???global.info.a_carregar???
I have a Ph.D. in Education and I'm a researcher in ¿¿Teacher Training focused on Didactics of Mathematics and technologies in education, with diversified research and publications. I'm also school textbooks' author. I have been a researcher in several projects funded by FCT, have been a member of the organizing and scientific committee in national and international congresses and I'm a reviewer for scientific journals. I also integrate the scientific committee of the Center for Research and Development in Education (NIDE) of IPL. In my professional activity, I have been in charge of creating study cycles in ¿¿teacher's training area (Undergraduate and Master's). I coordinated the Bachelor in Basic Education and have been part of the scientific committee of several masters in Education. I collaborated in development projects of teacher training in Portuguese-speaking African countries. In addition to the initial teacher training, I have been working in in-service education. I also was vice dean of ESECS between 2013 and 2017.
Identification

Personal identification

Full name
Hugo Alexandre Lopes Menino

Citation names

  • Menino, Hugo

Author identifiers

Ciência ID
4D1A-DB05-DF6F
ORCID iD
0000-0002-0072-4274

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2009
Concluded
Avances en la Formación del profesorado (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Spain
"A prática pedagógica na formação inicial do professor do 1º ciclo do ensino básico" (THESIS/DISSERTATION)
Sobresaliente cum laude por unanimidad
2004
Concluded
Educação, especialidade em Didáctica da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"O relatório escrito, o teste em duas fases e portefólio como instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2000
Concluded
Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Avaliação das aprendizagens" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2010/05/14 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000/10/01 - 2010/05/13 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Coordenação de curso Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - Current President of the Pedagogic Council Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - Current Coordenador de Departamento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - Current Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - Current Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2017 Organic Unit Vice-President Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2014 Coordenador de Curso Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2007 - 2011/02 Project AREA, regulated assessment for teaching and learning
grant.Provided by PTCRIS: 64970
Stichting Weten
2007 - 2007/12 Number sense development: curricular demands and perspectives
grant.Provided by PTCRIS: 82189
Stichting Weten
2005 - 2006/12 Number sense development: curricular demands and perspectives
grant.Provided by PTCRIS: 59680
Stichting Weten

