???global.info.a_carregar???
Laurence Vohlgemuth, docteure en Equidade e Inovação na Educação par l’Université de Saint-Jacques de Compostelle (USC), est professeure à l’Escola Superior de Educação de l’Instituto Politécnico de Lisbonne, où elle coordonne la licence en Médiation Artistique et Culturelle. Ses recherches visent la compréhension de situations éducatives hors de l’école, dernièrement, plus particulièrement dans des contextes culturels et artistiques. Elle a publié récemment, avec Cristina Cruz, (2023) Mediação Artística e Cultural: Que Perfil Profissional? Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, Vol. 10, N.º 1, 31-48.
Identification

Personal identification

Full name
Laurence Marie Vohlgemuth

Citation names

  • Vohlgemuth, Laurence

Author identifiers

Ciência ID
4C18-4C29-2655
ORCID iD
0000-0001-8374-9356

Email addresses

  • laurence@eselx.ipl.pt (Professional)

Addresses

  • Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 1549-003, Campus de Benfica do IPL , Lisboa, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
French (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2014 - 2023
Concluded
EQUIDADE E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN, FACULTADE CINCIAS DE EDUCACIÓN (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Vida, Spain
"A articulação entre as escolas e os agentes culturais-artísticos locais: Um estudo de caso em Lisboa (Portugal)" (THESIS/DISSERTATION)
1998
Concluded
Diplome d'Etudes Approfondies Education, Formation, Insertion (Mestrado)
Université de Toulouse 2, France
1996
Concluded
Sciences de l'Education (Maîtrise)
Université de Toulouse 2, France
1993
Concluded
Sciences de l'Education (Licence)
Université de Toulouse 2, France
1982
Concluded
Enseignement 1 Degré (Diplôme d´études supérieures)
Université de Paris X, Nanterre, France
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2003 - 2024 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - 2002 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1990 - 1992 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1982 - 1985 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministère de l'Education nationale de l'Enseignement supérieur et de la Recherche, France

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2016 - 2024/07/15 Coordenadora da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2024 Membro eleito do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2024 Membro eleito do Conselho técnico-científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2010 Organic Unit Vice-President Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2010 - 2024 Membro da Coordenação de Curso da Licenciiatura em Animação Sociocultural Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1986 - 1993 Professora de Francês Língua Estrangeira Alliance Française, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022 - Current Chaire UNESCO « Intervention sociale non-violente » (ISNoV)
Institut universitaire de technologie Bordeaux Montaigne Centre de Ressources Montaigne, France
Ongoing
2021/09 - 2023/09 Entre: investigação em Mediação Artística e Cultural
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Ongoing
2020/09 - 2021/09 Scape.com, Comunicar a Paisagem - Leitura e Exploração de Paisagens
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded

Other

Designation Funders
2022 - Current Plano Nacional das Artes - Curso de Mediação Cultural e Artística
Plano Nacional das Artes - Curso de Mediação Cultural e Artística
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Ongoing
2016 - 2019 Socius (Investigare) – Investigação, Formação e Intervenção Social
.
Researcher
Concluded
2017 - 2018 MUNDOS JOVENS E ADOLESCENTES
.IDI&CA/MUJOAD cód. 711012
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Barroso Cruz, Cristina. "Évolution de la formation en animation socioculturelle de l'ESELx: vers quel profil professionnel?". 2022.
  2. Cruz, Cristina Barroso; Vohlgemuth, Laurence. "Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: percursos de construção e afirmação de uma área de transformação e desenvolvimento social". In Estudos Culturais em Portugal: cartografias, Desafios e Possibilidades, 139-149. Portugal, 2022.
    Published
  3. Vohlgemuth, Laurence; , Campos J.; Rocha, Carla; Arez, Abel; Pedro Felício; Maria José nobre; Ana Gama; Cruz, Cristina Barroso; Joana Campos. "Formation en animation culturelle à l’ESELx : la création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation. Dans l'animation et dans la recherche : Expérimentations artistiques. Quelles interactions pour quelles transformations?, 199-213. France: Carrières Sociales, 2021.
    Published
  4. Vohlgemuth, Laurence; Correia Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana; Cruz, Cristina; Campos, Joana. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation. Dans l'animation et dans la recherche : Expérimentations artistiques. Quelles interactions pour quelles transformations?, 199-213. France: Carrières Sociales, 2021.
    Published • 10.4000/books.cse.1308
  5. Vohlgemuth, Laurence. "Animação sociocultural voluntária e profissional, em França e em Portugal: questões de poder". In Jean Claude-Gillet: o homem e o seu legado, um pedagogo da animação sociocultural, 61-68. Portugal: Chaves Intervenção, 2021.
    Published
  6. Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina Barroso; Joana Campos. "La compétence “non-violente” dans la formation en animation socioculturelle à L’Ecole Supérieure d’Education de Lisbonne". In L’animation socioculturelle et l’intervention sociale face à la violence, 327-344. France: Carrières Sociales, 2021.
    Published
  7. Charréu, Leonardo; Vohlgemuth, Laurence. "Ars locus: Ambientes e aprendizagens artísticas na construção de significado por jovens portugueses que frequentam os ensinos secundário e superior". Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018.
  8. Vohlgemuth, Laurence; Alfredo Gomes Dias; Célia Martins; Joana Campos. "L’éducation artistique et culturelle : quel dialogue entre animation socioculturelle et école ?". In Ouvrons l’école. Quand la réforme des rythmes scolaires interroge les territoires et les partenariats, 146-162. France: Carrières Sociales, 2018.
    Published
  9. Vohlgemuth, Laurence; Joana Campos; Célia Martins; Alfredo Gomes Dias; Ana Gama BD1E-42A5-6338; Maria João Hortas; Natália Viera. "Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières ?". In L’animation socioculturelle : quels rapports à la médiation ?, 57-74. France: Carrières Sociales, 2018.
    Published
  10. Alfredo Gomes Dias; Joana Campos; Vohlgemuth, Laurence; Célia Martins. "Educação para o Desenvolvimento e a Formação em ASC na ESE de Lisboa". In A Caminho... Animação Sociocultural, Cooperação, Desenvolvimento e Educação para a Diferença., 179-203. Portugal, 2015.
    Published
  11. Vohlgemuth, Laurence. "Auto-évaluation assistée: Étude de cas en cours de français langue étrangère dans l’enseignement supérieur". In Cultures de l’évaluation et dérives évaluatives, 273-290. France: Editions L'Harmattan, 2014.
    Published
  12. Vohlgemuth, Laurence. "Teatro, Intervenção comunitário e a formação em animação sociocultural". In Da participação na Cultura à cultura da participação, 194-206. 2014.
    Published
  13. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, Alfredo. "Formation des animateurs socioculturels : discours idéologiques et pratiques". In L’Animation Socioculturelle Professionnelle, quels rapports au politique?, 131-144. Carrières Sociales Editions, 2013.
    Published
  14. Vohlgemuth, Laurence; Maria João Frade. "Zéphir et les autres". In Approches comparées de l'enseignement des langues et de la formation des enseignants, 391-410. France: Editions L'Harmattan, 2009.
    Published
Conference abstract
  1. , Campos J.; Cruz, C; Vohlgemuth, Laurence. "Produção de conhecimento e evolução da formação em animação sociocultural na ESELx". 2023.
    Published
  2. Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina; Joana Campos. "Produção de conhecimento e evolução da formação em animação sociocultural na ESELx". Paper presented in 11.º Encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais- “Produção de Conhecimento em Contexto”, Lisboa, 2023.
    Published
Conference paper
  1. Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina. "Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior". 2021.
    Published
  2. Vohlgemuth, Laurence; G Dias, Alfredo; Martins, Célia; Joana Campos. "Educação artística e formação em ASC na ESEL". 2015.
  3. Campos, Joana; Martins, Célia; Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence. "O Processo Formativo de Animadores Socioculturais na ESE de Lisboa e a Transição para o Mercado de Trabalho". 2015.
  4. Sousa, Otília; Vohlgemuth, Laurence. "Um estudo de inferências linguísticas". 2002.
Journal article
  1. Barroso Cruz,Cristina; Vohlgemuth,Laurence; Barroso Cruz, Cristina; Vohlgemuth, Laurence; Cristina Barroso Cruz; Laurence Vohlgemuth. "Mediação Artística e Cultural: Que Perfil Profissional?". Revista Lusófona de Estudos Culturais (2023): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100031.
    10.21814/rlec.4257,title
  2. Laurence Vohlgemuth; Joana Campos; Cristina Cruz. "L’esprit de Jean-Claude Gillet plane toujours sur la formation en animation à Lisbonne". Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles 19 (2021): 29-38. https://doi.org/10.55765%2Fatps.i19.976.
    10.55765/atps.i19.976
  3. Vohlgemuth, Laurence; Maurício, Paulo; Campos, Joana; West, Diana; Cruz, Cristina Barroso; Charréu, Leonardo; Laurence Vohlgemuth; et al. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?". Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles 20 (2021): 13-26. http://hdl.handle.net/10400.21/14044.
    10.55765/atps.i20.1062
  4. Cruz, Cristina Barroso; Vieira, Natália; Vohlgemuth, Laurence; Cruz,Cristina Barroso; Vieira,Natália; Vohlgemuth,Laurence; Cristina Barroso Cruz; Natália Vieira; Laurence Vohlgemuth. "Degree in Artistic and Cultural Mediation (ESELx – IPL): a critical analysis on the role of the mediator and mediation process in the Portuguese context". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2021): Vol. 11 N.º 2 (2021)-Vol. 11 N.º 2 (2021). https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/268.
    10.25757/INVEP.V11I2.268
  5. Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence. "Animadores socioculturais: formac¸a~o e inserc¸a~o profissional dos diplomados da ESELx-IPL". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/11157.
Journal issue
  1. Cristina Barroso Cruz; Vohlgemuth, Laurence. "Mediadores artísticos e culturais: que profissionalidade". da investigação às Práticas 14 2 (2024): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/issue/view/36.
    Published • Coeditor

