???global.info.a_carregar???
Laurence Vohlgemuth, docteure en Equidade e Inovação na Educação par l’Université de Saint-Jacques de Compostelle (USC), est professeure à l’Escola Superior de Educação de l’Instituto Politécnico de Lisbonne, où elle coordonne la licence en Médiation Artistique et Culturelle. Ses recherches visent la compréhension de situations éducatives hors de l’école, dernièrement, plus particulièrement dans des contextes culturels et artistiques. Elle a publié récemment, avec Cristina Cruz, (2023) Mediação Artística e Cultural: Que Perfil Profissional? Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Cultural Studies, Vol. 10, N.º 1, 31-48.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Laurence Marie Vohlgemuth

Nomes de citação

  • Vohlgemuth, Laurence

Identificadores de autor

Ciência ID
4C18-4C29-2655
ORCID iD
0000-0001-8374-9356

Endereços de correio eletrónico

  • laurence@eselx.ipl.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 1549-003, Campus de Benfica do IPL , Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2023
Concluído
EQUIDADE E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN, FACULTADE CINCIAS DE EDUCACIÓN (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Vida, Espanha
"A articulação entre as escolas e os agentes culturais-artísticos locais: Um estudo de caso em Lisboa (Portugal)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Diplome d'Etudes Approfondies Education, Formation, Insertion (Mestrado)
Université de Toulouse 2, França
1996
Concluído
Sciences de l'Education (Maîtrise)
Université de Toulouse 2, França
1993
Concluído
Sciences de l'Education (Licence)
Université de Toulouse 2, França
1982
Concluído
Enseignement 1 Degré (Diplôme d´études supérieures)
Université de Paris X, Nanterre, França
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2024 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - 2002 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1990 - 1992 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982 - 1985 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministère de l'Education nationale de l'Enseignement supérieur et de la Recherche, França

