???global.info.a_carregar???
Daniela Patrícia Moreira Rosendo. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Psicologia em 2017/07/31 pelo(a) Universidade do Minho. Frequenta o(a) Doutoramento em Doctorate student in Applied Psychology pelo(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia desde 2021/02/01. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros. Organizou 6 evento(s). Participou em 3 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Self-Regulation of Learning; School Engagement; Motherhood; .
Identification

Personal identification

Full name
Daniela Patrícia Moreira Rosendo
Date of birth
1994/07/30
Gender
Female

Citation names

  • Rosendo, D.

Author identifiers

Ciência ID
1E14-DC31-B0CC
ORCID iD
0000-0001-6017-7025

Email addresses

  • id9315@uminho.pt (Professional)
  • danielapatriciamr@gmail.com (Personal)

Addresses

  • Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2024/12 - 2025/01
Concluded
Avaliação e Intervenção Psicológica nos Problemas de Comportamento de Crianças e Adolescentes (Outros)
MDC Psicologia e Formação, Portugal
2024/05 - 2024/12
Concluded
Especialização Avançada em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade (Especialização pós-bacharelato)
Instituto CRIAP, Portugal
2024 - 2024
Concluded
Masterclass in Scientific Writing and Publishing (Outros)
Nature Publishing Group Basingstoke, United Kingdom
2023/11 - 2023/12
Concluded
Curso Avançado em Intervenção Psicológica nas Disfunções Sexuais (Outros)
Instituto CRIAP, Portugal
2023/09/06 - 2023/09/08
Concluded
Análise Qualitativa de Dados com NVivo (Outros)
Gades - Data Analysis Solutions, Portugal
2022/11 - 2023/06
Concluded
Curso de Promoção de Autorregulação emCrianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e doDesenvolvimento (Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
2021/09 - 2022/06
Concluded
Formação - Intervenção baseada na narrativa "(Des)venturas do Testas" (Outros)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
2021/02/01 - 2021/02/01
Ongoing
Doctorate student in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018/01/03 - 2019/01/03
Concluded
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Muito Bom
2018/07 - 2018/08
Concluded
Aprender a Aprender - Intervenção baseada na narrativa "Sarilhos do Amarelo" para promoção de competências de autorregulação (Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
Excelente
2012/09/17 - 2017/07/31
Concluded
Psicologia (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Efeito da Fluência de Processamento e do Intervalo de Retenção na Ilusão de Verdade." (THESIS/DISSERTATION)
14
2016/05/30 - 2016/07/21
Concluded
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
4 - RELEVANTE
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2018/08/15 - 2021/01/31 Researcher (Research) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Câmara Municipal de Valongo, Portugal
2017/11/13 - 2018/08/15 Research Trainee (Research) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016/11/22 - 2017/06/30 Psychology Intern Hospital de Braga, Portugal
Hospital de Braga, Portugal
(...)
2012/09/30 - 2016/06/30 Research Collaborator Grupo de Investigação em Memória Humana - UMinho, Portugal
Human Cognition Laboratory , Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2018/08/15 - 2021/01/31 Aprender a Aprender [Learning2learn]
UMINHO/BI/192/2018
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia
Concluded

Other

Designation Funders
2020/03 - 2021/01/31 COVID-19 em Sarilhos
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Silva, Cátia; Rosendo, D.; Magalhães, Paula. "Eating Behaviors in Children and Adolescents during the COVID-19 Pandemic: The Importance of Family Context.". In In A Closer Look at Children's Health. New york: Nova Science Publishers, 2022.
    Published
Conference poster
  1. Sara Teixeira; Armanda Sofia Pereira; Mesquita, Sandra; Ana Guimarães; Rosendo, D.; Pedro Rosário. "Animal-Assisted Interventions With Dogs and Children: a Highway to Self-Regulation". Paper presented in XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2023.
  2. Rosendo, Daniela. "Efeitos da fluência de processamento na Ilusão de Verdade". Paper presented in 12º Encontro Nacional da APPE, 2017.
  3. Rosendo, Daniela. "Efeito de produção em listas de associados convergentes". Paper presented in 9º Encontro Nacional da APPE, 2014.
Journal article
  1. Sofia Vidal; Armanda Pereira; José Carlos Núñez; Guillermo Vallejo; Daniela Rosendo; Sara Miranda; Jussara Tortella; et al. "Critical thinking predictors: the role of family-related and motivational variables". Thinking Skills and Creativity (2023): https://doi.org/10.1016/j.tsc.2023.101348.
    Published • 10.1016/j.tsc.2023.101348
  2. Daniela Rosendo; Armanda Pereira; Tânia Moreira; José Carlos Núñez; Joana Martins; Sílvia Fróis; Conceição Paupério; Pedro Rosário. "Reading in COVID-19 Pandemic Times: A Snapshot of Reading Fluency of Portuguese Elementary School Students". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10010143.
    10.3390/children10010143
  3. Armanda Pereira; Paula Magalhães; Sara Teixeira; José Carlos Núñez; Daniela Rosendo; Sandra Mesquita; Raquel Azevedo; et al. ""COVID-19 in Trials and Tribulations" Project: A Self-Regulation-Based Support Response for Confined Families through Social Networks". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 3 (2022): 1910-1910. https://doi.org/10.3390/ijerph19031910.
    10.3390/ijerph19031910
  4. Pereira, Beatriz; Rosário, Pedro; Núñez, José Carlos; Rosendo, Daniela; Roces, Cristina; Magalhães, Paula. "Food Availability, Motivational-Related Factors, and Food Consumption: A Path Model Study with Children". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 24 (2021): 12897. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph182412897.
    Published • 10.3390/ijerph182412897
  5. Azevedo; Rosário; Martins; Rosendo; Fernández; Núñez; Magalhães. "From the Hospital Bed to the Laptop at Home: Effects of a Blended Self-Regulated Learning Intervention". International Journal of Environmental Research and Public Health 16 23 (2019): 4802. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph16234802.
    10.3390/ijerph16234802
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/09/01 Becoming a Mother During Unexpected Times: The Perceived Impact Of COVID-19 Context In Mother's Basic Psychological Needs XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Corunha, Spain)
2023/08/31 Reading Fluency of Portuguese Elementary School Students: Lessons Learned From the COVID-19 Pandemic Times XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Corunha, Spain)
2022 PROMOTING SELF-DETERMINATION IN EDUCATIONAL AND HEALTH SETTINGS (WORKSHOP) 2º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 THE EXPERIENCE OF BECOMING A MOTHER IN A PANDEMIC PERIOD: LESSONS LEARNED TO MOVE FORWARD
Universidade de Psicologia do Porto (Porto, Portugal)
2021/09/03 LESSONS LEARNED ON THE PROMOTION OF CHILDREN ENGAGEMENT IN A HYBRID HEALTHY EATING NARRATIVE-BASED INTERVENTION
University of Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 Understand The Reflexive Thinking Competencies With A Focus On Critical Thinking In Children In Elementary School: Study Protocol
University of Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 Can A School-Based Intervention On Self-Regulation Promote Selective Attention In 4th Grade Students?
University of Minho (Braga, Portugal)
2018/06 Using Google Classroom with School-age Children to Promote Self-Regulation Strategies for Healthy Eating 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal , Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024 - 2024 "Ser Mãe: Sinto-me Preparada?" - Workshop para recém-mães e mulheres que estão na fase de preparação para esse passo. (2024 - 2024)
Workshop (Co-organisor)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
2023/05/14 - 2023/05/16 2.º Simpósio Doutoral Psicologia UNorte[2nd Doctoral Symposium inPsychology UNorte] (2023/05/14 - 2023/05/16)
Symposium (Co-organisor)
Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/07/21 - 2022/07/21 Comissão Organizadora do Iº Encontro Nacional 'Aprender para Envolver na Escola' (2022/05 - 2022/07)
Meeting (Co-organisor)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
2020/09/06 - 2020/09/06 Encontro Online "Sarilhos do Amarelo:Relatos do Terreno em tempo depandemia" (2020/09 - 2020/09)
Meeting (Co-organisor)
Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal
2019/04/12 - 2019/06/12 A atividade "Aventura no Bosque-Sem-Fim" surgiu no âmbito do projeto "Aprender a Aprender", que abrangeu os alunos do 4º ano (cerca de 800) do concelho de Valongo, Porto, Portugal. Um dos objetivos deste projeto era o combate ao insucesso escolar e o apoio na transição do 1º para o 2º ciclo, a partir do envolvimento das crianças no imaginário de histórias (neste caso, a narrativa Sarilhos do Amarelo). Esta atividade consistiu na dinamização da ida destas crianças à Universidade do Minho, onde participaram em jogos e dinâmicas. (2019/06/12 - 2019/06/12)
Other (Co-organisor)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Aventura no Bosque-Sem-Fim: Organização de atividade para 600 alunos do 4º ano, no âmbito do projeto Aprender a Aprender, com foco no combate ao insucesso escolar e transição para o 2º ciclo, utilizando a narrativa Sarilhos do Amarelo. (2019 - 2019)
Meeting (Co-organisor)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/09/25 - 2024/09/27 Apresentação intitulada: "Apoiar a auto-eficácia materna desde uma fase inicial: exploração do ambiente de suporte em períodos adversos"
Congress
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2024 - 2024 "Desafios Emocionais na Amamentação" - Painel “Aleitamento Materno no Pós-Parto”.
Seminar
I Jornadas de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na Comunidade da ULSBE: Apoio à Amamentação para todos
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022/02/03 - 2022/02/04 1.º Simpósio Doutoral Psicologia UNorte [1st Doctoral Symposium in Psychology UNorte]
Symposium
1.º Simpósio Doutoral PsicologiaUNorte [1st Doctoral Symposium inPsychology UNorte]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2019/02/19 - Current Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Membro Efetivo - Cédula profissional 23304

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2021/05 - 2021/05 Psychoeducational Assessment and Intervention II (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal
Distinctions

Other distinction

2019 EuroPsy - European Certificate in Psychology
European Federation of Psychologists' Associations, Belgium