Identification
Personal identification
- Full name
- Maria José Gamboa
Citation names
- Gamboa, Maria José
Author identifiers
- Ciência ID
- 2111-DB4D-0F69
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010
Concluded
|
Didactics (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
1996 - 2000
Concluded
|
Portuguese Literature (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
|
1988 - 1993
Concluded
|
Languages and Modern Literatures - Portuguese Studies Estudos (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/01/01 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2008/01 - 2010/08 | A Formação de Leitores de Literatura no Ensino Básico: Limites e Perspectivas
SFRH/BD/41483/2007
|
Universidade de Aveiro
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Projeto Red(E)Prac
PL/IDI&CA2023/Red(E)Prac_ESELx
Researcher
|
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2012 - 2014 | Lectores Ibericos: Clubes de Leitura - Programa Comenius Regio - Aprendizagem ao longo da Vida
2012-1-ES1-COM13-53893 2
Researcher
|
|
2011 - 2013 | Teacher Learning for European Literacy Education - TeL4ELE
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Researcher
|
Concluded
|
2010 - 2012 | Projeto ELiCa: University and School for a European Literary Canon - coordenado pela Universidade “La Sapienza”.
507447 – CU – 1 – 2010 – 1 IT – CULTURE – VOL212
Researcher
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Preface / Postscript |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021 | Para uma cartografia de emoções ¿ o lugar da educação literária nas práticas de futuros professores do Ensino Básico. | I Jornada Internacional Livro Infantil e Emoções
MORPHE - Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - 2023 | Percursos de aprendizagem em prática de ensino supervisionado: investigando e refletindo sobre a gestão de conflitos em educação
pré-escolar
Supervisor
|
|
2021 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação
Pré-Escolar
Supervisor
|
|
2021 - 2022 | Histórias com & pelo corpo, reconto e desenvolvimento psicomotor - um estudo de caso com criança com necessidades específicas
Supervisor
|
|
2021 - 2022 | Ler com jovens com perturbação de hiperatividade / défice de atenção o papel do clube de leitura – Ler mais, ser mais.
Supervisor
|
|
2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação
Pré-Escolar
Supervisor
|
|
2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: ler e construir narrativas com a família
Supervisor
|
|
2020 - 2022 | Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar;
Supervisor
|
|
2020 - 2022 | Ouvir e brincar com histórias - Práticas de jogo dramático em Educação Pré-Escolar
Supervisor
|
|
2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: Ler e construir narrativas com a família,
Supervisor
|
|
2019 - 2021 | A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930 – Uma análise dos anúncios no Diário de Lisboa. Mestrado em Comunicação
e Media
Co-supervisor
|
|
2019 - 2020 | Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e Aprender com os Media
Supervisor
|
|
2018 - 2020 | Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e Aprender com os Media, do Mestrado em Educação Pré- Escolar
Supervisor
|
|
2018 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias:
O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância
Supervisor
|
|
2018 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar: Uma Educação pelos Direitos das Crianças no Jardim de Infância
Supervisor
|
|
2017 - 2019 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Falar, Ler e Escrever
Notícias com as crianças no Jardim de Infância
Supervisor
|
|
2017 - 2019 | Refletindo Sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico: Brincar Para Melhor
Compreender
Supervisor
|
|
2017 - 2019 | Quem conta uma história acrescenta uma memória: Intervenção em animação leitora e expressão plástica, do Mestrado de Intervenção
e Animação Artísticas
Co-supervisor
|
|
2015 - 2017 | Da Creche ao Jardim de Infância: Práticas para a construção de igualdade de género
Supervisor
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/05/11 - 2021/05/11 | Moderação de painel - Ciclo internacional de conferências Infância & Educação de homenagem à Professora Isabel Ramos Lopes da Silva | Ciclo internacional de conferências Infância & Educação de homenagem à Professora Isabel Ramos Lopes da Silva |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 | Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa
como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
(Thesis) Arguer
|
Débora Leandro (Master) |
2023 | Construir os caminhos da infância: potencialidades da área do faz de conta para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar | Ana Amélia Caseiro (Master) |
2022 | A Educação de Infância e o Conto de Histórias: Refletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos Diferenciados | Marta Monteiro (Master) |
2022 | As gerações X, Y e Z e a informação jornalística nas redes sociais: uso dos media e fake news | João Giroto (Master) |
2022 | Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do brincar
(Thesis) Arguer
|
Carolina Martins (Master) |
2022 | A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativas.
(Thesis) Arguer
|
Carolina Faustino de Sousa (Master) |
2021 | O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem | Sandra Cristina Antunes (Master) |
2021 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto | Sandra Lopes (Master) |
2021 | O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Sandra Amaro (Master) |
2020 | O brincar no jardim de infância: estratégias para promover o gosto pelo livro e pela leitura em idades precoces | Jéssica Freitas (Master) |
2020 | Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
(Thesis) Arguer
|
Daniela Alexandra de Oliveira (Master) |
2019 | O Papel do livro Infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB
(Thesis) Main arguer
|
Juliana Pereira Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Organização e Tratamento de Dados em Educação Pré-Escolar de Inês de Melo Correia
(Thesis) Arguer
|
Inês de Melo Correia (Master) |
2019 | Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica: Contributos da documentação pedagógica em contextos de Educação
de Infância
(Thesis) Arguer
|
Cátia Anastácio (Master) |
2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De diferentes abordagens
didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora
(Thesis) Arguer
|
Daniela Antunes (Master) |
2016 | Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância de Prática e Intervenção Supervisionada
(Thesis) Main arguer
|
Paula Cristina Pires Mota (Master) |
2016 | Canta-me uma história. Projeto de criações músico-literárias em contexto de CTL
(Thesis) Arguer
|
Joana Oliveira Pedrosa (Master) |
2016 | Refletindo sobre Prática Pedagógica do 1.º CEB - Alcance e limitações de estratégias preparatórias de Leitura
(Thesis) Arguer
|
André Ferreira (Master) |
2015 | Palavras que nos Embalam – A escrita criativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Soraia Isabel Santos Monteiro (Master)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
|
2012 | Clubes Virtuais de Leitura: Práticas e Competências Leitoras
(Thesis) Arguer
|
Isabel Paula Pedro Brito da Torre (PhD)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
2012 | A Dislexia no Ensino Superior : Perfil dos alunos, representações dos professores e estratégias de intervenção
(Thesis) Arguer
|
Catarina Mangas (PhD) |
2012 | Ensino da exposição oral: uma experiência no 4.º ano do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Sara Isabel da Silva Ramalho (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Para uma caracterização das práticas de literacia em contexto familiar de crianças do 4.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Carlos Alberto Rodrigues (Master) |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2021 - Current | X Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação - IPCE | |
2023 - 2023 | Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM | |
2021 - 2021 | V Encontro Nacional de Jovens investigadores em Educação (ENJIE) | |
2021 - 2021 | IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (CICLC) | |
2021 - 2021 | Congresso Científico Francisco Rodrigues Lobo | |
2019 - 2019 | VI Encontro Internacional de reflexão sobre escrita. Algumas décadas de investigação e ensino |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Assistência técnica para a elaboração e validação dos programas das disciplinas do 11º ano do ensino secundário / Cabo Verde - Parecer sobre programa de Português 11.º ano |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | APRENDER - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre (2184-5255) | |
2020 - Current | Indagatio Didactica (1647-3582 ) | |
2021 - 2021 | Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas (2462-2737) | |
2020 - 2020 | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento ( 2316-2171 ) |