Contract

Designation Funders
2020 - 2023 Design and Management of Preparatory and Tutorial Program
Project ID No. P-MZ-I00-002
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005 - 2006/12/31 Desenvolvimento do sentido do número: perspectivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  2. Pereira, I.; Cadima, R.; Menino, H.; Araújo, I.. E-mentoring: A content analysis design. 2017.
    10.1007/978-3-319-43271-7_11
  3. Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes. II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2013.
    https://doi.org/10.25766/9vbc-3259
Book chapter
  1. Sebastião, Fernando; Tavares, Dina; Menino, Hugo; Oliveira, Eunice; la Féria, Ana; Teixeira, Rita. "O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática". CICS.NOVA.IPLeiria; ESECS.Politécnico de Leiria, 2021.
  2. Menino, Hugo. "Álgebra e a resolução de problemas". In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos, 99-106. leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, 2019.
    Published
  3. Menino, Hugo. "Resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemática". In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos, 13-23. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, 2019.
    Published
Conference paper
  1. "O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação". Paper presented in XI - Investigação, práticas e contextos em educação, Leiria, 2022.
    In press
  2. "Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto Jardim de Infância: construção da área do médico". Paper presented in XI - Investigação, práticas e contextos em educação, Leiria, 2022.
    In press
  3. "FUTURE TEACHER'S PERCEPTIONS ABOUT NATURAL SCIENCES TEACHING AND LEARNING". Paper presented in EDULEARN22 International Education Conference, Palma de Maiorca, 2022.
    Accepted
  4. Menino, Hugo; Ribeiro, Susana Alexandra Marques. "O modelo de aula invertida na Didática da Matemática: perceções de futuros professores e educadores". Paper presented in INNODOCT 2021, Valência, 2021.
    Published • DOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2021.2021.13384
  5. Menino, Hugo. "O jogo educacional multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem da matemática". Paper presented in Ócio, jogo e brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural, Leiria, 2020.
    Accepted
  6. Menino, Hugo. "A emergência da matemática e a resolução de problemas segundo o modelo de Polya na educação pré-escolar". Paper presented in IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, leiria, 2020.
    Published
  7. Menino, Hugo. "Emoções primárias e mindfulness na educação pré-escolar". Paper presented in IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2020.
    Published
  8. Menino, Hugo. "Aprender e ensinar matemática e o estudo de aula: uma experiência educativa com futuras professoras do 1.º ciclo do ensino básico.". Paper presented in IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2020.
    Published
  9. "A emergência da matemática e a resolução de problemas segundo o modelo de Polya na educação pré-escolar". Paper presented in Investigação, práticas e contextos em educação - 2020, Leiria, 2020.
    Published
  10. "Aprender a ensinar Matemática e o estudo de aula: uma experiência educativa com futuras professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in Investigação, práticas e contextos em educação - 2020, Leiria, 2020.
    Published
  11. "Mindfulness: uma experiência no Jardim-de-Infância". Paper presented in Investigação, práticas e contextos em educação - 2020, Leiria, 2020.
    Published
  12. Menino, Hugo. "Metodologia de Trabalho de Projeto no contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: estudo de caso numa turma de 1.º ano.". Paper presented in VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2019.
    Published
  13. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Raínho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
  14. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais". 2017.
  15. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
  16. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. "Um projecto centrado no sentido do número". 2008.
  17. Martins, Cristina; Maia, Ema; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Pires, Manuel Vara. "O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática". 2002.
Journal article
  1. Sebastião, Fernando; Tavares, Dina; Menino, Hugo Lopes; Oliveira, Eunice; Féria, Ana la; Teixeira, Rita. "O jogo educacional Multipli enquAnto atividade lúdica e de aprendizagem matemática". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/5678.
  2. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matema´tico de futuros professores no ini´cio da sua formac¸a~o: o caso da organizac¸a~o e tratamento de dados". (2018): http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
  3. Menino, Hugo Lopes; Tavares, Dina; Quaresma, A.; Rodrigues, M.; Menino, Hugo. "El sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo dos estudios de caso". Esta comunicación pretende presentar algunas evidencias del trabajo de investigación que se lleva a cabo en el proyecto SNUMERO, del Núcleo de investigación y Desarrollo en Educación (NIDE) del Instituto Politécnico de Leiria. Se pretende caracterizar el sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo de enseñanza básica, y percibir la forma en que planifican y llevan a cabo tareas en e (2011): http://hdl.handle.net/10400.8/1737.
  4. Rocha, M.I.; Menino, H.A.. "Development of number sense in multiplication. A case study with children of 7/8 years old | Desenvolvimento do sentido do número na multiplicação. Um estudo de caso com crianças de 7/8 anos". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 12 1 (2009): 103-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78149379092&partnerID=MN8TOARS.
  5. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10400.1/2122.
  6. Menino, Hugo Lopes. "Avaliação das aprendizagens em matemática : uma experiência de utilização do portefolio no 2.º ciclo". (2005): http://hdl.handle.net/10400.8/300.
  7. Menino, Hugo Lopes; Correia, Sílvia Oliveira. "Concepções alternativas : ideias das crianças acerca do sistema reprodutor humano e reprodução". (2001): http://hdl.handle.net/10400.8/245.
Thesis / Dissertation
  1. Fernandes, Inês Filipa Moreira. "Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5775.
  2. Inácio, Ana Maria Cecílio. "Mindfulness". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5774.
  3. Pillajo Tufiño, Mariela Alexandra. "Utilización Pedagógica de la Tecnologia para el Desarrollo del Sentido de Número de los niños de 5 a 6 años". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2841.
  4. Alexandre, Mónica Raquel Silva Ramos. "Desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1831.
  5. Oliveira, Susana Margarida da Silva. "O ensino e a aprendizagem da multiplicação no 2.º ano de escolaridade". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1840.
  6. Domingues, Ana Luísa Paulo. "O GeoGebra na aprendizagem do tema “Circunferência” – um estudo com alunos do 9.ºano de escolaridade". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1556.
  7. Freitas, Telma Mendes. "Relatório da Prática de Ensino Supervisionada : Refletindo sobre a prática pedagógica, o jogo como estratégia no ensino e aprendizagem da matemática". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1979.
  8. Silva, Ana Filipa Gomes da. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de multiplicação e divisão". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1790.
  9. Figueiredo, Carina Sofia Barbosa. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica, O projeto: “Outras culturas do Mundo na nossa Escola”". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/2063.
  10. Neto, Andreia Denise Cavaleiro. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1º Ciclo". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1787.
  11. Pereira, Ana Filipa Lopes. "Refletindo sobre a prática pedagógica : a recolha, organização e interpretação de dados no Jardim-de-Infância; estratégias e aspetos do sentido de número evidenciados pelas crianças". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1814.

