Identification
Personal identification
- Full name
- José Ricardo Oliveira Cândido Santos
- Gender
- Male
Citation names
- Santos, José Ricardo
- Oliveira, Ricardo
- Oliveira, J. Ricardo
- Santos, José
Author identifiers
- Ciência ID
- 8518-5D96-48AF
- ORCID iD
- 0000-0002-1989-699X
Email addresses
- jricardol@gmail.com (Personal)
Telephones
- Mobile phone
-
- 919524945 (Personal)
Addresses
- Agualva, 2735-686, Agualva, Sintra, Portugal (Personal)
Websites
- https://www.linkedin.com/in/jricardoliveira/ (Social media)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013/10 - 2018/07/02
Concluded
|
Educação (Doutoramento)
Major in Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância" (THESIS/DISSERTATION)
|
17 |
2003/10 - 2008/06
Concluded
|
Ciências da Educação (Mestrado integrado)
Major in Informática de Educação
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Comunidade ‘Janela do Saber’ como elo de ligação entre a Escola e a Família: Estudo de caso" (THESIS/DISSERTATION)
|
17 |
1997/10 - 2001/07
Concluded
|
Professores do 2.º c. do Ens. Básico, v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Major in Matemática e Ciências da Natureza
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
14 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/02 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2017/10 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009 - Current | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2001 - 2009 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio da Bafureira, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/09 - Current | Representante | Centro de Formação de Escolas Novafoco, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2008/10 - Current | Tutoria Online | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017 - Current | Avaliação digital de competências (@ssess)
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Online resource |
|
Thesis / Dissertation |
|
Website |
|
Intellectual property
Copyright registration |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2020/04/29 | Os Desafios da Educação em Tempos de Covid-19 | Ciclo de Confere^ncias Online
Plataforma E-Gov (Online, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/10/12 - 2024/01/23 | O Método de Singapura no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/06/24 - 2023/11/09 | Dança criativa, aprendizagem interdisciplinar, Matemática, motivação, modelo de expetativa-valor
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/02/07 - 2024/02/07 | Orador convidado com a apresentação: (Des)Construção da Avaliação Pedagógica com o Digital - Ciclo de Conferências: Religar
saberes, práticas e literacias múltiplas na escola.
Conference
|
Ciclo de Conferências: “Religar saberes, práticas e literacias múltiplas na escola”
Centro de Formação LeiriMar, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/01/23 | O Método de Singapura no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Andreia Alexandra Neves Francisco (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023/12/21 | Da Aritmética ao Pensamento Algébrico: Um Desafio da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Catarina Parreira Pimpão (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2023/09/11 | A dança criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Andreia Filipa Lopes Fernandes (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023/04/14 | A brincar, a jogar, a contar ... A DESCOBRIR! Um estudo com crianças de 2 e 3 anos de idade
(Thesis) Arguer
|
Marta Valbom Pedro (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/10/26 | A Resolução de Problemas e o Ensino Exploratório: Um Estudo numa Turma do 1.º Ano de Escolaridade do 1.º CEB
(Thesis) Arguer
|
Catarina Cenrada (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/09/26 | Motivação e competência docente: Um estudo de caso
(Thesis) Arguer
|
Tomás Magalhães Mota de Oliveira Barreto (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/09/26 | Será que é possível aprender com o calendário? Um estudo com uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Laura Ferreira dos Santos (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/07/25 | "Mundo Jurássico": Desenvolvimento da Literacia Estatística num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar
(Thesis) Arguer
|
Tatiana Dias Crispim (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/12/21 | O Jogo e as Atividades Lúdicas na Aprendizagem da Matemática: uma Experiência de Ensino na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo
do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Joana Sofia Fernandes Teixeira (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/12/21 | O Contributo das Tecnologias para a Aprendizagem da Matemática numa Turma de 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Miguel Ângelo da Cunha Lacerda (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2021/06/15 | Feedback e o Tempo de Estudo Autónomo: Um estudo de caso numa turma de 4.° ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Maria Borges Ribeiro (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/06/07 | As Conceções de Educadores de Infância sobre a Importância do Brincar na Aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Vânia Filipa de Castro Drumond (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020/12/21 | A Importância da Resolução de Problemas no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no 1.º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Evandra Alves Varela (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020/12/21 | Estratégias de Cálculo Mental - Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Maria Leonor Massena Lindo (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019/11/18 | Conceções de Encarregados de Educação e Educadores de Infância sobre a Importância de Matemática na Educação Pré-escolar
(Thesis) Arguer
|
Inês Filipa Pereira de Carvalho (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019/11/18 | A importância dos materiais manipuláveis para o desenvolvimento do sentido do número num grupo do pré-escolar
(Thesis) Arguer
|
Mónica Filipa Lopes Travassos Machado (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018/12/10 | Conceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática: Um Estudo de Caso
(Thesis) Arguer
|
Marta Filipe Vozone Dias (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018/12/10 | A Integração do Jogo como Recurso Didático no Ensino e na Aprendizagem do Cálculo Mental numa Turma do 2.º ano do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Maria da Paz Coelho Cabral (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018/12/10 | A importância da Comunicação Matemática na Promoção de Aprendizagens Significativas num Grupo de Crianças do Pré-Escolar
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Raquel Figueiredo Lúcio Godoy (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022/10/01 - Current | Álgebra | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2022/03 - 2024/07 | Políticas Educativas na Sociedade Contemporânea | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/10 - 2024/02/29 | Métodos Qualitativos em Investigação Educacional | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2024/01/11 - 2024/02/06 | Habitats Digitais: Potencial Pedagógico | Mestrado em Educação (100% Online) (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2021/10 - 2024/02 | Conceção e Desenvolvimento de Programas de Formação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/05/24 - 2023/07/11 | Curso de Formação: Transparência e a diversidade de instrumentos de avaliação digital para as aprendizagens | Transparência e a diversidade de instrumentos de avaliação digital para as aprendizagens (Outros) | Centro de Formação de Escolas Novafoco, Portugal |
2023/03 - 2023/07 | Pedagogia Social | Educação | Universidade Aberta, Portugal |
2023/03 - 2023/06 | Educação e Desenvolvimento | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2022 - 2022 | Geometria | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2022 - 2022 | Resolução de Problemas em Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2018 - 2022 | Matemática e Aplicações | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2017 - 2022 | Números e Cálculo I | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015 - 2022 | Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2021 - 2021 | Jogos Matemáticos | Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2018 - 2021 | Fundamentos de Matemática | Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2020 - 2020 | Geometria | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2019 - 2019 | Organização e Gestão Curricular II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2018 - 2019 | Educação Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2019 | Avaliação das Aprendizagens | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017 - 2018 | Recursos e Tecnologias Educativas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2018 | 2.º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais | Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, Portugal | |
2014 - 2017 | Modelos de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008 - 2015 | Jogo e Aprendizagem | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2014 | Modelos de Avaliação Pedagógica | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2013 | Seminário de Práticas de Matemática e Ciências da Natureza | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009 - 2013 | 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Ensino básico 1º ciclo) | Agrupamento de Escolas Agualva Mira-Sintra, Portugal |
2010 - 2012 | Gestão de Conflitos na Escola | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2001 - 2009 | Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Ensino básico 1º ciclo) | Colégio da Bafureira, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023/02/12 - Current | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2020/09/11 - Current | RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) | Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta |