???global.info.a_carregar???
I have a Ph.D. in Education and I'm a researcher in Teacher Training focused on Didactics of Mathematics and technologies in education, with diversified research and publications. I'm also school textbooks' author. I have been a researcher in several projects funded by FCT, have been a member of the organizing and scientific committee in national and international congresses and I'm a reviewer for scientific journals. I also integrate the scientific committee of the Centre for Studies in Education and Innovation(CI&DEI) of IPL. In my professional activity, I have been in charge of creating study cycles in teacher's training area (Undergraduate and Master's). I coordinated the Bachelor in Basic Education, The master in Maths and sciencies education and have been part of the scientific committee of other masters in Education. I collaborated in development projects of teacher training in Portuguese-speaking African countries. In addition to the initial teacher training, I have been working in in-service education. I also was vice dean of ESECS between 2013 and 2017.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hugo Alexandre Lopes Menino

Nomes de citação

  • Menino, Hugo

Identificadores de autor

Ciência ID
4D1A-DB05-DF6F
ORCID iD
0000-0002-0072-4274

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Doutoramento em Formação de Professores (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
"La Prática Pedagógica en la Formación Inicial de Profesores del Primer Ciclo de Enseñanza Básica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente cum laude
2004
Concluído
Educação, especialidade em Didáctica da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"O relatório escrito, o teste em duas fases e portefólio como instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000
Concluído
Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Avaliação das aprendizagens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/21 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2022/09/20 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010/05/14 - 2022/09/20 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000/10/01 - 2010/05/13 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Coordenação de curso Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - Atual Coordenador de Departamento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - Atual Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2023/03 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2023/03 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2017 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2014 Coordenador de Curso Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/09 - 2011/02 Project AREA, regulated assessment for teaching and learning Stichting Weten
2007/01 - 2007/12 Number sense development: curricular demands and perspectives Stichting Weten
2005/01 - 2006/12 Number sense development: curricular demands and perspectives Stichting Weten

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/15 - 2024/09/15 O pensamento computacional na formação inicial de professores dos primeiros anos
UIDB/05507/2020
Investigador responsável
Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2023/07/01 - 2024/06/30 Assistência Técnica para elaboração e validação dos programas de 11.º ano de Cabo Verde
RFP No: EOI - 28/HCP/UGPE/2023
Desenvolvimento técnico
Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
Assembleia Nacional da República de Cabo Verde
Em curso
2020 - 2023 Design and Management of Preparatory and Tutorial Program
Project ID No. P-MZ-I00-002
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Qualidade de Vida
UID/CED/04748/2019
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2011/02/28 Projecto AREA, avaliação reguladora do ensino e aprendizagem
PTDC/CED/64970/2006
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/01/01 - 2006/12/31 Desenvolvimento do sentido do número: perspectivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Menino, Hugo. "Early algebra in basic education in Portugal, a teaching experience". Trabalho apresentado em ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Menino, Hugo. "Computacional thinking in basic education in Portugal, a teaching experience review". Trabalho apresentado em ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Menino, Hugo. "Portuguese future teachers' preconceptions of computational thinking". Trabalho apresentado em ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Menino, Hugo. "Computational thinking in mathematics, an experience with prospective teachers.". Trabalho apresentado em ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    Aceite para publicação
  5. Menino, Hugo. "Computational thinking, strategies and practices of pre-service teachers". Trabalho apresentado em ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    Aceite para publicação
  6. Susana Reis; Ana Oliveira; Hugo Menino. "FUTURE TEACHER'S PERCEPTIONS ABOUT NATURAL SCIENCES TEACHING AND LEARNING". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2410
  7. Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Rainho, Nuno; Rodrigues, Marina. "O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação". Trabalho apresentado em XI - Investigação, práticas e contextos em educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  8. Menino, Hugo; Patrícia Lisboa; Bruna Pereira. "Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto Jardim de Infância: construção da área do médico". Trabalho apresentado em XI - Investigação, práticas e contextos em educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  9. Menino, Hugo; Ribeiro, Susana Alexandra Marques. "O modelo de aula invertida na Didática da Matemática: perceções de futuros professores e educadores". Trabalho apresentado em INNODOCT 2021, Valência, 2021.
    Publicado • DOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2021.2021.13384
  10. Menino, Hugo. "A emergência da matemática e a resolução de problemas segundo o modelo de Polya na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, leiria, 2020.
    Publicado
  11. Menino, Hugo. "Emoções primárias e mindfulness na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2020.
    Publicado
  12. Menino, Hugo. "Aprender e ensinar matemática e o estudo de aula: uma experiência educativa com futuras professoras do 1.º ciclo do ensino básico.". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2020.
    Publicado
  13. "A emergência da matemática e a resolução de problemas segundo o modelo de Polya na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em Investigação, práticas e contextos em educação - 2020, Leiria, 2020.
    Publicado
  14. "Aprender a ensinar Matemática e o estudo de aula: uma experiência educativa com futuras professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Investigação, práticas e contextos em educação - 2020, Leiria, 2020.
    Publicado
  15. "Mindfulness: uma experiência no Jardim-de-Infância". Trabalho apresentado em Investigação, práticas e contextos em educação - 2020, Leiria, 2020.
    Publicado
  16. Menino, Hugo. "Metodologia de Trabalho de Projeto no contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: estudo de caso numa turma de 1.º ano.". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2019.
    Publicado
  17. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Raínho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
  18. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais". 2017.
  19. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
  20. Isabel Pereira; Cadima, Rita; Menino, Hugo; Inês Araújo. "SOFT SKILLS TO INCREASE EMPLOYABILITY". Trabalho apresentado em EDULEARN16 Proceedings, 2016.
    10.21125/edulearn.2016.1382
  21. Pereira, Isabel; Cadima, Rita; Menino, Hugo; Araújo, I.. "Desenvolver competências que melhorem a empregabilidade". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016, Lisboa, 2016.
    Publicado
  22. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. "Um projecto centrado no sentido do número". 2008.
  23. Menino, Hugo; Santos, Leonor. "Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: O uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XV Seminário de Investigação em Educação Matemática (XV SIEM), Covilhã, 2004.
    Publicado
  24. Martins, Cristina; Maia, Ema; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Pires, Manuel Vara. "O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática". 2002.
Artigo em revista
  1. Lisboa, Patrícia; Santos, Maria João Sousa Pinto; Menino, Hugo Alexandre. "OS ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO NUMA TURMA DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE". Revista Conhecimento Online 2 (2023): 3-21. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.3390.
    Publicado • 10.25112/rco.v2.3390
  2. Sebastião, Fernando; Tavares, Dina; Menino, Hugo Lopes; Oliveira, Eunice; Féria, Ana la; Teixeira, Rita. "O jogo educacional Multipli enquAnto atividade lúdica e de aprendizagem matemática". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/5678.
  3. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matema´tico de futuros professores no ini´cio da sua formac¸a~o: o caso da organizac¸a~o e tratamento de dados". (2018): http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
  4. Rodrigues, Marina; Tavares, Dina dos Santos; Gonçalves Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rainho, Nuno. "Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso?". Nova Ágora (2018): http://novo.cfagora.pt/images/Publicacoes/Revistas/Revista6.pdf.
    Publicado
  5. Menino, Hugo Lopes; Tavares, Dina; Quaresma, A.; Rodrigues, M.; Menino, Hugo. "El sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo dos estudios de caso". Esta comunicación pretende presentar algunas evidencias del trabajo de investigación que se lleva a cabo en el proyecto SNUMERO, del Núcleo de investigación y Desarrollo en Educación (NIDE) del Instituto Politécnico de Leiria. Se pretende caracterizar el sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo de enseñanza básica, y percibir la forma en que planifican y llevan a cabo tareas en e (2011): http://hdl.handle.net/10400.8/1737.
  6. Rocha, M.I.; Menino, H.A.. "Development of number sense in multiplication. A case study with children of 7/8 years old | Desenvolvimento do sentido do número na multiplicação. Um estudo de caso com crianças de 7/8 anos". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 12 1 (2009): 103-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78149379092&partnerID=MN8TOARS.
  7. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10400.1/2122.
  8. Menino, Hugo Lopes. "Avaliação das aprendizagens em matemática : uma experiência de utilização do portefolio no 2.º ciclo". (2005): http://hdl.handle.net/10400.8/300.
  9. Menino, Hugo Lopes; Correia, Sílvia Oliveira. "Concepções alternativas : ideias das crianças acerca do sistema reprodutor humano e reprodução". (2001): http://hdl.handle.net/10400.8/245.
Capítulo de livro
  1. Menino, Hugo; Tavares, Dina. "A importância do feedback na aprendizagem da matemática numa experiência de ensino a distância". In Metodologias e práticas educativas no ensino superior . visões multidisciplinares, 135-153. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina, 2024.
    Publicado
  2. Oliveira, Miguel; Proença, Ana Paula; Menino, Hugo; Reis, Susana Alexandre dos; Amoroso, José Pedro; Leal, Rita; Gamboa, Maria José. Autor correspondente: Leal, Rita. "Introdução: Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância". In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 12-17. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  3. Menino, Hugo. "Evidenciar o pensamento geométrico e espacial no jardim de infância: Vamos construir duas maquetes". In Didáticas no Jardim de Infância - Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 53-70. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  4. Menino, Hugo. "Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância". In Didáticas no Jardim de Infância - Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 93-109. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria, 2023.
    Publicado
  5. Inácio, A.; Fernandes, I.; Menino, Hugo. "Projeto - A Ambineza". In A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância, 43-55. Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, 2022.
    Publicado
  6. Sebastião, Fernando; Tavares, Dina; Menino, Hugo; Oliveira, Eunice; la Féria, Ana; Teixeira, Rita. "O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática". CICS.NOVA.IPLeiria; ESECS.Politécnico de Leiria, 2021.
  7. Menino, Hugo. "Álgebra e a resolução de problemas". In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos, 99-106. leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, 2019.
    Publicado
  8. Menino, Hugo. "Resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemática". In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos, 13-23. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cosme, A.; Pinto, H.; Menino, Hugo; Rocha, I.; Pires, M.; Rodrigues, M.; Cadima, Rita; Costa, R.. Actas do XIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2003.
Livro
  1. Oliveira, Miguel; Ana Paula Proença; Menino, Hugo; Gamboa, Maria José; Reis, Susana Alexandre dos; Leal, Rita; Amoroso, José Pedro. Autor correspondente: Leal, Rita. Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. 2023.
    Publicado
  2. Menino, Hugo. Números e Operacões para a Educação Básica. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2023.
    Publicado
  3. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  4. Pereira, I.; Cadima, R.; Menino, H.; Araújo, I.. E-mentoring: A content analysis design. 2017.
    10.1007/978-3-319-43271-7_11
  5. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Todos Juntos Matemática 2º ano. Santillana. 2017.
  6. Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia Gonçalves; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes. II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2013.
    https://doi.org/10.25766/9vbc-3259
  7. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Desafios de Matemática 2º ano. Portugal. 2011.
  8. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Desafios de Matemática 4º ano. Portugal: Santillana. 2011.
Resumo em conferência
  1. Menino, Hugo. "Difficulties experienced by 6th-grade students in maths tasks based on exploratory teaching". Trabalho apresentado em International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET 2023), Aveiro, 2024.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Lisboa, Patrícia Raquel do Adro. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/8437.
  2. Martins, Diana Filipa da Costa. "Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/7132.
  3. Farinha, Soraia Filipa Antunes. "Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8070.
  4. Pereira, Bruna Isabel Lopes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica; A utilização do jogo enquanto estratégia pedagógica de apoio à aprendizagem da leitura e da escrita". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8302.
  5. Fernandes, Inês Filipa Moreira. "Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5775.
  6. Inácio, Ana Maria Cecílio. "Mindfulness". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5774.
  7. Pillajo Tufiño, Mariela Alexandra. "Utilización Pedagógica de la Tecnologia para el Desarrollo del Sentido de Número de los niños de 5 a 6 años". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2841.
  8. Alexandre, Mónica Raquel Silva Ramos. "Desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1831.
  9. Oliveira, Susana Margarida da Silva. "O ensino e a aprendizagem da multiplicação no 2.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1840.
  10. Domingues, Ana Luísa Paulo. "O GeoGebra na aprendizagem do tema “Circunferência” – um estudo com alunos do 9.ºano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1556.
  11. Freitas, Telma Mendes. "Relatório da Prática de Ensino Supervisionada : Refletindo sobre a prática pedagógica, o jogo como estratégia no ensino e aprendizagem da matemática". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1979.
  12. Silva, Ana Filipa Gomes da. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de multiplicação e divisão". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1790.
  13. Figueiredo, Carina Sofia Barbosa. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica, O projeto: “Outras culturas do Mundo na nossa Escola”". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/2063.
  14. Neto, Andreia Denise Cavaleiro. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1º Ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1787.
  15. Pereira, Ana Filipa Lopes. "Refletindo sobre a prática pedagógica : a recolha, organização e interpretação de dados no Jardim-de-Infância; estratégias e aspetos do sentido de número evidenciados pelas crianças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1814.

