???global.info.a_carregar???
DOUTORANDA em Ciências da Educação (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Portugal), MESTRADO em Ciências da Educação com Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Tecnologias Educativas (Universidade do Minho - Portugal), LICENCIATURA em Pedagogia/Educação (Unibahia-Savador-BA, Brasil). ATUALMENTE: INVESTIGADORA (bolseira) no Projeto WAY – ‘Who sAw You’ then, Who sees you now! Promote students self-regulated learning through collaborative class observation, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE) e MEMBRO Permanente do Fórum Internacional da Criança Migrante. Experiência: INVESTIGADORA (bolseira) do IE/UIDEF - Universidade de Lisboa - Portugal, no âmbito do Projeto: EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, COORDENAÇÃO do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI (Brasil) e do Projeto de Educação do Governo Federal do Brasil - PARFOR, na UESP/UFPI-PI, DOCÊNCIA temporária (2 anos) no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI (Brasil), DOCÊNCIA temporária (2 anos) no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (Brasil); participação em comissões julgadoras de concursos públicos, como PRESIDENTE e como membro, nas Universidades Públicas brasileiras: UESPI e UEMA; Participou como JÚRI em bancas de conclusão de curso de Pós-graduação (Especialização) na UEMA; ORIENTAÇÃO de trabalhos de INICIAÇÃO CIENTÍFICA e trabalhos de CONCLUSÃO DE CURSO de Licenciatura em Pedagogia (UEMA) e Professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental no Brasil (Salvador-Ba) e em Portugal (Braga). Outras experiências: PUBLICAÇÕES de artigos em revista, e-book da Universidade do Minho(Portugal), participação e APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS científicos em Portugal e Espanha, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS nacional e internacional sobre Educação e Criança Migrante em Portugal (Braga e Lisboa) e Inglaterra (Londres).
Identification

Personal identification

Full name
ANDRÉA PATRICIA LINS SILVA

Citation names

  • Lins, Andréa
  • Silva, Andréa Patricia Lins

Author identifiers

Ciência ID
7B16-7D7F-08C2
ORCID iD
0000-0002-6523-4751

Email addresses

  • andrealins.7@gmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2021/09/23 - 2024/12/30
Ongoing
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Criança Migrante e Escola Inclusiva: o papel da língua segunda e da aprendizagem em colaboração" (THESIS/DISSERTATION)
2014/03/14
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Área de especialização: Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Organização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasil" (THESIS/DISSERTATION)
17
2007
Concluded
Pedagogia com área de especialização em Educação Especial (Licenciatura)
Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão, Brazil
8,9 (de 0 a 10)
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2023/11/01 - Current Contracted Researcher (Research) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2022/03/06 - 2023/03/31 Contracted Researcher (Research) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2011/05 - 2011/07 Coordenador de Programa Universidade Aberta do Piauí, Brazil
Universidade Aberta do Piauí, Brazil
2010/07 - 2011/07 Coordenador de Curso Universidade Estadual do Piauí, Brazil
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2019/03/01 - 2021/03/02 Professor Substituto Universidade Estadual do Maranhão, Brazil
Universidade Estadual do Maranhão, Brazil
2016/09 - 2018/06 Professora de Educação Infantil e Fundamental O Mundo Somos Nós, Portugal
2009/09 - 2011/07 Professor Substituto Universidade Estadual do Piauí, Brazil
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil
2003/08 - 2009/08 Professora de Ensino Fundamental (Professora) Colégio Gênesis LTDA, Brazil
2000/01 - 2003/08 Coordenação de Escola (Coordenação Escolar) Escola Talentos, Brazil
1997/01 - 2000/12 Professora de Ensino Fundamental (Professora) Escola Talentos, Brazil
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Denise Hosana Moreira; Andréa Patrica Lins Silva. "Conflitos e Mediações no Processo de Interação Escolar de Crianças Brasileiras Imigrantes em Londres". Paper presented in XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Published
  2. Andréa Patricia Lins Silva; Denise Hosana de Sousa Moreira. "Barreras en la Integración Curricular de las Tecnologías en el Quinto Grado de Primaria". Paper presented in I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Santander, 2013.
    Published
  3. Denise Hosana de Sousa Moreira; Andréa Patricia Lins Silva. "Education and Multiculturalism: school interaction of brazilian children in London". Paper presented in I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Santander, 2013.
    Published
Conference paper
  1. Andréa Patricia Lins Silva; Denise Hosana Moreira. "Necessidades Educativas Especiais: entraves na concretização de políticas públicas numa escola municipal de Salvador, Bahia, Brasil". Paper presented in XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Published
  2. Andréa Patricia Lins Silva. "Entraves na integração curricular das tecnologias e redes de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamenta". Paper presented in Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (1); Encontro de Sociologia da Educação (3):, Braga, 2013.
    Published
Journal article
  1. Moreira, D. H; Silva, Andréa Patricia Lins. "UMA TRAJETÓRIA DE ENSINO UNIVERSITÁRIO CONSTRUÍDA PELA CONSOLIDAÇÃO SUPERIOR DE SUA PRÁXIS". OnisCiência 8 26 (2020): 19-29. https://revistaonisciencia.com/resumo-e-abstract-e26-02/.
    Open access • Published
  2. Jane M. B. Ewerton; Silva, Andréa Patricia Lins. "A IMAGEM INOVADORA DA MULHER VITORIANA NA OBRA AURORA LEIGH (1857)". OnisCiência 8 24 (2020): 65-74. https://revistaonisciencia.com/resumo-e-abstract-e24-05/.
    Published
  3. Silva, Andréa Patricia Lins; Adriano J T Lopes; Catyelle M. Ferreira. "A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE CAMPO PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS PINHEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO NA SERRA DA CAPIVARA-PI". OnisCiência 8 24 (2020): 35-49. https://revistaonisciencia.com/resumo-e-abstract-e24-03/.
    Published
  4. Silva, Andréa Patricia Lins; Silva, Ana Maria Costa e. "A organização do tempo na planificação e no ensino dos conteúdos escolares". Revista Onis Ciência 2 6 (2014): 27-43. http://documents.tips/education/6a-edicao-da-revista-onisciencia.html.
    Published
Report
  1. Sousa, Otília Costa e; Maria João Hortas. 2023. Educação pela Integração: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo.
    Editor

Other

Other output
  1. "Who sAw You then and who sees you now¿ - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study. Study protocol registration. 2023. Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Santos, Anabela Caetano; Eva Morais; Ana Nobre; Ana Salgado; Lins, Andréa; et al. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/2H58A.
  2. Organização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasil. 2014. Andréa Patricia Lins Silva. http://hdl.handle.net/1822/30242.
  3. Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Padagogia. 2006. Cândida Maiffre; Ana Maria Soares; Denise Tourinho; Silva, Andréa Patricia Lins; Suely Calixto; Rita Cedraz.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/09/14 CRIANÇA MIGRANTE E SEU PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: LÍNGUA SEGUNDA A PARTIR DO ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVOS
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 A partilha de experiências em comunidade virtual entre crianças lusófonas imigrantes na Europa: um estudo sobre a voz dos alunos acerca das suas vivências na escola e da interação com os professores. Seminário Nacional de Mediação: Mediação em Contextos de Vulnerabilidade.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 Com as vozes das crianças II Fórum Internacional da Criança Migrante - “Vozes da Mundial
Ordem dos Advogados de Lisboa (Lisboa - Portugal, Portugal)
2014 Vozes da Infância - o que as crianças fariam para que a escola fosse melhor I Fórum Internacional da Criança Migrante: Vozes da Infância Brasileira em Londres
Universidade do Piauí (Londres - Inglaterra, United Kingdom)
2013 Conflitos e Mediações no Processo de Interação Escolar de Crianças Brasileiras Imigrantes em Londres XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga-Portugal, Portugal)
2013 Necessidades Educativas Especiais: entraves na concretização de políticas públicas numa escola municipal de Salvador, Bahia, Brasil XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho & Universidade de Corunha (Braga, Portugal)
2013 A organização do tempo na planificação e no ensino dos conteúdos escolares Os Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. As crises as fases e as ruturas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Entraves no trabalho pedagógico com uso das tecnologias e redes de aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação & III Encontro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Barreras en la integración curricular de las tecnologías y redes de aprendizaje en el quinto grado de primaria I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
Universidad de Granada ( Santander (España), Spain)
2013 Education and multiculturalism: school interaction of Brazilian children in London I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
Universidade de Granada (Santander (España), Spain)
2012 Da política pública à inclusão efetiva de comunidade em programa educacional: proposta curricular do telecentro pesca maré, em colônia de pescadores, no Brasil. XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020/10/02 - 2021/04/20 Formação continuada na Educação Infantil: reflexão acerca da formação de professores da Rede Pública da Baixada Maranhense
Supervisor of Jardilene de Jesus Câmara Nunes
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2020/10/02 - 2021/04/20 A importância do brincar na Educação Infantil: concepções e prática de professores de uma escola municipal de Pinheiro.
Supervisor of Deise Trindade de Souza
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2019 - 2019 A valorização da linguagem quilombola na escola da comunidade Marajá- MA
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 O uso de obras afrodescendentes na Educação Quilombola: a abordagem do uso de obras afrodescendentes em escolas quilombolas.
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Um olhar sobre a didática na Educação Infantil: importância da prática docente
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Mudanças atuais na política educacional para a Educação Básica
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Alterações na Lei de Diretrizes e Bases na contemporaneidade
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Política Educacional: desafio da Educação Inclusiva nas escolas públicas
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 As mudanças atuais feitas no Ministério da Educação e suas implicações para a Educação.
Supervisor
Licenciatura Plena emm Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Política Educacional do Estado maranhense: reflexões sobre alguns desafios.
Supervisor
Licenciatura Plena em Padagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Teoria vs Prática no Plano Nacional da Educação
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Influência da política educacional atual na qualidade do Ensino Superior.
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedadgogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 A importância da Filosofia nas series inicias do Ensino Fundamental
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 A contribuição da disciplina Filosofia na formação do pensamento crítico de crianças do ensino fundamental – series iniciais
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagoggia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 A importância do ensino de Filosofia: contribuições e desafios para o Ensino Fundamental
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagoggia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Filosofia no Ensino Fundamental: contribuições para o processo de aprendizagem
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 Pressupostos filosóficos das teorias educacionais: os pressupostos filosóficos e o processo de ensino- aprendizagem
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2019 - 2019 A importância do ensino de Filosofia: a contribuição da filosofia no processo educacional
