???global.info.a_carregar???
Catarina Isabel Cova Fernandes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Isabel Cova Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Catarina
  • Cova Fernandes, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
6411-7CD1-697E
ORCID iD
0000-0002-6649-4889
Formação
Grau Classificação
2015/10/01 - 2022/06/01
Em curso
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Clínica e Saúde
Universidade do Algarve, Portugal
"Attention Bias to Threat in Early Childhood: Epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"A ATENÇÃO FACE A ESTÍMULOS EMOCIONAIS NA ANSIEDADE SOCIAL: UM ESTUDO COM EYE TRACKING" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2012
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n / a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/01 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05/01 - Atual Técnico Psicologia 2 Cl (Técnico Psicologia) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10 - 2019/10 Attention Bias to Threat in Early Childhood: epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?
112728
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/03 - Atual Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cova Fernandes, Catarina; Ricardo Nunes; Sofia Pimenta; Ana Susana Almeida; Cátia Martins. "A relação da vinculação amorosa com a ideação suicida em jovens adolescentes". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Cova Fernandes, Catarina; Lúcia Barracosa; Sofia Pimenta; Ana Susana Almeida; Cátia Martins. "O Desenvolvimento de Crianças em contexto familiar biparental e monoparental". Trabalho apresentado em XVIII CONGRESO INTERNACIONAL INFAD: DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS ACTUALES E LA PSICOLOGÍA, Roma, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cova Fernandes, Catarina; Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís. Autor correspondente: Faísca, Luís. "Portuguese adaptation of the Behavioral Inhibition Questionnaire (BIQ)". Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment 46 1 (2024): 235-251. http://dx.doi.org/10.1007/s10862-023-10113-0.
    Acesso aberto • 10.1007/s10862-023-10113-0
  2. Catarina C. Fernandes; Ana T. Martins; Andreia Santa-Rita; Luís Faísca. "The influence of parental variables and child behavioral inhibition on social anxiety in preschool children: The moderator effects of gender". Current Psychology (2023): https://doi.org/10.1007/s12144-022-03247-z.
    10.1007/s12144-022-03247-z
  3. Luís Faísca; Laura I. Ferreira; Catarina C. Fernandes; Jeffrey R. Gagne; Ana T. Martins. "Behavioral Inhibition in Childhood: European Portuguese Adaptation of an Observational Measure (Lab-TAB)". Children (2021): https://doi.org/10.3390/children8020162.
    10.3390/children8020162
  4. Cova Fernandes, Catarina. "Eye-Tracking Evidence of a Maintenance Bias in Social Anxiety". Behavioural and Cognitive Psychotherapy (2018): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28637525.
    10.1017/S1352465817000418
  5. Cova Fernandes, Catarina; Susana Silva; Joana Pires; Reis, Alexandra; Janeiro, Luís; Faísca, Luís; Prof.ª Doutora Ana Teresa Martins. "Viés de manutenção da atenção na Ansiedade Social". UALGoritmo 1 (2018): 39-43.
    Publicado
  6. Imaginário, Susana; Saul Neves de Jesus; Fátima Morais; Cova Fernandes, Catarina; Rita Santos; Joana Santos; Ivete Azevedo. "Motivação para a Aprendizagem Escolar: Adaptação de um Instrumento de Avaliação para o Contexto Português". Revista Lusófona de Educação 27 (2014): 91-105.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cova Fernandes, Catarina; Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís. "Attentional bias to social vs. Non social stimuli in behaviorally inhibited children". Trabalho apresentado em III Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia, 2023.
  2. Reis, Alexandra; Cova Fernandes, Catarina; Inácio, Filomena; Catarina Paulino; Morais, Inês Salomé; Faísca, Luís. "An eye movement study of visual word recognition: The effect of word frequency and emotional valence". Trabalho apresentado em XVII Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology, 2023.
  3. A. Silva; C. Moreira; C. Baeta; H. Cabrita; K. Novais; M. Costa; Cova Fernandes, Catarina; Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís. "Interpretation Bias and Social Anxiety in Young Adults: an underdiagnosed and untreated population". Trabalho apresentado em III Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia, 2023.
  4. Cova Fernandes, Catarina; Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís. "Is it safe to look? The time course of attentional bias for social stimuli in behavioral inhibited children". Trabalho apresentado em o International APPE-SEPEX Meeting (15º Encontro Nacional APPE e 13º Congreso SEPEX), 2022.
  5. Cova Fernandes, Catarina; Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís. "What do my eyes say? Attentional bias in behavioral inhibited children". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional da APPE, 2021.
  6. Cova Fernandes, Catarina; Ana Teresa Martins; Ferreira, Laura Inês; Faísca, Luís. "Inhibitory control in childhood and its relations to early social anxiety". Trabalho apresentado em 14º Encontro Nacional Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2019.
  7. Cova Fernandes, Catarina; Ana Teresa Martins; Faísca, Luís. "Why men and women score differently on measures of social anxiety?". Trabalho apresentado em XV PhD Meeting in Psychology: Psychology and Well-being, 2019.
  8. Ferreira, Laura Inês; Ana Teresa Martins; Cova Fernandes, Catarina; Faísca, Luís. "Behavioral inhibition in childhood: the role of emotion regulation and inhibitory control". Trabalho apresentado em XV PhD Meeting in Psychology: Psychology and Well-being, 2019.
  9. Cova Fernandes, Catarina; Ana Teresa Martins; Andreia Santa-Rita; Luís Faísca. "The influence of parental variables and child behavioural inhibition on Social Anxiety in preschool children". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (CICPA), 2019.
  10. Cova Fernandes, Catarina; Ana Teresa Martins; Faísca, Luís. "Attentional bias and behavioral inhibition in children: an eye-tracking study". Trabalho apresentado em 13º Encontro Nacional Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2018.
  11. Cova Fernandes, Catarina; Susana Silva; Joana Pires; Reis, Alexandra; Jiménez-Ros, Antonia María; Janeiro, Luís; Faísca, Luís; Ana Teresa Martins. "Eye-tracking evidence of a maintenance bias in social anxiety". Trabalho apresentado em 1st CBMR and ProRegeM Annual Meeting, 2016.
  12. Cova Fernandes, Catarina; Susana Silva; Joana Pires; Luís Faísca; Antónia Ros; Ana Teresa Martins. "Attentional Bias in SA Participants: Eye Tracking Study". Trabalho apresentado em X Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2015.
  13. Joana Pires; Susana Silva; Cova Fernandes, Catarina; Luís Janeiro; Reis, Alexandra; Ana Teresa Martins. "Study of Attentional Components in Social Anxiety: Eye Tracking Study". Trabalho apresentado em X Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2015.
  14. Sofia Baptista; Lúcia Barracosa; Cova Fernandes, Catarina; Ricardo Nunes; Sofia Pimenta. "A Influência do Olhar na atracão inicial". Trabalho apresentado em VII Dia da Psicologia Social e das Organizações, 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023 Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023 Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023 Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
2022 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022 Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022 Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022 Análise Multigrupos – Invariância Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento: Seminário de Métodos e Análise de Dados
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022 Modelos de Equações Estruturais – Modelos de Crescimento latente Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento: Seminário de Métodos e Análise de Dados
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021 The influence of parental variables and child behavioural inhibition on social anxiety in preschool I Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia
Universidade do Algarve
2021 Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
2021 Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2021 nsiedade Social e Viés Atencional na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
2021 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
2020 Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
2020 Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2020 Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2020 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
2019 Inibição comportamental infantil: Adaptação portuguesa de uma medida situacional (Lab-TAB) 9.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (CICPA)
Universidade Lusíada (Lisboa)
2019 Ansiedade Social na Infância Ciclo de Palestras do Doutoramento da Ualg – Visão Prática
Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal)
2019 Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
2019 Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
2019 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
2019 Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
(Faro, Portugal)
2018 Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia Catarina Cova Fernandes
(Faro, Portugal)
2018 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
2017 Vulnerability Factors for the development of Social Anxiety in early childhood Unidade Curricular do 3º ano de Licenciatura: Prática de Iniciação à Investigação Científica (PIICS)
(Faro, Portugal)
2016 Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
2012 A relação da vinculação amorosa com a ideação suicida em jovens adolescentes 12º Colóquio Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)
2011 Implicações práticas e científicas da Schedule of Growing Skills II Aula de mestrado em Psicologia da Educação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2011 O Desenvolvimento de Crianças em contexto familiar biparental e monoparental Desafios y perspectivas actuales de la psicologia en el mundo de la infância, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD)
INFAD (Roma, Itália)
2011 Implicações práticas e científicas da Schedule of Growing Skills II Unidade Curricular do 1º ano de Mestrado em Psicologia da Educação
(Faro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/05/06 - Atual Comissão organizadora e fundadora do Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia (2021/05/06)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Child Psychiatry & Human Development (0009-398X)
2023 - Atual Current Psychology (19364733)
2023 - Atual Journal of Rational-Emotive & Cognitive-Behavior Therapy (1573-6563)
2023 - Atual Scientific Reports (2045-2322)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Colaboração na orientação dos alunos subordinado ao tema “A Regulação Emocional em Sujeitos com Traços de Perturbação Borderline” no âmbito da unidade curricular Práticas de Iniciação à Investigação Científica do terceiro ano do curso de Psicologia Universidade do Algarve, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/01 - Atual Técnicas de Comunicação e Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2024/02/01 - Atual Estatística I Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/09/01 - Atual Pensamento Cientifico em Psicologia Psicologia para outros profissionais (Pós-Graduação) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/09/01 - Atual Processos Fundamentais do Comportamento Humano Psicologia para outros profissionais (Pós-Graduação) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/02/01 - 2023/07/31 Técnicas de Comunicação Engenharia de Sistemas e Tecnologias Informáticas (Licenciatura) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal
2023/02/01 - 2023/07/31 Técnicas de Comunicação Engenharia Eléctrica e Electrónica (Bacharelato) Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal
2021/09/01 - 2022/01/31 Teorias da Inteligência e da Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/02/10 - 2020/07/31 Psicologia da Saúde Psicologia (Licenciatura) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Distinções

Outra distinção

2012 Prémio CGD de Melhor Graduado da Universidade do Algarve, da área cientifica de Ciências Sociais da Educação e da Formação (2010/2011)
2011 Bolsa Aluno de Mérito de estudantes da FCHS
2010 Distinção Saul Neves de Jesus de melhor aluna do 1º ano do curso de Psicologia 2009/2010
2009 Distinção de Excelência: Aluna Nível Prata 2008/2009
2008 Distinção de Excelência: Aluna Nível Bronze 2007/2008
2008 Distinção de Valor por Comportamento Exemplar a nível Cultural, Desportivo, Pessoal e Social
2007 Distinção de Excelência: Aluna Nível Bronze 2006/2007
2005 Distinção Aluna Top Ano 2004/2005
2004 Distinção Aluna Top Ano 2003/2004
2003 Distinção Aluna Top Ano 2002/2003