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2024/07/15 Coordenadora da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2024 Membro eleito do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2024 Membro eleito do Conselho técnico-científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2010 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2024 Membro da Coordenação de Curso da Licenciiatura em Animação Sociocultural Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1986 - 1993 Professora de Francês Língua Estrangeira Alliance Française, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Chaire UNESCO « Intervention sociale non-violente » (ISNoV)
Institut universitaire de technologie Bordeaux Montaigne Centre de Ressources Montaigne, França
Em curso
2021/09 - 2023/09 Entre: investigação em Mediação Artística e Cultural
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
2020/09 - 2021/09 Scape.com, Comunicar a Paisagem - Leitura e Exploração de Paisagens
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Plano Nacional das Artes - Curso de Mediação Cultural e Artística
Plano Nacional das Artes - Curso de Mediação Cultural e Artística
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2016 - 2019 Socius (Investigare) – Investigação, Formação e Intervenção Social
.
Investigador
Concluído
2017 - 2018 MUNDOS JOVENS E ADOLESCENTES
.IDI&CA/MUJOAD cód. 711012
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina. "Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superior". 2021.
    Publicado
  2. Vohlgemuth, Laurence; G Dias, Alfredo; Martins, Célia; Joana Campos. "Educação artística e formação em ASC na ESEL". 2015.
  3. Campos, Joana; Martins, Célia; Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence. "O Processo Formativo de Animadores Socioculturais na ESE de Lisboa e a Transição para o Mercado de Trabalho". 2015.
  4. Sousa, Otília; Vohlgemuth, Laurence. "Um estudo de inferências linguísticas". 2002.
Artigo em revista
  1. Cruz, Cristina Barroso; Lafortune, Jean-Marie; Vohlgemuth, Laurence. "Dynamique comparée de l’émergence de la médiation dans les politiques culturelles au Portugal et au Québec". Culture et Musées (2025): https://www.uga-editions.com/menu-principal/collections-et-revues/revues/culture-musees-544821.kjsp.
    Submetido
  2. Cruz, Cristina; Vohlgemuth, Laurence; Suzanne, Gilles. "Olhares cruzados sobre a emergência da mediação artística e cultural nas políticas culturais em Portugal". Rotura (2025):
    Acesso aberto • Submetido
  3. Cruz, Cristina Barroso; Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence. "L’animation socioculturelle au Portugal : vers quel(s) devenir(s) ?". Animation, Territoires et pratiques socioculturelles (2024): https://edition.uqam.ca/atps/.
    Aceite para publicação
  4. Barroso Cruz,Cristina; Vohlgemuth,Laurence; Barroso Cruz, Cristina; Vohlgemuth, Laurence; Cristina Barroso Cruz; Laurence Vohlgemuth. "Mediação Artística e Cultural: Que Perfil Profissional?". Revista Lusófona de Estudos Culturais (2023): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100031.
    10.21814/rlec.4257,title
  5. Laurence Vohlgemuth; Joana Campos; Cristina Cruz. "L’esprit de Jean-Claude Gillet plane toujours sur la formation en animation à Lisbonne". Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles 19 (2021): 29-38. https://doi.org/10.55765%2Fatps.i19.976.
    10.55765/atps.i19.976
  6. Vohlgemuth, Laurence; Maurício, Paulo; Campos, Joana; West, Diana; Cruz, Cristina Barroso; Charréu, Leonardo; Laurence Vohlgemuth; et al. "Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?". Revue internationale animation, territoires et pratiques socioculturelles 20 (2021): 13-26. http://hdl.handle.net/10400.21/14044.
    10.55765/atps.i20.1062
  7. Cruz, Cristina Barroso; Vieira, Natália; Vohlgemuth, Laurence; Cruz,Cristina Barroso; Vieira,Natália; Vohlgemuth,Laurence; Cristina Barroso Cruz; Natália Vieira; Laurence Vohlgemuth. "Degree in Artistic and Cultural Mediation (ESELx – IPL): a critical analysis on the role of the mediator and mediation process in the Portuguese context". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2021): Vol. 11 N.º 2 (2021)-Vol. 11 N.º 2 (2021). https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/268.
    10.25757/INVEP.V11I2.268
  8. Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, Alfredo; Vohlgemuth, Laurence. "Animadores socioculturais: formac¸a~o e inserc¸a~o profissional dos diplomados da ESELx-IPL". (2016): http://hdl.handle.net/10400.21/11157.
Capítulo de livro
  1. Cruz, Cristina; Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence. "Module de formation : Violence symbolique et structurelle". In L’intervention sociale face à la violence : méthodes, dispositifs et expérimentations, editado por Pascal Tozzi. Bordeaux, França: Carrières Sociales, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Barroso Cruz, Cristina. "Évolution de la formation en animation socioculturelle de l'ESELx: vers quel profil professionnel?". 2022.
  3. Cruz, Cristina Barroso; Vohlgemuth, Laurence. "Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: percursos de construção e afirmação de uma área de transformação e desenvolvimento social". In Estudos Culturais em Portugal: cartografias, Desafios e Possibilidades, 139-149. Portugal, 2022.
    Publicado
  4. Vohlgemuth, Laurence; , Campos J.; Rocha, Carla; Arez, Abel; Pedro Felício; Maria José nobre; Ana Gama; et al. "Formation en animation culturelle à l’ESELx : la création artistique collaborative et ses implications". In Art, Recherche et Animation. Dans l'animation et dans la recherche : Expérimentations artistiques. Quelles interactions pour quelles transformations?, 199-213. França: Carrières Sociales, 2021.
    Publicado • 10.4000/books.cse.1308
  5. Vohlgemuth, Laurence. "Animação sociocultural voluntária e profissional, em França e em Portugal: questões de poder". In Jean Claude-Gillet: o homem e o seu legado, um pedagogo da animação sociocultural, 61-68. Portugal: Chaves Intervenção, 2021.
    Publicado
  6. Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina Barroso; Joana Campos. "La compétence “non-violente” dans la formation en animation socioculturelle à L’Ecole Supérieure d’Education de Lisbonne". In L’animation socioculturelle et l’intervention sociale face à la violence, 327-344. França: Carrières Sociales, 2021.
    Publicado
  7. Charréu, Leonardo; Vohlgemuth, Laurence. "Ars locus: Ambientes e aprendizagens artísticas na construção de significado por jovens portugueses que frequentam os ensinos secundário e superior". Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, 2018.
  8. Vohlgemuth, Laurence; Alfredo Gomes Dias; Célia Martins; Joana Campos. "L’éducation artistique et culturelle : quel dialogue entre animation socioculturelle et école ?". In Ouvrons l’école. Quand la réforme des rythmes scolaires interroge les territoires et les partenariats, 146-162. França: Carrières Sociales, 2018.
    Publicado
  9. Vohlgemuth, Laurence; Joana Campos; Célia Martins; Alfredo Gomes Dias; Ana Gama BD1E-42A5-6338; Maria João Hortas; Natália Viera; et al. "Quelles médiations dans les formations offertes par l’ESELx : l’ASC et ses frontières ?". In L’animation socioculturelle : quels rapports à la médiation ?, 57-74. França: Carrières Sociales, 2018.
    Publicado • 10.4000/books.cse.772
  10. Alfredo Gomes Dias; Joana Campos; Vohlgemuth, Laurence; Célia Martins. "Educação para o Desenvolvimento e a Formação em ASC na ESE de Lisboa". In A Caminho... Animação Sociocultural, Cooperação, Desenvolvimento e Educação para a Diferença., 179-203. Portugal, 2015.
    Publicado
  11. Vohlgemuth, Laurence. "Auto-évaluation assistée: Étude de cas en cours de français langue étrangère dans l’enseignement supérieur". In Cultures de l’évaluation et dérives évaluatives, 273-290. França: Editions L'Harmattan, 2014.
    Publicado
  12. Vohlgemuth, Laurence. "Teatro, Intervenção comunitário e a formação em animação sociocultural". In Da participação na Cultura à cultura da participação, 194-206. 2014.
    Publicado
  13. Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, Alfredo. "Formation des animateurs socioculturels : discours idéologiques et pratiques". In L’Animation Socioculturelle Professionnelle, quels rapports au politique?, 131-144. Carrières Sociales Editions, 2013.
    Publicado
  14. Vohlgemuth, Laurence; Maria João Frade. "Zéphir et les autres". In Approches comparées de l'enseignement des langues et de la formation des enseignants, 391-410. França: Editions L'Harmattan, 2009.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Cristina Barroso Cruz; Vohlgemuth, Laurence. "Mediadores artísticos e culturais: que profissionalidade". da investigação às Práticas 14 2 (2024): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/issue/view/36.
    Publicado • Co-editor
Resumo em conferência
  1. , Campos J.; Cruz, C; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina; Joana Campos. "Produção de conhecimento e evolução da formação em animação sociocultural na ESELx". Trabalho apresentado em 11.º Encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais- “Produção de Conhecimento em Contexto”, Lisboa, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/22 A articulação entre as escolas e os agentes culturais-artísticos locais: Um estudo de caso em Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/07/12 Proximidades e distâncias entre a formação de profissionais do Trabalho Social: Experiência de intercâmbio entre duas instituições do ensino superior
Instituto Politécnico de Lisboa- escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2024/07/12 Trabalho social e violência: estratégias pedagógicas para a problematização de comportamentos violentos
Instituto Politécnico de Lisboa- escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2024/07/08 A articulação entre as escolas e os agentes culturais-artísticos locais: Um estudo de caso em Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa- escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2023/11/24 Produção de conhecimento e evolução da formação em animação sociocultural na ESELx 11.º Encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais- “Produção de Conhecimento em Contexto”
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/12 : Modules de formation : violence symbolique et structurelle
IUT Bordeaux (Bordeaux)
2023/04/27 Artvismo e Mediação Artística e Cultural: que relação? Reflexão a partir da análise de projetos de intervenção em contexto de estágio da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural.
Universidade do Algarve (Portugal)
2022/07/12 Emergência da Mediação artística e cultural nas políticas culturais em Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa
2022/01/24 Évolution de la formation en animation socioculturelle de l’ESELx : vers quel profil professionnel ?
IUT Bordeaux (França)
2021/10/08 Formation en médiation artistique et culturelle à l’ESELx: quel profil professionnel ?
Aix Marseille Université
2021/06/28 (Novas) Mediações? Metodologia de projeto como estratégia de intervenção pela Arte
Universidade Nova de Lisboa
2018/07/12 Ars locus: Ambientes e aprendizagens artísticas na construção de significado por jovens portugueses que frequentam os ensinos secundário e superior
Sociedade Nacional das Belas- Artes- Lisboa
2018/01/29 Formation d’animateurs socioculturels à l’ESELx : jeu et compétences
IUT Bordeaux

