Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria José Gamboa
Nomes de citação
- Gamboa, Maria José
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2111-DB4D-0F69
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2010
Concluído
|
Didactics (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
|
1996 - 2000
Concluído
|
Portuguese Literature (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
|
|
1988 - 1993
Concluído
|
Languages and Modern Literatures - Portuguese Studies Estudos (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2022/01/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2008/01 - 2010/08 | A Formação de Leitores de Literatura no Ensino Básico: Limites e Perspectivas
SFRH/BD/41483/2007
|
Universidade de Aveiro
Concluído
|
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023 - 2024 | Projeto Red(E)Prac
PL/IDI&CA2023/Red(E)Prac_ESELx
Investigador
|
Em curso
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2012 - 2014 | Lectores Ibericos: Clubes de Leitura - Programa Comenius Regio - Aprendizagem ao longo da Vida
2012-1-ES1-COM13-53893 2
Investigador
|
|
| 2011 - 2013 | Teacher Learning for European Literacy Education - TeL4ELE
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Investigador
|
Concluído
|
| 2010 - 2012 | Projeto ELiCa: University and School for a European Literary Canon - coordenado pela Universidade “La Sapienza”.
507447 – CU – 1 – 2010 – 1 IT – CULTURE – VOL212
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Edição de livro |
|
| Poster em conferência |
|
| Prefácio / Posfácio |
|
| Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2021 | Para uma cartografia de emoções ¿ o lugar da educação literária nas práticas de futuros professores do Ensino Básico. | I Jornada Internacional Livro Infantil e Emoções
MORPHE - Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Falar sobre histórias: refletindo sobre os contextos de creche e jardim de infância e investigando práticas socializadas de
leitura de histórias com as crianças
Coorientador
|
|
| 2025 - 2025 | Podcast na sala de aula: aperfeiçoando a oralidade no 5.º ano de escolaridade
Orientador
|
Master (Mestrado) |
| 2025 - 2025 | Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: o caso dos clubes Ubuntu
Coorientador
|
|
| 2024 - 2024 | Refletir e investigar em Jardim de Infância: o papel do educador para o desenvolvimento de competências sociais
Orientador
|
|
| 2024 - 2024 | A gestão de conflitos em educação pré-escolar: investigar e refletir sobre o papel do educador em contexto de prática pedagógica
Orientador
|
|
| 2024 - 2024 | Refletindo e Investigando sobre o Papel do Educador na promoção do Brincar em Educação Pré-Escolar de Relatório de Prática
de Ensino Supervisionada
Orientador
|
|
| 2023 - 2024 | Refletindo e Investigando sobre o Papel do Educador na promoção do Brincar em Educação Pré-Escolar de Relatório de Prática
de Ensino Supervisionada. Mestrado de Educação Pré Escolar.
Orientador
|
|
| 2023 - 2024 | Falar sobre histórias: refletindo sobre os contextos de creche e jardim de infância e investigando práticas socializadas de
leitura de histórias com as crianças - Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Coorientador
|
|
| 2021 - 2023 | Percursos de aprendizagem em prática de ensino supervisionado: investigando e refletindo sobre a gestão de conflitos em educação
pré-escolar
Orientador
|
|
| 2021 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação
Pré-Escolar
Orientador
|
|
| 2021 - 2022 | Histórias com & pelo corpo, reconto e desenvolvimento psicomotor - um estudo de caso com criança com necessidades específicas
Orientador
|
|
| 2021 - 2022 | Ler com jovens com perturbação de hiperatividade / défice de atenção o papel do clube de leitura – Ler mais, ser mais.
Orientador
|
|
| 2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação
Pré-Escolar
Orientador
|
|
| 2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: ler e construir narrativas com a família
Orientador
|
|
| 2020 - 2022 | Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar;
Orientador
|
|
| 2020 - 2022 | Ouvir e brincar com histórias - Práticas de jogo dramático em Educação Pré-Escolar
Orientador
|
|
| 2020 - 2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: Ler e construir narrativas com a família,
Orientador
|
|
| 2019 - 2021 | A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930 – Uma análise dos anúncios no Diário de Lisboa. Mestrado em Comunicação
e Media
Coorientador
|
|
| 2019 - 2020 | Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e Aprender com os Media
Orientador
|
|
| 2018 - 2020 | Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e Aprender com os Media, do Mestrado em Educação Pré- Escolar
Orientador
|
|
| 2018 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias:
O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância
Orientador
|
|
| 2018 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar: Uma Educação pelos Direitos das Crianças no Jardim de Infância
Orientador
|
|
| 2017 - 2019 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Falar, Ler e Escrever
Notícias com as crianças no Jardim de Infância
Orientador
|
|
| 2017 - 2019 | Refletindo Sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico: Brincar Para Melhor
Compreender
Orientador
|
|
| 2017 - 2019 | Quem conta uma história acrescenta uma memória: Intervenção em animação leitora e expressão plástica, do Mestrado de Intervenção
e Animação Artísticas
Coorientador
|
|
| 2015 - 2017 | Da Creche ao Jardim de Infância: Práticas para a construção de igualdade de género
Orientador
|
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2021/05/11 - 2021/05/11 | Moderação de painel - Ciclo internacional de conferências Infância & Educação de homenagem à Professora Isabel Ramos Lopes da Silva | Ciclo internacional de conferências Infância & Educação de homenagem à Professora Isabel Ramos Lopes da Silva |
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2025 | Avaliação Externa das Escolas pela IGEC: Pontos Fortes e áreas de Melhoria em Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Leiria
Arguente
|
Carlos Lourenço Morgado (Mestrado) |
| 2024 | Construindo a identidade profissional através da reflexão e da investigação sobre a Prática - Mestrado de Educação Pré-Escolar
e Ensino do 1.º CEB
Arguente
|
Beatriz Sousa (Mestrado) |
| 2024 | História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural . Mestrado Ensino de 1.º CEB e de PHG no 2.º CEB
Presidente do júri
|
Jéssica Marques (Mestrado) |
| 2024 | A Avaliação e a Autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem
Arguente
|
Carla Susana de Pinho Correia Leal (Mestrado) |
| 2024 | A utilização de imagens como recurso no ensino de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB numa turma de 5.º ano
Presidente do júri
|
Ana filipa Marques (Mestrado) |
| 2024 | História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural
Presidente do júri
|
Jéssica felix Marques (Mestrado) |
| 2024 | Construindo a identidade profissional através da reflexão e da investigação sobre a Prática.
Orientador
|
Beatriz Sousa (Mestrado) |
| 2023 | Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa
como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Arguente
|
Débora Leandro (Mestrado) |
| 2023 | Construir os caminhos da infância: potencialidades da área do faz de conta para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar | Ana Amélia Caseiro (Mestrado) |
| 2022 | A Educação de Infância e o Conto de Histórias: Refletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos Diferenciados | Marta Monteiro (Mestrado) |
| 2022 | As gerações X, Y e Z e a informação jornalística nas redes sociais: uso dos media e fake news | João Giroto (Mestrado) |
| 2022 | Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do brincar
Arguente
|
Carolina Martins (Mestrado) |
| 2022 | A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativas.
Arguente
|
Carolina Faustino de Sousa (Mestrado) |
| 2021 | O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem | Sandra Cristina Antunes (Mestrado) |
| 2021 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto | Sandra Lopes (Mestrado) |
| 2021 | O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem
Arguente
|
Sandra Amaro (Mestrado) |
| 2020 | O brincar no jardim de infância: estratégias para promover o gosto pelo livro e pela leitura em idades precoces | Jéssica Freitas (Mestrado) |
| 2020 | Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
Arguente
|
Daniela Alexandra de Oliveira (Mestrado) |
| 2019 | O Papel do livro Infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB
Arguente principal
|
Juliana Pereira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
| 2019 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Organização e Tratamento de Dados em Educação Pré-Escolar de Inês de Melo Correia
Arguente
|
Inês de Melo Correia (Mestrado) |
| 2019 | Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica: Contributos da documentação pedagógica em contextos de Educação
de Infância
Arguente
|
Cátia Anastácio (Mestrado) |
| 2018 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De diferentes abordagens
didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora
Arguente
|
Daniela Antunes (Mestrado) |
| 2016 | Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância de Prática e Intervenção Supervisionada
Arguente principal
|
Paula Cristina Pires Mota (Mestrado) |
| 2016 | Canta-me uma história. Projeto de criações músico-literárias em contexto de CTL
Arguente
|
Joana Oliveira Pedrosa (Mestrado) |
| 2016 | Refletindo sobre Prática Pedagógica do 1.º CEB - Alcance e limitações de estratégias preparatórias de Leitura
Arguente
|
André Ferreira (Mestrado) |
| 2015 | Palavras que nos Embalam – A escrita criativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Soraia Isabel Santos Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
|
| 2012 | Clubes Virtuais de Leitura: Práticas e Competências Leitoras
Arguente
|
Isabel Paula Pedro Brito da Torre (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
| 2012 | A Dislexia no Ensino Superior : Perfil dos alunos, representações dos professores e estratégias de intervenção
Arguente
|
Catarina Mangas (Doutoramento) |
| 2012 | Ensino da exposição oral: uma experiência no 4.º ano do ensino básico
Arguente
|
Sara Isabel da Silva Ramalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
| 2011 | Para uma caracterização das práticas de literacia em contexto familiar de crianças do 4.º ano de escolaridade
Arguente
|
Carlos Alberto Rodrigues (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2024/04 - Atual | Conferência Internacional: emoções, artes e intervenção – crianças e jovens em risco | |
| 2024 - Atual | Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação | |
| 2024 - Atual | IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (CICLC) | |
| 2022 - Atual | ||
| 2021 - Atual | X Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação - IPCE | |
| 2023 - 2023 | Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM | |
| 2021 - 2021 | V Encontro Nacional de Jovens investigadores em Educação (ENJIE) | |
| 2021 - 2021 | IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (CICLC) | |
| 2021 - 2021 | Congresso Científico Francisco Rodrigues Lobo | |
| 2019 - 2019 | VI Encontro Internacional de reflexão sobre escrita. Algumas décadas de investigação e ensino |
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | International Journal of Education, Culture and Society (2575-3363;) | |
| 2020 - Atual | Indagatio Didactica (1647-3582 ) | |
| 2024 - 2025 | APRENDER - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre (2184-5255) | |
| 2021 - 2021 | Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas (2462-2737) | |
| 2020 - 2020 | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento ( 2316-2171 ) |
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025 - Atual | Assistência técnica para a elaboração e validação dos programas das disciplinas do 11º ano do ensino secundário / Cabo Verde - Parecer sobre programa de Português 9.º ano | |
| 2024 - 2024 | Assistência técnica para a elaboração e validação dos programas das disciplinas do 12º ano do ensino secundário / Cabo Verde - Parecer sobre programa de Português 12.º ano | |
| 2023 - 2024 | Assistência técnica para a elaboração e validação dos programas das disciplinas do 11º ano do ensino secundário / Cabo Verde - Parecer sobre programa de Português 11.º ano |
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Revista Aprender - Politécnico de Portalegre | |
| 2024 - 2024 | Conhecimento Online (ISSN 2176-8501) |