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Scientific initiation)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2011 - 2011 O TRABALHO DO PROFESSOR COM ALUNOS QUE APRESENTAM DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE URUÇUÍ
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2011 - 2011 EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA ESTADUAL EM RIBEIRO GONÇALVES - PI
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2011 - 2011 BULLYING NA ESCOLA: CARACTERÍSTICAS, CLASSIFICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2011 - 2011 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2011 - 2011 APLICAÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2011 - 2011 REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS DA RAÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE URUÇUÍ-PI
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2011 - 2011 Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal em Uruçuí-PI.
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil
2011 - 2011 O Ensino da Matemática nas Séries Iniciais de uma Escola Municipal da Cidade de Ribeiro Gonçalves-PI
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagoggia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil
2011 - 2011 Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos em Duas Escolas Públicas Municipais de Sebastião Leal - PI.
Supervisor
Licenciatura Plena em Pedagogia (Degree)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2017 - 2017 III Fórum Internacional da Criança Migrante
Other (Member of the Organising Committee)
Câmara de Braga - Portugal, Portugal
2015 - 2015 II Fórum Internacional da Criança Migrante “Vozes da Infância Mundial”
Other (Member of the Scientific Committee)
Ordem dos Advogados de Portugal, Portugal
2015 - 2015 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - o governo das escolas: atores, políticas e práticas
Other (Other)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 I Fórum Internacional da Criança Migrante:Vozes da Infância Brasileira em Londres
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade Estadual do Piauí, United Kingdom
2013 - 2013 I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação
Other (Other)
Universidade do Minho, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/09/05 - 2033/09/08 Migração Brasileira em Portugal: experiências, ativismo e movimentos sociais (Oradora - mesa redonda), no IV Congresso da ABRE (Associação de Brasilianistas na Europa).
Congress
Migração Brasileira em Portugal: experiências, ativismo e movimentos sociais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/06/25 - 2024/06/25 The JURE 2024 conference will be hosted by the University of Sevilla in Spain, from 24 - 28 June 2024. The 28th JURE Conference invites Junior Researchers from around the world to engage in compelling discussions on educational research. JURE 2024 offers early career researchers a first academic conference experience and the opportunity to meet colleagues from across the globe.
Conference
JURE - Junior Researchers of Earli
Universidade de Sevilha, Spain
2024/04/13 - 2024/04/13 O I Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da UTAD é organizado pela Direção do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em parceria com o Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Universidade do Porto.
Seminar
I Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação - Contributos Epistemológicos Bourdieusianos e Investigação em Política Educacional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/09/05 - 2023/09/05 A Europa tem uma forte tradição em estudos brasileiros, assim como em pesquisas científicas ou colaborações profissionais que estão de alguma forma conectadas com o Brasil. A ABRE tem como objetivo oferecer um fórum transdisciplinar para o intercâmbio, a difusão e a comunicação entre estudantes e profissionais que atuam na Europa, interessados pelo Brasil. Os congressos que organiza a cada 2 anos procuram juntar pessoas que realizam pesquisas ou algum outro tipo de colaboração relacionada com o Brasil, não se limitando a pesquisadores europeus e vin
Congress
IV Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09/22 - 2022/09/22 Práticas educativas em prol do combate à discriminação (palestrante)
Symposium
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL - ESTÁCIO SÃO LUÍS - SIES 2022
Centro Universitário Estácio São Luís, Brazil
2017 - 2017 SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Métodos Biográficos vozes de crianças e educadores na construção de conhecimento
Seminar
SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Métodos Biográficos vozes de crianças e educadores na construção de conhecimento
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O Governo das Escolas: atores, políticas e práticas
Other
II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/06/22 O ESPAÇO ESCOLAR E SUA NORMATIZAÇÃO: O CASO DE UMA ESCOLA PARA CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO EM URUÇUÍ – PI, NO ANO DE 2024
(Thesis) Main arguer
ANTÔNIO FERNANDO MARTINS DOS SANTOS e MARTHONILIA MONTEIRO DA SILVA (Other)
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2022/01/31 PAPÉIS DE GÊNERO NA LITERATURA INFANTIL JUVENIL: uma análise dos livros de literatura distribuídos para as escolas de Educação Básica de São Bento/MA
(Thesis) Main arguer
RAILMA DE JESUS SILVA RIBEIRO (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2022/01/25 DIDÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS MARANHENSES
(Thesis) Main arguer
Micaele Correa Araújo (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2022/01/24 AMBIENTE ESCOLAR E VIOLÊNCIA NO ÂMBITO FAMILIAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DOCENTE
(Thesis) Main arguer
