???global.info.a_carregar???
Bruna Bragança é Investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA, no Grupo de Linguística Formal e Experimental e está a elaborar a tese de doutoramento em Aquisição e Aprendizagem da Língua Não Materna. Concluiu Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem da Criança na especialização Educação e Ensino de Língua, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal em 2013. É licenciada em Professores do Ensino Básico - 1º Ciclo, em 2007, pelo Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação de Santarém. Atualmente também é investigadora no PIPALE (Projecto de Intervenção Preventiva para Aprendizagem da Leitura e da Escrita). As suas principais áreas de investigação são: a aquisição da Língua Materna e da Língua Não Materna em Português e Linguística Educacional.
Identification

Personal identification

Full name
Bruna Cristina Lopes Bragança

Citation names

  • Bragança, Bruna

Author identifiers

Ciência ID
561F-DF54-1FE2
ORCID iD
0009-0001-4609-3295

Email addresses

  • brunabraganca@fcsh.unl.pt (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Chinese Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2019/02/01 - 2023
Ongoing
Linguística e Ensino da Língua (Doutoramento)
Major in Linguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07/16 - 2018/07/25
Concluded
Leitura e Escrita: aprender, ensinar e avaliar (Outros)
Major in Ciências da Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
2013/07/16 - 2013/07/25
Concluded
Criação de materiais para o ensino-aprendizagem de português língua não materna (Outros)
Major in Ciências da Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2013/05/01 - 2013/05/31
Concluded
Curso de iniciação ao Mandarim (Outros)
Tabuada das Letras , Portugal
2013
Concluded
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Aquisição de morfologia verbal flexional por crianças bilingues e/ou que não têm o português como língua materna" (THESIS/DISSERTATION)
17
2007
Concluded
Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2018/09/01 - Current Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2013/10/01 - 2018/03/20 Professora 1º Ciclo do Ensino Básico Sapinhos da Horta, Portugal
2010/10/01 - 2011/08/01 Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
2010/02/01 - 2010/07/01 Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
2009/10/01 - 2009/12/01 Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2020/07/01 - Current Aspeto em Português Língua Não Materna - Aquisição e Aprendizagem
SFRH/BD/144888/2019
PhD Student Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing

Contract

Designation Funders
2019/09/01 - 2020/06/30 Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
FCSH/UID/LIN/03213/2019
Research Fellow
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/09/01 - 2019/09/30 Aquisição de Linguagem
FCSH/UID/LIN/03213/2019 Aquisição da Linguagem
Research Fellow
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2019/09/01 - Current Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
PIPALE
Researcher
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Batalha, Joana; Maria Lobo; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. Instrumento de diagnóstico PIPALE - versão 1. 2019.
    Published
Journal article
  1. Bruna Bragança. "Aquisição da morfologia de aspeto gramatical em português por falantes bilingues de chinês e português: dados de compreensão". Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2024): https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a4.
    10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a4
  2. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção". Palavras - revista em linha 58-59 (2022): 23-41.
    Published
  3. Lobo, Maria; Batalha, Joana; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022): 150-163. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a11.
    Published • 10.26334/2183-9077/rapln9ano2022a11
  4. Batalha, Joana; Lobo, Maria; Estrela, Antónia; Bragança, Bruna. "Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 40-53. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4.
    10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4
Thesis / Dissertation
  1. Bragança, Bruna Cristina Lopes. "Aquisição de morfologia verbal flexional por crianças bilingues e/ou que não têm português como língua materna". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/11294.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/10/24 Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita? XXXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Ponta Delgada, Portugal)
2023/10/26 Aquisição da morfologia de aspeto gramatical em português por falantes bilingues de mandarim e português: dados de compreensão XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Covilhã, Portugal)
2022/11/23 Desafios de um estudo experimental: as classes aspetuais dos predicados InSemantic2022
(Porto, Portugal)
2022/09/13 Developing an instrument to assess phonological and syntactic awareness in pre-schoolers and primary school children 1st International Conference on Child Studies
(Braga, Portugal)
2022/09 Syntactic complexity in early written development Generative Approaches to Language Acquisition 2022
(Frankfurt, Germany)
2022/07/14 Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade
(Porto, Portugal)
2022/06/16 Early Reading and writing: effects of a preventive intervention program 13th ARLE Conference: Transformations in L1 education: Current Challenges and Future Possibilities
ARLE - Association for Research in L1 Education (Cyprus)
2022/04/29 Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva II Encontro de Linguística Aplicada
2022/03/25 Linguistic awareness and early reading and writing EduLing ARLE Seminar
2021/12/01 Aula aberta: Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal) (Lisboa, Portugal)
2021/10/29 Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
2021/07/09 Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção 14º Encontro Nacional da APP
Associação Portuguesa de Professores
2021/06/25 Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese ARLE Sig Educational Linguistics. EduLing conference on Linguistic Awareness in L1 Language Teaching
2020/10/30 Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade XXXVI Encontro Nacional da APL
(Lisboa)
2019/01/18 Control and inflected infinitives in L2 Portuguese VI Jornadas De Português Língua Estrangeira – Aquisição E Didática
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2020/09/01 - Current Membro organizador do Fórum de Partilha Linguística (2020/10/01)
Seminar

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/07/03 - 2023/07/07 Linguistic aspects and individual differences in child heritage language development (By Professor Vicky Chondrogianni)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2023
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/07/03 - 2023/07/07 Mapping Educational Linguistics: research trends and methods (B Professors Joana Batalha & Ana Luísa Costa)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2023
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions (By Professor Jacopo Torregrossa)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2022
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09 - 2021/12 Data Analysis and Statistics Using R (by Dr. Sérgio Moreira)
Seminar
Data Analysis and Statistics Using R
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 Crosslinguistic influence in bilingualism (By Professor Tanja Kupisch)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 A State-of-the Art Outlook on the Role of Syntactic Awareness in Language Processing (By Professor Daphnée Simard)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 Accounting for syntactic variation in Portuguese (By Professors Alexandra Fiéis, Maria Lobo, Ana Madeira and Joana Teixeira)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Anaphora resolution in second language acquisition: theory and practice (By Cristóbal Lozano, University of Granada)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Native and Non-Native Language Processing (Ian Cunnings, University of Reading, UK)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Linguistic interfaces: first and second language acquisition (Susana Correia, Alexandra Fiéis, Maria Lobo, Ana Madeira, Joana Teixeira, NOVA FCSH, CLUNL, Portugal)
Seminar
Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2022/07/01 - Current XVI Fórum de Partilha Linguística / 16th Forum for Linguistic Sharing
Member
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/07/03 - Current XV Fórum de Partilha Linguística I XV Forum of Linguistic Sharing
Member
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2023/06/30 - 2023/07/01 XVII Fórum de Partilha Linguística / 17th Forum for Linguistic Sharing Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/11/16 - 2023/11/16 Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem Ciências da Linguagem (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Distinctions

Other distinction

2014 Subsídio de Mérito Santander Totta