Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Ricardo Oliveira Cândido Santos
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Santos, José Ricardo
- Oliveira, Ricardo
- Oliveira, J. Ricardo
- Santos, José
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8518-5D96-48AF
- ORCID iD
- 0000-0002-1989-699X
Endereços de correio eletrónico
- jricardol@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 919524945 (Pessoal)
Moradas
- Agualva, 2735-686, Agualva, Sintra, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.linkedin.com/in/jricardoliveira/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/10 - 2018/07/02
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2003/10 - 2008/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado integrado)
Especialização em Informática de Educação
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"A Comunidade ‘Janela do Saber’ como elo de ligação entre a Escola e a Família: Estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
1997/10 - 2001/07
Concluído
|
Professores do 2.º c. do Ens. Básico, v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Especialização em Matemática e Ciências da Natureza
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2017/10 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2001 - 2009 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio da Bafureira, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09 - Atual | Representante | Centro de Formação de Escolas Novafoco, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/10 - Atual | Tutoria Online | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | Avaliação digital de competências (@ssess)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/04/29 | Os Desafios da Educação em Tempos de Covid-19 | Ciclo de Confere^ncias Online
Plataforma E-Gov (Online, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/12 - 2024/01/23 | O Método de Singapura no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/06/24 - 2023/11/09 | Dança criativa, aprendizagem interdisciplinar, Matemática, motivação, modelo de expetativa-valor
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/07 - 2024/02/07 | Orador convidado com a apresentação: (Des)Construção da Avaliação Pedagógica com o Digital - Ciclo de Conferências: Religar
saberes, práticas e literacias múltiplas na escola.
Conferência
|
Ciclo de Conferências: “Religar saberes, práticas e literacias múltiplas na escola”
Centro de Formação LeiriMar, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/23 | O Método de Singapura no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Andreia Alexandra Neves Francisco (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023/12/21 | Da Aritmética ao Pensamento Algébrico: Um Desafio da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Ana Catarina Parreira Pimpão (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2023/09/11 | A dança criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Andreia Filipa Lopes Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023/04/14 | A brincar, a jogar, a contar ... A DESCOBRIR! Um estudo com crianças de 2 e 3 anos de idade
Arguente
|
Marta Valbom Pedro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/10/26 | A Resolução de Problemas e o Ensino Exploratório: Um Estudo numa Turma do 1.º Ano de Escolaridade do 1.º CEB
Arguente
|
Catarina Cenrada (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/09/26 | Motivação e competência docente: Um estudo de caso
Arguente
|
Tomás Magalhães Mota de Oliveira Barreto (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/09/26 | Será que é possível aprender com o calendário? Um estudo com uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Laura Ferreira dos Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2022/07/25 | "Mundo Jurássico": Desenvolvimento da Literacia Estatística num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar
Arguente
|
Tatiana Dias Crispim (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/12/21 | O Jogo e as Atividades Lúdicas na Aprendizagem da Matemática: uma Experiência de Ensino na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Arguente
|
Joana Sofia Fernandes Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/12/21 | O Contributo das Tecnologias para a Aprendizagem da Matemática numa Turma de 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Miguel Ângelo da Cunha Lacerda (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2021/06/15 | Feedback e o Tempo de Estudo Autónomo: Um estudo de caso numa turma de 4.° ano de escolaridade
Arguente
|
Maria Borges Ribeiro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2021/06/07 | As Conceções de Educadores de Infância sobre a Importância do Brincar na Aprendizagem
Arguente
|
Vânia Filipa de Castro Drumond (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020/12/21 | A Importância da Resolução de Problemas no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no 1.º ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Evandra Alves Varela (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020/12/21 | Estratégias de Cálculo Mental - Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Maria Leonor Massena Lindo (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019/11/18 | Conceções de Encarregados de Educação e Educadores de Infância sobre a Importância de Matemática na Educação Pré-escolar
Arguente
|
Inês Filipa Pereira de Carvalho (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2019/11/18 | A importância dos materiais manipuláveis para o desenvolvimento do sentido do número num grupo do pré-escolar
Arguente
|
Mónica Filipa Lopes Travassos Machado (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018/12/10 | Conceções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática: Um Estudo de Caso
Arguente
|
Marta Filipe Vozone Dias (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018/12/10 | A Integração do Jogo como Recurso Didático no Ensino e na Aprendizagem do Cálculo Mental numa Turma do 2.º ano do Ensino Básico
Arguente
|
Maria da Paz Coelho Cabral (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2018/12/10 | A importância da Comunicação Matemática na Promoção de Aprendizagens Significativas num Grupo de Crianças do Pré-Escolar
Arguente
|
Patrícia Raquel Figueiredo Lúcio Godoy (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/02/12 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2020/09/11 - Atual | RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967) | Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/10/01 - Atual | Álgebra | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2022/03 - 2024/07 | Políticas Educativas na Sociedade Contemporânea | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2023/10 - 2024/02/29 | Métodos Qualitativos em Investigação Educacional | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2024/01/11 - 2024/02/06 | Habitats Digitais: Potencial Pedagógico | Mestrado em Educação (100% Online) (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2021/10 - 2024/02 | Conceção e Desenvolvimento de Programas de Formação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/05/24 - 2023/07/11 | Curso de Formação: Transparência e a diversidade de instrumentos de avaliação digital para as aprendizagens | Transparência e a diversidade de instrumentos de avaliação digital para as aprendizagens (Outros) | Centro de Formação de Escolas Novafoco, Portugal |
2023/03 - 2023/07 | Pedagogia Social | Educação | Universidade Aberta, Portugal |
2023/03 - 2023/06 | Educação e Desenvolvimento | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2022 - 2022 | Geometria | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2022 - 2022 | Resolução de Problemas em Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2018 - 2022 | Matemática e Aplicações | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2017 - 2022 | Números e Cálculo I | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015 - 2022 | Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2021 - 2021 | Jogos Matemáticos | Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2018 - 2021 | Fundamentos de Matemática | Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2020 - 2020 | Geometria | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2019 - 2019 | Organização e Gestão Curricular II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2018 - 2019 | Educação Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2019 | Avaliação das Aprendizagens | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017 - 2018 | Recursos e Tecnologias Educativas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2018 | 2.º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais | Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, Portugal | |
2014 - 2017 | Modelos de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008 - 2015 | Jogo e Aprendizagem | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2014 | Modelos de Avaliação Pedagógica | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2013 | Seminário de Práticas de Matemática e Ciências da Natureza | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009 - 2013 | 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Ensino básico 1º ciclo) | Agrupamento de Escolas Agualva Mira-Sintra, Portugal |
2010 - 2012 | Gestão de Conflitos na Escola | Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2001 - 2009 | Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Ensino básico 1º ciclo) | Colégio da Bafureira, Portugal |