Identification
Personal identification
- Full name
- Andressa Jove Godoy
Citation names
- Godoy, Andressa
- Godoy, A. J.
- Jove Godoy, A.
Author identifiers
- Ciência ID
- 4918-2BFD-819A
- ORCID iD
- 0000-0001-8437-8374
Email addresses
- andressa.godoy@ua.pt (Professional)
Websites
- http://lattes.cnpq.br/4809090250785940 (Scholar)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Humanities - Languages and Literatures
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2022/09 - 2026/07
Ongoing
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"PARADIGMAS DE ENSINO DA LITERATURA NO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES (provisório)" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2022 - 2022
Concluded
|
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso Técnico Superior Profissional)
ASFormação , Portugal
|
4 - RELEVANTE |
2019/09 - 2021/07
Concluded
|
Estudos Editoriais (Mestrado integrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"IMPACTO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NA EDIÇÃO PARA CRIANÇAS EM PORTUGAL: OS PERITEXTOS DOS LIVROS DAS METAS CURRICULARES" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2014/03 - 2019/06
Concluded
|
Licenciatura em Letras - Português e Inglês (Licence)
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brazil
"Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras" (THESIS/DISSERTATION)
|
17 |
Affiliation
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/08 | Professora de Português, Inglês e Português Língua Estrangeira | ASFormação , Portugal |
2020/03 - 2020/12 | Professora de Inglês com metodologia Cambridge | Skills Gym, Portugal |
Joviform Consultoria Empresarial, Portugal | ||
2019/01 - 2019/06 | Professora de Texto e Linguagem | Curso pré-vestibular UFSCar, Brazil |
Universidade Federal de São Carlos, Brazil | ||
2019/01 - 2019/06 | Tutora de Escrita Académica | Programa de Atendimento Acadêmico aos Estudantes de Graduação da UFSCar, Brazil |
Universidade Federal de São Carlos, Brazil | ||
2019/01 - 2019/06 | Explicadora - Português e Inglês | Rede Tutores , Brazil |
Joviform Consultoria Empresarial, Portugal | ||
2018/06 - 2018/12 | Professora de Língua Portuguesa | Programa Residência Pedagógica, Brazil |
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brazil (...) |
||
2014/03 - 2017/06 | Bolseira e Professora em Formação | Programa de Iniciação à Docência , Brazil |
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brazil | ||
2014/07 - 2016/05 | Auxiliar editorial estagiária | Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Brazil |
Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, Brazil |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/09 - 2026/08 | Paradigmas de ensino da Literatura no Ensino Secundário: Um estudo a partir de histórias de vida de professores
2022.13600.BD
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013/01 - 2013/12 | Aplicação de um tutorial didático em português para programação da placa de FPGA utilizando o software Quartus II®
-
Scientific Initiation Fellow
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brazil
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista
Concluded
|
2012/01 - 2012/12 | Produção de um tutorial didático em português em FPGA utilizando o software Quartus II® na disciplina de Eletrônica Digital
3 do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
-
Scientific Initiation Fellow
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brazil
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista
Concluded
|
2011/01 - 2011/12 | Produção de um glossário digital inglês/português dos termos técnicos utilizados nas disciplinas técnicas do curso integrado
em eletrônica
-
Scientific Initiation Fellow
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brazil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/06 - 2019/06 | Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras
Edital 001/2018
Researcher
Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar, Brazil
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/12/15 | A escolarização da Literatura no ensino secundário português - Um estudo a partir das histórias de vida de professores e professoras | XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2023/11 | Pesquisas biográfico-narrativas e o ensino da literatura: Narrativas de quem ensina narrativas | II Seminário De Pesquisa Narrativa: A Formação Docente e a Formação do Pesquisador Narrativo / I Seminário Internacional de
Pesquisa Narrativa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brazil)
|
2023/08/21 | A Historical Panorama of Literature Teaching - Results from a Systematic Literature Review | Emerging Researchers' Conference - European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Glasgow, United Kingdom)
|
2021/09/30 | Ecos do Livro-Álbum: Os Peritextos nas Novas Edições de Obras de Literatura para Crianças em Portugal | II Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil / I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e
temáticas de ontem e de hoje
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
|
2021/08/28 | GT - Educação e Literatura: A Formação do Leitor Literário em Escolas e Universidades | Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba
Instituto Federal de São Paulo (Campos do Jordão, Brazil)
|
2018 | Se as crianças brincam, por que não posso brincar também? Estratégias lúdicas para o ensino de PLE para adultos | XI CARPE - Colóquio de ação e reflexão em português para estrangeiros.
Universidade Federal de São Carlos (Brazil)
|
2017 | As redes sociais como interlocutor significativo em aulas de português para estrangeiros | EPLITEC 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São João da Boa Vista, Brazil)
|
2017 | Oficina de estudos: literatura e cultura | XV Semana da Educação - Educação em tempos de crise
Universidade Federal de São Carlos (Brazil)
|
2017 | Produção de um glossário virtual inglês/português de informática e eletrônica | II ELIL - Encontro de Licenciaturas em Letras da Unesp
Universidade Estadual Paulista (Brazil)
|
2016 | Abordagem de ensinar versus abordagem de aprender: o desafio da harmonização em aulas de PLE. | VI CARPE - Colóquio de ação e reflexão em português para estrangeiros
Universidade Federal de São Carlos (Brazil)
|
2014 | O lúdico na sedimentação de conteúdos em turmas de 6ºs anos | 18ª Jornada de Letras – UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (Brazil)
|
2014 | Workshop: Fanzine - Uma atividade de (re)conhecimento | II Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais e Seminário PNAIC UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (Brazil)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/09 - 2023/12 | Membro de Comissão Científica e editora do Livro de Resumos do XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências
da Educação (2023/12/14 - 2023/12/15)
Seminar (Co-organisor)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/09/20 - 2023/09/22 | The aim is to explore the theme of literary development from different angles. An overarching perspective concerns the reflective
notion of ethics: Taking an ethical perspective draws our attention to questions of good life and its presuppositions. This
may include reflections on what we consider as morally appropriate and why, but the perspective is far wider.
Seminar
|
Literary Development Reconsidered: Perceiving Literary Education in an Ethical Frame
Freie Universität Berlin, Germany
|
2022/08/11 - 2022/08/12 | Mesas compostas por professores e profissionais da educação, escritores e ilustradores, investigadores, formuladores de políticas
públicas e influenciadores digitais acerca da Literatura para Jovens e a formação de leitores e do hábito da leitura. Ver
mais em https://www.flijpuc.com/.
Festival
|
I FESTIVAL DE LITERATURA JOVEM DA PUC-SP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária - PUC-SP, Brazil
|
2022/07/09 - 2022/07/10 | Palestras ministradas por Armando Requeixo, José António Gomes e Rebecca Drautremer acerca da LIJ, da formação de leitores
e da ilustração. Mesa-redonda composta por André Letria, Luísa Ducla Soares e Teresa Lima sobre os seus processos criativos.
Workshop "Ofina de Edição - O ciclo do Livro", organizada por Miguel Gouveia. Ver mais em https://encontroliteraturaaveiro.pt/.
Meeting
|
4º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância do Município de Aveiro
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
|
2022/07/05 - 2022/07/06 | Palestras ministradas por António Nóvoa, Gert Biesta e Kate Walsh; mesa-redonda composta por Aileen Kennedy, Anja Sweneen,
Daniel Alvunger e Qing Gu sobre o tema global "Teacher Education: building an agenda for the 21st century". Ver mais em https://2022.edulog.pt/
Conference
|
2022 EDULOG International Conference
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/12/12 | Formar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacional
(Thesis) Main arguer
|
Murilo Meloto de Souza (Other)
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brazil
|
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2021/05/01 - 2021/08/28 | Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba | Instituto Federal de São Paulo - Campos do Jordão |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022/04/08 - 2022/05/06 | Reflexões sobre a Literatura e suas práticas escolares | (Licence) | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - UFSCar, Brazil |
2015 - 2022 | Oficina de Estudos: Literatura e Cultura | Oficina de Estudos: Literatura e Cultura | Universidade Federal de São Carlos, Brazil |
2018/06 - 2018/12 | Português para Estrangeiros - Nível A1 para falantes de outras línguas | Instituto de Línguas UFSCar, Brazil | |
2018 - 2018 | Compartilhando conhecimento: As formas e as funções da escrita científica | Compartilhando conhecimento: As formas e as funções da escrita científica | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos, Brazil |
2017 - 2018 | Literatura e Realidade – LER | Literatura e Realidade – LER | Universidade Federal de São Carlos, Brazil |
Distinctions
Title
2013 | Deputada Jovem
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Brazil
|