???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria do Rosário Raposo Correia

Identificadores de autor

Ciência ID
7214-A1F5-09D0
ORCID iD
0000-0003-4891-0655

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Faculdade de Ciências e Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Estudo do consumidor, comportamentos de compra, publicidade
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"Marketing y consumo: dimensiones afectivas y racionales de compra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor (Sobressaliente Cum Laude)
2004
Concluído
Mestrado em Consumo, Mercado e Consumidores (Mestrado)
Especialização em Psicossociologia | Racionalidade | Emoção | Comportamento do consumidor | Consumidores | Consumo |
Instituto Superior de Ciencias do Trabalho e da Empresa Business School, Portugal
"Emoção e Razão na Compra: Racional, Impulsiva e Excessiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2004
Concluído
Comunicacion Social (DEA)
Especialização em Estudo do consumidor, comportamentos de compra, publicidade
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Muito Bom por Unanimidade (Sobressaliente Cum Laude)
2003
Concluído
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Psicologia Clínica (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clínica
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
"Monografia de Fim de Curso: Identificação de Tendência para a Compra Compulsiva em Jovens Universitários. Nota 18 valores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1986
Concluído
Relações Públicas e Publicidade (Licenciatura)
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2004 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1988 - 1994 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Coordenadora da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Atual Membro Suplente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Atual Membro do Conselho Consultivo da Qualidade Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - Atual Membro Suplente da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2014 Subdiretora do Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2014 Vice-presidente da CAE: Comissão de Avaliação de Especialistas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2014 Coordenadora ECTS de alunos em Erasmus para a área de Publicidade Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004/04 - 2014 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010/04 - 2011/09 Coordenadora do Mestrado de Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2009 - 2010 Membro da CAAE: Comissão de Avaliação e Acreditação de Especialistas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2010 Subdiretora do Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2000 - 2003 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2019 Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza (OBSPUB18)
OBSPUB18
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2001/10/01 - 2010/12/31 Observatório da Publicidade
Instituto do Consumidor
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2003 - 2006 The Love of Money
The Love of Money
Investigador
Concluído
2004 - 2004 Imagem e Perceção da Compra por Catálogo - 3 Suisses
CPIESCS (Centro de Projetos de Investigação da Escola Superior de Comunicação Social
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2001 - 2001 O impacto social e económico da Bombardier na Amadora
pelo CPIESCS (Centro de Projetos de Investigação da Escola Superior de Comunicação Social)
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Correia, Maria do Rosário; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "A publicidade em Saúde e Beleza em Portugal.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional de Comunicação IBERCOM 2019, 2021.
    Publicado
  2. Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Correia, Rosário; Barros, João; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "Que publicidade é divulgada pelas marcas de Saúde e Beleza em Portugal?". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM, 2021.
    Publicado
  3. Veríssimo, A; Medeiros, Carla; Correia, Rosário; Ferreira do Rosário, João; David, Alexandra. "Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Estudios Culturales Interdisciplinares. Culturas locales, culturas globales, Madrid, 2021.
  4. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "O ensino do marketing e da comunicação face aos desafios do digital: a perspetiva de professores e profissionais,". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,, Coruña, 2019.
  5. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Correia, Rosário; Verissimo, Jorge. "A presença do digital nos curricula das licenciaturas de marketing e comunicação em Portugal". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha, 2019.
    Publicado
  6. Costa Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Diaz, Ana Castillo; Correia, Rosário; Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Magalhães, Luísa. "The prejudice and gender stereotyping in advertising – the receiver perspective". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Research in Advertising, (ICORIA), Amsterdam, 2014.
  7. Correia, Rosário; Costa Pereira, Francisco; Antunes, Ana Cristina. "O papel da publicidade, dos valores materialistas e da autoestima na compra impulsiva.". Trabalho apresentado em VIII Congresso SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, 2013.
  8. Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal". Trabalho apresentado em VII SOPCOM, Porto, 2011.
    Publicado
  9. Costa Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "New ways of online communication strategies". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Madrid, 2010.
    Publicado
  10. Cardoso, Paulo José Ribeiro ; Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário; Gonçalves, Gisela. "O ensino superior da publicidade: a perspetiva dos docentes e dos profissionais em Portugal". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Publicidade do GT de Publicidade, Covilhã, 2010.
    Publicado
  11. Costa Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Diaz, Ana Castillo; Correia, Rosário; Pereira, Francisco; Verissimo, Jorge; Correia, Rosário. "Gender stereotyping, Sex and Violence in Portuguese and Spanish Advertisement". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Klagenfurt, 2009.
    10.17231/comsoc.23(2013).1626
  12. Correia, Rosário; Costa Pereira, Francisco; Medeiros, Carla. "Os advergames em Portugal e as Estratégias utilizadas.". Trabalho apresentado em VI SOPCOM, Braga, 2009.
  13. Costa Pereira, Francisco; Correia Higgs, Rosário. "Publicidade dirigida a Crianças: Personagens, Valores e Discurso.". Trabalho apresentado em IV SOPCOM, Aveiro, 2005.
  14. Costa Pereira, Francisco; Higgs, Rosário. "A publicidade e a socialização das crianças". Trabalho apresentado em III SOPCOM, VI Lusocom, e II Ibérico, Covilhã, 2005.
  15. Costa Pereira, Francisco; Higgs, Rosário. "A research for impulsive/compulsive shopping mode". Trabalho apresentado em XXVII IAREP/SABE, Torku, Filandia, 2002.
Artigo em revista
  1. Ribeiro Cardoso, Paulo; Costa Pereira, Francisco; Domingos Veríssimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário; Marques Gonçalves, Gisela. "O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais". Questiones publicitarias 16 (2012): 1-23. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qp.66.
    10.5565/rev/qp.66
  2. Pereira, Francisco Costa; Veríssimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário. "Estratégias de comunicação online dirigidas às crianças portuguesas". Comunicação e Sociedade 19 (2011): 47-62. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).897.
    10.17231/comsoc.19(2011).897
  3. Higgs, Rosário Correia. "Consumers profile: impulsiveness between rational and the excessive buying". Comunicação pública Vol.1 nº2 (2005): 45-80. http://dx.doi.org/10.4000/cp.8877.
    10.4000/cp.8877
Capítulo de livro
  1. Pereira, Francisco Costa; Correia Higgs, Rosário. "A Publicidade e as Crianças". In A Publicidade em Portugal, O Estado da Arte, 161-180. Lisboa, Portugal: Editora Sílabo, 2004.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge. A Publicidade em Portugal: monitorização e análise. Lisboa, Portugal: Facsmile.. 2004.
  2. Pereira, Francisco Costa; Verissimo, Jorge. Análise da Publicidade em 2002.. Lisboa, Portugal: Facsmile. 2002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2012 Os preconceitos e os estereótipos de género na publicidade. V Jornadas de Publicidade
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2011 Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal
VII Congresso da SOPCOM (Portugal)
2011 Os Estereótipos de Género na Publicidade em Portugal VII Congresso da SOPCOM
2007 Marketing On-line e os Advergames nos Produtos Dirigidos às Crianças. VI Encontro Luso-Espanhol de Psicologia Social
(Portugal)
2007 As Mascotes na Publicidade a Alimentos para Crianças. V SOPCOM
2006 A Publicidade a alimentos para Crianças e Jovens VII Congresso da SOPCOM
(Porto, Portugal)
2003 Uma tipologia de comportamentos de consumo. Colóquio sobre Comportamento, Economia e Sociedade
(Porto, Portugal)
2003 The advertising and children’s socialization. International Conference Economic Socialisation
(Exeter )
2003 Income, Money Ethic, Pay Satisfaction, Commitment, and Unethical Behaviours: The Portuguese Study. 11th European Congress on Work and Organizational Psychology (EAWOP)
2002 Research for impulsive/compulsive shopping model. XXVII IAREP/SABE International Association for Research in Economic Psychology
(Torku, Finlândia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Proposta de Ativação Digital para a marca NÄZ
Orientador
Mestrado Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2023 Humanizar Marcas de Luxo: Estratégia de Redes Sociais para a marca bicentenária Leitão & Irmão
Coorientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022 A atitude e o comportamento de compra da Geração Y e Geração Z face à Fast Fashion e Moda em segunda mão
Orientador de Danielle Silva
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Proposta de Comunicação para a marca de leite Nova Açores.
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Lifestyle no retalho alimentar: Uma abordagem ao conceito de lifestyle e a sua relação com a marca
Orientador de Marta Mesquita
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Proposta de modelo de planeamento de publicações em redes sociais: Brand Posting Plan
Orientador de Elisabete Branco
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Proposta de comunicação para nova marca de jóias Nomad: Content Guidelines para Instagram.
Orientador de Maria Camila Bernal
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Modelo de briefing criativo para campanhas de brand entertainment : Briefing Wall
Orientador de Joana Antoninho
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
2019 - 2019 A caracterização do branded content no Facebook e a sua influência no engagement
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Os digital influencers de moda e a intenção de compra nos Millennials
Orientador de Marta Neiva
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Moderadora do painel: Criatividade, Inovação e Brand Entertainment,
Conferência
VI Jornadas de Comunicação & Publicidade
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Os determinantes da intenção de compra dos consumidores através do Instagram
Presidente do júri
Ana Cláudia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 Determinantes do amor pela marca no mercado português e espanhol.
Presidente do júri
Jennifer Bento Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 Os fatores influenciadores da intenção de compra online de turismo em Portugal
Presidente do júri
Priscila Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Laboratório de Criatividade em Publicidade Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - Atual Social Media Strategy Branding e Content Marketing (Especialização pós-licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - Atual Atelier de Técnicas de Comunicação Marketing Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - Atual Atelier de Investigação Aplicado à Publicidade Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2023 Atelier de Planeamento Estratégico da Comunicação (Responsável) Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2022 Modelos e Técnicas de Criatividade em Publicidade Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2020 Plataformas Digitais de Comunicação Branding e Content Marketing (Especialização pós-licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017/11 - 2018/02 Estratégias de Comunicação, módulo Publicidade Ciências da Comunicação (Doutoramento) Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial do ISCTE, Portugal
2007 - 2011 Modelos e Técnicas de Criatividade em Publicidade Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Profissões da Comunicação, Módulo de Planeamento Estratégico da Comunicação Jornalismo (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Profissões da Comunicação, Módulo de Planeamento Estratégico da Comunicação Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Profissões da Comunicação, Módulo de Planeamento Estratégico da Comunicação Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2009 Campanhas de Publicidade Comunicação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2006 Planeamento Estratégico da Comunicação I Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2006 Planeamento Estratégico da Comunicação II Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004 - 2006 Modelos e Técnicas de Criatividade Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1998 - 2006 Atelier de Agência Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1999 - 2004 Técnicas de Comunicação Marketing Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1988 - 1994 Estudos de Mercado Relações Públicas e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Presidente da Comissão Técnico Científica da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Atual Presidente da Comissão Pedagógica da Pós-Graduação Branding e Content Marketing
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Mestrado de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho ESCS.COM para construção de estratégia de comunicação da ESCS
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Mestrado de Publicidade e Marketing.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Membro do Grupo de Trabalho para organização de PitchBootCamp (ESCS/SPARK)
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2016 Membro do Grupo de Trabalho para organização da Introweek na licenciatura em Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 Membro do Grupo de Trabalho Organização da Semana de Publicidade e Marketing: Mentoring & PM Pitch Day enquanto coordenadora da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Membro do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta de Plano de Estudos para a Pós-graduação em Branding e Content Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2014 Comissão Científica das VI Jornadas de Publicidade
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2014 Membro do Grupo de Trabalho para Reestruturação da Licenciatura em Publicidade e Marketing da ESCS.
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2014 Membro da Comissão Técnico-científica do Curso de Mestrado de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2014 Membro da Comissão Técnico-científica do Curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2013 Membro da Grupo de Trabalho para proposta de Novo Mestrado: Branding e Criatividade em Ambientes Digitais da ESCS
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2013 - 2013 Comissão Científica do 8º Congresso da SOPCOM - Comunicação Global, Cultura e Tecnologia,
Membro
2012 - 2012 Membro da Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - 2012 Membro da Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de Avaliação para Acreditação do Plano de Estudos do curso de Mestrado de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2011 Membro da Comissão Coordenadora de Mestrados
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2009 - 2009 Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração do Relatório de auto - avaliação do curso de licenciatura de Publicidade e Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2007 Membro do grupo de Trabalho para a elaboração do plano de transição para os 3º,4º,5º,6º,7º e 8º Semestres do Curso de Licenciatura em Marketing e Publicidade
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2007 Membro do grupo de Trabalho para a elaboração do plano de transição para os 5º, 6º e 7º semestre do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing para o ano 2007/2008
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2006 Membro do Grupo de Trabalho para Adequação do Curso de Licenciatura de Publicidade e Marketing aos princípios consagrados na Convenção de Bolonha
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2006 Membro de Grupo de Trabalho nomeada pelo Conselho Científico para procedimentos relativos a procedimentos relativos a aprovação de Learning Agreement e orientação de Erasmus
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2006 Membro do Grupo de Trabalho “Inquérito aos alunos da ESCS sobre a Declaração de Bolonha”, nomeada pelo Presidente do Conselho Científico
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Membro de Júris de Reconhecimento de Nível e Reconhecimento Específico em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Atual Presidente de Júri de Seriação de Candidatos ao Curso de Pós-graduação em Branding e Content Marketing
2010 - Atual Membro de Júris de Concurso para Docentes a tempo parcial Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2008 - Atual Membro de Painéis de Avaliação de Desempenho de Docentes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2018 Membro do Júri Concurso atribuição Bolsa Iniciação Investigação no âmbito Projeto IPL/2018/OBSPUB18 Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/02/28 - Atual Comunicação e Sociedade, Vol. 17 N.º 36 (2024) Dossiê Temático: Techvolution: explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing
2023/12 - 2025/01 Comunicação e Sociedade Vol. 45 (2024): Publicidade e Desenvolvimento Sustentável
2022 - 2022 Revista Comunicação Pública, Vol. 17 N.º 32 (2022) Dossiê Temático: Publicidade: novos formatos, novos conteúdos