Identification
Personal identification
- Full name
- Sandra Figueiredo
Citation names
- Figueiredo, Sandra
Author identifiers
- Ciência ID
- 0A16-E473-9B52
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Humanities - Languages and Literatures
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | |||
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Greek | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Latin | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013 - 2018/11/30
Concluded
|
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
|
2006 - 2010
Concluded
|
Fatores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Fatores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística" (THESIS/DISSERTATION)
|
aprovação por unanimidade |
2008 - 2008
Concluded
|
Neuroscience School (Postgraduate Certificate)
Major in Neuropsicologia
University of Oxford University College Oxford, United Kingdom
|
|
2008 - 2008
Concluded
|
Doutoramento (parte integrada) (Graduado)
Major in Psicologia e Ensino de Línguas Estrangeiras
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
|
2006 - 2006
Concluded
|
Doutoramento (parte integrada) (Graduado)
Major in Linguagem e Psicologia/Educação
Universitat Autònoma de Barcelona, Spain
|
|
2006 - 2006
Concluded
|
Reabilitação Psicossocial (Postgraduate Certificate)
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Portugal
|
|
2000 - 2005
Concluded
|
Licenciatura em ensino de Português, Latim e Grego (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
17 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/11/01 - Current | Contracted Researcher (Research) | Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2013/02 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/02 - Current | Researcher (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2012/02 - 2013/01 | Research Assistant (Research) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2011/01 - 2011/12 | Auxiliary Researcher (Research) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/05 - 2010/11 | Research Assistant (Research) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006/01 - 2009/12 | Researcher (Research) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/09/01 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal |
2014/09 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2015/08 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior Dom Dinis, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023 - Current | Avaliação de Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) em Refugiados Ucranianos e Validação do PCL-5 para população ucraniana
N/A
Principal investigator
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Ongoing
|
2019/01/01 - Current | Repositório de instrumentos para educação em Língua Segunda e grupos migrantes
Contrato de trabalho, lei 57/2017 de 19 de julho, no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico, promovido pela
FCT.
Principal investigator
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2015 - Current | Sono e horários escolares
N/A
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
Ongoing
|
2021/02/01 - 2022/07/31 | App: aprendizagem assistida de Português Europeu através de um aplicativo móvel
CIP/UAL -Ref. UIDB/04345/2020
Principal investigator
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Intellectual property
Trademark |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021 | Second Language Testing: a psycholinguistic approach |
(Netherlands)
|
2021 | Aphasia and language deficits: a descriptive analysis. |
(Mexico)
|
2021 | Eficiência da aprendizagem de uma nova língua num sistema de mobile-assisted learning: uma app baseada na evidência científica | Techling,22
(Spain)
|
2021 | Stay-HOME CONTEXT DURING COVID-19: WORK, SCREEN EXPOSURE AND WELL-BEING OF FEMALES AND MALES. | Psychology and Allied Sciences
(Sri Lanka)
|
2020 | The school performance and the impact of daily habits: sleep patterns in young children and their timetables |
(Japan)
|
2020 | A PSYCHOLINGUISTIC ANALYSIS OF PRESIDENTAL’ DISCOURSES IN THE COVID-19 CONTEXT: AUTHENTICITY AND EMOTIONAL TONE |
(Czech Republic)
|
2019 | Live2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantes. Poster apresentado na |
(Portugal)
|
2019 | Intelligence affected by sleep habits: the chronotype of Portuguese school-aged children, performance and school schedules. | |
2019 | Learning styles determine different immigrant students’ results in testing settings: relationship between nationality of children and the stimuli of tasks. |
(Russia)
|
2019 | Sleep habits and biological clocks determined in children: cognitive fluctuations and intelligence. | International Conference on BioMedical Technology (ICBMT 2019)
(Vietnam)
|
2019 | School maladjustment of immigrants: the self-concept neglected in the Psychology and Education studies of PISA series. |
(Costa Rica)
|
2018 | Quality of infant sleep, electronic devices and bullying behaviors in schools. | 9th ICEEPSY International Conference on Education & Educational Psychology
(Atenas, Greece)
|
2018 | Tecnologia aplicada ao ensino de Língua Segunda e Língua Estrangeira: jogos didáticos em versão de aplicação móvel para Português Europeu. | TechLING'2018: 3ª Conferência Internacional
UAL e UM (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Validation of the French version of Children's Chronotype Questionnaire in school-aged children: a study in Luxembourgish population. |
(Switzerland)
|
2018 | )Sono e vigília determinados pela imigração e latitude: comportamentos diferenciados e horários de tarefas. |
(Spain)
|
2017 | Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping. | International Conference on Science, Social Science and Economics
IC3SE (Jerusalém, Israel)
|
2017 | Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas. | VI EMEP
ATOP (Miami, United States)
|
2017 | School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences. | International Conference on Social Science, Arts, Business and Education
Ontario College (New York, United States)
|
2017 | Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children | International Conference on Education and Educational Psychology
Future Academy (Porto, Portugal)
|
2017 | Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students. | International Conference of Sociality and Humanities
(Hong Kong, China)
|
2016 | Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development. | International Conference on Modern Languages, Teaching and Education
(Kuala Lumpur, Malaysia)
|
2016 | The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students. | 4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
(Cyprus)
|
2016 | How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children. | 4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
ICCBS (Turkey)
|
2016 | Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language. | V EMEP
ATOP (Berkeley, Califórnia, United States)
|
2016 | Escrita Académica |
(Lisboa)
|
2015 | Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed. | The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015
ESSHBS (Bangok, Thailand)
|
2015 | As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais | XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
PIN (Peniche, Portugal)
|
2015 | Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other Than English. | ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology
WASET (Paris, France)
|
2014 | Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance. | Writing Research Across Borders III Conference
(Paris, France)
|
2014 | New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts. | 8th International Technology, Education and Development Conference
(Valencia, Spain)
|
2014 | Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles | icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
(Mersin, Turkey)
|
2014 | Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language learners | 21st International Conference on Learning
(New York, United States)
|
2014 | What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations |
(Istambul, Turkey)
|
2013 | Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools | 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations
Common Ground Publishing (Austrália, Australia)
|
2013 | The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers | The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers
13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations (Austrália, Australia)
|
2013 | Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna | Novas Abordagens e Metodologias na Formação de Adultos, workshop “Playing for Interculturality”.
Sociedade Portuguesa de Inovação (Coimbra, Portugal)
|
2012 | Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada | III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
(Zaragoza, Spain)
|
2012 | Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares | II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação
(Porto, Portugal)
|
2012 | Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado | VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização | V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial
(Viseu, Portugal)
|
2010 | Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa |
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2010 | Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda. |
Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal)
|
2009 | Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency. | 31st ISPA School Psychology for Diversity
(Malta, Malta)
|
2009 | Language skills assessment: electronic test application with second language learners. | 16th International Conference on Learning
(Barcelona, Spain)
|
2009 | Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing. | 1st International Conference of Psychology and Education
(Covilhã, Portugal)
|
2009 | The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited. | 1st International Conference of Psychology and Education
(Covilhã, Portugal)
|
2009 | Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda | II Congresso Internacional CIDInE
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2009 | Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language. | Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”
(Évora, Portugal)
|
2008 | Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period? | XIX International Congress of Psychology
(Berlim, Germany)
|
2008 | Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda. |
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brazil)
|
2008 | Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function | 2nd Psychology International Conference
(Atenas, Greece)
|
2008 | Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem | V Congreso Internacional de Psicologia y Educación
(Oviedo, Spain)
|
2008 | Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda | XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
(Évora, Portugal)
|
2008 | Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda | 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008
(Havana, Cuba)
|
2008 | 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008 | 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008
(Havana, Cuba)
|
2007 | Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas. | IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía
(Corunha, Spain)
|
2007 | Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses | IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía
(Corunha, Spain)
|
2007 | The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts | Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations
(Amesterdão, Netherlands)
|
2007 | Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português | Congresso Educação e Democracia
(Aveiro, Portugal)
|
2007 | Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente. | Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores
(Funchal, Portugal)
|
2007 | Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance | II Congresso sobre Aquisição de Linguagem
(Guarda, Portugal)
|
2007 | A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória. | Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias
( Braga, Portugal)
|
2006 | Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. | VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura
(Funchal, Portugal)
|
2006 | Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória. | VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
|
2006 | Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes | XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo
(Joinville, Brazil)
|
2006 | Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. Simpósio Internacional | Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico
(Aveiro, Portugal)
|
2006 | Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico | Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico
(Aveiro, Portugal)
|
2006 | Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes | IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate
(Aveiro, Portugal)
|
2006 | Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência. | IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate
(Aveiro, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 - Current | Efeito de Sincronia em crianças em idade escolar entre o seu tipo diurno e o desempenho cognitivo e académico.
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2017 - Current | Frequência de Utilização de Videojogos: Influência na Qualidade do sono em Crianças de Idade Escolar.
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2017 - Current | A influência do sono e doshorários diurno e pós-laboral no desempenho académico de população universitária.
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2022/06 - 2022/09 | Estudo na área de refugiados
Supervisor
|
Austin College, United States
|
2017 - 2017 | O tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Validação do Children’s Chronotype Questionnaire.
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | International Conference Expressions of Lusofonia
Conference
|
International Conference Expressions of Lusofonia
York University, Canada
|
2018 - 2018 | Techling'2018
Conference
|
Techling'2018
Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | International Conference of Sociality and Humanities,
Congress
|
12.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde |
2017 - 2017 | Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias
linguísticas.
Meeting
|
VI Encontro Mundial de Ensino do Português
ATOP, United States
|
2017 - 2017 | Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping.
Conference
|
International Conference on Science, Social Science and Economics (IC3SE) |
2017 - 2017 | Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias
linguísticas.
Meeting
|
VI Encontro Mundial do Ensino do Português (EMEP) |
2017 - 2017 | Educational Challenges: Cultural Behaviours, Psychopathology and Psychological Intervention.
Conference
|
International Conference on Social Science, Arts, Business and Education |
2017 - 2017 | School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences.
Conference
|
International Conference on Social Science, Arts, Business and Education |
2017 - 2017 | Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children.
Conference
|
International Conference on Education and Educational Psychology |
2017 - 2017 | Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students.
Conference
|
International Conference of Sociality and Humanities |
2016 - 2016 | Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development.
Conference
|
International Conference on Modern Languages, Teaching and Education |
2016 - 2016 | The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students.
Conference
|
4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences |
2016 - 2016 | How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children.
Conference
|
4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences |
2016 - 2016 | Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language.
Meeting
|
V EMEP
AOTP, United States
|
2016 - 2016 | Escrita Académica.
Workshop
|
|
2015 - 2015 | Research in Ethology Science: social, agonistic and parental behaviors.
Conference
|
. The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015 |
2015 - 2015 | Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed.
Congress
|
The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015 |
2015 - 2015 | As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais.
Symposium
|
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia |
2015 - 2015 | Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other
Than English.
Conference
|
ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology |
2014 - 2014 | Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance.
Conference
|
2014 Writing Research Across Borders III Conference |
2014 - 2014 | Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda.
Conference
|
Ciclo de Conferências - UAL |
2014 - 2014 | New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts.
Conference
|
8th International Technology, Education and Development Conference |
2014 - 2014 | Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles
Conference
|
icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences |
2014 - 2014 | Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language
learners.
Conference
|
21st International Conference on Learning |
2014 - 2014 | What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations.
Conference
|
International Academic Conference on Social Sciences |
2013 - 2013 | Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho
académico em língua segunda.
Congress
|
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola |
2013 - 2013 | The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers.
Conference
|
13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations |
2013 - 2013 | Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools.
Conference
|
13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations |
2013 - 2013 | “Playing for Interculturality”
Workshop
|
Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna. Novas Abordagens e Metodologias na Formação
de Adultos
Sociedade Portuguesa de Inovação, Portugal
|
2012 - 2012 | Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?
Symposium
|
Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado.
Congress
|
VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade |
2012 - 2012 | Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares.
Symposium
|
II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação |
2012 - 2012 | Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada.
Congress
|
III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação |
2012 - 2012 | ). Validação da versão portuguesa da escala geral de orientações de causalidade e da escala de orientações de causalidade
para o exercício.
Congress
|
9º Congresso de Psicologia da Saúde |
2010 - 2010 | V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial
Congress
|
V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial
Psicossoma, Portugal
|
2010 - 2010 | Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa.
Seminar
|
Seminário no âmbito do Encontro de doutorandos do projecto PROTEXTOS
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização.
Congress
|
V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial |
2009 - 2009 | A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas
Seminar
|
A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas |
2009 - 2009 | Social representations of non native students in Portuguese territory: predictors of motivation and attitudes on learning
situation.
Conference
|
Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools” |
2009 - 2009 | The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention.
Conference
|
Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools” |
2009 - 2009 | Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language.
Conference
|
Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools” |
2009 - 2009 | Learning styles and cognitive achievement: the case of second language learners.
Congress
|
31st ISPA School Psychology for Diversity |
2009 - 2009 | Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes
de Língua Segunda.
Congress
|
II Congresso Internacional CIDInE |
2009 - 2009 | The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited.
Conference
|
1st International Conference of Psychology and Education |
2009 - 2009 | Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills
changing.
Conference
|
1st International Conference of Psychology and Education |
2009 - 2009 | Language skills assessment: electronic test application with second language learners.
Conference
|
International learning Conference |
2009 - 2009 | Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency.
Conference
|
31st ISPA School Psychology for Diversity |
2008 - 2008 | Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem
de Língua Materna e Segunda.
Meeting
|
3º Encontro Nacional da associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2008 - 2008 | Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência
e performance linguísticas
Conference
|
XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos |
2008 - 2008 | Verbal behaviour and perspective analysis: the second language learning context.
Workshop
|
Autumn School on Cognitive Neuroscience |
2008 - 2008 | Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências
literácitas de alunos de Ensino Superior.
Congress
|
6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008 |
2008 - 2008 | Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua
Segunda.
Congress
|
6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008 |
2008 - 2008 | Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes
de Língua segunda.
Congress
|
XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida |
2008 - 2008 | Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de
aprendizagem.
Congress
|
V Congreso Internacional de Psicologia y Educación |
2008 - 2008 | Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language
function.
Congress
|
2nd Psychology International Conference |
2008 - 2008 | Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda.
Congress
|
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2008 - 2008 | Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period?
Congress
|
XIX International Congress of Psychology |
2007 - 2007 | Congresso Educação e Democracia
Congress
|
Congresso Educação e Democracia
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 - 2007 | Idade e Género no desenvolvimento de factores psicológicos implicados na situação de aprendizagem de línguas e adaptação psicossocial
de indivíduos com experiência migratória.
Congress
|
II Congresso Internacional de Psicologia da Educação |
2007 - 2007 | Aquisição e aprendizagem de linguagem materna e segunda: apoio de dispositivos pedagógicos em sala de aula.
Congress
|
II Congresso sobre Aquisição de Linguagem |
2007 - 2007 | Children and adolescents with migratory experience at risk in language learning and psychosocial adaptation contexts.
Congress
|
10th European Congress of Psychology |
2007 - 2007 | Stress and Anxiety declared and revealed by immigrant children and adolescents in context of second language learning and
psychological, social and cultural adaptation.
Conference
|
28th Stress and Anxiety Research Society Conference |
2007 - 2007 | Cognitive accounts of second language acquisition: critical period and age effects.
Congress
|
Congress of the Italian Society of Neuroscience |
2007 - 2007 | Assessment of phonological awareness in second-language learners: the critical period and age effects. Annual Workshop on
Bilingualism: Functional and neural perspectives.
Workshop
|
Phonological processing in bilingual speech production and perception |
2007 - 2007 | A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições
da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória.
Congress
|
I Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias |
2007 - 2007 | Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance.
Congress
|
II Congresso sobre Aquisição de Linguagem |
2007 - 2007 | Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial
diferente.
Congress
|
Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores |
2007 - 2007 | Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português.
Congress
|
Congresso Educação e Democracia |
2007 - 2007 | The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts.
Conference
|
Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations |
2007 - 2007 | Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses.
Congress
|
IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía |
2007 - 2007 | Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas.
Congress
|
IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía |
2006 - 2006 | .º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Meeting
|
1º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Portugal
|
2006 - 2006 | Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento
Symposium
|
Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2006 | Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência.
Congress
|
IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate |
2006 - 2006 | Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes.
Congress
|
IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate |
2006 - 2006 | Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico.
Symposium
|
Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico |
2006 - 2006 | Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.
Symposium
|
Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico |
2006 - 2006 | Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes.
Congress
|
XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo |
2006 - 2006 | Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças
e adolescentes com experiência migratória.
Congress
|
VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia |
2006 - 2006 | Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo.
Congress
|
. VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 | Frequência de Utilização de Videojogos: Influência na Qualidade do sono em Crianças de Idade Escolar. | Juliana Cercatti (Master) |
2018 | Efeito de Sincronia em crianças em idade escolar entre o seu tipo diurno e o desempenho cognitivo e académico. | Cátia Tomás (Master) |
2017 | O tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Validação do Children’s Chronotype Questionnaire. | Carine Rocha (Master) |
2015 | Fenómeno da glossolalia e suas implicações psicossociais | José Brissos Lino (PhD)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2015 | Um estrangeiro em família: o ser surdo como diferença linguística. | Teresinha Joca (Master)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2016/01 - Current | American Association of Teachers of Portuguese (AOTP) |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2020/08/01 | Repórter e colaboradora do Sapo.PT | sapo.pt |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2018/01/30 - 2018 | "Psicologia para todos" | Rubrica semanal de temas em psicologia com convidados investigadores científicos. |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023/11/01 - Current | European Journal of Educational Research | |
2022 - Current | Journal of International Migration and Integration | |
2022 - Current | Applied Psycholinguistics Journal | |
2019 - Current | Psique | UAL |
2013/09/10 - Current | International Journal of Diversity in Education | Diversity Collection |
2016/12/21 - 2017/12/21 | EDUCATIONAL RESEARCH AND REVIEWS Journal | |
2012 - 2013/09/30 | Educational Studies Journal | Routledge |
2010 - 2011/12/31 | The International Journal of Learning | Inderscience |
2009/06/01 - 2009/12/31 | International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations, 7 | Diversity Collection |
Distinctions
Other distinction
2016 | Best Paper Award “Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and
language skills development”
IJMR, Portugal
|
2014 | Graduate School Award of The Twenty-first International Conference on Learning
learner Collection/ Coomon Ground Publishing, Portugal
|
2009 | Cal Catterall Fund (CCF) Scholarship
International School Psychology Association (ISPA), Portugal
|