???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Patrícia de Almeida

Citation names

  • Almeida, Patrícia de

Author identifiers

Ciência ID
871E-451C-8884
ORCID iD
0000-0002-8061-8622

Email addresses

  • mebpatricia@gmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures
  • Social Sciences - Media and Communications - Information Science
  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2015 - 2021/05/21
Concluded
Ciência da Informação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Indexação de Literatura: Quadro teórico e princípios gerais" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção e louvor por unanimidade
2015 - 2016
Concluded
Ciência da Informação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
18
2014 - 2015
Concluded
Leitura, Aprendizagem e Integração de Bibliotecas nas Atividades Educativas (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
19
2011 - 2013
Concluded
Educação e Bibliotecas (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
18
2003 - 2004
Concluded
Línguística (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Major in Terminologia
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
17
1993 - 1998
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (Licenciatura)
Major in Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
Projects

Grant

Designation Funders
2019 - 2019 Indexing Fiction (RU-19-11132)
Research Scholarship
Researcher
Finnish National Agency For Education, Finland

Opetushallitus, Finland
Finnish National Agency For Education
Concluded

Contract

Designation Funders
2020 - Current Integrative Levels Classification Project
Researcher
International Society for Knowledge Organization - Italy, Italy
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
UID/HIS/00460/2019
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010 - 2010 Tard'Arte
FCG
Technical development
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded

Other

Designation Funders
2022 - Current Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento e da Informação na Amazônia
Researcher
Universidade Federal do Pará, Brazil
2021 - Current Grupo de pesquisa “Linguagem, discurso e organização do conhecimento”
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6524526196724461
Researcher
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
2020 - Current Integrative Levels Classification Group
Researcher
International Society for Knowledge Organization - Italy, Italy
2017/01/01 - Current Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20)
Researcher
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Almeida, Patrícia de. "Assim reza a Lenda: uma proposta para a representação de assunto". In Informação e Conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia. Brazil: Universidade Federal do Pará, 2023.
    In press
  2. Cordeiro, Rita; Almeida, Patrícia de. "As materialidades da Literatura como fator de inclusão na Biblioteca Escolar". In Percursos para uma educação inclusiva, 155-174. Coimbra: Almedina, 2021.
  3. Cordeiro, R.; Almeida, Patrícia. "Literacia da Informação: práticas de pesquisa na biblioteca escolar". In Media, informação e literacia: rumos e perspetivas, 357-375. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
  4. Almeida, Patrícia. "O teatro nas bibliotecas: classificação e indexação". In Teatro & Comunidade: diálogo interartes de intervenção cultural e socioeducativa, 94-104. Mundis, 2020.
  5. Leitão, H.; Simões, M.G.; Almeida, Patrícia; Martínez-Ávila, D.. "Ethical Use of Information: The Contribution of the Academic Libraries in the Prevention of Plagiarism". In Plagiarism: an international reader, 49-66. New Delhi: Ess Ess Publications, 2019.
  6. Borges, L. C.; Freitas, C. V.; Almeida, Patrícia; Cardoso, S.. "Mediation to access cultural heritage information: Portugal and Brazil (2006-2016)". 28-31. Sílabas & Desafios, 2019.
  7. Borges, L. C.; Almeida, Patrícia. "Collaborative images indexing: a Portuguese case study on Flickr". In La fotografía en el contexto del cambio: retos y perspectivas, 285-304. UNAM, Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, 2019.
  8. Almeida, Patrícia. "Do mundo digital: a divulgação de informação científica ao cidadão". In Informação, Saúde e Cultura, 317-338. FLUP/CIC.DIGITAL, 2019.
  9. Cardoso, S.; Almeida, Patrícia de. "Collaborative Tagging vs. Controlled Vocabulary: A Case Study in Healthcare Area". In Vol. IX - INFORMATION SCIENCE IN THE CHANGE Innovative Information Services, 169-186. Poland: Polish Librarians Association, 2018.
  10. Almeida, Patrícia de; Cardoso, S.. "Os lugares de memória no Facebook: estudo de caso". In Centros y periferias - Confluencia, empoderamiento e innovación en Humanidades. Vigo, Spain: Editorial Academia del Hispanismo, 2018.
  11. Almeida, Patrícia de; Borges, L. C.. "Da honra e do amor: uma relação histórico-literária possível". CEHUM, 2017.
Conference paper
  1. Almeida, Patrícia de. "Poesia, Música e Escrita Criativa - formas plurais de um “eu” lírico". Paper presented in Jornada de Estudos em História e Literatura – Palavras que perduram: Historiografia e crítica literária, 2024.
    Accepted
  2. Bianca Mira; Natália Delbianco; Almeida, Patrícia de; Cláudia Cabrini Grácio; Daniel Martínez-Ávila. ""The Five Laws of Library Science” à luz de uma análise bibliométrica temática das obras citantes". Paper presented in Transversalidade e verticalidade na Ciência da Informação, 2023.
    In press
  3. Gnoli, Claudio; Tudhope, Doulas; Almeida, Patrícia de; Barbui, Romana; Binding, Ceri; Blot, Véronique. "Simpler Search in a Complex World: Browsing Ethnographic Videos by Freely Faceted Classmarks". Paper presented in 7th ISKO UK conference "Knowledge Organization and Information Discovery: Improving User Experience, Quality and Trust", Glasgow, 2023.
  4. Gnoli, Claudio; Almeida, Patrícia de; Machado, Luís; Ridi, Ricardo. "Taiga penguins: Expressing existence and fictionality in a phenomenon-based classification". Paper presented in 17th International ISKO Conference, Aalborg, 2022.
  5. Almeida, Patrícia de; Gnoli, Claudio. "Afirmando Pereira: A Integrative Levels Classification na representação do assunto ficcional". Paper presented in V Congresso ISKO Espanha-Portugal, 2021.
  6. Lima, L. M.; Almeida, Patrícia; Moraes, J. B. E.; Martínez-Ávila, D.; Caprioli, M.; Tenório, L.. "Tendencias en los procesos y sistemas de organización del conocimiento para textos narrativos de ficción". Paper presented in XXV Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información y Documentación – Ibersid, 2020.
  7. Cordeiro, Rita; Almeida, Patrícia. "Contributos da Literatura para uma educação inclusiva: uma experiência na biblioteca escolar". Paper presented in Anais do I SIELLI e XIX Encontro de Letras, v. 1(1), 2020.
  8. Almeida, Patrícia; Cardoso, S.. "Os Recursos Digitais ao Serviço da Gestão da Informação e do Conhecimento: Um Olhar sobre a Descrição Documental nas Bibliotecas". Paper presented in XIII Encontro de CTDI (Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação), 2019.
  9. Simões, M. G.; Martínez-Ávila, D.; Rodríguez-Bravo, B.; Almeida, Patrícia de; Evangelista, I.. "Approaches to the concepts of exhaustivity and specificity in the ISKO International meetings proceedings 2010-2017". Paper presented in Advances in Knowledge Organization - Challenges and Opportunities for Knowledge Organization in the Digital Age - ISKO Conference, Porto, 2018.
  10. Cardoso, S.; Almeida, Patrícia de. "Divulgação e avaliação do trabalho científico – sensibilidades e práticas de investigadores portugueses da área da saúde". Paper presented in XIII Jornadas APDIS, Lisboa, 2018.
  11. Almeida, Patrícia de. "Biblioteca Escolar: quando menos é mais!". Paper presented in Congreso Iberoamericano de Docentes, Cádiz, 2018.
  12. Silva, C.; Almeida, Patrícia de. "A função, a formação e a avaliação do professor bibliotecário". Paper presented in III Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2018.
  13. Almeida, Patrícia de. "A teoria do Big Data". Paper presented in Big Data: as novas fontes de informação e conhecimento - XII Encontro de CTDI, Matosinhos, 2018.
  14. Almeida, Patrícia de; Martínez-Ávila, D.; Simões, M.G.. "The contribution of Ranganathan's facets to the determination of aboutness in novels". Paper presented in International UDC Seminar 2017, 2017.
  15. Almeida, Patrícia de; Cardoso, S.. "Das práticas de autocitação em Ciência da Informação: um estudo sobre a realidade portuguesa". Paper presented in VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017, 2017.
  16. Almeida, Patrícia. "Depoimento". 2009.
Conference poster
  1. Almeida, Patrícia. "A leitura literária na Biblioteca Escolar: uma proposta de atividade para a determinação do assunto em ficção". Paper presented in IENFL - Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico, 2019.
  2. Almeida, Patrícia. "Books and writers: A glance into Portuguese Literature". Paper presented in The Seventeenth International Conference on Books, Publishing & Libraries, 2019.
  3. Almeida, Patrícia. "Biblioteca Escolar-Museu: um caso de ação colaborativa". Paper presented in 2.º Workshop de Bibliotecas do Banco de Portugal, 2019.
Edited book
  1. Satija, M. P. (Ed); Martínez-Ávila, Daniel (Ed); Almeida, Patrícia de (Ed). S. R. Ranganathan: Classic and Contemporary Views on His Life and Work. Ess Ess. 2024.
    In press
Journal article
  1. Almeida, Patrícia. "A organização do conhecimento como profissão: um olhar sobre o perfil de competências do indexador". The Frontiers of Knowlege Representation 1 1 (2024): 58-78.
  2. Daniel Martínez-Ávila; Almeida, Patrícia; Mira, Bianca S.; Grácio, Maria Claudia C.. "A Domain Analysis of the Influence of "The Five Laws of Library Science"". Annals of Library and Information Studies 71 (2024): 92-104.
  3. Almeida, Patrícia de. "Shiyali Ramamrita Ranganathan: uma biografia". Páginas a&b: Arquivos e Bibliotecas 3 18 (2022): 99-119.
  4. Almeida, Patrícia de. "A hermenêutica na Ciência da Informação: da revisão de literatura ao esboço de uma metodologia". Ibersid 16 1 (2022): 83-92.
  5. Almeida, Patrícia De. "O assunto de obras literárias ficcionais: uma perspetiva de leitores portugueses". Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información 35 86 (2021): 29-44.
  6. Almeida, Patrícia; Gnoli, Claudio. "Fiction in a Phenomenon-Based Classification". Cataloging & Classification Quarterly 59 3 (2021): 1-15.
  7. Lima, L. M.; Almeida, Patrícia; Moraes, J. B. E.; Martínez-Ávila, D.; Caprioli, M.; Tenório, L.. "Tendências em processos e sistemas da organização do conhecimento de textos narrativos de ficção". Scire: representación y organización del conocimiento 26 1 (2020): 27-34.
  8. Almeida, Patrícia De. "A mediação da leitura na produção científica portuguesa". Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 12 3 (2019): 837-849.
  9. Almeida, Patrícia de. "Big data moment and faceted theory: a structured review". Information Impact: Journal of Information and Knowledge Management 10 1 (2019): 24-32.
  10. Almeida, Patrícia. "Tendências europeias na indexação por assunto de ficção narrativa". Anales de Documentación 22 1 (2019): 1-10.
  11. Almeida, Patrícia. "Del procés de tria a la prescripció de lectures literàries a la biblioteca.". BiD : textos universitaris de biblioteconomia i documentació 42 (2019):
  12. Leitão, H.; Almeida, Patrícia; Simões, M. G.; Martínez-Ávila, D.. "Ação das bibliotecas acadêmicas na prevenção do plágio". Ciência da Informação 48 3 (2019): 239-251.
  13. Almeida, Patrícia. "The life of Ranganathan and the implications of his Five Laws of Library Science on subject indexing of fictional literature". Informatics Studies 6 2 (2019): 63-70.
  14. Almeida, Patrícia. "O teatro nas bibliotecas: classificação e indexação". European Review of Artistic Studies 10 3 (2019): 51-62.
  15. Almeida, Patrícia de. "Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo". Da Investigação às práticas 8 1 (2018): 4-21.
  16. Almeida, Patrícia. "Etiquetagem colaborativa nas bibliotecas: o caso da Literatura". Perspectivas em Ciência da Informação 23 2 (2018): 50-70.
  17. Almeida, Patrícia De. "A (in)formação científica e humanizada dos profissionais da área de saúde: a literatura nas humanidades médicas". Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde 12 3 (2018):
  18. Almeida, Patrícia de. "Da Literatura à informação científica da História". Interdisciplinaridade 1 13 (2018): 23-34.
  19. Borges, L. C.; Almeida, Patrícia de; Freitas, C. V.; Cardoso, S.. "A mediação sob o olhar da ciência da informação em Portugal e no Brasil". Páginas a&b Arquivos & Bibliotecas 3.ªsérie 10 (2018): 17-32.
  20. Almeida, Patrícia. "Avaliação de bibliotecas escolares: a qualidade está nos olhos de quem a vê". Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 10 2 (2017): 256-274.
  21. Almeida, Patrícia. "Fundo local: ao encontro da identidade e da memória". Páginas a&b Arquivos & Bibliotecas 3.ªsérie 3 (2015): 119-128.
Newsletter article
  1. Almeida, Patrícia. "Biblioteca Escolar", Cadernos de Música, 2011
Online resource
  1. Almeida, Patrícia. Core Principles of Media Literacy Education - Tradução para Português Europeu. 2023. https://namle.org/wp-content/uploads/2024/03/NAMLE-Principles-European-Portuguese-Final-2.1-3.pdf.
  2. Almeida, Patrícia. Textu'ras Literárias. 2021. https://padlet.com/patriciaalmeidasilva/text-uras-liter-rias-qmk2o71zy1c3twt8.
Report
  1. Almeida, Patrícia. 2015. Do ter e do haver: o desbaste na biblioteca escolar - Trabalho final de Pós-graduação.
Thesis / Dissertation
  1. Almeida, Patrícia. "Indexação de Literatura: Quadro teórico e princípios gerais". PhD, Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, 2021.
  2. Almeida, Patrícia. "O lugar da memória educativa: estudo exploratório e proposta de modelo para constituição, organização e preservação de um fundo local institucional na biblioteca escolar". Master, 2013.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/04/15 Aí vem lobo! Aí vem monstro! - Uma representação do medo ficcional em diálogo interartes 2.º Seminário Internacional "Territórios Inquietantes: O Medo na Literatura e nas Artes"
Faculdade de letras da Universidade de Lisboa
2023/08/11 "Quo vadis?" - Informação em Saúde II Diálogo sobre Bibliotecas (In)formadoras
Faculdade de Biblioteconomia - UFPA e UFGD (Brazil)
2023/04/20 "Percursos de Investigação: Qualquer caminho leva a toda a parte" Seminários em Ciência da Informação
Universidade de Coimbra
2022/08/12 The Influence of S.R. Ranganathan in Iberia: The legagy of his work InternatIonal Webinar on Dr. S.R. Ranganathan and his legacy
Central University of Haryana - Department of Library and Information Science (India)
2021/02/11 Indexação de Literatura I Jornadas de Doutoramento em Ciência da Informação
Universidade de Coimbra (Portugal)
2020 As materialidades da Literatura como fator de inclusão na Biblioteca Escolar VI Conferência Internacional para a Inclusão
IPL
2020 Contributos da Literatura para uma educação inclusiva I SIELLI E XIX ENCONTRO DE LETRAS - Língua, Literatura e Ensino em Tempos de Ressignificação
UFG-Brasil
2020 A Literatura nas bibliotecas: uma proposta de representação colaborativa do assunto literário Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas
Doctum-Brasil
2020 Diferenza tra sapere e conoscenza? I workshop da ISKO Italia Sapere vs. Conoscenza - Alternative terminologiche, etimologie e sinonimie nelle lingue neolatine
ISKOi
2017 As facetas do romance: indexação por assunto da ficção narrativa com base na teoria facetada de Ranganathan VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017
ISKO
2017 Biblioteca Escolar e História Local: as relações (im)previstas 1st International Congress on Local History: Concept, practices and challenges in contemporaneity
UL
2016 Comunidades locais no Facebook: a memória em comunicação AHLiST Conference
Association of History, Literature, Science and Technology
2014 O Português nas bocas do mundo Encontro Pedagógico - 8.ª edição da Semana da leitura
ESPL/RBE

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022 - 2022 III Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XXI ENCONTRO DE LETRAS - "Linguagens, Ensino e Tecnologias: diálogos interculturais com a sociedade" (Equipe de Apoio na Organização dos Anais - https://anais.ueg.br/index.php/sielli/about/editorialTeam) (2022) Universidade Estadual de Goiás, Brazil
2021 - 2021 II Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XX ENCONTRO DE LETRAS - "Saberes e fazeres linguísticos, literários e interculturais em tempos digitais" (Equipe de Apoio na Organização dos Anais - https://anais.ueg.br/index.php/sielli/about/editorialTeam) (2021) Universidade Estadual de Goiás, Brazil
2014 - 2014 Encontro Pedagógico - 8.ª edição da Semana da leitura (Comissão organizadora; Moderação de painel) (2014 - 2014) ESPL/RBE, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2022/04/07 Análise do Discurso Literário no Processo de Análise Documental de Textos Narrativos de Ficção: Comparações Discursivas e Proposta de Modelo de Leitura para Contos
(Thesis) Main arguer
Mariana da Silva Caprioli (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília, Brazil
2021/08/31 Banca de Qualificação de Doutorado "Análise do Discurso no processo de Análise Documental de textos científicos e narrativos de ficção: comparações discursivas em Machado de Assis"
(Thesis) Arguer
Mariana da Silva Caprioli (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2024 - Current Associação Internacional de Linguística do Português
2023 - Current National Association for Media Literacy Education
2020 - Current International Society for Knowledge Organisation (ISKO)