Outros

Outra produção
  1. O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados. Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matema´tico dos estudantes da Licenciatura em Educac¸a~o Ba´sica da Escola Superior de Educac¸a~o e Cie^ncias Sociais (ESECS) do Instituto Polite´cnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matema´ticos, nomeadamente nu´meros e operac¸o~es, geometria e medida, organizac¸a~o e tratament. 2018. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
  2. Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialé. 2008. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. http://hdl.handle.net/10198/5423.
  3. A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da forma. 2007. Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. http://hdl.handle.net/10451/4070.
  4. As experiências de terreno na formação inicial de professores. 2005. Antunes, Sílvia; Menino, Hugo Lopes. http://hdl.handle.net/10400.8/299.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Mindfulness: uma experiência no Jardim-de-Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/09/21 - 2020/11/30 Mindfullness: uma experiência no jardim-de-infância
Orientador
Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/09/21 - 2020/11/30 Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas, segundo o modelo de Polya, na Educação Pré-Escolar.
Orientador
Mestrado em educação pré-escola e ensino do 1.º ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Utilización Pedagógica de la Tecnologia para el Desarrollo del Sentido de Número de los niños de 5 a 6 años
Orientador
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 O ensino e a aprendizagem da multiplicação no 2.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 O GeoGebra na aprendizagem do tema “Circunferência” – um estudo com alunos do 9.ºano de escolaridade
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada : Refletindo sobre a prática pedagógica, o jogo como estratégia no ensino e aprendizagem da matemática
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1º Ciclo
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de multiplicação e divisão
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a prática pedagógica : a recolha, organização e interpretação de dados no Jardim-de-Infância; estratégias e aspetos do sentido de número evidenciados pelas crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica, O projeto: “Outras culturas do Mundo na nossa Escola”
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/16 Estudo do conceito Correspondência Termo a Termo através de jogos de memória envolvendo a Área do Estudo do Meio
Arguente principal
Joana Patrícia de Carvalho Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020/06/25 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5/6 anos
Arguente
Patrícia Alexandra Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/06/25 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando o desenvolvimento do cálculo mental através de jogos de movimento
Arguente
Sofia Filipe Várzea (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/06/19 Refletindo sobre a prática pedagógica no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação de práticas pedagógicas em ciências – um estudo com alunos do 4.º ano
Presidente do júri
Nicole Gaspar Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/01/01 - 2020/12/31 Congresso Internacional de Investigação e Práticas em Contextos Educativos (IPCE) Leiria
2020/06/01 - 2020/06/01 Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT) Leiria
2019/01/01 - 2019/12/31 Congresso Internacional de Investigação e Práticas em Contextos Educativos (IPCE) Leiria

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/02/10 - 2022/02/16 Perito externo da Comissão de Avaliação Externa do Instituto Educativo do Juncal, no âmbito da Inspeção Geral da Educação (IGEC).
Avaliador
Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2020/01/03 - 2020/09/30 Perito externo da Comissão de Avaliação Externa do Agrupamento de escolas do Fundão, no âmbito da Inspeção Geral da Educação (IGEC).
Avaliador
Ministério da Educação, Portugal Ministério da Educação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/01/01 - 2020/11/15 Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDiT)
Outro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Distinções

Outra distinção

2015 Louvor