Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Lapa
Nomes de citação
- Pedro Lapa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 411D-2E16-0909
- ORCID iD
- 0000-0003-3775-2030
Endereços de correio eletrónico
- pedrolapa@letras.ulisboa.pt (Profissional)
- pmlapa60@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2014
Concluído
|
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Joaquim Rodrigo: a contínua reinvenção da pintura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Louvor e Distinção |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/03/28 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2015/10/21 - 2017/03/26 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/09 - 2014/12 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2008 - 2010 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1990/04/28 - 1998/12/28 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal | ||
1986/10/16 - 1990/04/27 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | República Portuguesa, Ministério da Educação, Portugal |
Escolas Secundárias de D. Pedro V, Josefa de Óbidos, Vila Real de Santo António, Barreiro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/04/01 - 2017/03/30 | Director de Unidade Orgânica | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal | ||
1998/12/30 - 2009/09/30 | Director de Unidade Orgânica | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Portugal | ||
2000/08 - 2001/12/30 | Comissário da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza | Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Uma nova perspetiva do tempo nas práticas artísticas contemporâneas: da herança do tempo teleológico ao potencial do tempo
não teleológico para um novo 'ethos' (de 1950 à contemporaneidade)
Orientador
|
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | A forma do tempo: mapear a intenção artística para a preservação de novos media no contexto português
Coorientador
|
Doutoramento em Conservação e Restauro do Património (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 - Atual | Fernando Azevedo: pulsões surrealistas (1923 - 2002)
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Atual | Sintoma e Sobrevivência das Imagens: um debate para a história e crítica da arte contemporânea
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | Sintoma e vocação no paradigma etnográfico da arte contemporânea: mapeamentos de uma ideia de dissenso
Orientador
|
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | Um olhar sobre a sexualidade nas artes visuais ocidentais a partir do século XX
Orientador
|
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - Atual | MAPAz – os caminhos do azulejo em espaço público (1950-2020)
Coorientador
|
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2024 | Convergências digitais de agregação numa prática artística pós-humana
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | As repercussões da cultura de massas no final do século XIX e das suas condições produtivas na obra de Henri Toulouse-Lautrec
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | A multiplicidade da apreciação estética: o falso e os seus metamorfismos
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2023 | A prática de Hard Edge e Shaped Canvas na Pintura Portuguesa da Segunda Metade do Século XX
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2023 | Resistências aos arquivos do mal: contra-mnemónicas, ficções e ressignificações nas práticas artísticas contemporâneas
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | Helena Almeida, um estudo sobre pintura, fotografia e perceção
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2021 | Arte e Arquivo: a emergência do arquivo nas obras de arte contemporânea
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2020 | Faltam nove para 2000: o trabalho de Alexandre Estrela na década de 90
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | O Feminino e a fotografia: Sherman, Ventura e Rennó
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Hélio Oiticica, o longo caminho que vai de zero a ene
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Tecnologia e Obsolescência nas práticas artísticas contemporâneas
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015 | Do gesto na arte à arte do gesto
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2015 | A Holografia Analógica e a Holografia Digital na Arte Contemporânea
Orientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2014 | “Um artista numa geração que superou o isolamento da arte portuguesa”
Coorientador
|
Mestrado em História da Arte e Património (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Alma Mater Studiorum Università di Bologna, Portugal
|
2010 - 2011 | O Espelho e a Constituição do Sujeito na Obra de Dan Graham
Coorientador
|
Mestrado em Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/04/27 - 2022/04/28 | Congresso: Hot Art, Cold War: a arte dos EUA e Portugal, 1945-1990. A relação da arte portuguesa com a arte norte-americana
neste período. Com a participação de Serge Guilbaut, Branden Joseph, Sílvia Chicó, Alexandre Melo, Leonor Oliveira, Giulia
Lamoni, Isabel Nogueira, Sérgio Mah, Albano da Silva Pereira, David Santos, Emília Tavares, Fernando Rosa Dias, Delfim Sardo,
Pedro Lapa, Sofia Nunes, Pedro Portugal (2022/04/27 - 2022/04/28)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal University of Durham, Reino Unido |
2016/09/23 - 2016/09/23 | The Unfinished Conversation: Encoding Decoding. Com Gaetane Verne, Mark Sealy, Shelagh Keeley, Zineb Sedira. (2016/09/23)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2016/07/20 - 2016/07/22 | Simpósio Internacional Performance Arte Portuguesa: 2 ciclos para 1 arquivo (2016/07/20 - 2016/07/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2016/05/27 - 2016/05/27 | Africa: New Emergencies. Com Dana Wabira, Élise Atangana, Yves Chatap e Pedro Lapa (2016/05/27)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ARCO Lisboa Forum, Portugal |
2015/10/23 - 2015/12/09 | Ciclo de conferências em torno de Stan Douglas. Com Sérgio Mah, Pedro Gomes, Miguel Cardina, Isabel Fernandes e Pedro Lapa (2015/10/23 - 2015/12/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2013/01/22 - 2013/01/22 | Arte e memória coletiva. Com Irene Flünser Pimentel, Ângela Ferreira, Mariana Pinto dos Santos, Augusto Alves da Silva, David
Santos e Pedro Lapa (2013/01/22)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2012/11/13 - 2012/12/11 | Ciclo de conferências em torno de Hélio Oiticica. Com Pedro Lapa, Paula Braga, Moacir dos Anjos (2012/11/13 - 2012/12/11)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém, Portugal |
2012/11/28 - 2012/11/28 | Joaquim Rodrigo. Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Joaquim Rodrigo. Com a participação de Rui Mário Gonçalves,
João Pinharanda, Luís Urbano Afonso e Pedro Lapa (2012/11/28)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2010/04/06 - 2010/06/01 | Reconfigurações do objeto artístico de 1960 até à atualidade. Ciclo de 8 conferências da própria autoria sobre as transformações
do objeto artístico pelos principais movimentos e protagonistas entre 1960 e 2000 (2010/04/06 - 2010/06/01)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2009/10/17 - 2009/10/17 | Jornadas de Arte Contemporânea. Ciclo de conferências com 6 oradores convidados (2009/10/17)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/22 - Atual | José-Augusto França e a moderna história da arte moderna.
Congresso
|
História da História da Arte e Arquitetura em Espanha e Portugal nos séculos XIX e XX
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/12/05 - 2023/12/05 | "Eduardo Viana: modernismo, deserção e conformismo", conferência em colóquio
Simpósio
|
Museu Nacional Machado Castro, Portugal
|
2021/11/04 - 2021/11/04 | “Topologias para as imagens sem fundo: os filmes de Julião Sarmento”
Congresso
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2019/05/14 - 2019/05/14 | “The Monochrome and the Blank Canvas de Thierry de Duve” ciclo de conferências sobre ensaios fundamentais sobre arte do século
XX
Conferência
|
Conversas na Biblioteca
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2018/02/16 - 2018/02/16 | "A Particularity in the Portuguese Case" conferência sobre a obra de Joaquim Rodrigo e o contexto do pós-guerra europeu
Congresso
|
|
2017/06/28 - 2017/06/28 | “Sonhos e Catástrofes. O panorama artístico nacional durante a Grande Guerra”
Congresso
|
“"Ninguém sabe que coisa quer”: A Grande Guerra e a Crise dos Cânones Culturais Portugueses
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2017/04/06 - 2017/04/06 | "Arte e Colonialismo: dois casos principais em Portugal", Conferência sobre os trabalhos de Joaquim Rodrigo e de Ângela Ferreira
como pioneiros da construção de um discurso pós-colonial nas artes visuais
Congresso
|
Império e Arte Colonial
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/01/09 - 2015/01/09 | “Thierry de Duve”
Congresso
|
O que é arte?
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2002/04/04 - 2002/05/02 | A arte numa condição pós-medium (seminário de 3 sessões x 2 horas)
Conferência
|
Maumaus - Escola de Artes Visuais, Portugal
|
2001/06/10 - 2001/06/10 | “R. by João Penalva”
Exposição
|
João Penalva nell Padigliogne Portoghese
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
Biennal de Venezia, Itália |
2000/09/16 - 2000/09/16 | “Some notes on Portuguese contemporary art: claiming the political”
Festival
|
Plan XXI Portuguese Contemporary Art
Glasgow School of Art Mackintosh Environmental Architecture Research Unit, Reino Unido
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/18 | Corpo. Espaço. Natureza: aproximações à obra de Alberto Carneiro, Pedro Cabrita Reis e Rui Chafes.
Arguente
|
Rodrigo Niza de Carvalho Teixeira Magalhães (Doutoramento)
Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/12/12 | A mail art a partir de Portugal: um mapa de comunicação
Arguente principal
|
Margarida Fragueiro Cafede Moura (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/23 | Modernismos Animados: a animação enquanto teoria e objecto de estudo da historiografia da arte
Arguente principal
|
Marta de Almeida Loução Soares (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/07/14 | A Ideia como Processo. Da Luz à Escuridão (documento provisório)
Arguente principal
|
Francisco Albino Leitão Serra de Pina Queirós (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020/01/17 | A inocência animal, a beleza das mulheres, a certeza da morte. Pensar o cinema a partir do museu e das suas representações
em filmes.
Arguente principal
|
Joana de Sousa Tavares do Amaral Frazão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/03 | Ângelo de Sousa’s photographic and film collection: strategies for the preservation of color slide-based artworks
Arguente principal
|
Joana Santos Lima da Silva (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019/07/12 | Diogo Macedo diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Pioneirismo e Herança na Redefinição do Conceito de Museu de
Arte
Arguente principal
|
Maria Isabel dos Reis Motta e Noronha Falcão Teotónio Pereira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/02/11 | Os Artistas Colaboradores de Óscar Niemeyer na Arquitetura Religiosa de Brasília
Arguente principal
|
Francisca Maria de Paiva e Caravellas (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/05/29 | No longer human(ist) – distopias por entre fluxos heterogéneos na prática artística
Arguente principal
|
Susana Soares Pinto (Outro)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/05/29 | Conservation by Exposure
Arguente principal
|
Panda de Haan (Outro)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Dinâmicas Conceptuais na Arte Portuguesa, 1972 – 1977. Antimodernismo, Desmaterialização, Conceptualismos
Arguente principal
|
Pedro Miguel Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | Galerias de Arte em Lisboa. Passado e Presente
Arguente principal
|
Maria Luísa Santana Ramires (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
|
2018 | Síntese das Artes, pensamento e prática em Portugal
Arguente principal
|
Sónia Moura (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | O Grupo de Arte Informal "Luxuries": um exemplo de underground nos anos 1980-90 na URSS
Arguente principal
|
Lilian Chernova (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2013/01/15 | Eduardo Malta, Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea
Arguente principal
|
Ana Rita Rodrigues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/12/12 | Criar Espaço Público para o Espaço Público
Arguente principal
|
Maria Isabel Xavier (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design , Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Dinâmicas do Património Artístico. Circulações, Transformações e Diálogos | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Cultura Revista de História e Teoria das Ideias | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa |
2023 - 2023 | Midas. Museus e Estudos Interdisciplinares | CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora |
2021 - 2023 | Centenário de Ernesto de Sousa (1921 - 2021) | Instituto de História da Arte da FCSH |
2022 - 2022 | ARTisON | ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2022 - 2022 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2020 - 2020 | Midas, Museus e Estudos Interdisciplinares | CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora |
2020 - 2020 | Revista de História da Sociedade e da Cultura | Centro de História da Sociedade e da Cultura, Imprensa da Universidade de Coimbra |
2020 - 2020 | Conservar Património | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
2020 - 2020 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2019 - 2020 | Revista de História da Arte | Instituto de História da Arte da FCSH |
2019 - 2019 | Revista de História da Arte série W | Instituto de História da Arte da FCSH |
2018 - 2018 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2018 - 2018 | ARTisON | ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2017 - 2017 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2017 - 2017 | Faces de Eva | CICS - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa |
2017 - 2017 | ARTisON | ARTIS Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2016 - 2016 | ARTIS Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2016 - 2016 | RIHA Journal | International Association of Research Institutes in the History of Art |
2015 - 2016 | Revista de História da Arte | Instituto de História da Arte da FCSH |
2015 - 2015 | ARTIS, Revista de História da Arte e Ciências do Património | Caleidoscópio |
2014 - 2014 | Cadernos de História da Arte | ARTIS Instituto de História da Arte |
2013 - 2013 | RHIA Journal | International Association of Research Institutes in the History of Art |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2019/02/15 | “Um artista numa geração que superou o isolamento da arte portuguesa” | Público |
2018/10/06 | “O estranho caso da obra de Banksy que se ‘autodestruiu’ em pleno leilão” | Público |
2018/09/27 | “Helena Almeida e o gesto infinito” | Público |
2018/09/24 | “Pedro Lapa: ‘obviamente, houve censura’ na exposição de Mapplethorpe” | O Observador |
2014 | “Dentro e Fora de uma coleção. Exposição permanente do Museu Coleção Berardo (1900 – 1960) e (1960 – 2010). Conversa conduzida por Giulia Lamoni e Margarida Brito Alves” | Revista 4 nº4 |
2013 | “Perguntas a Pedro Lapa, Manuel Botelho, André Sousa, Luís Lázaro Matos por Rita Salgueiro e Flávia Violante” | Revista 4 nº2 |
2012/06/26 | “Pedro Lapa” | Arte Capital |
2011/09/02 | “Uma moldura para a fotografia” | Diário Económico - Revista |
2011/08/11 | “Máquinas de desejo” | Público |
2011/04/06 | “É fundamental que um museu seja uma casa aberta a todos. Ao camponês e ao catedrático” | Jornal i |
2011/04/05 | “O primeiro dia de Pedro Lapa à frente do Museu Berardo” | Diário de Notícias |
2011/04/01 | “O Museu Berardo é um grande desafio” | Sol |
2010/04 | “Pedro Lapa comissário da exposição Linguagem e Experiência – obras da coleção Caixa Geral de Depósitos” | 30 dias em Oeiras nº155 |
2009/12 | “A memória e o presente em diálogo” | Artes & Leilões nº24 |
2009/11/13 | “É impensável viver em absoluta dependência da tutela” | Público |
2009/06 | “Serralves” depoimento | L+Arte nº61 |
2008/02/01 | “Os trabalhos de José António Pinto Ribeiro” | Público |
2007/12/23 | “O Centro de Arte Moderna vai crescer e ter metro à porta. Três especialistas falam do futuro” | Público |
2007/12/04 | “Veni, vídeo, vici” | Jornal de Letras |
2007/02/01 | “Museus ainda estão à espera de orçamento para este ano” | Diário de Notícias |
2007 | “Museu do Chiado” in Exposições. Porto: Setepés | Exposições |
2006/12/24 | “Não é a Coleção Berardo que salva tudo” | Público |
2006/12 | “For the sake of art. Essential meets four leading curators who talk to the importance of their role in the Portuguese art world” | Essential nº17 |
2006/04/05 | “Coleção Berardo. Solução divide especialistas” | Público |
2006/04/04 | “É a melhor coleção internacional” | Público |
2005/04/05 | “Museus incentivados a arranjar mecenas. Reações. Pedro Lapa” | Diário de Notícias |
2005/03/25 | “Museu do Chiado pode fechar” | Expresso |
2004/10/24 | “O espaço é um problema” | A Capital |
2004/10/14 | “Os temores de todos nós” - Paulo Rego depoimentos | Público |
2004/07/09 | “Museu do Chiado. Dez anos à espera da ampliação” | Independente |
2004/07 | “Directores de Museos. Pedro Lapa” | Exit Express nº5 |
2004/06 | “Seleções Nacionais” | Seleção Nacional |
2003/04 | “Pedro Lapa: Portugal deve apostar na sua arte como imagem de marca” | Comunicando nº 2 |
2002/02/07 | “Pedro Lapa em entrevista, fala acerca da coleção do Museu do Chiado” | Arte.com |
2001/10/27 | “Harald Szeemann. Quando as atitudes se tornam histórias” | Público |
2001/10/13 | “Inquérito. Os meus livros” | Público |
2001/02/21 | “Pedro Lapa. Aposta contemporânea” | Jornal de Letras |
2001 | “Pedro Lapa no «palco da humanidade»” | ideias fixas, nº3 |
2000/10 | “Diversidade, Sobreposição e Ruído” | Número, nº 7 |
1999/11/18 | “Entrevista Pedro Lapa. Com um pé no modernismo e outro no futuro” | Diário de Notícias |
1999/11/18 | “Entrevista Pedro Lapa. Uma pintura psicossomática” | Diário de Notícias |
1999/11/12 | “Ele é o maior artista português do século XX” | Público |
1998/12 | “Pedro Lapa em entrevista, o risco da interferência” | Número, nº 1 |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2008 - 2008 | Entrevista Universidade Aberta | Columbano Bordalo Pinheiro |
Distinções
Prémio
2017 | 2º Prémio AICA de Crítica de Arte
AICA International, França
|
2008 | Grande Prémio do Grémio Literário de Lisboa
Grémio Literário, Portugal
|
Título
2010 | Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres
Ministère de la Culture de France, França
|
2009 | Título Honorário Amicus Romaniae
Instituto Cultural Romeno, Portugal
|