Other

Other output
  1. O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados. Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matema´tico dos estudantes da Licenciatura em Educac¸a~o Ba´sica da Escola Superior de Educac¸a~o e Cie^ncias Sociais (ESECS) do Instituto Polite´cnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matema´ticos, nomeadamente nu´meros e operac¸o~es, geometria e medida, organizac¸a~o e tratament. 2018. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
  2. Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialé. 2008. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. http://hdl.handle.net/10198/5423.
  3. A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da forma. 2007. Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. http://hdl.handle.net/10451/4070.
  4. As experiências de terreno na formação inicial de professores. 2005. Antunes, Sílvia; Menino, Hugo Lopes. http://hdl.handle.net/10400.8/299.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - 2021 Mindfulness: uma experiência no Jardim-de-Infância
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/09/21 - 2020/11/30 Mindfullness: uma experiência no jardim-de-infância
Supervisor
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/09/21 - 2020/11/30 Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas, segundo o modelo de Polya, na Educação Pré-Escolar.
Supervisor
Mestrado em educação pré-escola e ensino do 1.º ciclo (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Utilización Pedagógica de la Tecnologia para el Desarrollo del Sentido de Número de los niños de 5 a 6 años
Supervisor
Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 O ensino e a aprendizagem da multiplicação no 2.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 O GeoGebra na aprendizagem do tema “Circunferência” – um estudo com alunos do 9.ºano de escolaridade
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada : Refletindo sobre a prática pedagógica, o jogo como estratégia no ensino e aprendizagem da matemática
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1º Ciclo
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de multiplicação e divisão
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a prática pedagógica : a recolha, organização e interpretação de dados no Jardim-de-Infância; estratégias e aspetos do sentido de número evidenciados pelas crianças
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica, O projeto: “Outras culturas do Mundo na nossa Escola”
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/07/16 Estudo do conceito Correspondência Termo a Termo através de jogos de memória envolvendo a Área do Estudo do Meio
(Thesis) Main arguer
Joana Patrícia de Carvalho Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020/06/25 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5/6 anos
(Thesis) Arguer
Patrícia Alexandra Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/06/25 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando o desenvolvimento do cálculo mental através de jogos de movimento
(Thesis) Arguer
Sofia Filipe Várzea (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/06/19 Refletindo sobre a prática pedagógica no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação de práticas pedagógicas em ciências – um estudo com alunos do 4.º ano
President of the jury
Nicole Gaspar Duarte (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2020/01/01 - 2020/11/15 Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT)
Other
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020/01/01 - 2020/12/31 Congresso Internacional de Investigação e Práticas em Contextos Educativos (IPCE) Leiria
2020/06/01 - 2020/06/01 Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT) Leiria
2019/01/01 - 2019/12/31 Congresso Internacional de Investigação e Práticas em Contextos Educativos (IPCE) Leiria

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2022/02/10 - 2022/02/16 Perito externo da Comissão de Avaliação Externa do Instituto Educativo do Juncal, no âmbito da Inspeção Geral da Educação (IGEC).
Evaluator
Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2020/01/03 - 2020/09/30 Perito externo da Comissão de Avaliação Externa do Agrupamento de escolas do Fundão, no âmbito da Inspeção Geral da Educação (IGEC).
Evaluator
Ministério da Educação, Portugal Ministério da Educação
Distinctions

Other distinction

2015 Louvor