???global.info.a_carregar???
Bruno Leal Piva atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes Cénicas (teatro, dramaturgia, cinema e dança) e em Línguas e Literaturas com ênfase em Ciências da Educação. Doutorando/Investigador em Estudos de Teatro no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Bolsa financiada pela FCT. Mestre em Artes Cênicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa Erasmus em intercâmbio na Universidad Carlos III de Madrid. Bacharel e Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ator-Criador/Pesquisador com formação e passagem por Estúdio de Treinamento Artístico, Cia Os Satyros, Escola Livre de Teatro de Santo André, Grupo XIX de Teatro e Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho. Tem experiência com interpretação, assistência de encenação e dramaturgia, e suas pesquisas estão vinculadas aos processos de formação do artista e da cena teatrais. Também atuou como professor de Línguas e Literaturas Portuguesa/Brasileira e Espanhola/Hispano-americana e jogos teatrais para crianças, jovens e adultos. Atualmente investiga a mediação do humano e não-humano em presença e ausência do ator na cena contemporânea, baseado em influências de Grotowski e Kantor.
Identification

Personal identification

Full name
BRUNO LEAL PIVA
Date of birth
1981/07/19
Gender
Male

Citation names

  • Leal Piva, Bruno
  • Piva, Bruno Leal
  • Piva, Bruno
  • Piva, B. L.

Author identifiers

Ciência ID
8912-DA66-3BEB
ORCID iD
0000-0002-5145-8391

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
  • Humanities - Languages and Literatures
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
French Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2020/09 - 2024
Ongoing
Estudos de Teatro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/09/11 - 2019/05/29
Concluded
Artes Cénicas (Mestrado)
Major in Teatro, Performance, Dança, Cinema
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces." (THESIS/DISSERTATION)
18,0
2016/02/15 - 2016/07/19
Concluded
Introdução ao Método do Ator (Outros)
Major in Teatro
Centro de Pesquisa Teatral (CPT) - Antunes Filho, Brazil
2015/03/05 - 2015/12/20
Concluded
Núcleo de Dramaturgia (Outros)
Major in Dramaturgia
Escola Livre de Teatro de Santo André, Brazil
2014/03/05 - 2014/12/15
Concluded
Núcleo de Pedagogia do Trabalho do Ator e Núcleo de Direção (Outros)
Major in Teatro
Escola Livre de Teatro de Santo André, Brazil
2011/02/15 - 2013/04/23
Concluded
Formação de Atores e Estudo de Arte Dramática (Outros)
Major in Teatro, Performance, Dança e estudo sobre Cinema
Estúdio de Treinamento Artístico, Brazil
Aprovado
2007 - 2011
Concluded
English on Campus (Outros)
Major in Curso de Inglês
Universidade de São Paulo, Brazil
Aprovado
2009/03/15 - 2010/01/19
Concluded
Língua Espanhola: Expressão da Oralidade e da Escrita (Postgraduate Certificate)
Major in Espanhol
Faculdade de Educação São Luís, Brazil
10,0 - nota do Brasil
2002/02/15 - 2005/05/09
Concluded
Licenciatura em Letras - Português/Espanhol (Licence)
Major in Educação em Línguas e Literaturas
Universidade de São Paulo, Brazil
8,8 - nota do Brasil
2000/02/15 - 2004/03/31
Concluded
Letras - Português/Espanhol (Bachelor)
Major in Línguas e Literaturas
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brazil
7,1 - nota do Brasil
2002 - 2003
Concluded
Español en el Campus (Outros)
Major in Curso de Espanhol
Universidade de São Paulo, Brazil
Aprovado
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/09/01 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2012/09/23 - 2017/09/30 Professor de Língua, Literatura e Jogos Teatrais Prefeitura Municipal de São Paulo, Brazil
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2019/10/16 - 2020/11 Assistente de sala em salas de espetáculos Run and Slide, Portugal
2019/10/15 - 2020/03 Professor de Artes e Movimento do Corpo Know How Sociedade de Línguas, Portugal
2018/06 - 2018/08 Ator Teatro Agita, Portugal
Mercado Medieval de Óbidos, Portugal
2014/10/20 - 2015/11/30 Ator Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo de São Paulo, Brazil
Grupo XIX de Teatro, Brazil
2005/12/16 - 2015/02/20 Técnico Acadêmico Universidade de São Paulo, Brazil
2011/08 - 2012/04 Ator Grupo Teatral O Encontro, Brazil
Grupo Teatral O Encontro, Brazil
2011/03 - 2011/12 Dramaturgo Estúdio de Treinamento Artístico, Brazil
Estúdio de Treinamento Artístico, Brazil
2009/08 - 2010/09 Revisor e Tradutor de Textos em Português e Espanhol Editora Conexão, Brazil
Editora Conexão, Brazil
2005/09 - 2006/07 Professor de Espanhol Microcamp, Brazil
Microcamp, Brazil
2004/02 - 2005/12 Escriturário Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brazil
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brazil
2000/02 - 2000/12 Professor de Humanidades Governo do Estado de São Paulo, Brazil
Escola Estadual Solano Trindade, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2020/12/01 - 2024/11/30 Teatralidade expandida: Presença e ausência entre corpos-objetos na cena contemporânea
2020.04605.BD
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2018/09/17 - 2019/01/29 Grant Agreement Erasmus + Studies (SMS) within Programme Countries
29191(10)554/2018/SMS
Master Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidad Carlos III de Madrid, Spain
Erasmus
Outputs

Publications

Book
  1. Leal Piva, Bruno. Grotowski e a estrutura-espontaneidade do ator-criador: encontros e travessias. Jundiaí (SP), Brazil: Paco Editorial. 2020.
    Published • 10.33681/paco.ac-9786599011306
Book chapter
  1. Piva, Bruno Leal. "Interações entre atriz e câmera em Julia de Jatahy". In Atas da Jornadas Internacionais de Marionetas JIM'24, edited by Firmo, Catarina; FALCÃO, JOAQUIM. Portugal, 2025.
    Accepted
Conference paper
  1. Piva, B. L.. "O Parateatro e o Teatro das Fontes de Grotowski: uma questão de encontro". Paper presented in II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes, Porto, 2021.
    Published
Journal article
  1. Piva, Bruno Leal. "Da antiteatralidade à cena contemporânea: visões do outro na teatralidade". Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2 51 (2024): 1-17. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102512024e0111.
    Published • 10.5965/1414573102512024e0111
  2. Piva, B. L.; Piva, Bruno Leal. "Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll". Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola Belas Artes da UFMG 13 18 (2023): 343-361.
    Published
  3. Piva, Bruno Leal. "Kantor na cadeira da Bauhaus: linhas para o teatro e o ator híbridos". Revista Dramaturgias 20 7 (2022): 115-139.
    Open access • Published
  4. Leal Piva, Bruno. "Rumo(res) a um Teatro não teatral: Grotowski e os anos 70". Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos 35 3 (2022): 272-285. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/723.
    Published
  5. Piva, Bruno Leal. "Dramaturgias para encenação do espetáculo-processo Doroteia-Okê". Dramaturgias em Foco 5 1 (2021): 51-69. https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/1575.
    Published
  6. Piva, Bruno Leal. "EM BUSCA DE UM TEATRO SAGRADO: ENCONTROS E TRAVESSIAS NO OPEN PROGRAM OF WORKCENTER OF J. GROTOWSKI AND T. RICHARDS". Revista da FUNDARTE 41 41 (2020): 1-21. http://dx.doi.org/10.19179/2319-0868.674.
    Published • 10.19179/2319-0868.674
  7. Piva, Bruno. "Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade do fazer ser estruturado". Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais 7 1 (2020): 290-301. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.290-301.
    Published • 10.33871/23580437.2020.7.1.290-301
  8. Piva, Bruno. "A relação entre estrutura e espontaneidade no teatro de Jerzy Grotowski". Revista Concinnitas 20 36 (2020): 198-207. http://dx.doi.org/10.12957/concinnitas.2019.47964.
    Published • 10.12957/concinnitas.2019.47964
  9. Piva, Bruno Leal. "Revolução, Revelação: Um desenho da pintor(a)rte à espera, na peça A Semana". ILUMINURAS 20 51 (2019): 464-468. http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.91660.
    Published • 10.22456/1984-1191.91660
  10. Piva, Bruno Leal. "O TECIDO COLORIDO NA DANÇA-TEATRO DE PINA E BARBA: Uma Dramaturgia Plural de Subjetivação". MORINGA - Artes do Espetáculo 10 1 (2019): 181-200. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47962.
    Published • 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47962
  11. PIVA, BRUNO. "O ESTILO GROTESCO NO FILME FAUSTO, DE ALEKSANDR SOKUROV". Macabéa 7 1 (2018): 255-264. http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1548.
    Published
  12. PIVA, BRUNO. "As máscaras da Coragem e o jogo plural entre revelação e ocultação". Paralaxe 5 Especial (2018): 19-34. https://revistas.pucsp.br/paralaxe/article/view/40541.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Piva, Bruno Leal. "A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces". Master, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2019.

Artistic / Performance

Artistic performance
  1. 2023. Dancing human and artificial creativity. DAMSLab - Università di Bologna.
  2. 2022. [RE]CANTOS: Pontes para o Encontro.
  3. 2022. Corps masqué, corps dansant. Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord.
  4. 2022. Corps, geste, mouvement: de l' homme à la machine. Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord.
  5. 2018. Mercado Medieval de Óbidos: personagem Frade-Eremita. Mercado Medieval de Óbidos.
  6. 2018. Dobragem para treinamento interno em hotel. Iberian Media.
  7. 2018. Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade de fazer ser estruturado.. FCSH - Universidade Nova de Lisboa.
  8. 2017. Curta-metragem "O Jornalista".
  9. 2017. Plantar Cavalos para Colher Sementes. Grupo XIX de Teatro.
  10. 2017. Flash Mob. Mosteiro D. Diniz.
  11. 2016. A Vida Secreta dos Casais.
  12. 2016. Curta-metragem "Uma Face na Escuridão".
  13. 2014. América Vizinha. Grupo XIX de Teatro.
  14. 2013. Os Piores do Mundo. Cia Os Satyros.
  15. 2012. Samadhi - Uma Investigação sobre Erotismo e Dor. Cidade de São Paulo.
  16. 2012. Curta-Metragem "Entre Porcos e Homens".
  17. 2012. Rego's. Cia Os Satyros.
  18. 2012. A Confissão de Leontina. ETA.
  19. 2012. Galileu.
  20. 2011. Vende-se um Forrobodó!.
  21. 2011. O Encontros dos Brinquedos e das Brincadeiras. Sest/Sesnat.
  22. 2011. Esquetes: “As Preciosas Ridículas”, de Molière, “Viúva, Porém Honesta, de Nelson Rodrigues”, “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, “Casa de Bonecas, de Ibsen, e “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues.. Estúdio de Treinamento Artístico (ETA).
  23. 2011. Você Tem Problemas? Perfeito!.
  24. 2010. 3 X a Igreja do Diabo. Teatro Commune.
  25. 2009. Raul Fora da Lei. Teatro Dias Gomes.
  26. 2005. Eu, você e todos os outros. Biblioteca Monteiro Lobato.
  27. 2004. Farsa da Boa Preguiça.
Audio recording
  1. Iberian Media Productions (Producer). 2018. "Locução - Hotel Insight".
Script
  1. Piva, Bruno Leal. Vende-se um Forrobodó!. 2011.
  2. PIVA, BRUNO. Você Tem Problemas? Perfeito!. 2011.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/03/02 Interações entre o ator humano e o inumano na cena contemporânea Jornadas Internacionais de Marionetas '24
Centro de Estudos de Teatro - FLUL e Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL
2022/10/14 Presence in absence: death in T. Kantor and in Rimini Protokoll's Nachlass International Encounter Presence, Absence, Invisibility
Performance e Cognição do ICNOVA/Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07/02 O Parateatro e o Teatro das Fontes de Grotowski: uma questão de encontro II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes
Universidade do Porto (Portugal)
2021/07/01 Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade do fazer ser estruturado II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes
Universidade do Porto (Portugal)
2020/12/10 Estrutura-espontaneidade de Grotowski e o Taoísmo: uma aproximação artístico-filosófica 2º Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos e Religiões, Sensibilidades e Emoções
Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (AMAR) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB) (Brazil)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/11/09 - 2024/11/10 Workshop CRIANÇAS DA RUA PRINCIPAL: EXERCÍCIOS, com François Kahn – antigo colaborador do Teatr Laboratorium de Jerzy Grotowski. Baseado no conto Crianças da Rua Principal, de Franz Kafka, os participantes foram guiados através de exercícios individuais e coletivos com o objetivo de elaborar a própria personagem e suas ações. A pergunta que esteve na base de todo o processo foi: como o ator e a atriz podem criar a sua própria partitura de ação? Neutralidade, influências do cinema para a ação e ritmos internos/externos para o sentido no corpo-voz.
Workshop
Crianças da Rua Principal: Exercícios
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

