???global.info.a_carregar???
Vera Antunes é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI), com o projeto de investigação intitulado “A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal”. Exerce atualmente funções de Secretariado na Presidência da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e foi Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2021 e 2023. Iniciou a sua carreira em 2004 como técnica superior na UBI, onde tem desempenhado diferentes funções. Entre 2004 e 2005, atuou como profissional de Relações Públicas no Gabinete de Relações Públicas e no Instituto de Filosofia Prática. De coordenação de formação avançada no Departamento de Gestão e Economia (2005-2006) e de coordenação executiva no CFIUTE (2007-2020). É licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Publicidade e Relações Públicas, e possui um Mestrado em Marketing, tendo sido premiada pelo mérito académico. Desde então, tem desenvolvido investigação na área do termalismo, com diversas comunicações em conferências, incluindo o prémio de Best Poster no ICTR 2022. Atua principalmente nas áreas de Comunicação Estratégica e Turismo, com ênfase em termalismo, comunicação estratégica, inovação, empreendedorismo e nudges.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vera Marina Pires Antunes

Nomes de citação

  • Antunes, V.

Identificadores de autor

Ciência ID
2511-1566-C3D0
ORCID iD
0000-0001-5731-712X
Researcher Id
Vera Marina Pires Antunes

Endereços de correio eletrónico

  • vantunes@ubi.pt (Profissional)
  • veraantunes@fcsaude.ubi.pt (Profissional)
  • vera.antunes79@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Economia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/12/31
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/03/16 - 2012/01/26
Concluído
Curso de Alta Direção Em Administração Pública (Outros)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
17
2011/10/18 - 2012/01/25
Concluído
Gestão Pública (Diploma de especialização)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
17
2007/09/16 - 2009/03
Concluído
Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"O Marketing Empreendedor no Setor de Turismo de Saúde e Bem-estar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2006/06/23 - 2006/12/29
Concluído
Marketing Territorial (Pós-Graduação)
Universidade da Beira Interior, Portugal
16
2000/09/16 - 2004/07/12
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Especialização em Publicidade e Relações Públicas
Universidade da Beira Interior, Portugal
12
2000/09/29
Concluído
Curso Tecnológico de Comunicação (Ensino secundário)
Escola Secundária do Fundão, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências da Saúde, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010/04/26 - 2023/12/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
2007/01/23 - 2010/04/22 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior, Portugal
Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
2005/11/02 - 2007/01/22 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia, Portugal
2004/10/01 - 2005/10/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade da Beira Interior, Portugal
Gabinete de Relações Públicas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/01/02 - Atual Formadora Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/01/01 - 2023/08/31 Bolseira de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009/02/02 - 2010/02/26 Formadora Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - 2023/08 A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal
2020.05207.BD
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Vera; Estevão, Cristina; Gonçalves, Gisela. "Nudges na comunicação do termalismo: Uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em INVTUR 2024 International Conference | Tourism in unprecedented times: Looking for new directions, Aveiro, 2024.
    Em revisão
  2. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Nudge and thermalism: A theoretical reflection on developing communication strategies to enhance wellbeing". Trabalho apresentado em ECREA OSC Conference 2023: The normative imperative: socio-political challenges of strategic and organisational communication, Lisboa, 2023.
  3. Antunes, Vera. "A importância da comunicação digital na geração de novos estímulos no termalismo: uma análise de sentimentos". Trabalho apresentado em XXXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Aveiro, 2023.
    Publicado
  4. Antunes, Vera; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "The Social Networks in the Communication Strategy of Thermalism: An Analysis of Sentiments". Trabalho apresentado em ECREA OSC Conference 2023, Aarhus, 2022.
  5. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "A theoretical reflection on the importance of branding for the development of a thermal tourism destination". Trabalho apresentado em Regional Helix '21 International Conference on Territorial Dimensions of Green and Digital Transitions, Lamego, 2021.
    Aceite para publicação
  6. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Repensar o termalismo: uma reflexão teórica sobre a importância da comunicação estratégica". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas, Pontevedra, 2021.
    Aceite para publicação
  7. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "Repensar o termalismo: uma reflexão teórica sobre a importância da comunicação estratégica [Rethinking thermalism: a theoretical reflection on the importance of strategic communication]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas, Pontevedra, 2021.
    Aceite para publicação
  8. Antunes, V.; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. Autor correspondente: Gonçalves, Gisela. "Rethinking Thermalism: A Theoretical Reflection on the Importance of Strategic Communication". Trabalho apresentado em Restarting tourism, travel and hospitality: The day after, 2021.
    Aceite para publicação
  9. Antunes, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Entrepreneurial Marketing In The Thermal Sector: A Comparison Between Private And Private/Public Companies". Trabalho apresentado em RESER European Association for Research on Services, Budapeste, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "New communication approaches in thermal spa social media: A sentiment analysis of comments". Revista de Estudios Empresariales. Segunda Época (2024): https://doi.org/10.17561/ree.n2.2024.8808.
    10.17561/ree.n2.2024.8808
  2. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "A theoretical reflection on thermalism and communication: future perspectives in times of crisis". Journal of Hospitality and Tourism Insights (2023): https://doi.org/10.1108/JHTI-08-2021-0231.
    10.1108/JHTI-08-2021-0231
  3. ANTUNES, Vera; GONÇALVES, Gisela; ESTEVÃO, Cristina. "(RE)THINKING THERMALISM IN EUROPE FROM THE STRATEGIC COMMUNICATION PERSPECTIVE: A THEORETICAL REFLECTION". GeoJournal of Tourism and Geosites 44 4 (2022): 1200-1208. http://dx.doi.org/10.30892/gtg.44403-935.
    10.30892/gtg.44403-935
  4. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "Theoretical Reflection on the Importance of Branding to Promote Thermal Destinations". International Conference on Tourism Research (2022): https://doi.org/10.34190/ictr.15.1.208.
    Aceite para publicação • 10.34190/ictr.15.1.208
  5. Antunes, Vera. "O Estado Actual da Orientação Empreendedora e do Marketing no sector Termal - O caso Português". Revista Turismo & Desenvolvimento 1 13/14 (2010): 175-184.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Vera Antunes; Gisela Gonçalves; Cristina Estevão. "Perspectives for communication in social media". 2023.
    10.4324/9781003291763-34
Poster em conferência
  1. Antunes, Vera. "The Importance of strategic communication to communicate thermalism". Trabalho apresentado em International day of women and girls in science, 2023.
  2. Antunes, Vera; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "The Influence of Strategic Communication in the Projection of Portugal as a Thermal Tourism Destination.". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Tourism Research (ICTR 2022)., 2022.
  3. ANTUNES, VERA; Gonçalves, Gisela; Estevão, Cristina. "A Influência da Comunicação Estratégica na Projeção de Portugal como um Destino Turístico Termal". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2022: Construir o Futuro com a Ciência, 2022.
Tese / Dissertação
  1. Antunes, Vera Marina Pires. "Marketing empreendedor no sector de turismo de saúde e bem-estar". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.6/3418.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/23 Pensamentos, Trilhos e Convergências: O Papel da Comunicação na Valorização do Termalismo em Portugal Aula Aberta
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2024/02/07 Nudge Strategies to Promote Health and Well-Being: The Case of Thermalism in Portugal Between Digital Wellness and Hellness: negotiations, appropriations and expressions A WELLAPP PROJECT CONFERENCE
Universidade Nova de Lisboa - FCSH (Lisboa, Portugal)
2023/02/10 A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal International day of women and girls in science
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/12/17 Termalismo: Um Novo Estilo de Vida Aula Aberta
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/09/30 A Importância da Comunicação Estratégica na Valorização do Termalismo em Portugal Noite Europeia dos Investigadores 2022 - UNIGHT Project
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2022/05/20 A Theoretical Reflection on the Importance of Branding to Promote Thermal Destinations 5th International Conference on Tourism Research (ICTR 2022).
Instituto Politécnico do Porto (Vila do Conde, Portugal)
2022/05/19 O Papel das Redes Sociais na Estratégia de Comunicação do Turismo Termal Aula Aberta
POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO (Vila do Conde, Portugal)
2022/01/19 O Papel das Redes Sociais na Estratégia de Comunicação do Turismo Termal XII Congresso Sopcom - Comunicação & Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos.
Universidade Nova de Lisboa - FCSH (Lisboa, Portugal)
2021/09/16 A Influência da Comunicação Estratégica na Projeção de Portugal como um Destino Turístico Termal V Encontro Jovens Investigadores da SOPCOM (online)
Grupo de Trabalho de Jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM (Portugal)
2008/09/19 ¿ Antunes, V. (2008), “Formação e Investigação em Termalismo na Universidade da Beira Interior”, 1º Seminário Internacional Aquameeting, 19 a 21 de Setembro de 2008, Porto; Aquameeting - primeiro encontro internacional de turismo de saúde e bem-estar
(Porto, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/04 - 2023/07/04 Participação no “My three-minute PhD thesis”
Concurso
My three-minute PhD thesis

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014/02/12 - 2014/06/30 Relações Públicas Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008/11/20 - 2008/11/21 ¿ Membro da Comissão Organizadora do RENT XXII – Research in Entrepreneurship and Small Business, 20 e 21 de Novembro de 2008 UBI;
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal
2004/04/21 - 2004/04/24 ¿ Membro da Comissão Organizadora e participação dos congressos: III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÈRICO, 21 a 24 de Abril, UBI;
Membro
Universidade da Beira Interior, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2008/01/01 - 2009/04/30 ¿ Tutora/orientadora de estágio Ricardo Pascoal
Distinções

Prémio

2022 Best Poster: The Influence of Strategic Communication in the Projection of Portugal as a Thermal Tourism Destination
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 Mérito Melhor Aluno de Mestrado em Marketing

Outra distinção

2020 4º lugar no concurso 3 minutos, 1 slide .... A Tua tese!
Universidade da Beira Interior, Portugal