???global.info.a_carregar???
DOUTORANDA em Ciências da Educação (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Portugal), MESTRADO em Ciências da Educação com Área de Especialização em Desenvolvimento Curricular e Tecnologias Educativas (Universidade do Minho - Portugal), LICENCIATURA em Pedagogia/Educação (Unibahia-Savador-BA, Brasil). ATUALMENTE: INVESTIGADORA (bolseira) no Projeto WAY – ‘Who sAw You’ then, Who sees you now! Promote students self-regulated learning through collaborative class observation, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE) e MEMBRO Permanente do Fórum Internacional da Criança Migrante. Experiência: INVESTIGADORA (bolseira) do IE/UIDEF - Universidade de Lisboa - Portugal, no âmbito do Projeto: EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, COORDENAÇÃO do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI (Brasil) e do Projeto de Educação do Governo Federal do Brasil - PARFOR, na UESP/UFPI-PI, DOCÊNCIA temporária (2 anos) no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI (Brasil), DOCÊNCIA temporária (2 anos) no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (Brasil); participação em comissões julgadoras de concursos públicos, como PRESIDENTE e como membro, nas Universidades Públicas brasileiras: UESPI e UEMA; Participou como JÚRI em bancas de conclusão de curso de Pós-graduação (Especialização) na UEMA; ORIENTAÇÃO de trabalhos de INICIAÇÃO CIENTÍFICA e trabalhos de CONCLUSÃO DE CURSO de Licenciatura em Pedagogia (UEMA) e Professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental no Brasil (Salvador-Ba) e em Portugal (Braga). Outras experiências: PUBLICAÇÕES de artigos em revista, e-book da Universidade do Minho(Portugal), participação e APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS científicos em Portugal e Espanha, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS nacional e internacional sobre Educação e Criança Migrante em Portugal (Braga e Lisboa) e Inglaterra (Londres).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANDRÉA PATRICIA LINS SILVA

Nomes de citação

  • Lins, Andréa
  • Silva, Andréa Patricia Lins

Identificadores de autor

Ciência ID
7B16-7D7F-08C2
ORCID iD
0000-0002-6523-4751

Endereços de correio eletrónico

  • andrealins.7@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2021/09/23 - 2024/12/30
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Criança Migrante e Escola Inclusiva: o papel da língua segunda e da aprendizagem em colaboração" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014/03/14
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Organização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2007
Concluído
Pedagogia com área de especialização em Educação Especial (Licenciatura)
Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão, Brasil
8,9 (de 0 a 10)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2022/03/06 - 2023/03/31 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/05 - 2011/07 Coordenador de Programa Universidade Aberta do Piauí, Brasil
Universidade Aberta do Piauí, Brasil
2010/07 - 2011/07 Coordenador de Curso Universidade Estadual do Piauí, Brasil
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - 2021/03/02 Professor Substituto Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2016/09 - 2018/06 Professora de Educação Infantil e Fundamental O Mundo Somos Nós, Portugal
2009/09 - 2011/07 Professor Substituto Universidade Estadual do Piauí, Brasil
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil
2003/08 - 2009/08 Professora de Ensino Fundamental (Professora) Colégio Gênesis LTDA, Brasil
2000/01 - 2003/08 Coordenação de Escola (Coordenação Escolar) Escola Talentos, Brasil
1997/01 - 2000/12 Professora de Ensino Fundamental (Professora) Escola Talentos, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Andréa Patricia Lins Silva; Denise Hosana Moreira. "Necessidades Educativas Especiais: entraves na concretização de políticas públicas numa escola municipal de Salvador, Bahia, Brasil". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  2. Andréa Patricia Lins Silva. "Entraves na integração curricular das tecnologias e redes de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamenta". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (1); Encontro de Sociologia da Educação (3):, Braga, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moreira, D. H; Silva, Andréa Patricia Lins. "UMA TRAJETÓRIA DE ENSINO UNIVERSITÁRIO CONSTRUÍDA PELA CONSOLIDAÇÃO SUPERIOR DE SUA PRÁXIS". OnisCiência 8 26 (2020): 19-29. https://revistaonisciencia.com/resumo-e-abstract-e26-02/.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Jane M. B. Ewerton; Silva, Andréa Patricia Lins. "A IMAGEM INOVADORA DA MULHER VITORIANA NA OBRA AURORA LEIGH (1857)". OnisCiência 8 24 (2020): 65-74. https://revistaonisciencia.com/resumo-e-abstract-e24-05/.
    Publicado
  3. Silva, Andréa Patricia Lins; Adriano J T Lopes; Catyelle M. Ferreira. "A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE CAMPO PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS PINHEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO NA SERRA DA CAPIVARA-PI". OnisCiência 8 24 (2020): 35-49. https://revistaonisciencia.com/resumo-e-abstract-e24-03/.
    Publicado
  4. Silva, Andréa Patricia Lins; Silva, Ana Maria Costa e. "A organização do tempo na planificação e no ensino dos conteúdos escolares". Revista Onis Ciência 2 6 (2014): 27-43. http://documents.tips/education/6a-edicao-da-revista-onisciencia.html.
    Publicado
Relatório
  1. Sousa, Otília Costa e; Maria João Hortas. 2023. Educação pela Integração: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo.
    Editor
Resumo em conferência
  1. Denise Hosana Moreira; Andréa Patrica Lins Silva. "Conflitos e Mediações no Processo de Interação Escolar de Crianças Brasileiras Imigrantes em Londres". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  2. Andréa Patricia Lins Silva; Denise Hosana de Sousa Moreira. "Barreras en la Integración Curricular de las Tecnologías en el Quinto Grado de Primaria". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Santander, 2013.
    Publicado
  3. Denise Hosana de Sousa Moreira; Andréa Patricia Lins Silva. "Education and Multiculturalism: school interaction of brazilian children in London". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Santander, 2013.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. "Who sAw You then and who sees you now¿ - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study. Study protocol registration. 2023. Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Santos, Anabela Caetano; Eva Morais; Ana Nobre; Ana Salgado; Lins, Andréa; et al. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/2H58A.
  2. Organização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasil. 2014. Andréa Patricia Lins Silva. http://hdl.handle.net/1822/30242.
  3. Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Padagogia. 2006. Cândida Maiffre; Ana Maria Soares; Denise Tourinho; Silva, Andréa Patricia Lins; Suely Calixto; Rita Cedraz.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/14 CRIANÇA MIGRANTE E SEU PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: LÍNGUA SEGUNDA A PARTIR DO ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVOS
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 A partilha de experiências em comunidade virtual entre crianças lusófonas imigrantes na Europa: um estudo sobre a voz dos alunos acerca das suas vivências na escola e da interação com os professores. Seminário Nacional de Mediação: Mediação em Contextos de Vulnerabilidade.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 Com as vozes das crianças II Fórum Internacional da Criança Migrante - “Vozes da Mundial
Ordem dos Advogados de Lisboa (Lisboa - Portugal, Portugal)
2014 Vozes da Infância - o que as crianças fariam para que a escola fosse melhor I Fórum Internacional da Criança Migrante: Vozes da Infância Brasileira em Londres
Universidade do Piauí (Londres - Inglaterra, Reino Unido)
2013 Conflitos e Mediações no Processo de Interação Escolar de Crianças Brasileiras Imigrantes em Londres XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga-Portugal, Portugal)
2013 Necessidades Educativas Especiais: entraves na concretização de políticas públicas numa escola municipal de Salvador, Bahia, Brasil XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho & Universidade de Corunha (Braga, Portugal)
2013 A organização do tempo na planificação e no ensino dos conteúdos escolares Os Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo. As crises as fases e as ruturas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Entraves no trabalho pedagógico com uso das tecnologias e redes de aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação & III Encontro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Barreras en la integración curricular de las tecnologías y redes de aprendizaje en el quinto grado de primaria I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
Universidad de Granada ( Santander (España), Espanha)
2013 Education and multiculturalism: school interaction of Brazilian children in London I Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
Universidade de Granada (Santander (España), Espanha)
2012 Da política pública à inclusão efetiva de comunidade em programa educacional: proposta curricular do telecentro pesca maré, em colônia de pescadores, no Brasil. XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/10/02 - 2021/04/20 Formação continuada na Educação Infantil: reflexão acerca da formação de professores da Rede Pública da Baixada Maranhense
Orientador de Jardilene de Jesus Câmara Nunes
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2020/10/02 - 2021/04/20 A importância do brincar na Educação Infantil: concepções e prática de professores de uma escola municipal de Pinheiro.
Orientador de Deise Trindade de Souza
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2019 - 2019 A valorização da linguagem quilombola na escola da comunidade Marajá- MA
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 O uso de obras afrodescendentes na Educação Quilombola: a abordagem do uso de obras afrodescendentes em escolas quilombolas.
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Um olhar sobre a didática na Educação Infantil: importância da prática docente
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Mudanças atuais na política educacional para a Educação Básica
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Alterações na Lei de Diretrizes e Bases na contemporaneidade
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Política Educacional: desafio da Educação Inclusiva nas escolas públicas
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 As mudanças atuais feitas no Ministério da Educação e suas implicações para a Educação.
Orientador
Licenciatura Plena emm Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Política Educacional do Estado maranhense: reflexões sobre alguns desafios.
Orientador
Licenciatura Plena em Padagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Teoria vs Prática no Plano Nacional da Educação
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Influência da política educacional atual na qualidade do Ensino Superior.
Orientador
Licenciatura Plena em Pedadgogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 A importância da Filosofia nas series inicias do Ensino Fundamental
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 A contribuição da disciplina Filosofia na formação do pensamento crítico de crianças do ensino fundamental – series iniciais
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagoggia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 A importância do ensino de Filosofia: contribuições e desafios para o Ensino Fundamental
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagoggia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Filosofia no Ensino Fundamental: contribuições para o processo de aprendizagem
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 Pressupostos filosóficos das teorias educacionais: os pressupostos filosóficos e o processo de ensino- aprendizagem
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2019 - 2019 A importância do ensino de Filosofia: a contribuição da filosofia no processo educacional
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2011 - 2011 O TRABALHO DO PROFESSOR COM ALUNOS QUE APRESENTAM DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE URUÇUÍ
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2011 - 2011 EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA ESTADUAL EM RIBEIRO GONÇALVES - PI
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2011 - 2011 BULLYING NA ESCOLA: CARACTERÍSTICAS, CLASSIFICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2011 - 2011 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2011 - 2011 APLICAÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2011 - 2011 REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS DA RAÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE URUÇUÍ-PI
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2011 - 2011 Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal em Uruçuí-PI.
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil
2011 - 2011 O Ensino da Matemática nas Séries Iniciais de uma Escola Municipal da Cidade de Ribeiro Gonçalves-PI
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagoggia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil
2011 - 2011 Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos em Duas Escolas Públicas Municipais de Sebastião Leal - PI.
Orientador
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 III Fórum Internacional da Criança Migrante
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Câmara de Braga - Portugal, Portugal
2015 - 2015 II Fórum Internacional da Criança Migrante “Vozes da Infância Mundial”
Outro (Membro da Comissão Científica)
Ordem dos Advogados de Portugal, Portugal
2015 - 2015 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - o governo das escolas: atores, políticas e práticas
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 I Fórum Internacional da Criança Migrante:Vozes da Infância Brasileira em Londres
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Estadual do Piauí, Reino Unido
2013 - 2013 I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação
Outro (Outra)
Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09/05 - 2033/09/08 Migração Brasileira em Portugal: experiências, ativismo e movimentos sociais (Oradora - mesa redonda), no IV Congresso da ABRE (Associação de Brasilianistas na Europa).
Congresso
Migração Brasileira em Portugal: experiências, ativismo e movimentos sociais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/06/25 - 2024/06/25 The JURE 2024 conference will be hosted by the University of Sevilla in Spain, from 24 - 28 June 2024. The 28th JURE Conference invites Junior Researchers from around the world to engage in compelling discussions on educational research. JURE 2024 offers early career researchers a first academic conference experience and the opportunity to meet colleagues from across the globe.
Conferência
JURE - Junior Researchers of Earli
Universidade de Sevilha, Espanha
2024/04/13 - 2024/04/13 O I Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da UTAD é organizado pela Direção do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em parceria com o Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Universidade do Porto.
Seminário
I Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação - Contributos Epistemológicos Bourdieusianos e Investigação em Política Educacional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/09/05 - 2023/09/05 A Europa tem uma forte tradição em estudos brasileiros, assim como em pesquisas científicas ou colaborações profissionais que estão de alguma forma conectadas com o Brasil. A ABRE tem como objetivo oferecer um fórum transdisciplinar para o intercâmbio, a difusão e a comunicação entre estudantes e profissionais que atuam na Europa, interessados pelo Brasil. Os congressos que organiza a cada 2 anos procuram juntar pessoas que realizam pesquisas ou algum outro tipo de colaboração relacionada com o Brasil, não se limitando a pesquisadores europeus e vin
Congresso
IV Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09/22 - 2022/09/22 Práticas educativas em prol do combate à discriminação (palestrante)
Simpósio
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL - ESTÁCIO SÃO LUÍS - SIES 2022
Centro Universitário Estácio São Luís, Brasil
2017 - 2017 SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Métodos Biográficos vozes de crianças e educadores na construção de conhecimento
Seminário
SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Métodos Biográficos vozes de crianças e educadores na construção de conhecimento
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 O Governo das Escolas: atores, políticas e práticas
Outro
II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/22 O ESPAÇO ESCOLAR E SUA NORMATIZAÇÃO: O CASO DE UMA ESCOLA PARA CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO EM URUÇUÍ – PI, NO ANO DE 2024
Arguente principal
ANTÔNIO FERNANDO MARTINS DOS SANTOS e MARTHONILIA MONTEIRO DA SILVA (Outro)
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2022/01/31 PAPÉIS DE GÊNERO NA LITERATURA INFANTIL JUVENIL: uma análise dos livros de literatura distribuídos para as escolas de Educação Básica de São Bento/MA
Arguente principal
RAILMA DE JESUS SILVA RIBEIRO (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2022/01/25 DIDÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS MARANHENSES
Arguente principal
Micaele Correa Araújo (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2022/01/24 AMBIENTE ESCOLAR E VIOLÊNCIA NO ÂMBITO FAMILIAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DOCENTE
Arguente principal
Maciely Silva Ribeiro (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2022/01/21 EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA DEBATE BIBLIOGRÁFICO SOBRE PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Arguente principal
Valdeilson Amaral Moraes (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2022/01/18 AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º E 4º ANOS: análise em uma escola do município de São Bento/MA
Arguente principal
JACIMAYRA SOUSA RIBEIRO (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2022/01/18 TICS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: novo perfil do educador do século XXI e seus desafios.
Arguente principal
EDUARDO LUCIANO ALVES VENTURA (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2021/12/22 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A RESSOCIALIZAÇÃO NO AMBIENTE PRISIONAL: com enfoque na Penitenciária Regional de Pinheiro/MA
Arguente principal
CHARLIANE SUELI BOÁS MARTINS (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2021/12/21 Literatura Infantil e Abordagens Étnico-Raciais: uma análise da presença negra nas literaturas distribuídas pelo Ministério da Educação às escolas de Educação Infantil do Município de Pinheiro
Arguente
Dielle Kriss Monteiro do Nascimento (Outro)
Universidade Estadual do Maranhão-CESPI/UEMA, Brasil
2021/09/29 O Espaço Urbano da Criança na Cidade de Uruçuí, no Piauí
Arguente principal
Ângela Cristina Lima dos Santos e Maurilo Ribeiro Leite (Outro)
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil
2019/04/27 Acessibilidade: os desafios dos alunos com deficiência no Polo UEMA - Pinheiro-MA
Arguente principal
Kelson Roberto Franco de Sá Rodrigues (Outro)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2019/04/27 A importância da estimulação precoce para o desenvolvimento da criança autista.
Arguente principal
Martinha dos Santos Barbosa Carvalho (Outro)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2019/04/27 Educação Inclusiva: desafios e perspectivas dos alunos com deficiência visual na Escola Municipal Dr. Luís Domingues.
Arguente principal
Valdenice Pinheiro da Silva Cardoso (Outro)
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2011 - Atual Concurso Público - Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes
Avaliador
Universidade Estadual do Piauí - Campus Uruçuí, Brasil
2010 - Atual Concurso Público - Processo Seletivo ao Cargo de Professor do Quadro Provisório de Docentes Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/03/01 - 2021/03/01 Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplinas lecionadas: 2019 Linguística Aplicada ao Ensino - 60h Política Educacional Brasileira - 60h Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais - 60h Linguística Aplicada ao Ensino - 60h Metodologia da Pesquisa em Educação - 60h 2020 História da Educação - 60h Leitura e Produção Textual - 60h Planejamento Educacional - 60h Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil - 135h Estágio Supervisionado na Educação Infantil - 135h Educação em Espaços Não Escolares - 60h Licenciatura em Pedagogia (Licence) Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2009/09 - 2011/07 História Social da Infância (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Seminário de Introdução à Pedagogia (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Literatura Infanto Juvenil (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Prática Pedagógica Supervisionada no Ensino Funsamental (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Metodologia do Trabalho Científico (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Fundamentos Éticos de Educação (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Educação/Multimeios (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Prática e Pesquisa Educacional I (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Prática e Pesquisa Educacional III (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Prática e Pesquisa Educacional IV - Redação TCC (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Fundamentos da Educação Especial (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Currículo da Educação Infantil II (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil
2009/09 - 2011/07 Teorias de Currículo (Outros) Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/07/28 - 2020/08/25 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professores substitutos para o Centro de Estudos Superiores - CESPI/UEMA Edital nº 133/2020
Outro
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2020/01/27 - 2020/02/05 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI - UEMA Edital nº 04/2020 - PROG/UEMA Departamento de Pedagogia
Presidente / Vice-presidente
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2020/01/07 - 2020/02/05 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI/ UEMA Edital nº 04/2020 https://www.uema.br/wp-content/uploads/2020/01/EDITAL-n.%C2%BA-04-2020-PROG-UEMA-PINHEIRO-CBIO11817.pdf
Presidente / Vice-presidente
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2019/10/16 - 2019/11/21 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI/ UEMA Edital nº 171/202019 https://www.uema.br/wp-content/uploads/2019/10/EDITAL-n.%C2%BA-171-2019-PROG-UEMA-PINHEIRO10328.pdf
Membro
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2019/05/03 - 2019/05/24 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI - UEMA Edital nº 53/2019 - PROG/UEMA Departamento de Pedagogia https://www.uema.br/wp-content/uploads/2019/04/EDITAL-n.%C2%BA-53-2019-PROG-UEMA-PINHEIRO-PEDAGOGIA9113.pdf
Membro
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil
2019/05/03 - 2019/05/24 Concurso Público - Comissão Examinadora do Processo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos para o Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI/ UEMA Edital nº 53/2019 https://www.uema.br/wp-content/uploads/2019/04/EDITAL-n.%C2%BA-53-2019-PROG-UEMA-PINHEIRO-PEDAGOGIA9113.pdf
Membro
Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - UEMA, Brasil