???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Célia Maria Martins Vitorino Mestre

Citation names

  • Mestre, Célia

Author identifiers

Ciência ID
1018-E25B-7E3A
ORCID iD
0000-0002-6650-9657

Email addresses

  • celia.mestre@ese.ips.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2018/07
Concluded
Pós-Graduação em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Pós-Graduação)
Major in Ciências da Educação
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
19 valores
2014/11
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade: uma experiência de ensino" (THESIS/DISSERTATION)
2007/12/18
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
2003/10/08
Concluded
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Major in Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
15 valores
1999/06/14
Concluded
Licenciatura em Ensino de Matemática e Ciências da Educação (Licenciatura)
Major in Ensino
Escola Superior de Educação de Beja, Portugal
13 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016 - 2019 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2013 - 2014 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2020/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2014/09/01 - Current Docência no 1.º ciclo Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Mestre, Célia. "Opportunities to develop algebraic thinking in elementary grades throughout the school year in the context of mathematics curriculum changes". 2014.
  2. Mestre, Célia. "A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4.º ano". Portugal, 2014.
Conference paper
  1. Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel. "Operacionalização das aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade". 2022.
  2. Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel. "Aprendizagens essenciais no 1.º ano: de uma tarefa a uma sequência de tarefas". 2022.
  3. Mestre, Célia. "O desenvolvimento do pensamento algébrico numa perspetiva de integração curricular". 2015.
  4. Mestre, Célia. "As tarefas e a mobilização da capacidade de generalização: Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". 2014.
  5. Mestre, Célia. "Generalizing through quasi-variable thinking: a study with grade 4 students". 2013.
  6. Mestre, Célia. "A exploração da variação de quantidades: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". 2012.
  7. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "A exploração de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade". 2012.
  8. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "From quasi-variable thinking to algebraic thinking: A study with grade 4 students". 2012.
  9. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "Generalizar estratégias de cálculo: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade". 2011.
  10. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade". 2011.
Journal article
  1. Mestre, Célia; Carvalho, Renata. "Developing computational thinking in primary school mathematics classroom: students' practices". (2023): https://doi.org/10.58041/aprender.185.
    https://doi.org/10.58041/aprender.185
  2. Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel. "Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas". (2022): http://hdl.handle.net/10198/26844.
  3. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora". (2016): https://doi.org/10.48489/quadrante.22937.
    10.48489/quadrante.22937,title
  4. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano". (2012): http://hdl.handle.net/10451/7091.
  5. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano". (2012): https://doi.org/10.48489/quadrante.22878.
    10.48489/quadrante.22878,title
  6. Mestre, Célia. "A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: Um estudo de caso com alunos do 4.º ano". Interações (2011):
Thesis / Dissertation
  1. Barreiros, Catarina de Jesus Alface. "O desenvolvimento do pensamento computacional através da educação física no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/46428.
  2. Mestre, Célia Maria Martins Vitorino, 1972-. "O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano de escolaridade : uma experiência de ensino". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15481.
  3. Mestre, Célia. "As tarefas de ensino e a aprendizagem dos números decimais". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10451/36136.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022/04 - 2023/07 O desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor of Catarina de Jesus Alface Barreiros
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Polittécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal