Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Bruna Cristina Lopes Bragança
Nomes de citação
- Bragança, Bruna
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 561F-DF54-1FE2
- ORCID iD
- 0009-0001-4609-3295
Endereços de correio eletrónico
- brunabraganca@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Chinês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2019/02/01 - 2023
Em curso
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Linguística e Ensino da Língua (Doutoramento)
Especialização em Linguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2018/07/16 - 2018/07/25
Concluído
|
Leitura e Escrita: aprender, ensinar e avaliar (Outros)
Especialização em Ciências da Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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17 |
2013/07/16 - 2013/07/25
Concluído
|
Criação de materiais para o ensino-aprendizagem de português língua não materna (Outros)
Especialização em Ciências da Linguagem
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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15 |
2013/05/01 - 2013/05/31
Concluído
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Curso de iniciação ao Mandarim (Outros)
Tabuada das Letras , Portugal
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2013
Concluído
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Aquisição de morfologia verbal flexional por crianças bilingues e/ou que não têm o português como língua materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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17 |
2007
Concluído
|
Ensino Básico - 1º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2018/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2013/10/01 - 2018/03/20 | Professora 1º Ciclo do Ensino Básico | Sapinhos da Horta, Portugal |
2010/10/01 - 2011/08/01 | Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico | Ministério da Educação, Portugal |
2010/02/01 - 2010/07/01 | Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico | Ministério da Educação, Portugal |
2009/10/01 - 2009/12/01 | Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
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2020/07/01 - Atual | Aspeto em Português Língua Não Materna - Aquisição e Aprendizagem
SFRH/BD/144888/2019
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
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Projeto
Designação | Financiadores | |
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2019/09/01 - 2020/06/30 | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
FCSH/UID/LIN/03213/2019
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/09/01 - 2019/09/30 | Aquisição de Linguagem
FCSH/UID/LIN/03213/2019 Aquisição da Linguagem
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE)
PIPALE
Investigador
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Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
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Livro |
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Tese / Dissertação |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2024/10/24 | Podem as estruturas infinitivas contribuir para caracterizar o desenvolvimento sintático em fases iniciais da escrita? | XXXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Ponta Delgada, Portugal)
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2023/10/26 | Aquisição da morfologia de aspeto gramatical em português por falantes bilingues de mandarim e português: dados de compreensão | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Covilhã, Portugal)
|
2022/11/23 | Desafios de um estudo experimental: as classes aspetuais dos predicados | InSemantic2022
(Porto, Portugal)
|
2022/09/13 | Developing an instrument to assess phonological and syntactic awareness in pre-schoolers and primary school children | 1st International Conference on Child Studies
(Braga, Portugal)
|
2022/09 | Syntactic complexity in early written development | Generative Approaches to Language Acquisition 2022
(Frankfurt, Alemanha)
|
2022/07/14 | Para uma caracterização da complexidade sintática em produções narrativas escritas de níveis iniciais de escolaridade |
(Porto, Portugal)
|
2022/06/16 | Early Reading and writing: effects of a preventive intervention program | 13th ARLE Conference: Transformations in L1 education: Current Challenges and Future Possibilities
ARLE - Association for Research in L1 Education (Chipre)
|
2022/04/29 | Consciência linguística, leitura e escrita: resultados de um projeto de intervenção preventiva | II Encontro de Linguística Aplicada |
2022/03/25 | Linguistic awareness and early reading and writing | EduLing ARLE Seminar |
2021/12/01 | Aula aberta: Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita | Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal) (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/29 | Desenvolvimento sintático em produções escritas de crianças de 1.º ciclo |
Associação Portuguesa de Linguística (on-line)
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2021/07/09 | Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade: da avaliação à intervenção | 14º Encontro Nacional da APP
Associação Portuguesa de Professores
|
2021/06/25 | Assessing linguistic awareness: an instrument for pre-readers and beginning readers in European Portuguese | ARLE Sig Educational Linguistics. EduLing conference on Linguistic Awareness in L1 Language Teaching |
2020/10/30 | Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade | XXXVI Encontro Nacional da APL
(Lisboa)
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2019/01/18 | Control and inflected infinitives in L2 Portuguese | VI Jornadas De Português Língua Estrangeira – Aquisição E Didática
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2020/09/01 - Atual | Membro organizador do Fórum de Partilha Linguística (2020/10/01)
Seminário
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Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2023/07/03 - 2023/07/07 | Linguistic aspects and individual differences in child heritage language development (By Professor Vicky Chondrogianni)
Seminário
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Lisbon Summer School in Linguistics, 2023
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2023/07/03 - 2023/07/07 | Mapping Educational Linguistics: research trends and methods (B Professors Joana Batalha & Ana Luísa Costa)
Seminário
|
Lisbon Summer School in Linguistics, 2023
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2022/07/04 - 2022/07/08 | Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions (By Professor Jacopo Torregrossa)
Seminário
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Lisbon Summer School in Linguistics, 2022
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2021/09 - 2021/12 | Data Analysis and Statistics Using R (by Dr. Sérgio Moreira)
Seminário
|
Data Analysis and Statistics Using R
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2021/07/05 - 2021/07/09 | Crosslinguistic influence in bilingualism (By Professor Tanja Kupisch)
Seminário
|
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2021/07/05 - 2021/07/09 | A State-of-the Art Outlook on the Role of Syntactic Awareness in Language Processing (By Professor Daphnée Simard)
Seminário
|
Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2021/07/05 - 2021/07/09 | Accounting for syntactic variation in Portuguese (By Professors Alexandra Fiéis, Maria Lobo, Ana Madeira and Joana Teixeira)
Seminário
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Lisbon Summer School in Linguistics, 2021
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2019/07/01 - 2019/07/05 | Anaphora resolution in second language acquisition: theory and practice (By Cristóbal Lozano, University of Granada)
Seminário
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Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2019/07/01 - 2019/07/05 | Native and Non-Native Language Processing (Ian Cunnings, University of Reading, UK)
Seminário
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Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2019/07/01 - 2019/07/05 | Linguistic interfaces: first and second language acquisition (Susana Correia, Alexandra Fiéis, Maria Lobo, Ana Madeira, Joana
Teixeira, NOVA FCSH, CLUNL, Portugal)
Seminário
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Lisbon Summer School in Linguistics, 2019
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2023/11/16 - 2023/11/16 | Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem | Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
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2022/07/01 - Atual | XVI Fórum de Partilha Linguística / 16th Forum for Linguistic Sharing
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2021/07/03 - Atual | XV Fórum de Partilha Linguística I XV Forum of Linguistic Sharing
Membro
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Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2023/06/30 - 2023/07/01 | XVII Fórum de Partilha Linguística / 17th Forum for Linguistic Sharing | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2014 | Subsídio de Mérito Santander Totta |