Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Isabel Cova Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Catarina
- Cova Fernandes, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6411-7CD1-697E
- ORCID iD
- 0000-0002-6649-4889
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/10/01 - 2022/06/01
Em curso
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Clínica e Saúde
Universidade do Algarve, Portugal
"Attention Bias to Threat in Early Childhood: Epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"A ATENÇÃO FACE A ESTÍMULOS EMOCIONAIS NA ANSIEDADE SOCIAL: UM ESTUDO COM EYE TRACKING" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2012
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n / a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/01 - Atual | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/05/01 - Atual | Técnico Psicologia 2 Cl (Técnico Psicologia) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/10 - 2019/10 | Attention Bias to Threat in Early Childhood: epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?
112728
|
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/03 - Atual | Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023 | Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023 | Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2022 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Análise Multigrupos – Invariância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento: Seminário de Métodos e Análise de Dados
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2022 | Modelos de Equações Estruturais – Modelos de Crescimento latente | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento: Seminário de Métodos e Análise de Dados
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021 | The influence of parental variables and child behavioural inhibition on social anxiety in preschool | I Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia
Universidade do Algarve
|
2021 | Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2021 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021 | nsiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2021 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2020 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2020 | Electroencefalograma e resposta galvânica da pele – o seu funcionamento | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2019 | Inibição comportamental infantil: Adaptação portuguesa de uma medida situacional (Lab-TAB) | 9.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente (CICPA)
Universidade Lusíada (Lisboa)
|
2019 | Ansiedade Social na Infância | Ciclo de Palestras do Doutoramento da Ualg – Visão Prática
Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal)
|
2019 | Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2019 | Ansiedade Social e Viés Atencional na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Doutoramento
(Faro, Portugal)
|
2019 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2019 | Bateria de Avaliação do Temperamento Infantil (Lab-TAB) | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Métodos e Técnicas de Investigação
(Faro, Portugal)
|
2018 | Eye-tracking: como funciona e aplicações em Psicologia | Catarina Cova Fernandes
(Faro, Portugal)
|
2018 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2017 | Vulnerability Factors for the development of Social Anxiety in early childhood | Unidade Curricular do 3º ano de Licenciatura: Prática de Iniciação à Investigação Científica (PIICS)
(Faro, Portugal)
|
2016 | Avaliação da Perturbação de Ansiedade Social na Infância | Unidade Curricular do 1º ano de Licenciatura: Avaliação em Psicologia Clínica
(Faro, Portugal)
|
2012 | A relação da vinculação amorosa com a ideação suicida em jovens adolescentes | 12º Colóquio Psicologia e Educação – Educação, Aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação
e da prática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)
|
2011 | Implicações práticas e científicas da Schedule of Growing Skills II | Aula de mestrado em Psicologia da Educação
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2011 | O Desenvolvimento de Crianças em contexto familiar biparental e monoparental | Desafios y perspectivas actuales de la psicologia en el mundo de la infância, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD)
INFAD (Roma, Itália)
|
2011 | Implicações práticas e científicas da Schedule of Growing Skills II | Unidade Curricular do 1º ano de Mestrado em Psicologia da Educação
(Faro, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/05/06 - Atual | Comissão organizadora e fundadora do Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia (2021/05/06)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Child Psychiatry & Human Development (0009-398X) | |
2023 - Atual | Current Psychology (19364733) | |
2023 - Atual | Journal of Rational-Emotive & Cognitive-Behavior Therapy (1573-6563) | |
2023 - Atual | Scientific Reports (2045-2322) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Colaboração na orientação dos alunos subordinado ao tema “A Regulação Emocional em Sujeitos com Traços de Perturbação Borderline” no âmbito da unidade curricular Práticas de Iniciação à Investigação Científica do terceiro ano do curso de Psicologia | Universidade do Algarve, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/01 - Atual | Técnicas de Comunicação e Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024/02/01 - Atual | Estatística I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/01 - Atual | Pensamento Cientifico em Psicologia | Psicologia para outros profissionais (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/09/01 - Atual | Processos Fundamentais do Comportamento Humano | Psicologia para outros profissionais (Pós-Graduação) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/31 | Técnicas de Comunicação | Engenharia de Sistemas e Tecnologias Informáticas (Licenciatura) | Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal |
2023/02/01 - 2023/07/31 | Técnicas de Comunicação | Engenharia Eléctrica e Electrónica (Bacharelato) | Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia, Portugal |
2021/09/01 - 2022/01/31 | Teorias da Inteligência e da Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2020/02/10 - 2020/07/31 | Psicologia da Saúde | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2012 | Prémio CGD de Melhor Graduado da Universidade do Algarve, da área cientifica de Ciências Sociais da Educação e da Formação (2010/2011) |
2011 | Bolsa Aluno de Mérito de estudantes da FCHS |
2010 | Distinção Saul Neves de Jesus de melhor aluna do 1º ano do curso de Psicologia 2009/2010 |
2009 | Distinção de Excelência: Aluna Nível Prata 2008/2009 |
2008 | Distinção de Excelência: Aluna Nível Bronze 2007/2008 |
2008 | Distinção de Valor por Comportamento Exemplar a nível Cultural, Desportivo, Pessoal e Social |
2007 | Distinção de Excelência: Aluna Nível Bronze 2006/2007 |
2005 | Distinção Aluna Top Ano 2004/2005 |
2004 | Distinção Aluna Top Ano 2003/2004 |
2003 | Distinção Aluna Top Ano 2002/2003 |