Identification
Personal identification
- Full name
- Catarina Isabel Cova Fernandes
Citation names
- Fernandes, Catarina
- Cova Fernandes, Catarina
Author identifiers
- Ciência ID
- 6411-7CD1-697E
- ORCID iD
- 0000-0002-6649-4889
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2015/10/01 - 2022/06/01
Ongoing
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Clínica e Saúde
Universidade do Algarve, Portugal
"Attention Bias to Threat in Early Childhood: Epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2014
Concluded
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"A ATENÇÃO FACE A ESTÍMULOS EMOCIONAIS NA ANSIEDADE SOCIAL: UM ESTUDO COM EYE TRACKING" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2012
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n / a" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/02/01 - Current | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/05/01 - Current | Técnico Psicologia 2 Cl (Técnico Psicologia) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2015/10 - 2019/10 | Attention Bias to Threat in Early Childhood: epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?
112728
|
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais |
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/10/03 - Current | Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outputs
Publications
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023 | Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023 | Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2022 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Análise Multigrupos – Invariância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento: Seminário de Métodos e Análise de Dados
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Modelos de Equações Estruturais – Modelos de Crescimento latente | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento: Seminário de Métodos e Análise de Dados
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021 | The influence of parental variables and child behavioural inhibition on social anxiety in preschool | I Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia
Universidade do Algarve
|
2021 | Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2021 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021 | nsiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2021 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2020 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2020 | Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2019 | Inibição comportamental infantil: Adaptação portuguesa de uma medida situacional (Lab-TAB) | 9.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (CICPA)
Universidade Lusíada (Lisboa)
|
2019 | Ansiedade Social na Infância | Ciclo de Palestras do Doutoramento da Ualg – Visão Prática
Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal)
|
2019 | Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2019 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2019 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2019 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
(Faro, Portugal)
|
2018 | Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia | Catarina Cova Fernandes
(Faro, Portugal)
|
2018 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2017 | Vulnerability Factors for the development of Social Anxiety in early childhood | Unidade Curricular do 3º ano de Licenciatura: Prática de Iniciação à Investigação Científica (PIICS)
(Faro, Portugal)
|
2016 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2012 | A relação da vinculação amorosa com a ideação suicida em jovens adolescentes | 12º Colóquio Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação
e da prática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)
|
2011 | Implicações práticas e científicas da Schedule of Growing Skills II | Aula de mestrado em Psicologia da Educação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2011 | O Desenvolvimento de Crianças em contexto familiar biparental e monoparental | Desafios y perspectivas actuales de la psicologia en el mundo de la infância, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD)
INFAD (Roma, Italy)
|
2011 | Implicações práticas e científicas da Schedule of Growing Skills II | Unidade Curricular do 1º ano de Mestrado em Psicologia da Educação
(Faro, Portugal)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/05/06 - Current | Comissão organizadora e fundadora do Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia (2021/05/06)
Symposium (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Colaboração na orientação dos alunos subordinado ao tema “A Regulação Emocional em Sujeitos com Traços de Perturbação Borderline” no âmbito da unidade curricular Práticas de Iniciação à Investigação Científica do terceiro ano do curso de Psicologia | Universidade do Algarve, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2024/02/01 - Current | Técnicas de Comunicação e Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/02/01 - Current | Estatística I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/01 - Current | Pensamento Cientifico em Psicologia | Psicologia para outros profissionais (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/01 - Current | Processos Fundamentais do Comportamento Humano | Psicologia para outros profissionais (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/31 | Técnicas de Comunicação | Engenharia de Sistemas e Tecnologias Informáticas (Licenciatura) | Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/31 | Técnicas de Comunicação | Engenharia Eléctrica e Electrónica (Bacharelato) | Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal |
2021/09/01 - 2022/01/31 | Teorias da Inteligência e da Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2020/02/10 - 2020/07/31 | Psicologia da Saúde | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | Child Psychiatry & Human Development (0009-398X) | |
2023 - Current | Current Psychology (19364733) | |
2023 - Current | Journal of Rational-Emotive & Cognitive-Behavior Therapy (1573-6563) | |
2023 - Current | Scientific Reports (2045-2322) |
Distinctions
Other distinction
2012 | Prémio CGD de Melhor Graduado da Universidade do Algarve, da área cientifica de Ciências Sociais da Educação e da Formação (2010/2011) |
2011 | Bolsa Aluno de Mérito de estudantes da FCHS |
2010 | Distinção Saul Neves de Jesus de melhor aluna do 1º ano do curso de Psicologia 2009/2010 |
2009 | Distinção de Excelência: Aluna Nível Prata 2008/2009 |
2008 | Distinção de Excelência: Aluna Nível Bronze 2007/2008 |
2008 | Distinção de Valor por Comportamento Exemplar a nível Cultural, Desportivo, Pessoal e Social |
2007 | Distinção de Excelência: Aluna Nível Bronze 2006/2007 |
2005 | Distinção Aluna Top Ano 2004/2005 |
2004 | Distinção Aluna Top Ano 2003/2004 |
2003 | Distinção Aluna Top Ano 2002/2003 |