/11/24 Mediante convite, auxiliei na dinamização de uma aula para alunos de 1º ano do curso de Doutoramento em Educação - 3ª edição (programa TELSC). Com duração de aproximadamente duas horas, a aula encontrava-se subordinada à temática dos Ambientes Educativos Inovadores.
Outro
Doutoramento em Educação- 3ª edição TELSC
Universidade de Lisboa- Instituto de Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/10/14 - 2024/10/18 Dinamização do Módulo 2: Planificação de sessões em EaD, no âmbito da Formação em Capacitação para EaD. Formação para capacitação em EaD Universidade Aberta- ISCED, Moçambique
2024/09/14 - 2024/09/18 Planificação de sessões para o EaD Formação para capacitação em EaD Universidade Aberta- ISCED, Moçambique
2019/09/19 - 2019/11/22 Professora assistente de Mestrado em Educação e Formação a Distância De setembro a novembro de 2019, desempenhei funções de professora assistente, ao longo do primeiro semestre do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pertencente ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Dinamizada para alunos de 1º ano, a unidade curricular 'E-Learning e Formação a Distância' decorreu em regime de e-Learning. Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09/24 - 2018/11/30 Professora assistente de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais De setembro a novembro de 2018, desempenhei funções de professora assistente, ao longo do primeiro semestre do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pertencente ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Dinamizada para alunos de 1º ano, a unidade curricular 'E-Learning e Formação a Distância' decorreu em regime de e-Learning. Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2018/04/20 - 2018/06 Professora assistente de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais. De abril a junho de 2018, desempenhei funções de professora assistente, ao longo do segundo semestre do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pertencente ao Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/06/19 - 2019/06/22 Membro da Comissão Científica- CISTI’19 Face ao convite para integrar a equipa da Comissão Científica da CISTI'19- 14ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, foram desempenhadas funções relacionadas com a correção/revisão de artigos e moderação de uma sessão.
Membro
Coimbra Business School Executive, Portugal
2018/09/05 - 2018/09/08 Membro de Comissão Organizadora- V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018 Durante três dias desempenhei funções como membro da comissão organizadora do evento, ficando encarregue das seguintes funções: Receção e acolhimento dos participantes e convidados da conferência; preparação de salas e respetivos equipamentos; Apresentação de um artigo especificamente elaborado para o evento; Moderação de uma das sessões paralelas.
Membro
Universidade de Lisboa, Portugal
2018/04/13 - 2018/07/06 Membro da Comissão Organizadora do evento anual ‘IX Fórum Jovens Investigadores 2018’, como representante do Curso de Doutoramento em Educação, na área de especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação. O evento decorreu ao longo de dois dias, em julho de 2018, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Membro
Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos- Ano letivo 2015/2016- Melhor dissertação de Mestrado em Educação e Formação.
Universidade de Lisboa, Portugal