Maciely Silva Ribeiro (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2022/01/21 EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA DEBATE BIBLIOGRÁFICO SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
(Thesis) Main arguer
Valdeilson Amaral Moraes (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2022/01/18 AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º E 4º ANOS: análise em uma escola do município de São Bento/MA
(Thesis) Main arguer
JACIMAYRA SOUSA RIBEIRO (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2022/01/18 TICS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: novo perfil do educador do século XXI e seus desafios.
(Thesis) Main arguer
EDUARDO LUCIANO ALVES VENTURA (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2021/12/22 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A RESSOCIALIZAÇÃO NO AMBIENTE PRISIONAL: com enfoque na Penitenciária Regional de Pinheiro/MA
(Thesis) Main arguer
CHARLIANE SUELI BOÁS MARTINS (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2021/12/21 Literatura Infantil e Abordagens Étnico-Raciais: uma análise da presença negra nas literaturas distribuídas pelo Ministério da Educação às escolas de Educação Infantil do Município de Pinheiro
(Thesis) Arguer
Dielle Kriss Monteiro do Nascimento (Other)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brazil
2021/09/29 O Espaço Urbano da Criança na Cidade de Uruçuí, no Piauí
(Thesis) Main arguer
Ângela Cristina Lima dos Santos e Maurilo Ribeiro Leite (Other)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil
2019/04/27 Acessibilidade: os desafios dos alunos com deficiência no Polo UEMA - Pinheiro-MA
(Thesis) Main arguer
Kelson Roberto Franco de Sá Rodrigues (Other)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2019/04/27 A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da criança autista.
(Thesis) Main arguer
Martinha dos Santos Barbosa Carvalho (Other)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2019/04/27 Educação Inclusiva: desafios e perspectivas dos alunos com deficiência visual na Escola Municipal Dr. Luís Domingues.
(Thesis) Main arguer
Valdenice Pinheiro da Silva Cardoso (Other)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2020/07/28 - 2020/08/25 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professores substitutos para o Centro de Estudos Superiores - CESPI/UEMA Edital nº 133/2020
Other
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2020/01/27 - 2020/02/05 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI - UEMA Edital nº 04/2020 - PROG/UEMA Departamento de Pedagogia
President / Vice-president
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2020/01/07 - 2020/02/05 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI/ UEMA Edital nº 04/2020 https://www.uema.br/wp-content/uploads/2020/01/EDITAL-n.%C2%BA-04-2020-PROG-UEMA-PINHEIRO-CBIO11817.pdf
President / Vice-president
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2019/10/16 - 2019/11/21 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI/ UEMA Edital nº 171/202019 https://www.uema.br/wp-content/uploads/2019/10/EDITAL-n.%C2%BA-171-2019-PROG-UEMA-PINHEIRO10328.pdf
Member
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2019/05/03 - 2019/05/24 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI - UEMA Edital nº 53/2019 - PROG/UEMA Departamento de Pedagogia https://www.uema.br/wp-content/uploads/2019/04/EDITAL-n.%C2%BA-53-2019-PROG-UEMA-PINHEIRO-PEDAGOGIA9113.pdf
Member
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2019/05/03 - 2019/05/24 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI/ UEMA Edital nº 53/2019 https://www.uema.br/wp-content/uploads/2019/04/EDITAL-n.%C2%BA-53-2019-PROG-UEMA-PINHEIRO-PEDAGOGIA9113.pdf
Member
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019/03/01 - 2021/03/01 Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplinas lecionadas: 2019 Linguística Aplicada ao Ensino - 60h Política Educacional Brasileira - 60h Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais - 60h Linguística Aplicada ao Ensino - 60h Metodologia da Pesquisa em Educação - 60h 2020 História da Educação - 60h Leitura e Produção Textual - 60h Planejamento Educacional - 60h Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil - 135h Estágio Supervisionado na Educação Infantil - 135h Educação em Espaços Não Escolares - 60h Licenciatura em Pedagogia (Licence) Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brazil
2009/09 - 2011/07 História Social da Infância (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Seminário de Introdução à Pedagogia (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Literatura Infanto Juvenil (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Prática Pedagógica Supervisionada no Ensino Funsamental (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Metodologia do Trabalho Científico (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Fundamentos Éticos de Educação (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Educação/Multimeios (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Prática e Pesquisa Educacional I (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Prática e Pesquisa Educacional III (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Prática e Pesquisa Educacional IV - Redação TCC (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Fundamentos da Educação Especial (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Currículo da Educação Infantil II (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil
2009/09 - 2011/07 Teorias de Currículo (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brazil

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2011 - Current Concurso Público - Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes
Evaluator
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brazil
2010 - Current Concurso Público - Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes Universidade Estadual do Piauí, Brazil