???global.info.a_carregar???
Vera Antunes é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI), com o projeto de investigação intitulado “A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal”. Exerce atualmente funções de Secretariado na Presidência da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e foi Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2021 e 2023. Iniciou a sua carreira em 2004 como técnica superior na UBI, onde tem desempenhado diferentes funções. Entre 2004 e 2005, atuou como profissional de Relações Públicas no Gabinete de Relações Públicas e no Instituto de Filosofia Prática. De coordenação de formação avançada no Departamento de Gestão e Economia (2005-2006) e de coordenação executiva no CFIUTE (2007-2020). É licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas, e possui um Mestrado em Marketing, tendo sido premiada pelo mérito académico. Desde então, tem desenvolvido investigação na área do termalismo, com diversas comunicações em conferências, incluindo o prémio de Best Poster no ICTR 2022. Atua principalmente nas áreas de Comunicação Estratégica e Turismo, com ênfase em termalismo, comunicação estratégica, inovação, empreendedorismo e nudges.
Identification

Personal identification

Full name
Vera Marina Pires Antunes

Citation names

  • Antunes, V.

Author identifiers

Ciência ID
2511-1566-C3D0
ORCID iD
0000-0001-5731-712X
Researcher Id
Vera Marina Pires Antunes

Email addresses

  • vantunes@ubi.pt (Professional)
  • veraantunes@fcsaude.ubi.pt (Professional)
  • vera.antunes79@gmail.com (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Economics and Business - Economics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Elementary (A2) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2024/12/31
Ongoing
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
2011/03/16 - 2012/01/26
Concluded
Curso de Alta Direção Em Administração Pública (Outros)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
17
2011/10/18 - 2012/01/25
Concluded
Gestão Pública (Diploma de especialização)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
17
2007/09/16 - 2009/03
Concluded
Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"O Marketing Empreendedor no Setor de Turismo de Saúde e Bem-estar" (THESIS/DISSERTATION)
16
2006/06/23 - 2006/12/29
Concluded
Marketing Territorial (Pós-Graduação)
Universidade da Beira Interior, Portugal
16
2000/09/16 - 2004/07/12
Concluded
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Major in Publicidade e Relações Públicas
Universidade da Beira Interior, Portugal
12
2000/09/29
Concluded
Curso Tecnológico de Comunicação (Ensino secundário)
Escola Secundária do Fundão, Portugal
14
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2024/01/01 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010/04/26 - 2023/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
2007/01/23 - 2010/04/22 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior, Portugal
Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
2005/11/02 - 2007/01/22 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia, Portugal
2004/10/01 - 2005/10/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior, Portugal
Gabinete de Relações Públicas, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2009/01/02 - Current Formadora Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/01/01 - 2023/08/31 Bolseira de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009/02/02 - 2010/02/26 Formadora Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2021/01 - 2023/08 A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal
2020.05207.BD
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "Perspectives for communication in social media". 2023.
    10.4324/9781003291763-34
Conference paper
  1. Antunes, Vera; Estevão, Cristina; Gonçalves, Gisela. "Nudges na comunicação do termalismo: Uma revisão sistemática da literatura". Paper presented in INVTUR 2024 International Conference | Tourism in unprecedented times: Looking for new directions, Aveiro, 2024.
    Under revision
  2. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Nudge and thermalism: A theoretical reflection on developing communication strategies to enhance wellbeing". Paper presented in ECREA OSC Conference 2023: The normative imperative: socio-political challenges of strategic and organisational communication, Lisboa, 2023.
  3. Antunes, Vera. "A importância da comunicação digital na geração de novos estímulos no termalismo: uma análise de sentimentos". Paper presented in XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Aveiro, 2023.
    Published
  4. Antunes, Vera; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "The Social Networks in the Communication Strategy of Thermalism: An Analysis of Sentiments". Paper presented in ECREA OSC Conference 2023, Aarhus, 2022.
  5. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "A theoretical reflection on the importance of branding for the development of a thermal tourism destination". Paper presented in Regional Helix '21 International Conference on Territorial Dimensions of Green and Digital Transitions, Lamego, 2021.
    Accepted
  6. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Repensar o termalismo: uma reflexão teórica sobre a importância da comunicação estratégica". Paper presented in XV Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas, Pontevedra, 2021.
    Accepted
  7. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Repensar o termalismo: uma reflexão teórica sobre a importância da comunicação estratégica [Rethinking thermalism: a theoretical reflection on the importance of strategic communication]". Paper presented in XV Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas, Pontevedra, 2021.
    Accepted
  8. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. Corresponding author: Gonçalves, Gisela. "Rethinking Thermalism: A Theoretical Reflection on the Importance of Strategic Communication". Paper presented in Restarting tourism, travel and hospitality: The day after, 2021.
    Accepted
  9. Antunes, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Entrepreneurial Marketing In The Thermal Sector: A Comparison Between Private And Private/Public Companies". Paper presented in RESER European Association for Research on Services, Budapeste, 2009.
    Published
Conference poster
  1. Antunes, Vera. "The Importance of strategic communication to communicate thermalism". Paper presented in International day of women and girls in science, 2023.
  2. Antunes, Vera; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "The Influence of Strategic Communication in the Projection of Portugal as a Thermal Tourism Destination.". Paper presented in 5th International Conference on Tourism Research (ICTR 2022)., 2022.
  3. ANTUNES, VERA; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "A Influência da Comunicação Estratégica na Projeção de Portugal como um Destino Turístico Termal". Paper presented in Encontro Ciência 2022: Construir o Futuro com a Ciência, 2022.
Journal article
  1. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "New communication approaches in thermal spa social media: A sentiment analysis of comments". Revista de Estudios Empresariales. Segunda Época (2024): https://doi.org/10.17561/ree.n2.2024.8808.
    10.17561/ree.n2.2024.8808
  2. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "A theoretical reflection on thermalism and communication: future perspectives in times of crisis". Journal of Hospitality and Tourism Insights (2023): https://doi.org/10.1108/JHTI-08-2021-0231.
    10.1108/JHTI-08-2021-0231
  3. ANTUNES, Vera; GONÇALVES, Gisela; ESTEVÃO, Cristina. "(RE)THINKING THERMALISM IN EUROPE FROM THE STRATEGIC COMMUNICATION PERSPECTIVE: A THEORETICAL REFLECTION". GeoJournal of Tourism and Geosites 44 4 (2022): 1200-1208. http://dx.doi.org/10.30892/gtg.44403-935.
    10.30892/gtg.44403-935
  4. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "Theoretical Reflection on the Importance of Branding to Promote Thermal Destinations". International Conference on Tourism Research (2022): https://doi.org/10.34190/ictr.15.1.208.
    Accepted • 10.34190/ictr.15.1.208
  5. Antunes, Vera. "O Estado Actual da Orientação Empreendedora e do Marketing no sector Termal - O caso Português". Revista Turismo & Desenvolvimento 1 13/14 (2010): 175-184.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Antunes, Vera Marina Pires. "Marketing empreendedor no sector de turismo de saúde e bem-estar". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.6/3418.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/02/23 Pensamentos, Trilhos e Convergências: O Papel da Comunicação na Valorização do Termalismo em Portugal Aula Aberta
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2024/02/07 Nudge Strategies to Promote Health and Well-Being: The Case of Thermalism in Portugal Between Digital Wellness and Hellness: negotiations, appropriations and expressions A WELLAPP PROJECT CONFERENCE
Universidade Nova de Lisboa - FCSH (Lisboa, Portugal)
2023/02/10 A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal International day of women and girls in science
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/12/17 Termalismo: Um Novo Estilo de Vida Aula Aberta
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/09/30 A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal Noite Europeia dos Investigadores 2022 - UNIGHT Project
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/05/20 A Theoretical Reflection on the Importance of Branding to Promote Thermal Destinations 5th International Conference on Tourism Research (ICTR 2022).
Instituto Politécnico do Porto (Vila do Conde, Portugal)
2022/05/19 O Papel das Redes Sociais na Estratégia de Comunicação do Turismo Termal Aula Aberta
POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO (Vila do Conde, Portugal)
2022/01/19 O Papel das Redes Sociais na Estratégia de Comunicação do Turismo Termal XII Congresso Sopcom - Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos.
Universidade Nova de Lisboa - FCSH (Lisboa, Portugal)
2021/09/16 A Influência da Comunicação Estratégica na Projeção de Portugal como um Destino Turístico Termal V Encontro Jovens Investigadores da SOPCOM (online)
Grupo de Trabalho de Jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM (Portugal)
2008/09/19 ¿ Antunes, V. (2008), “Formação e Investigação em Termalismo na Universidade da Beira Interior”, 1º Seminário Internacional Aquameeting, 19 a 21 de Setembro de 2008, Porto; Aquameeting - primeiro encontro internacional de turismo de saúde e bem-estar
(Porto, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/07/04 - 2023/07/04 Participação no “My three-minute PhD thesis”
Call
My three-minute PhD thesis

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2008/11/20 - 2008/11/21 ¿ Membro da Comissão Organizadora do RENT XXII – Research in Entrepreneurship and Small Business, 20 e 21 de Novembro de 2008 UBI;
Member
Universidade da Beira Interior, Portugal
2004/04/21 - 2004/04/24 ¿ Membro da Comissão Organizadora e participação dos congressos: III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÈRICO, 21 a 24 de Abril, UBI;
Member
Universidade da Beira Interior, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2014/02/12 - 2014/06/30 Relações Públicas Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2008/01/01 - 2009/04/30 ¿ Tutora/orientadora de estágio Ricardo Pascoal
Distinctions

Award

2022 Best Poster: The Influence of Strategic Communication in the Projection of Portugal as a Thermal Tourism Destination
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 Mérito Melhor Aluno de Mestrado em Marketing

Other distinction

2020 4º lugar no concurso 3 minutos, 1 slide .... A Tua tese!
Universidade da Beira Interior, Portugal