O Canto do Bode, Portugal
2024/05/06 - 2024/05/06 A noção de contato, noção grotowskiana trabalhada por Tatiana Motta Lima, auxiliou seus estudantes a perceberem-se como integrantes de uma rede sutil de relações entre seres humanos e não humanos, vivos e não vivos, gerando uma atenção flutuante, um ajustamento continuo e delicado das ações, uma liberação dos bloqueios corpóreos-relacionais dos estudantes envolvidos, prevalecendo menos as individualidades e "mais do menos eu" num fluxo rítmico, vibracional, quase sonoro e impessoal que ela nomeou, fiel à linhagem grotowskiana, de “fluxo de vida".
Round table
A NOÇÃO (GROTOWSKIANA) DE CONTATO EM SALA DE AULA DE ATUA-ÇÃO: 'MAIS DO MENOS EU'
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

O Canto do Bode, Portugal
2023/10/26 - 2023/10/26 Conversa aberta com Eleonora Fabião e o Jorge Larrosa, para a qual ambos contribuíram com as suas perspectivas sobre a experiência: num caso aquela que se instaura a partir do fazer artístico (Eleonora Fabião) e noutro aquela que se funda sob um olhar mais existencial (Jorge Larrosa). Nos dois casos discorrendo sobre as várias possibilidades de se estar no mundo, tomando as artes como veículo de interrogação e problematização ontológica. E porque esta será a primeira vez que estarão juntos, a conversa desenrolar-s
Meeting
(Un)safe conversations com Eleonora Fabião e Jorge Larrosa: Da experiência ao mundo: formas possíveis de relação através das artes
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/20 Actor-researcher in the research workshop and public presentation by MN Dance Company and GO 2025 Nova Gorica · Gorizia to the comparison between human creativity and that of IA in theatre (Performing Robots Interdisciplinary Research Group), comparing the movement of a virtual robot NAO with that of human participants by discovering the possibilities of solutions on a scenic level, exploring the limits of the body - human and robotic: boundaries between reality and ficction, IA and human, creativity by algorithms and from the human body in action.
Workshop
Dancing human and artificial creativity
Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Italy
2023/03/04 - 2023/03/05 Participação como ator-pesquisador do workshop O invisível e o indizível na atuação de Matteo Bonfitto, tendo como foco a exploração de práticas e procedimentos que criem condições para que experiências se materializem. Dentre os aspectos que ganham atenção especial nesse processo, cabe destacar a dimensão talvez mais complexa e profunda das experiências, que ultrapassa os limites da linguagem e que envolve uma articulação dinâmica entre o invisível e o indizível, com o objetivo de explorar a ativação de gatilhos psicofísicos na produção da cena.
Workshop
O invisível e o indizível na atuação
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2023/01/30 - 2023/02/24 Participação como ator-pesquisador do workshop Campo de Visão: um sistema improvisacional coral, desenvolvido há mais de 30 anos por Marcelo Lazzaratto, que procura a ampliação da visão periférica e da percepção do outro, desenvolvendo a noção espacial, ativando e articulando um estado de concentração poética em que razão e sensibilidade se interseccionam livremente. Promove-se a relação e reflexão sobre o binómio individualidade-coletividade, através da relação entre movimento, ritmo, objeto, palavra e coro-protagonista.
Workshop
Campo de Visão: coralidade e outros corpos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brazil
2022/08/01 - 2022/08/13 Ator-pesquisador nesta Residência Artística, em que se partiu de um trabalho sobre cantos tradicionais afro-diaspóricos, e do ato de cantar em grupo, compreendidos enquanto pontes para um encontro não só intercultural entre artistas, mas para um encontro entre passado e presente, entre tradição e contemporaneidade. Com uma Caminhada Harmônica (10/08): intervenção urbana pelas ruas do centro de Lisboa aberta a participação do público, e a partilha do resultado da criação em residência, numa sessão aberta seguida de roda de conversa (13/08).
Workshop
[RE]CANTOS: Pontes para o Encontro
Laboratório de Artes Performativas (LAP), Portugal
2022/06/27 - 2022/07/01 Lors de ce workshop les outils d¿expression corporelle de la chorégraphe Sophie Bulbulayn (DK-BEL) seront mis en dialogue avec les techniques du jeu masqué, notamment du masque larvaire, afin d¿explorer des circuits expressifs et relationnels non verbaux, et enquêter différentes qualités du mouvement, entre artificiel et organique. Dans ce partage et découverte de techniques artistiques différentes, les robots pourront intervenir ponctuellement pour apporter une dimension ultérieure d¿artificialité et d'altérité. Résultats au public: 01/07.
Workshop
RobotAct III: Corps masqué, corps dansant
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), France

Université Paris 8, France
2022/06/25 - 2022/06/25 La présente journée d’étude internationale, en réunissant des ingénieurs, artistes et chercheurs en arts de la scène, vise à interroger les techniques et modalités d’animation et d’expression des corps artificiels, des dispositifs marionnettiques aux robots, afin d’en déterminer aussi les points de convergence, divergence et dépassement.
Symposium
De la marionnette au robot : manipulation, animation et expression des corps artificiels
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), France

Université Paris 8, France
2022/04/13 - 2022/06/25 Explorer l¿expressivité du robot à travers l¿articulation du geste et du mouvement, en prenant comme point de départ la grammaire du mouvement et la relation homme/objet de Claire Heggen, cofondatrice du Théâtre du Mouvement. Articuler selon un double axe: l'application des techniques expressives de mouvement de l¿acteur au robot afin d¿arriver à une animation efficace du point de vue théâtral ; d¿autre part, la transposition des différents opérations en jeu dans la relation corps/objet à celle entre comédien/robot. Résultats au public: 25/06.
Workshop
RobotAct II: Corps, geste, mouvement: de l' homme à la machine
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), France

Université Paris 8, France
2021/09/23 - 2021/09/24 New spectatorship in post-covid times: theatre and the digital
Conference
New spectatorship in post-covid times: theatre and the digital
EASTAP - European Association for the Studies of the Theatre and Performance, France
2020/09/17 - 2020/09/20 Workshop ministrado por Stefan Kaegi (Cia teatral Rimini Protokoll) e promovido pela Boca Associação Cultural na edição bienal da Boca Summer School 2020, em parceria com a Fundação GDA e realizado na Culturgest
Workshop
Conferência dos Ausentes
2020/06/24 - 2020/06/24 1ª Jornada Teatral - Existimos por que coisa? Esse encontro-palestra-coisa propõe um espaço para compartilhamento e discussões sobre o ato do espectador teatral, considerando o teatro de maneira expandida, a partir da observação de seres que espectam as teatralidades múltiplas que coexistem em nosso tempo em diversas partes do globo terrestre.
Seminar
Experiências do ser espectador: reflexões sobre o ato de espectar no teatro
2020/05/30 - 2020/05/30 Revelando o último Stanislávski - com Serguei Zemtsov e Elena Vássina
Meeting
Revelando o último Stanislávski
Centro Latino-Americano Stanislávski (CLAPS), Brazil
2020/05/18 - 2020/05/18 "Agir, sim. Mas, de que ação se trata? A ação é conceito central nas obras de Stanislávski e Grotowski, mas ali não se tratava, a meu ver, de um “fazer” voluntário e individual, como se a ação fosse vista como propriedade de um determinado sujeito já constituído. (...) será que a atuação não poderia contribuir para refletirmos, de maneira mais abrangente, sobre o agir, também fora da cena ou da sala de aula de teatro?" (Tatiana Motta Lima) Ação: O quê? Quem? Para quê? - em diálogo com Stanislávski e Grotowski
O Canto do Bode, Portugal
2019/03/10 - 2019/04/14 Aulas Práticas de Contacto-Improvisação: Colisão, Elevação e Queda, com Rita Vilhena.
Workshop
Esboços de Técnicas Interiores - Steve Paxton
Culturgest, Portugal
2019/04/13 - 2019/04/13 Workshop com Catarina Vieira e Vera Mantero - Movimento, Corpo e Performance.
Workshop
Matéria#4_Catarina Vieira & Vera Mantero
O Rumo do Fumo - Espaço da Penha, Portugal
2019/04/03 - 2019/04/03 PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA CENA EXPANDIDA CASSIANO SYDOW QUILICI Professor de teatro e performance, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Apresentação de práticas de atenção enquanto dispositivos de interrupção e transformação de hábitos perceptivos e existenciais, abrindo-se espaço para a emergência de processos criativos configurados de diferentes maneiras. Discussão das dimensões micro-políticas de tais exercícios.
Conference
Em Fluxo - Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/04/03 - 2019/04/03 SUSPENSÃO E EQUILÍBRIO. RITUAIS DE PERFORMATIVIDADE NA HISTÓRIA DO BALOIÇO JAVIER MOSCOSO Professor de história e filosofia da ciência, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid. Esta conferência explora a utilização do baloiço e da dança através da história. Da Antiguidade grega à China pré-imperial até ao mundo contemporâneo, baloiçar tem sido uma forma notável de subverter a ordem social e natural. A correlação entre oscilação, suspensão e sexo como parte de uma teoria performativa das emoções.
Conference
Em Fluxo - Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/09/17 - 2019/01/29 Programa Erasmus.
Other
Programa Erasmus
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidad Carlos III de Madrid, Spain
2018/06/25 - 2018/07/06 Residência Artística para atuação em Mercado Medieval de Óbidos.
Other
Mercado Medieval de Óbidos
Teatro Agita, Portugal
2018/05/09 - 2018/05/25 Treinamento e Investigação de Viewpoints com a orientadora Joana Puppo.
Workshop
Treinamento e Investigação de Viewpoints com a orientadora Joana Puppo.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2018/04/15 - 2018/04/19 Curso Princípios Éticos e Metodológicos em Grotowski: treinamento prático e teórico, com o orientador José Filipe Pereira.
Workshop
Curso Princípios Éticos e Metodológicos em Grotowski: treinamento prático e teórico, com o orientador José Filipe Pereira.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2018/03/02 - 2018/03/17 Técnica de Máscara Neutra, com o orientador Filipe Crowford.
Workshop
Técnica de Máscara Neutra, com o orientador Filipe Crowford.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2018/01/11 - 2018/01/11 Conferência seguida de debate. O corpo, como espacialização do aqui-agora, ou seja, do presente, mantém uma relação intrínseca com o tempo. Ele, em si, sendo “presente”, não pode nunca ser um passado, mas por outro lado assume, acumula esse passado nele mesmo, ou seja, no presente. Sendo assim, o corpo é uma presentificação, uma atualização do passado acumulado. Poderíamos dizer, paradoxalmente, que, no corpo, o passado é co-extensivo ao presente.
Conference
Memória, corpo e virtual
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/29 - 2018/01 Performing techniques, including: Kathak and Kathakali from India, Butoh and Bunraku from Japan, Clown and Commedia Dell’arte from Italy. Treinamento e processo práticos.
Other
Experimentações Cênicas e Processo Criativo
Manga Theatre, Portugal
2017/11 - 2017/11 Workshop de Teatro-Improvisação com o diretor Carlos J. Pessoa. Teatro da Garagem.
Workshop
Workshop de Teatro-Improvisação com o diretor Carlos J. Pessoa. Teatro da Garagem.
Teatro da Garagem, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/03 - 2017/08 Processo laboratorial de pesquisa cênica no Núcleo "Falo por minha diferença" do Grupo XIX de Teatro, sob orientação de Ronaldo Serruya, com apresentações públicas de espetáculo-manifesto com título homônimo.
Other
Núcleo de Pesquisa Falo por minha diferença
Grupo XIX de Teatro, Brazil
2016/09/08 - 2016/11/24 Curso de Dança Moderna - Martha Graham, sob orientação de Cristiane Souza.
Workshop
Curso de Dança Moderna - Martha Graham, sob orientação de Cristiane Souza.
Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo, Brazil
2016/09/06 - 2016/11/21 Curso de Dança Contemporânea Iniciante, sob orientação de Robson Ferraz.
Workshop
Curso de Dança Contemporânea Iniciante, sob orientação de Robson Ferraz.
Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo, Brazil
2015/10 - 2015/11 Oficina "Dramaturgia do Ator", sob orientação de Suzan Damasceno e Donizetti.
Workshop
Oficina "Dramaturgia do Ator", sob orientação de Suzan Damasceno e Donizetti.
Oficina Oswald de Andrade, Brazil
2015/08 - 2015/08 Oficina "Trilogia Abnegação", com orientação de Clayton Mariano e Alexandre Dal Farra.
Workshop
Oficina "Trilogia Abnegação", com orientação de Clayton Mariano e Alexandre Dal Farra.
Oficina Oswald de Andrade, Brazil
2015/06/08 - 2015/06/11 Oficina "Workshop of Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards", com orientação de Mario Biagini.
Workshop
Oficina "Workshop of Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards", com orientação de Mario Biagini.
Oficina Oswald de Andrade, Brazil
2014/03 - 2014/09 Processo laboratorial de investigação cênica no Núcleo de Pesquisa "América Vizinha" do Grupo XIX de Teatro, sob orientação de Juliana Sanches, com apresentações públicas de espetáculo gerado no processo que se estenderam em cidades de São Paulo com financiamento PROAC.
Other
Núcleo de Pesquisa América Vizinha
Grupo XIX de Teatro, Brazil
2014/03 - 2014/06 Curso para TV e Cinema – com direção de Miguel Rodrigues.
Workshop
Curso para TV e Cinema – com direção de Miguel Rodrigues.
Studio Take a Take, Brazil
2014/02/21 - 2014/02/21 Atuação para Cinema, com Frederico Foroni.
Workshop
Atuação para Cinema, com Frederico Foroni.
Estúdio Terra Forte, Brazil
2013/03 - 2013/12 Processo laboratorial de pesquisa cênica no Núcleo Experimental da Cia Os Satyros, sob orientação de Tiago Leal e José Sampaio, com apresentações públicas de espetáculos.
Other
Núcleo Experimental
Cia Os Satyros, Brazil
2012/03 - 2012/12 Oficina de Interpretação: Mimese, Performatividade e Diegese.
Workshop
Oficina de Interpretação: Mimese, Performatividade e Diegese.
Cia Os Satyros, Brazil
2012/03 - 2012/03 Oficina livre de interpretação cênica da Cia Os Satyros: módulo mimese sob orientação de Robson Catalunha, e módulos performatividade e diegese sob orientação de Esther Antunes.
Other
Oficina Livre de interpretação cênica: mimese, performatividade e diegese
Cia Os Satyros, Brazil
2011/01 - 2011/01 Interpretação de atores de palco para câmeras de TV, com Priscilla Carvalho.
Workshop
Interpretação de atores de palco para câmeras de TV, com Priscilla Carvalho.
Escola de Teatro Globe-SP, Brazil
2010/02 - 2010/05 Oficinas de dramaturgia, interpretação, improvisação, análise literária, análise teórica teatral e produção textual, com Celso Amancio e Augusto Marin. Projeto 3 em 1: a mesma história contada três vezes.
Workshop
Oficinas de dramaturgia, interpretação, improvisação, análise literária, análise teórica teatral e produção textual, com Celso Amancio e Augusto Marin. Projeto 3 em 1: a mesma história contada três vezes.
Teatro Commune, Brazil
2009/03 - 2009/09 Oficinas de improvisação, ritmo, expressão corporal, voz, efeito de sombra, fotografia e criação de cenas, com Deto Montenegro.
Workshop
Oficinas de improvisação, ritmo, expressão corporal, voz, efeito de sombra, fotografia e criação de cenas, com Deto Montenegro.
Oficina dos Menestréis, Brazil
2003 - 2005 Oficina teatral e interpretação, com Gilson Carvalho e Fabiano Valim; Oficina de técnicas de corpo e voz, com Guca Batoco; Oficina de dinâmica de grupo, com André Wilda.
Workshop
Oficinas
Grupo Purangaw, Brazil

Universidade de São Paulo, Brazil
2004 - 2004 Semana de Formação dos Profissionais de Educação: palestras e oficinas com pessoas renomadas da área da Educação.
Meeting
Semana de Formação dos Profissionais de Educação.
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brazil
2004 - 2004 Literatura e Ensino, pela Profa. Dra. Lígia Chiappini Moraes Leite.
Seminar
Literatura e Ensino, pela Profa. Dra. Lígia Chiappini Moraes Leite.
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brazil
2003 - 2003 Oficina “Comunicação e voz no teatro”, com Ana Olívia Prado, Aline Pimentel, Renata Mourão e Cláudia Figueiredo.
Symposium
III Universidade em Cena. Festival Nacional de Teatro Universitário (2003).
2002/08 - 2002/08 -Desenrole-se: a melhoria da comunicação através da expressão corporal, com Aline Vaz Teixeira. XXVIII ENEL (Encontro Nacional dos Estudantes de Letras).
Workshop
Oficina
Universidade Federal da Bahia, Brazil
2002/08 - 2002/08 ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras: participação como ouvinte em diversas palestras e oficinas acerca do curso de Letras.
Congress
ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras
Universidade Federal da Bahia, Brazil
1992/02 - 1992/12 Jogos teatrais e cama elástica - Sesc Curumim
Workshop
Sesc Curumin

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2021/12/13 - 2022/01/29 Revista da Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro (2319-0868) Revista da Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2022/11/09 - 2022/11/09 Mediador da palestra "Arte, Magia e Inteligência Artificial: Criações de um Mago Psiconauta na Pandemia" de Ciberpajé do Festival Internacional Zonas de Compensação 9.0 Novas Realidades: territórios virtuais e outras marginalidades.
Member
GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia do IA - UNESP, Brazil
2017/10 - 2018/06 Laboratório de Experimentação Cênica - Investigações Práticas e Teóricas do Trabalho do Ator.
Member
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2002 - 2002 II Congresso Brasileiro de Hispanistas: participação como monitor e ouvinte em seminários/palestras sobre língua e cultura hispano-americana
Other
Universidade de São Paulo, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2004/04 - 2004/12 Organizador e Professor-estagiário de redação – ano letivo de 2004. Organização de material didático e prática de ensino no Minicurso Textando – Oficina de Escrita, para vestibulandos. Redação (Outros) Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brazil

Scientific expedition

Activity description Institution / Organization
2023/03/31 - 2023/06/20 Visiting PhD student in research project “Performing arts, robots and AI” Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Italy
2022/10/18 - 2022/11/21 Doutorando visitante no projeto de arte e tecnologia em recursos digitais "Zonas de Compensação" GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia do IA - UNESP, Brazil
2022/05/05 - 2022/07/05 Visiting PhD student in EUR ArTeC project “Scènes et Robotique: interactions et interralations" Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), France

Université Paris 8, France