???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Célia Maria Martins Vitorino Mestre

Nomes de citação

  • Mestre, Célia

Identificadores de autor

Ciência ID
1018-E25B-7E3A
ORCID iD
0000-0002-6650-9657

Endereços de correio eletrónico

  • celia.mestre@ese.ips.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2018/07
Concluído
Pós-Graduação em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico (Pós-Graduação)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
19 valores
2014/11
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade: uma experiência de ensino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/12/18
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
2003/10/08
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
15 valores
1999/06/14
Concluído
Licenciatura em Ensino de Matemática e Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Escola Superior de Educação de Beja, Portugal
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Docência no 1.º ciclo Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2010/12/13 - 2014/06/12 Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
PTDC/CPE-CED/098931/2008
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel. "Operacionalização das aprendizagens essenciais no 1.º ano de escolaridade". 2022.
  2. Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel. "Aprendizagens essenciais no 1.º ano: de uma tarefa a uma sequência de tarefas". 2022.
  3. Mestre, Célia. "O desenvolvimento do pensamento algébrico numa perspetiva de integração curricular". 2015.
  4. Mestre, Célia. "As tarefas e a mobilização da capacidade de generalização: Um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". 2014.
  5. Mestre, Célia. "Generalizing through quasi-variable thinking: a study with grade 4 students". 2013.
  6. Mestre, Célia. "A exploração da variação de quantidades: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". 2012.
  7. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "A exploração de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade". 2012.
  8. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "From quasi-variable thinking to algebraic thinking: A study with grade 4 students". 2012.
  9. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "Generalizar estratégias de cálculo: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade". 2011.
  10. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade". 2011.
Artigo em revista
  1. Mestre, Célia; Carvalho, Renata. "Developing computational thinking in primary school mathematics classroom: students' practices". (2023): https://doi.org/10.58041/aprender.185.
    https://doi.org/10.58041/aprender.185
  2. Mestre, Célia; Martins, Cristina; Tourais, Cândida; Guerra, Isabel. "Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas". (2022): http://hdl.handle.net/10198/26844.
  3. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "Uma experiência de ensino no 4.º ano conduzida no duplo papel de professora-investigadora". (2016): https://doi.org/10.48489/quadrante.22937.
    10.48489/quadrante.22937,title
  4. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano". (2012): http://hdl.handle.net/10451/7091.
  5. Mestre, Célia; Oliveira, Hélia. "A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano". (2012): https://doi.org/10.48489/quadrante.22878.
    10.48489/quadrante.22878,title
  6. Mestre, Célia. "A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: Um estudo de caso com alunos do 4.º ano". Interações (2011):
Capítulo de livro
  1. Mestre, Célia. "Opportunities to develop algebraic thinking in elementary grades throughout the school year in the context of mathematics curriculum changes". 2014.
  2. Mestre, Célia. "A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4.º ano". Portugal, 2014.
Tese / Dissertação
  1. Barreiros, Catarina de Jesus Alface. "O desenvolvimento do pensamento computacional através da educação física no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/46428.
  2. Mestre, Célia Maria Martins Vitorino, 1972-. "O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano de escolaridade : uma experiência de ensino". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15481.
  3. Mestre, Célia. "As tarefas de ensino e a aprendizagem dos números decimais". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10451/36136.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/04 - 2023/07 O desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Catarina de Jesus Alface Barreiros
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Polittécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal