???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Maria do Rosário Raposo Correia

Author identifiers

Ciência ID
7214-A1F5-09D0
ORCID iD
0000-0003-4891-0655

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2017
Concluded
Faculdade de Ciências e Comunicação (Doutoramento)
Major in Estudo do consumidor, comportamentos de compra, publicidade
Universidad Complutense de Madrid, Spain
"Marketing y consumo: dimensiones afectivas y racionales de compra" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom com Distinção e Louvor (Sobressaliente Cum Laude)
2004
Concluded
Mestrado em Consumo, Mercado e Consumidores (Mestrado)
Major in Psicossociologia | Racionalidade | Emoção | Comportamento do consumidor | Consumidores | Consumo |
Instituto Superior de Ciencias do Trabalho e da Empresa Business School, Portugal
"Emoção e Razão na Compra: Racional, Impulsiva e Excessiva" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por Unanimidade
2004
Concluded
Comunicacion Social (DEA)
Major in Estudo do consumidor, comportamentos de compra, publicidade
Universidad Complutense de Madrid, Spain
Muito Bom por Unanimidade (Sobressaliente Cum Laude)
2003
Concluded
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Psicologia Clínica (Licenciatura)
Major in Psicologia Clínica
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
"Monografia de Fim de Curso: Identificação de Tendência para a Compra Compulsiva em Jovens Universitários. Nota 18 valores" (THESIS/DISSERTATION)
14
1986
Concluded
Relações Públicas e Publicidade (Licenciatura)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2004 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2004 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1988 - 1994 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2014 - Current Coordenadora da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Current Membro Suplente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Current Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Current Membro do Conselho Consultivo da Qualidade Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - Current Membro Suplente da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2014 Subdiretora do Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2014 Vice-presidente da CAE: Comissão de Avaliação de Especialistas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2014 Coordenadora ECTS de alunos em Erasmus para a área de Publicidade Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004/04 - 2014 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010/04 - 2011/09 Coordenadora do Mestrado de Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2009 - 2010 Membro da CAAE: Comissão de Avaliação e Acreditação de Especialistas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2010 Subdiretora do Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2000 - 2003 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2018 - 2019 Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza (OBSPUB18)
OBSPUB18
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluded
2001/10/01 - 2010/12/31 Observatório da Publicidade
Instituto do Consumidor
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluded
2003 - 2006 The Love of Money
The Love of Money
Researcher
Concluded
2004 - 2004 Imagem e Perceção da Compra por Catálogo - 3 Suisses
CPIESCS (Centro de Projetos de Investigação da Escola Superior de Comunicação Social
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2001 - 2001 O impacto social e económico da Bombardier na Amadora
pelo CPIESCS (Centro de Projetos de Investigação da Escola Superior de Comunicação Social)
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge. A Publicidade em Portugal: monitorização e análise. Lisboa, Portugal: Facsmile.. 2004.
  2. Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge. Análise da Publicidade em 2002.. Lisboa, Portugal: Facsmile. 2002.
Book chapter
  1. Pereira, Francisco Costa; Correia Higgs, Rosário. "A Publicidade e as Crianças". In A Publicidade em Portugal, O Estado da Arte, 161-180. Lisboa, Portugal: Editora Sílabo, 2004.
    Published
Conference paper
  1. Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Correia, Maria do Rosário; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "A publicidade em Saúde e Beleza em Portugal.". Paper presented in XVI Congresso Internacional de Comunicação IBERCOM 2019, 2021.
    Published
  2. Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Correia, Rosário; Barros, João; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal?". Paper presented in XI Congresso da SOPCOM, 2021.
    Published
  3. Veríssimo, A; Medeiros, Carla; Correia, Rosário; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde". Paper presented in II Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares. Culturas locales, culturas globales, Madrid, 2021.
  4. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "O ensino do marketing e da comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais,". Paper presented in XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,, Coruña, 2019.
  5. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Correia, Rosário; Verissimo, Jorge. "A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal". Paper presented in XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha, 2019.
    Published
  6. Costa Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Diaz, Ana Castillo; Correia, Rosário; Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Magalhães, Luísa. "The prejudice and gender stereotyping in advertising – the receiver perspective". Paper presented in 13th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA), Amsterdam, 2014.
  7. Correia, Rosário; Costa Pereira, Francisco; Antunes, Ana Cristina. "O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva.". Paper presented in VIII Congresso SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, 2013.
  8. Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal". Paper presented in VII SOPCOM, Porto, 2011.
    Published
  9. Costa Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "New ways of online communication strategies". Paper presented in 9th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Madrid, 2010.
    Published
  10. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário; Gonçalves, Gisela. "O ensino superior da publicidade: a perspetiva dos docentes e dos profissionais em Portugal". Paper presented in IV Jornadas de Publicidade do GT de Publicidade, Covilhã, 2010.
    Published
  11. Costa Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Diaz, Ana Castillo; Correia, Rosário; Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "Gender stereotyping, Sex and Violence in Portuguese and Spanish Advertisement". Paper presented in 8th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Klagenfurt, 2009.
    10.17231/comsoc.23(2013).1626
  12. Correia, Rosário; Costa Pereira, Francisco; Medeiros, Carla. "Os advergames em Portugal e as Estratégias utilizadas.". Paper presented in VI SOPCOM, Braga, 2009.
  13. Costa Pereira, Francisco; Correia Higgs, Rosário. "Publicidade dirigida a Crianças: Personagens, Valores e Discurso.". Paper presented in IV SOPCOM, Aveiro, 2005.
  14. Costa Pereira, Francisco; Higgs, Rosário. "A publicidade e a socialização das crianças". Paper presented in III SOPCOM, VI Lusocom, e II Ibérico, Covilhã, 2005.
  15. Costa Pereira, Francisco; Higgs, Rosário. "A research for impulsive/compulsive shopping mode". Paper presented in XXVII IAREP/SABE, Torku, Filandia, 2002.
Journal article
  1. Ribeiro Cardoso, Paulo; Costa Pereira, Francisco; Domingos Veríssimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário; Marques Gonçalves, Gisela. "O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais". Questiones publicitarias 16 (2012): 1-23. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qp.66.
    10.5565/rev/qp.66
  2. Pereira, Francisco Costa; Veríssimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário. "Estratégias de comunicação online dirigidas às crianças portuguesas". Comunicação e Sociedade 19 (2011): 47-62. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).897.
    10.17231/comsoc.19(2011).897
  3. Higgs, Rosário Correia. "Consumers profile: impulsiveness between rational and the excessive buying". Comunicação pública Vol.1 nº2 (2005): 45-80. http://dx.doi.org/10.4000/cp.8877.
    10.4000/cp.8877
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2012 Os preconceitos e os estereótipos de género na publicidade. V Jornadas de Publicidade
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2011 Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal
VII Congresso da SOPCOM (Portugal)
2011 Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal VII Congresso da SOPCOM
2007 Marketing On-line e os Advergames nos Produtos Dirigidos às Crianças. VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social
(Portugal)
2007 As Mascotes na Publicidade a Alimentos para Crianças. V SOPCOM
2006 A Publicidade a alimentos para Crianças e Jovens VII Congresso da SOPCOM
(Porto, Portugal)
2003 Uma tipologia de comportamentos de consumo. Colóquio sobre Comportamento, Economia e Sociedade
(Porto, Portugal)
2003 The advertising and children’s socialization. International Conference Economic Socialisation
(Exeter )
2003 Income, Money Ethic, Pay Satisfaction, Commitment, and Unethical Behaviours: The Portuguese Study. 11th European Congress on Work and Organizational Psychology (EAWOP)
2002 Research for impulsive/compulsive shopping model. XXVII IAREP/SABE International Association for Research in Economic Psychology
(Torku, Finland)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - 2023 Proposta de Ativação Digital para a marca NÄZ
Supervisor
Mestrado Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2023 Humanizar Marcas de Luxo: Estratégia de Redes Sociais para a marca bicentenária Leitão & Irmão
Co-supervisor
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022 A atitude e o comportamento de compra da Geração Y e Geração Z face à Fast Fashion e Moda em segunda mão
Supervisor of Danielle Silva
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Proposta de Comunicação para a marca de leite Nova Açores.
Supervisor
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Lifestyle no retalho alimentar: Uma abordagem ao conceito de lifestyle e a sua relação com a marca
Supervisor of Marta Mesquita
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Proposta de modelo de planeamento de publicações em redes sociais: Brand Posting Plan
Supervisor of Elisabete Branco
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Proposta de comunicação para nova marca de jóias Nomad: Content Guidelines para Instagram.
Supervisor of Maria Camila Bernal
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment : Briefing Wall
Supervisor of Joana Antoninho
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
2019 - 2019 A caracterização do branded content no Facebook e a sua influência no engagement
Supervisor
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Os digital influencers de moda e a intenção de compra nos Millennials
Supervisor of Marta Neiva
Mestrado em Publicidade e Marketing (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2014 - 2014 Moderadora do painel: Criatividade, Inovação e Brand Entertainment,
Conference
VI Jornadas de Comunicação & Publicidade
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2017 Os determinantes da intenção de compra dos consumidores através do Instagram
President of the jury
Ana Cláudia Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 Determinantes do amor pela marca no mercado português e espanhol.
President of the jury
Jennifer Bento Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
President of the jury
Priscila Pinto (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2024/02/28 - Current Comunicação e Sociedade, Vol. 17 N.º 36 (2024) Dossiê Temático: Techvolution: explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing
2023/12 - 2025/01 Comunicação e Sociedade Vol. 45 (2024): Publicidade e Desenvolvimento Sustentável
2022 - 2022 Revista Comunicação Pública, Vol. 17 N.º 32 (2022) Dossiê Temático: Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2014 - Current Presidente da Comissão Técnico Científica da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing
President / Vice-president
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Current Presidente da Comissão Pedagógica da Pós-Graduação Branding e Content Marketing
President / Vice-president
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Mestrado de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho ESCS.COM para construção de estratégia de comunicação da ESCS
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Mestrado de Publicidade e Marketing.
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Membro do Grupo de Trabalho para organização de PitchBootCamp (ESCS/SPARK)
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Membro do Grupo de Trabalho para organização da Introweek na licenciatura em Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 Membro do Grupo de Trabalho Organização da Semana de Publicidade e Marketing: Mentoring & PM Pitch Day enquanto coordenadora da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Membro do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta de Plano de Estudos para a Pós-graduação em Branding e Content Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Comissão Científica das VI Jornadas de Publicidade
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2014 Membro do Grupo de Trabalho para Reestruturação da Licenciatura em Publicidade e Marketing da ESCS.
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2014 Membro da Comissão Técnico-científica do Curso de Mestrado de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2014 Membro da Comissão Técnico-científica do Curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2013 Membro da Grupo de Trabalho para proposta de Novo Mestrado: Branding e Criatividade em Ambientes Digitais da ESCS
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2013 Comissão Científica do 8º Congresso da SOPCOM - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia,
Member
2012 - 2012 Membro da Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - 2012 Membro da Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Mestrado de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2011 Membro da Comissão Coordenadora de Mestrados
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2009 - 2009 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de auto - avaliação do curso de licenciatura de Publicidade e Marketing
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2007 Membro do grupo de Trabalho para a elaboração do plano de transição para os 3º,4º,5º,6º,7º e 8º Semestres do Curso de Licenciatura em Marketing e Publicidade
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2007 Membro do grupo de Trabalho para a elaboração do plano de transição para os 5º, 6º e 7º semestre do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing para o ano 2007/2008
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2006 Membro do Grupo de Trabalho para Adequação do Curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing aos princípios consagrados na Convenção de Bolonha
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2006 Membro de Grupo de Trabalho nomeada pelo Conselho Científico para procedimentos relativos a procedimentos relativos a aprovação de Learning Agreement e orientação de Erasmus
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2006 Membro do Grupo de Trabalho “Inquérito aos alunos da ESCS sobre a Declaração de Bolonha”, nomeada pelo Presidente do Conselho Científico
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023 - Current Laboratório de Criatividade em Publicidade Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - Current Social Media Strategy Branding e Content Marketing (Especialização pós-licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - Current Atelier de Técnicas de Comunicação Marketing Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - Current Atelier de Investigação Aplicado à Publicidade Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2023 Atelier de Planeamento Estratégico da Comunicação (Responsável) Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2022 Modelos e Técnicas de Criatividade em Publicidade Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2020 Plataformas Digitais de Comunicação Branding e Content Marketing (Especialização pós-licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/11 - 2018/02 Estratégias de Comunicação, módulo Publicidade Ciências da Comunicação (Doutoramento) Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial do ISCTE, Portugal
2007 - 2011 Modelos e Técnicas de Criatividade em Publicidade Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Profissões da Comunicação, Módulo de Planeamento Estratégico da Comunicação Jornalismo (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Profissões da Comunicação, Módulo de Planeamento Estratégico da Comunicação Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Profissões da Comunicação, Módulo de Planeamento Estratégico da Comunicação Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2009 Campanhas de Publicidade Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2006 Planeamento Estratégico da Comunicação I Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2006 Planeamento Estratégico da Comunicação II Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2006 Modelos e Técnicas de Criatividade Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2006 Atelier de Agência Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1999 - 2004 Técnicas de Comunicação Marketing Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1988 - 1994 Estudos de Mercado Relações Públicas e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2020 - Current Membro de Júris de Reconhecimento de Nível e Reconhecimento Específico em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Current Presidente de Júri de Seriação de Candidatos ao Curso de Pós-graduação em Branding e Content Marketing
2010 - Current Membro de Júris de Concurso para Docentes a tempo parcial Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2008 - Current Membro de Painéis de Avaliação de Desempenho de Docentes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Júri Concurso atribuição Bolsa Iniciação Investigação no âmbito Projeto IPL/2018/OBSPUB18 Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal