Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Daniela Patrícia Moreira Rosendo
- Data de nascimento
- 1994/07/30
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Rosendo, D.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1E14-DC31-B0CC
- ORCID iD
- 0000-0001-6017-7025
Endereços de correio eletrónico
- id9315@uminho.pt (Profissional)
- danielapatriciamr@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.psi.uminho.pt/pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/12 - 2025/01
Concluído
|
Avaliação e Intervenção Psicológica nos Problemas de Comportamento de Crianças e Adolescentes (Outros)
MDC Psicologia e Formação, Portugal
|
|
2024/05 - 2024/12
Concluído
|
Especialização Avançada em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade (Especialização pós-bacharelato)
Instituto CRIAP, Portugal
|
|
2024 - 2024
Concluído
|
Masterclass in Scientific Writing and Publishing (Outros)
Nature Publishing Group Basingstoke, Reino Unido
|
|
2023/11 - 2023/12
Concluído
|
Curso Avançado em Intervenção Psicológica nas Disfunções Sexuais (Outros)
Instituto CRIAP, Portugal
|
|
2023/09/06 - 2023/09/08
Concluído
|
Análise Qualitativa de Dados com NVivo (Outros)
Gades - Data Analysis Solutions, Portugal
|
|
2022/11 - 2023/06
Concluído
|
Curso de Promoção de Autorregulação emCrianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e doDesenvolvimento (Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
|
|
2021/09 - 2022/06
Concluído
|
Formação - Intervenção baseada na narrativa "(Des)venturas do Testas" (Outros)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal |
|
2021/02/01 - 2021/02/01
Em curso
|
Doctorate student in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
|
2018/01/03 - 2019/01/03
Concluído
|
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Muito Bom |
2018/07 - 2018/08
Concluído
|
Aprender a Aprender - Intervenção baseada na narrativa "Sarilhos do Amarelo" para promoção de competências de autorregulação
(Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
|
Excelente |
2012/09/17 - 2017/07/31
Concluído
|
Psicologia (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Efeito da Fluência de Processamento e do Intervalo de Retenção na Ilusão de Verdade." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
2016/05/30 - 2016/07/21
Concluído
|
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
4 - RELEVANTE |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/08/15 - 2021/01/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Câmara Municipal de Valongo, Portugal | ||
2017/11/13 - 2018/08/15 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/11/22 - 2017/06/30 | Psychology Intern | Hospital de Braga, Portugal |
Hospital de Braga, Portugal (...) |
||
2012/09/30 - 2016/06/30 | Research Collaborator | Grupo de Investigação em Memória Humana - UMinho, Portugal |
Human Cognition Laboratory , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/08/15 - 2021/01/31 | Aprender a Aprender [Learning2learn]
UMINHO/BI/192/2018
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/03 - 2021/01/31 | COVID-19 em Sarilhos
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/01 | Becoming a Mother During Unexpected Times: The Perceived Impact Of COVID-19 Context In Mother's Basic Psychological Needs | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Corunha, Espanha)
|
2023/08/31 | Reading Fluency of Portuguese Elementary School Students: Lessons Learned From the COVID-19 Pandemic Times | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Corunha, Espanha)
|
2022 | PROMOTING SELF-DETERMINATION IN EDUCATIONAL AND HEALTH SETTINGS (WORKSHOP) | 2º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | THE EXPERIENCE OF BECOMING A MOTHER IN A PANDEMIC PERIOD: LESSONS LEARNED TO MOVE FORWARD |
Universidade de Psicologia do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/09/03 | LESSONS LEARNED ON THE PROMOTION OF CHILDREN ENGAGEMENT IN A HYBRID HEALTHY EATING NARRATIVE-BASED INTERVENTION |
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/03 | Understand The Reflexive Thinking Competencies With A Focus On Critical Thinking In Children In Elementary School: Study Protocol |
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/03 | Can A School-Based Intervention On Self-Regulation Promote Selective Attention In 4th Grade Students? |
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2018/06 | Using Google Classroom with School-age Children to Promote Self-Regulation Strategies for Healthy Eating | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal , Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | "Ser Mãe: Sinto-me Preparada?" - Workshop para recém-mães e mulheres que estão na fase de preparação para esse passo. (2024 - 2024)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal |
2023/05/14 - 2023/05/16 | 2.º Simpósio Doutoral Psicologia UNorte[2nd Doctoral Symposium inPsychology UNorte] (2023/05/14 - 2023/05/16)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022/07/21 - 2022/07/21 | Comissão Organizadora do Iº Encontro Nacional 'Aprender para Envolver na Escola' (2022/05 - 2022/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal |
2020/09/06 - 2020/09/06 | Encontro Online "Sarilhos do Amarelo:Relatos do Terreno em tempo depandemia" (2020/09 - 2020/09)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal |
2019/04/12 - 2019/06/12 | A atividade "Aventura no Bosque-Sem-Fim" surgiu no âmbito do projeto "Aprender a Aprender", que abrangeu os alunos do 4º ano
(cerca de 800) do concelho de Valongo, Porto, Portugal. Um dos objetivos deste projeto era o combate ao insucesso escolar
e o apoio na transição do 1º para o 2º ciclo, a partir do envolvimento das crianças no imaginário de histórias (neste caso,
a narrativa Sarilhos do Amarelo). Esta atividade consistiu na dinamização da ida destas crianças à Universidade do Minho,
onde participaram em jogos e dinâmicas. (2019/06/12 - 2019/06/12)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019 - 2019 | Aventura no Bosque-Sem-Fim: Organização de atividade para 600 alunos do 4º ano, no âmbito do projeto Aprender a Aprender,
com foco no combate ao insucesso escolar e transição para o 2º ciclo, utilizando a narrativa Sarilhos do Amarelo. (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/25 - 2024/09/27 | Apresentação intitulada: "Apoiar a auto-eficácia materna desde uma fase inicial: exploração do ambiente de suporte em períodos
adversos"
Congresso
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2024 - 2024 | "Desafios Emocionais na Amamentação" - Painel “Aleitamento Materno no Pós-Parto”.
Seminário
|
I Jornadas de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na Comunidade da ULSBE: Apoio à Amamentação para todos
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2022/02/03 - 2022/02/04 | 1.º Simpósio Doutoral Psicologia UNorte [1st Doctoral Symposium in Psychology UNorte]
Simpósio
|
1.º Simpósio Doutoral PsicologiaUNorte [1st Doctoral Symposium inPsychology UNorte]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/05 - 2021/05 | Psychoeducational Assessment and Intervention II | (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/02/19 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) | Membro Efetivo - Cédula profissional 23304 |
Distinções
Outra distinção
2019 | EuroPsy - European Certificate in Psychology
European Federation of Psychologists' Associations, Bélgica
|