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/01 - 2024/10/31 11ème Colloque du Réseau International de l’Animation - Animation Socioculturelle : démocratie et participation (2024/07/10 - 2024/07/12)
Congresso (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/11 - 2022/07/12 Organização do I Congresso Internacional em Mediação Artística e Cultural, I CI-MAC, Mediadores Artísticos e Culturais: que profissionalidade? (2022/07/11)
Congresso (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07/10 - 2024/07/12 the 11th Conference of the International Socio-cultural Community Development Network,
Congresso
Socio-cultural Community Development: democracy and participation
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07 O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.ºano de escolaridade, relatório de estágio do mestrado em ensino do 1.º CEB e de matemática e ciências naturais no 2.º CEB
Presidente do júri
Maria Carolina Sollari Allegro Machado Lopes (Mestrado)
2015/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos , Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ana Marques (Mestrado)
2014 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O Tempo de Estudo Autónomo, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Soraia Felix (Mestrado)
2013/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Implementação do trabalho cooperativo na sala de aula, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Joana Quinteiro (Mestrado)
2013/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: A Cooperação No Processo De Inclusão, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Tânia Lopes (Mestrado)
2013 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Impacto das atividades práticas nas aprendizagens e no interesse dos alunos, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Carolina Paulino (Mestrado)
2013 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: A Indisciplina em contexto de sala de aula, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Pico (Mestrado)
2012/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Sequências e a construção de noção de tempo., Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de lisboa,
Orientador
Joana Costa (Mestrado)
2012/07 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Desenvolver competências ao nível do trabalho cooperativo em sala de aula., Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Andreia Almeida (Mestrado)
2012 Prática de Ensino Supervisionado no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O trabalho experimental como potenciador de aprendizagens em diferentes áreas curriculares, Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Joana Peixoto (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/07/10 - 2024/07/12 11ème Colloque du Réseau International de l’Animation - Animation Socioculturelle : démocratie et participation, ESELx- Instituto Politécnico de Lisboa
2023/11/05 - 2023/11/16 11.º Encontro do CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais- “Produção de Conhecimento em Contexto” Escola Superior de Educação de Lisboa
2022/07/11 - 2022/07/12 I Congresso Internacional em Mediação Artística e Cultural : Mediadores Artísticos e Culturais: que profissionalidade? ESELx
2020/03/30 - 2020/03/31 Le jeu : entre familles et institutions. Approches pluridisciplinaires des acteurs, des territoires et des enjeux sociaux Bordeaux- IUT- França

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Projeto de Intervenção em Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Projeto de Intervenção em Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - Atual Língua Francesa I, II, III e IV (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024/03/01 - 2024/07/12 Blended Intensive Program 2022-1-PT01-KA131-HED-000063531-2 Socio-cultural Community Development: democracy and participation (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2018 Projeto Interdisciplinar de Intervenção profissional Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/04 - Atual Comissão Científica do curso de formação contínua promovido pelo Plano Nacional das Artes e dirigido a agentes culturais em exercício
Membro
Plano Nacional das Artes, Portugal
2011 - 2013 Coordenadora do projeto Leonardo: Animação Sociocultural - Formar/formar-se
Coordenador

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/01 - Atual Da Investigação às Práticas Escola Superior de Educação de Lisboa - CIED