???global.info.a_carregar???
Maria José Gamboa concluiu o Doutoramento em Didática em 2010 pela Universidade de Aveiro. É Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Leiria. É membro integrado do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José Gamboa

Nomes de citação

  • Gamboa, Maria José

Identificadores de autor

Ciência ID
2111-DB4D-0F69
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Didactics (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 2000
Concluído
Portuguese Literature (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1988 - 1993
Concluído
Languages and Modern Literatures - Portuguese Studies Estudos (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/01 - 2010/08 A Formação de Leitores de Literatura no Ensino Básico: Limites e Perspectivas
SFRH/BD/41483/2007
Universidade de Aveiro
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2024 Projeto Red(E)Prac
PL/IDI&CA2023/Red(E)Prac_ESELx
Investigador
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2014 Lectores Ibericos: Clubes de Leitura - Programa Comenius Regio - Aprendizagem ao longo da Vida
2012-1-ES1-COM13-53893 2
Investigador
2011 - 2013 Teacher Learning for European Literacy Education - TeL4ELE
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Investigador
Concluído
2010 - 2012 Projeto ELiCa: University and School for a European Literary Canon - coordenado pela Universidade “La Sapienza”.
507447 – CU – 1 – 2010 – 1 IT – CULTURE – VOL212
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Proença, Ana; Correia, Ana Margarida; Gamboa, Maria José; Milhano, Sandrina. "A trilogy of artistic creation: narratives and laboratory processes: writing, music and performance". 2021.
  2. Pereira, C.; Gamboa, Maria José; Oliveira, M. "Construindo a linguagem no jardim de infância: conceções funcionais e figurativas das crianças sobre a escrita". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2018.
  3. Moreira, M.; Gamboa, Maria José. "Brincar com livros em contexto de creche: escolhas e interações das crianças". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação, 2015.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís; Maria José Gamboa. "Potencialidades e Desafios da Pedagogia Genológica no Início da Construção De Ser Professor". Trabalho apresentado em Atas do XII do SPCE. Vila Real: Univerisdade de Trás -os- Montes e Alto Douro, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gamboa, Maria José. "Literacia crítica, literatura e formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico: educar para a construção de uma cidadania crítica.". Aprender - Revista 46 (2023):
    Publicado • https://doi.org/10.58041/aprender.199
  2. Menezes, Catarina; Gamboa, Maria José; Brites, Leonel; João, Marta. "Dez minutos de conversa: Podcasting como recurso de formação multidimensional". 16 31 (2021):
    Publicado • https://doi.org/10.34629/cpublica.65
  3. Martins, Diana Filipa da Costa; Mesquita, Nídia Alexandra Pereira; Gamboa, Maria José Nascimento Silva. "Aprender y crecer con STEAM: una experiencia de diseño en el jardín de infancia". Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas 10 (2021): 21-36. http://dx.doi.org/10.1344/did.2021.10.21-36.
    10.1344/did.2021.10.21-36
  4. Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarinia; Nobre, Cristina; Santos, Filipe; Gamboa, María José; Lopes, Sara Mónico. "Projeto en- red - versad@s clube de poesia on - line ¿ relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis". Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento 25 3 (2021): http://dx.doi.org/10.22456/2316-2171.118139.
    10.22456/2316-2171.118139
  5. Mesquita, Nídia; Martins, Diana; Gamboa, Maria José. "Desenvolver o pensamento crítico em jardim de infância com e através de recursos digitais". Revista Iberoamericana de Educación 85 1 (2021): 101-116. http://dx.doi.org/10.35362/rie8513984.
    10.35362/rie8513984
  6. Maria José Gamboa. "À procura do leitor literário: textos e contextos de leitura". EXEDRA (2016):
    Acesso aberto • Publicado
  7. Barbeiro, Luís; Maria José Gamboa. "Clubes de leitura : construção e conquista de leitores". Revista de Educação e Ciências Sociais I I (2016): 37-54.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Maria José Gamboa. "Resistências e condições de eficácia para a construção de leitores em Português , língua estrangeira - o que dizem os alunos sobre as suas práticas de leitura extensiva em Português". EXEDRA (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  9. Maria José Gamboa. "A construção escolar do Plano Nacional de Leitura português : do discurso político às práticas". 60 3 (2012):
    Acesso aberto • Publicado
  10. Barbeiro, L.; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana. "Eixos que se cruzam. Resultados dos questionários dos estudantes". (2012):
    Publicado
  11. Gamboa, Maria José; Nobre, Cristina; Barbeiro, L. F.; Nunes, Susana. "Cartografia do Amor. Uma leitura de Romeu e Julieta de William Shakespear". (2012):
Capítulo de livro
  1. Menezes, Catarina; Gamboa, Maria José; Oliveira, Marta. "A leitura em jovens do ensino superior: cartografia de oportunidades e riscos". In Emoções, artes e intervenção:crianças e jovens em risco. Portugal: Almedina, 2023.
    Publicado
  2. Henriques, C., Felizardo, A., Leal, R. Gamboa, M.J.. Autor correspondente: Henriques, C., Felizardo, A., Leal, R. Gamboa, M.J.. "Exploração da história A Lagartinha Muito Comilona: uma proposta integradora na educação pré-escolar". In Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores.. 2023.
    Publicado
  3. Pitau, J. Santos, T., Menino, H. Gamboa, M.J. . Autor correspondente: Pitau, J. Santos, T., Menino, H. Gamboa, M.J.. "Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância.". In Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores.. 2023.
    Publicado
  4. Oliveira, Miguel; Proença, Ana Paula; Menino, Hugo; Reis, Susana Alexandre dos; Amoroso, José Pedro; Leal, Rita; Gamboa,. Autor correspondente: Oliveira, Miguel; Proença, Ana Paula; Menino, Hugo; Reis, Susana Alexandre dos; Amoroso, José Pedro; Leal, Rita; Gamboa,. "Introdução: Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância". In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores. 2023.
    Publicado
  5. Gamboa, Maria. "À procura de Lereno - Proposta para uma leitura de A Primavera de Francisco Rodrigues Lobo.". In Rústicos Filósofos e Avisados Pastores, no 4.º Centenário da morte de Rodrigues Lobo. 2023.
    Publicado
  6. Martins , D.; Mesquita, N. ; Gamboa, Maria. "Príncipes e princesas... castelos e dragões". In A Voz e a agência da criança. 2022.
    Publicado
  7. Rodrigues, R.; Bugalhão, T; Gamboa, Maria José. "Crescer e aprender com as sementes. Uma aventura nos trilhos da germinação". In A voz e a agência da criança. Associação de Profissionais de Educação e Infância,Politécnico de Leiria, CI&DEI e FCT, 2022.
    Publicado
  8. Menezes, Catarina; Gamboa, Maria. "Entre o impacto da pandemia na cultura e o impacto da cultura na pandemia: Narrativas jornalísticas sobre o sector cultural em tempos de covid-19". Almedina, 2021.
    Publicado
  9. Maria José Gamboa. "Ler em Comunidade: Um olhar sobre o clube de leitura e de escrita dos estudantes do Programa 60+". In Emoções, Artes e Intervenção, 123-135. 2020.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís; Maria José Gamboa. "A Pluralidade de Leituras e da Leitura : O Papel do Clube de Leitura". Portugal: Fontes, Ana; Sousa, Jenny; Lopes, M. S. P., 216-227. RIAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Publicado
  11. Barbeiro, L. F.; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana. "Arco e leitores, obras e autores - Alguns resultados dos questionários dos estudantes portugueses". In Nós e a literatura. 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Barbeiro, Luís; Maria José Gamboa. Leitura : Descoberta e partilha - o papel dos clubes de leitura. Análise dos questionários do projeto Leitores Ibéricos. Portugal. 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Dias, E.; Maria José Gamboa. "Falar, ler e escrever notícias com crianças no jardim de infância". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação, 2018.
  2. Henriques, M.; Maria José Gamboa. "Os fantoches vão ao jardim de infância fazer perguntas - brincar para melhor compreender". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação, 2018.
Prefácio / Posfácio
  1. Gamboa, Maria José. "Prefácio - Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I". Prefácio para Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I. Brasil. 2020.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Para uma cartografia de emoções ¿ o lugar da educação literária nas práticas de futuros professores do Ensino Básico. I Jornada Internacional Livro Infantil e Emoções
MORPHE - Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Percursos de aprendizagem em prática de ensino supervisionado: investigando e refletindo sobre a gestão de conflitos em educação pré-escolar
Orientador
2021 - 2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar
Orientador
2021 - 2022 Histórias com & pelo corpo, reconto e desenvolvimento psicomotor - um estudo de caso com criança com necessidades específicas
Orientador
2021 - 2022 Ler com jovens com perturbação de hiperatividade / défice de atenção o papel do clube de leitura – Ler mais, ser mais.
Orientador
2020 - 2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar
Orientador
2020 - 2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: ler e construir narrativas com a família
Orientador
2020 - 2022 Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar;
Orientador
2020 - 2022 Ouvir e brincar com histórias - Práticas de jogo dramático em Educação Pré-Escolar
Orientador
2020 - 2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: Ler e construir narrativas com a família,
Orientador
2019 - 2021 A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930 – Uma análise dos anúncios no Diário de Lisboa. Mestrado em Comunicação e Media
Coorientador
2019 - 2020 Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e Aprender com os Media
Orientador
2018 - 2020 Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e Aprender com os Media, do Mestrado em Educação Pré- Escolar
Orientador
2018 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brincar com as histórias: O desenvolvimento da competência narrativa com crianças do Jardim de Infância
Orientador
2018 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar: Uma Educação pelos Direitos das Crianças no Jardim de Infância
Orientador
2017 - 2019 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Falar, Ler e Escrever Notícias com as crianças no Jardim de Infância
Orientador
2017 - 2019 Refletindo Sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico: Brincar Para Melhor Compreender
Orientador
2017 - 2019 Quem conta uma história acrescenta uma memória: Intervenção em animação leitora e expressão plástica, do Mestrado de Intervenção e Animação Artísticas
Coorientador
2015 - 2017 Da Creche ao Jardim de Infância: Práticas para a construção de igualdade de género
Orientador

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/05/11 - 2021/05/11 Moderação de painel - Ciclo internacional de conferências Infância & Educação de homenagem à Professora Isabel Ramos Lopes da Silva Ciclo internacional de conferências Infância & Educação de homenagem à Professora Isabel Ramos Lopes da Silva

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Arguente
Débora Leandro (Mestrado)
2023 Construir os caminhos da infância: potencialidades da área do faz de conta para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar Ana Amélia Caseiro (Mestrado)
2022 A Educação de Infância e o Conto de Histórias: Refletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos Diferenciados Marta Monteiro (Mestrado)
2022 As gerações X, Y e Z e a informação jornalística nas redes sociais: uso dos media e fake news João Giroto (Mestrado)
2022 Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do brincar
Arguente
Carolina Martins (Mestrado)
2022 A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativas.
Arguente
Carolina Faustino de Sousa (Mestrado)
2021 O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem Sandra Cristina Antunes (Mestrado)
2021 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto Sandra Lopes (Mestrado)
2021 O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem
Arguente
Sandra Amaro (Mestrado)
2020 O brincar no jardim de infância: estratégias para promover o gosto pelo livro e pela leitura em idades precoces Jéssica Freitas (Mestrado)
2020 Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
Arguente
Daniela Alexandra de Oliveira (Mestrado)
2019 O Papel do livro Infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB
Arguente principal
Juliana Pereira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Organização e Tratamento de Dados em Educação Pré-Escolar de Inês de Melo Correia
Arguente
Inês de Melo Correia (Mestrado)
2019 Um caminho de aprendizagens ao longo da Prática Pedagógica: Contributos da documentação pedagógica em contextos de Educação de Infância
Arguente
Cátia Anastácio (Mestrado)
2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De diferentes abordagens didáticas de obras literárias à sua compreensão leitora
Arguente
Daniela Antunes (Mestrado)
2016 Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância de Prática e Intervenção Supervisionada
Arguente principal
Paula Cristina Pires Mota (Mestrado)
2016 Canta-me uma história. Projeto de criações músico-literárias em contexto de CTL
Arguente
Joana Oliveira Pedrosa (Mestrado)
2016 Refletindo sobre Prática Pedagógica do 1.º CEB - Alcance e limitações de estratégias preparatórias de Leitura
Arguente
André Ferreira (Mestrado)
2015 Palavras que nos Embalam – A escrita criativa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Soraia Isabel Santos Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2012 Clubes Virtuais de Leitura: Práticas e Competências Leitoras
Arguente
Isabel Paula Pedro Brito da Torre (Doutoramento)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2012 A Dislexia no Ensino Superior : Perfil dos alunos, representações dos professores e estratégias de intervenção
Arguente
Catarina Mangas (Doutoramento)
2012 Ensino da exposição oral: uma experiência no 4.º ano do ensino básico
Arguente
Sara Isabel da Silva Ramalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Para uma caracterização das práticas de literacia em contexto familiar de crianças do 4.º ano de escolaridade
Arguente
Carlos Alberto Rodrigues (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual X Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação - IPCE
2023 - 2023 Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM
2021 - 2021 V Encontro Nacional de Jovens investigadores em Educação (ENJIE)
2021 - 2021 IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (CICLC)
2021 - 2021 Congresso Científico Francisco Rodrigues Lobo
2019 - 2019 VI Encontro Internacional de reflexão sobre escrita. Algumas décadas de investigação e ensino

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual APRENDER - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre (2184-5255)
2020 - Atual Indagatio Didactica (1647-3582 )
2021 - 2021 Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas (2462-2737)
2020 - 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento ( 2316-2171 )

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2024 Assistência técnica para a elaboração e validação dos programas das disciplinas do 11º ano do ensino secundário / Cabo Verde - Parecer sobre programa de Português 11.º ano