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2024 - Current European Commission Expert - EX2024D993338 European Commission, Belgium
2023 - Current Informação & Informação - Comitê Científico - Revisores Universidade Estadual de Londrina, Brazil
2022 - Current Revista de Investigación sobre Bibliotecas, Educación y Sociedad (RIBES) - Consejo Asesor Universidad Complutense de Madrid, Spain
2021 - Current "Library Progress" (International) - International Reviewer Board BPAS Publications, India
2023 - 2023 II Diálogo sobre Bibliotecas (In)Formadoras - Comissão Científica - Avaliador Universidade Federal do Pará, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
1997/09/01 - Current Português (Língua e Literatura) (Ensino secundário) Ministério da Educação, Portugal
2022/09/20 - 2022/09/20 Interfaces da Linguística na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento em Unidades de Informação / Aula sobre "Representação Temática da Ficção" Mestrado em Ciência da Informação Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Brazil
2022/07/29 - 2022/07/29 Discurso, História e Memória / Aula sobre "Assunto literário na Representação do Conhecimento" Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Universidade Federal de São Carlos, Brazil
2021/03/17 - 2021/03/23 As Tecnologias Digitais na aula de Português Formação contínua Centro de Formação Júlio Resende , Portugal
2019/04/11 - 2019/04/11 As Humanidades e os Profissionais de Saúde Formação Contínua Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2023 - 2023 II Diálogo de Bibliotecas (In)Formadoras
Evaluator
Universidade Federal do Pará, Brazil

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2023 - Current Informação & Informação (1981-8920) Universidade Estadual de Londrina
2021 - Current BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació Facultat de Biblioteconomia i Documentació de la Universitat de Barcelona
2018 - Current Da Investigação às Práticas: estudos de natureza educacional Escola Superior de Educação de Lisboa

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2020 - 2022 Concurso Nacional de Leitura - Presidente do júri (A. E. Júlio Dinis, Gondomar) Plano Nacional de Leitura - Ministérios da Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Coesão Territorial, Portugal
Distinctions

Award

2022 Best Full Paper Award - 17th ISKO Conference
2020 World Library Leaders Promising Professional Award
Satija Research Foundation for Library and Information Science, India

Other distinction

2011 Avaliação de Desempenho Docente - Excelente
Ministério da Educação, Portugal
2009 Avaliação de Desempenho Docente - Excelente
Ministério da Educação, Portugal