Other

Other output
  1. Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières ?. 2018. Laurence Vohlgemuth; Joana Campos; Célia Martins; Ana Gama; Alfredo Dias; Maria João Hortas; Natália Vieira. https://doi.org/10.4000%2Fbooks.cse.772.
    10.4000/books.cse.772
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/10/22 A articulação entre as escolas e os agentes culturais-artísticos locais: Um estudo de caso em Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/07/12 Proximidades e distâncias entre a formação de profissionais do Trabalho Social: Experiência de intercâmbio entre duas instituições do ensino superior
Instituto Politécnico de Lisboa- escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2024/07/12 Trabalho social e violência: estratégias pedagógicas para a problematização de comportamentos violentos
Instituto Politécnico de Lisboa- escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2024/07/08 A articulação entre as escolas e os agentes culturais-artísticos locais: Um estudo de caso em Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa- escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2023/11/24 Produção de conhecimento e evolução da formação em animação sociocultural na ESELx 11.º Encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais- “Produção de Conhecimento em Contexto”
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/12 : Modules de formation : violence symbolique et structurelle
IUT Bordeaux (Bordeaux)
2023/04/27 Artvismo e Mediação Artística e Cultural: que relação? Reflexão a partir da análise de projetos de intervenção em contexto de estágio da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural.
Universidade do Algarve (Portugal)
2022/07/12 Emergência da Mediação artística e cultural nas políticas culturais em Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa
2022/01/24 Évolution de la formation en animation socioculturelle de l’ESELx : vers quel profil professionnel ?
IUT Bordeaux (France)
2021/10/08 Formation en médiation artistique et culturelle à l’ESELx: quel profil professionnel ?
Aix Marseille Université
2021/06/28 (Novas) Mediações? Metodologia de projeto como estratégia de intervenção pela Arte
Universidade Nova de Lisboa
2018/07/12 Ars locus: Ambientes e aprendizagens artísticas na construção de significado por jovens portugueses que frequentam os ensinos secundário e superior
Sociedade Nacional das Belas- Artes- Lisboa
2018/01/29 Formation d’animateurs socioculturels à l’ESELx : jeu et compétences
IUT Bordeaux

