Identification
Personal identification
- Full name
- Patrícia de Almeida
Citation names
- Almeida, Patrícia de
Author identifiers
- Ciência ID
- 871E-451C-8884
- ORCID iD
- 0000-0002-8061-8622
Email addresses
- mebpatricia@gmail.com (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures
- Social Sciences - Media and Communications - Information Science
- Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2015 - 2021/05/21
Concluded
|
Ciência da Informação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Indexação de Literatura: Quadro teórico e princípios gerais" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvor por unanimidade |
2014 - 2015
Concluded
|
Leitura, Aprendizagem e Integração de Bibliotecas nas Atividades Educativas (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
19 |
2011 - 2013
Concluded
|
Educação e Bibliotecas (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
18 |
2003 - 2004
Concluded
|
Línguística (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Major in Terminologia
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
17 |
1993 - 1998
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (Licenciatura)
Major in Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2017/01/01 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/01/01 - Current | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Federal do Pará, Brazil |
2023 - 2024 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/09/20 - 2022/09/20 | Visiting Professor (University Teacher) | Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Brazil |
Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Brazil | ||
2022/07/29 - 2022/07/29 | Visiting Professor (University Teacher) | Universidade Federal de São Carlos, Brazil |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1997 - Current | Professor - Educação Básica e Secundária | Governo de Portugal, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Indexing Fiction (RU-19-11132)
Research Scholarship
Research Fellow
Finnish National Agency For Education, Finland
Opetushallitus, Finland |
Finnish National Agency For Education
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/12/19 - Current | 25 de Abril em 3D: Descolonizar, Democratizar, Desenvolver | 25th April in 3D: Decolonise, Democratise, Develop
2023.10730.25ABR
Universidade de Coimbra Centro de Documentação 25 de Abril, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
UID/HIS/00460/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010 - 2011 | Tard'Arte
FCG
Technical development
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - Current | Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento e da Informação na Amazônia
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4352521860076151
Other
Universidade Federal do Pará, Brazil
|
|
2021 - Current | Grupo de pesquisa “Linguagem, discurso e organização do conhecimento”
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6524526196724461
Other
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
|
|
2020 - Current | Integrative Levels Classification Project
www.iskoi.org/ilc/index.php
Technical development
International Society for Knowledge Organization - Italy, Italy
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Newsletter article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/07/26 | A Palavra e a Imagem: A (Des)Construção do Medo na Literatura Infantil | I Diálogos de Literatura Infantil e Juvenil
Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais
|
2024/06/26 | Português Língua Não Materna: o que há de novo no ensino em Portugal? | II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
PPGL – Universidade Federal de Santa Catarina
|
2024/06/14 | KO and Literature: interdisciplinary readings | KO across disciplines and media
UFF PPGCI - UEL PPGCI - UniPV DMBC - ISKO Italia
|
2024/04/15 | Aí vem lobo! Aí vem monstro! - Uma representação do medo ficcional em diálogo interartes | 2.º Seminário Internacional "Territórios Inquietantes: O Medo na Literatura e nas Artes"
Faculdade de letras da Universidade de Lisboa
|
2023/08/11 | "Quo vadis?" - Informação em Saúde | II Diálogo sobre Bibliotecas (In)formadoras
Faculdade de Biblioteconomia - UFPA e UFGD (Brazil)
|
2023/04/20 | "Percursos de Investigação: Qualquer caminho leva a toda a parte" | Seminários em Ciência da Informação
Universidade de Coimbra
|
2022/08/12 | The Influence of S.R. Ranganathan in Iberia: The legagy of his work | InternatIonal Webinar on Dr. S.R. Ranganathan and his legacy
Central University of Haryana - Department of Library and Information Science (India)
|
2021/02/11 | Indexação de Literatura | I Jornadas de Doutoramento em Ciência da Informação
Universidade de Coimbra (Portugal)
|
2020 | As materialidades da Literatura como fator de inclusão na Biblioteca Escolar | VI Conferência Internacional para a Inclusão
IPL
|
2020 | Contributos da Literatura para uma educação inclusiva | I SIELLI E XIX ENCONTRO DE LETRAS - Língua, Literatura e Ensino em Tempos de Ressignificação
UFG-Brasil
|
2020 | A Literatura nas bibliotecas: uma proposta de representação colaborativa do assunto literário | Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas
Doctum-Brasil
|
2020 | Diferenza tra sapere e conoscenza? | I workshop da ISKO Italia Sapere vs. Conoscenza - Alternative terminologiche, etimologie e sinonimie nelle lingue neolatine
ISKOi
|
2017 | As facetas do romance: indexação por assunto da ficção narrativa com base na teoria facetada de Ranganathan | VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017
ISKO
|
2017 | Biblioteca Escolar e História Local: as relações (im)previstas | 1st International Congress on Local History: Concept, practices and challenges in contemporaneity
UL
|
2016 | Comunidades locais no Facebook: a memória em comunicação | AHLiST Conference
Association of History, Literature, Science and Technology
|
2014 | O Português nas bocas do mundo | Encontro Pedagógico - 8.ª edição da Semana da leitura
ESPL/RBE
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | III Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XXI ENCONTRO DE LETRAS - "Linguagens, Ensino e Tecnologias: diálogos interculturais com a sociedade" (Equipe de Apoio na Organização dos Anais - https://anais.ueg.br/index.php/sielli/about/editorialTeam) (2022) | Universidade Estadual de Goiás, Brazil |
2021 - 2021 | II Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XX ENCONTRO DE LETRAS - "Saberes e fazeres linguísticos, literários e interculturais em tempos digitais" (Equipe de Apoio na Organização dos Anais - https://anais.ueg.br/index.php/sielli/about/editorialTeam) (2021) | Universidade Estadual de Goiás, Brazil |
2014 - 2014 | Encontro Pedagógico - 8.ª edição da Semana da leitura (Comissão organizadora; Moderação de painel) (2014 - 2014) | ESPL/RBE, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/04/07 | Análise do Discurso Literário no Processo de Análise Documental de Textos Narrativos de Ficção: Comparações Discursivas e
Proposta de Modelo de Leitura para Contos
(Thesis) Main arguer
|
Mariana da Silva Caprioli (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília, Brazil
|
2021/08/31 | Banca de Qualificação de Doutorado "Análise do Discurso no processo de Análise Documental de textos científicos
e narrativos de ficção: comparações discursivas em Machado de Assis"
(Thesis) Arguer
|
Mariana da Silva Caprioli (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília, Brazil
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2024 - Current | International Association for Research in L1 Education - Languages, Literatures and Literacies (ARLE) | SIG Research on Literature Education (ROLE) |
2023 - Current | National Association for Media Literacy Education (NAMLE) | |
2020 - Current | International Society for Knowledge Organisation (ISKO) |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024 - Current | European Commission Expert - EX2024D993338 | European Commission, Belgium |
2024 - Current | WASET Scientific and Technical Committee & Editorial Review Board on Humanities and Social Sciences | World Academy of Science, Engineering and Technology, United States |
2023 - Current | Informação & Informação - Comitê Científico - Revisores | Universidade Estadual de Londrina, Brazil |
2022 - Current | Revista de Investigación sobre Bibliotecas, Educación y Sociedad (RIBES) - Consejo Asesor | Universidad Complutense de Madrid, Spain |
2024 - 2025 | 7.º Congresso CIVAE 2025 - Arts in Education - Comissão científica | Universidad Autónoma de Nuevo León, Mexico Musicoguia-AdayaPress, Spain |
2024 - 2025 | Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem - Comissão científica | IDEA - Instituto Conexões, Brazil |
2021 - 2024 | "Library Progress" (International) - International Reviewer Board | BPAS Publications, India |
2023 - 2023 | II Diálogo sobre Bibliotecas (In)Formadoras - Comissão Científica - Avaliador | Universidade Federal do Pará, Brazil |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | III Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XXI Encontro de Letras: Linguagens, Ensino e Tecnologias: diálogos interculturais com a sociedade – Equipa de pareceristas (https://www.anais.ueg.br/index.php/sielli/issue/view/411) | Universidade Estadual de Goiás, Brazil |
2021 - 2021 | II Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XX Encontro de Letras: Saberes e fazeres linguísticos, literários e interculturais em tempos digitais - Equipa de pareceristas (https://www.anais.ueg.br/index.php/sielli/article/view/15157/12112) | Universidade Estadual de Goiás, Brazil |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023 - Current | Interfaces da Linguística na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento em Unidades de Informação | Mestrado em Ciência da Informação | Universidade Federal do Pará, Brazil |
1997/09/01 - Current | Português (Língua e Literatura) | Ministério da Educação, Portugal | |
2022/09/20 - 2022/09/20 | Interfaces da Linguística na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento em Unidades de Informação / Aula sobre "Representação Temática da Ficção" | Mestrado em Ciência da Informação | Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Brazil |
2022/07/29 - 2022/07/29 | Discurso, História e Memória / Aula sobre "Assunto literário na Representação do Conhecimento" | Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação | Universidade Federal de São Carlos, Brazil |
2021/03/17 - 2021/03/23 | As Tecnologias Digitais na aula de Português | Formação contínua | Centro de Formação Júlio Resende , Portugal |
2019/04/11 - 2019/04/11 | As Humanidades e os Profissionais de Saúde | Formação Contínua | Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2023 - 2023 | II Diálogo de Bibliotecas (In)Formadoras
Evaluator
|
Universidade Federal do Pará, Brazil |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | Informação & Informação (1981-8920) | Universidade Estadual de Londrina |
2021 - Current | BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació | Facultat de Biblioteconomia i Documentació de la Universitat de Barcelona |
2018 - Current | Da Investigação às Práticas: estudos de natureza educacional | Escola Superior de Educação de Lisboa |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2020 - 2022 | Concurso Nacional de Leitura - Presidente do júri (A. E. Júlio Dinis, Gondomar) | Plano Nacional de Leitura - Ministérios da Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Coesão Territorial, Portugal |
Distinctions
Award
2022 | Best Full Paper Award - 17th ISKO Conference |
2020 | World Library Leaders Promising Professional Award
Satija Research Foundation for Library and Information Science, India
|
Other distinction
2011 | Avaliação de Desempenho Docente - Excelente
Ministério da Educação, Portugal
|
2009 | Avaliação de Desempenho Docente - Excelente
Ministério da Educação, Portugal
|