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/06/01 - 2024/10/31 11ème Colloque du Réseau International de l’Animation - Animation Socioculturelle : démocratie et participation (2024/07/10 - 2024/07/12)
Congress (Co-organisor)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/11 - 2022/07/12 Organização do I Congresso Internacional em Mediação Artística e Cultural, I CI-MAC, Mediadores Artísticos e Culturais: que profissionalidade? (2022/07/11)
Congress (Co-organisor)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/07/10 - 2024/07/12 the 11th Conference of the International Socio-cultural Community Development Network,
Congress
Socio-cultural Community Development: democracy and participation
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/07 O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.ºano de escolaridade, relatório de estágio do mestrado em ensino do 1.º CEB e de matemática e ciências naturais no 2.º CEB
President of the jury
Maria Carolina Sollari Allegro Machado Lopes (Master)
2015/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos , Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Ana Marques (Master)
2014 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O Tempo de Estudo Autónomo, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Soraia Felix (Master)
2013/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Implementação do trabalho cooperativo na sala de aula, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Joana Quinteiro (Master)
2013/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: A Cooperação No Processo De Inclusão, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Tânia Lopes (Master)
2013 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Impacto das atividades práticas nas aprendizagens e no interesse dos alunos, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Carolina Paulino (Master)
2013 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: A Indisciplina em contexto de sala de aula, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Joana Pico (Master)
2012/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Sequências e a construção de noção de tempo., Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de lisboa,
Supervisor
Joana Costa (Master)
2012/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Desenvolver competências ao nível do trabalho cooperativo em sala de aula., Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Andreia Almeida (Master)
2012 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O trabalho experimental como potenciador de aprendizagens em diferentes áreas curriculares, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Joana Peixoto (Master)

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2024/04/01 - Current Da Investigação às Práticas Escola Superior de Educação de Lisboa - CIED

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023/04 - Current Comissão Científica do curso de formação contínua promovido pelo Plano Nacional das Artes e dirigido a agentes culturais em exercício
Member
Plano Nacional das Artes, Portugal
2011 - 2013 Coordenadora do projeto Leonardo: Animação Sociocultural - Formar/formar-se
Coordinator

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2024/07/10 - 2024/07/12 11ème Colloque du Réseau International de l’Animation - Animation Socioculturelle : démocratie et participation, ESELx- Instituto Politécnico de Lisboa
2023/11/05 - 2023/11/16 11.º Encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais- “Produção de Conhecimento em Contexto” Escola Superior de Educação de Lisboa
2022/07/11 - 2022/07/12 I Congresso Internacional em Mediação Artística e Cultural : Mediadores Artísticos e Culturais: que profissionalidade? ESELx
2020/03/30 - 2020/03/31 Le jeu : entre familles et institutions. Approches pluridisciplinaires des acteurs, des territoires et des enjeux sociaux Bordeaux- IUT- França

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018 - Current Projeto de Intervenção em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Current Projeto de Intervenção em Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - Current Língua Francesa I, II, III e IV (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024/03/01 - 2024/07/12 Blended Intensive Program 2022-1-PT01-KA131-HED-000063531-2 Socio-cultural Community Development: democracy and participation (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2018 Projeto Interdisciplinar de Intervenção profissional Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal