Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- BRUNO LEAL PIVA
- Data de nascimento
- 1981/07/19
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Leal Piva, Bruno
- Piva, Bruno Leal
- Piva, Bruno
- Piva, B. L.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8912-DA66-3BEB
- ORCID iD
- 0000-0002-5145-8391
Websites
- http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253098Z3 (Académico)
- https://www.youtube.com/watch?v=Tpq52j1kTgQ (Profissional)
- https://www.youtube.com/watch?v=F0_ljLueILQ (Profissional)
- https://www.facebook.com/nonopivo1 (Rede social)
- https://www.youtube.com/watch?v=y6_0DgwQtfA (Profissional)
- https://www.escavador.com/sobre/8203188/bruno-leal-piva (Profissional)
- https://www.youtube.com/watch?v=fMuuD1M4GaE (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09 - 2024
Em curso
|
Estudos de Teatro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2017/09/11 - 2019/05/29
Concluído
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Especialização em Teatro, Performance, Dança, Cinema
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18,0 |
2016/02/15 - 2016/07/19
Concluído
|
Introdução ao Método do Ator (Outros)
Especialização em Teatro
Centro de Pesquisa Teatral (CPT) - Antunes Filho, Brasil
|
|
2015/03/05 - 2015/12/20
Concluído
|
Núcleo de Dramaturgia (Outros)
Especialização em Dramaturgia
Escola Livre de Teatro de Santo André, Brasil
|
|
2014/03/05 - 2014/12/15
Concluído
|
Núcleo de Pedagogia do Trabalho do Ator e Núcleo de Direção (Outros)
Especialização em Teatro
Escola Livre de Teatro de Santo André, Brasil
|
|
2011/02/15 - 2013/04/23
Concluído
|
Formação de Atores e Estudo de Arte Dramática (Outros)
Especialização em Teatro, Performance, Dança e estudo sobre Cinema
Estúdio de Treinamento Artístico, Brasil
|
Aprovado |
2007 - 2011
Concluído
|
English on Campus (Outros)
Especialização em Curso de Inglês
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Aprovado |
2009/03/15 - 2010/01/19
Concluído
|
Língua Espanhola: Expressão da Oralidade e da Escrita (Postgraduate Certificate)
Especialização em Espanhol
Faculdade de Educação São Luís, Brasil
|
10,0 - nota do Brasil |
2002/02/15 - 2005/05/09
Concluído
|
Licenciatura em Letras - Português/Espanhol (Licence)
Especialização em Educação em Línguas e Literaturas
Universidade de São Paulo, Brasil
|
8,8 - nota do Brasil |
2000/02/15 - 2004/03/31
Concluído
|
Letras - Português/Espanhol (Bachelor)
Especialização em Línguas e Literaturas
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
7,1 - nota do Brasil |
2002 - 2003
Concluído
|
Español en el Campus (Outros)
Especialização em Curso de Espanhol
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Aprovado |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09/23 - 2017/09/30 | Professor de Língua, Literatura e Jogos Teatrais | Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil |
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/16 - 2020/11 | Assistente de sala em salas de espetáculos | Run and Slide, Portugal |
2019/10/15 - 2020/03 | Professor de Artes e Movimento do Corpo | Know How Sociedade de Línguas, Portugal |
2018/06 - 2018/08 | Ator | Teatro Agita, Portugal |
Mercado Medieval de Óbidos, Portugal | ||
2014/10/20 - 2015/11/30 | Ator | Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo de São Paulo, Brasil |
Grupo XIX de Teatro, Brasil | ||
2005/12/16 - 2015/02/20 | Técnico Acadêmico | Universidade de São Paulo, Brasil |
2011/08 - 2012/04 | Ator | Grupo Teatral O Encontro, Brasil |
Grupo Teatral O Encontro, Brasil | ||
2011/03 - 2011/12 | Dramaturgo | Estúdio de Treinamento Artístico, Brasil |
Estúdio de Treinamento Artístico, Brasil | ||
2009/08 - 2010/09 | Revisor e Tradutor de Textos em Português e Espanhol | Editora Conexão, Brasil |
Editora Conexão, Brasil | ||
2005/09 - 2006/07 | Professor de Espanhol | Microcamp, Brasil |
Microcamp, Brasil | ||
2004/02 - 2005/12 | Escriturário | Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brasil |
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brasil | ||
2000/02 - 2000/12 | Professor de Humanidades | Governo do Estado de São Paulo, Brasil |
Escola Estadual Solano Trindade, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/12/01 - 2024/11/30 | Teatralidade expandida: Presença e ausência entre corpos-objetos na cena contemporânea
2020.04605.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/09/17 - 2019/01/29 | Grant Agreement Erasmus + Studies (SMS) within Programme Countries
29191(10)554/2018/SMS
Bolseiro de Mestrado
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidad Carlos III de Madrid, Espanha |
Erasmus |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Guião |
|
Interpretação artística |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/03/02 | Interações entre o ator humano e o inumano na cena contemporânea | Jornadas Internacionais de Marionetas '24
Centro de Estudos de Teatro - FLUL e Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL
|
2022/10/14 | Presence in absence: death in T. Kantor and in Rimini Protokoll's Nachlass | International Encounter Presence, Absence, Invisibility
Performance e Cognição do ICNOVA/Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/02 | O Parateatro e o Teatro das Fontes de Grotowski: uma questão de encontro | II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes
Universidade do Porto (Portugal)
|
2021/07/01 | Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade do fazer ser estruturado | II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes
Universidade do Porto (Portugal)
|
2020/12/10 | Estrutura-espontaneidade de Grotowski e o Taoísmo: uma aproximação artístico-filosófica | 2º Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos e Religiões, Sensibilidades e Emoções
Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (AMAR) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade
Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB) (Brasil)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/09 - 2024/11/10 | Workshop CRIANÇAS DA RUA PRINCIPAL: EXERCÍCIOS, com François Kahn – antigo colaborador do Teatr Laboratorium de Jerzy Grotowski.
Baseado no conto Crianças da Rua Principal, de Franz Kafka, os participantes foram guiados através de exercícios individuais
e coletivos com o objetivo de elaborar a própria personagem e suas ações. A pergunta que esteve na base de todo o processo
foi: como o ator e a atriz podem criar a sua própria partitura de ação? Neutralidade, influências do cinema para a ação e
ritmos internos/externos para o sentido no corpo-voz.
Oficina (workshop)
|
Crianças da Rua Principal: Exercícios
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
O Canto do Bode, Portugal |
2024/05/06 - 2024/05/06 | A noção de contato, noção grotowskiana trabalhada por Tatiana Motta Lima, auxiliou seus estudantes a perceberem-se como integrantes
de uma rede sutil de relações entre seres humanos e não humanos, vivos e não vivos, gerando uma atenção flutuante, um ajustamento
continuo e delicado das ações, uma liberação dos bloqueios corpóreos-relacionais dos estudantes envolvidos, prevalecendo menos
as individualidades e "mais do menos eu" num fluxo rítmico, vibracional, quase sonoro e impessoal que ela nomeou, fiel à linhagem
grotowskiana, de “fluxo de vida".
Mesa-redonda
|
A NOÇÃO (GROTOWSKIANA) DE CONTATO EM SALA DE AULA DE ATUA-ÇÃO: 'MAIS DO MENOS EU'
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
O Canto do Bode, Portugal |
2023/10/26 - 2023/10/26 | Conversa aberta com Eleonora Fabião e o Jorge Larrosa, para a qual ambos contribuíram com as suas perspectivas sobre a experiência:
num caso aquela que se instaura a partir do fazer artístico (Eleonora Fabião) e noutro aquela que se funda sob um olhar mais
existencial (Jorge Larrosa). Nos dois casos discorrendo sobre as várias possibilidades de se estar no mundo, tomando as artes
como veículo de interrogação e problematização ontológica. E porque esta será a primeira vez que estarão juntos, a conversa
desenrolar-s
Encontro
|
(Un)safe conversations com Eleonora Fabião e Jorge Larrosa: Da experiência ao mundo: formas possíveis de relação através das
artes
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
|
2023/04/17 - 2023/04/20 | Actor-researcher in the research workshop and public presentation by MN Dance Company and GO 2025 Nova Gorica · Gorizia to
the comparison between human creativity and that of IA in theatre (Performing Robots Interdisciplinary Research Group), comparing
the movement of a virtual robot NAO with that of human participants by discovering the possibilities of solutions on a scenic
level, exploring the limits of the body - human and robotic: boundaries between reality and ficction, IA and human, creativity
by algorithms and from the human body in action.
Oficina (workshop)
|
Dancing human and artificial creativity
Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Itália
|
2023/03/04 - 2023/03/05 | Participação como ator-pesquisador do workshop O invisível e o indizível na atuação de Matteo Bonfitto, tendo como foco a
exploração de práticas e procedimentos que criem condições para que experiências se materializem. Dentre os aspectos que ganham
atenção especial nesse processo, cabe destacar a dimensão talvez mais complexa e profunda das experiências, que ultrapassa
os limites da linguagem e que envolve uma articulação dinâmica entre o invisível e o indizível, com o objetivo de explorar
a ativação de gatilhos psicofísicos na produção da cena.
Oficina (workshop)
|
O invisível e o indizível na atuação
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal |
2023/01/30 - 2023/02/24 | Participação como ator-pesquisador do workshop Campo de Visão: um sistema improvisacional coral, desenvolvido há mais de 30
anos por Marcelo Lazzaratto, que procura a ampliação da visão periférica e da percepção do outro, desenvolvendo a noção espacial,
ativando e articulando um estado de concentração poética em que razão e sensibilidade se interseccionam livremente. Promove-se
a relação e reflexão sobre o binómio individualidade-coletividade, através da relação entre movimento, ritmo, objeto, palavra
e coro-protagonista.
Oficina (workshop)
|
Campo de Visão: coralidade e outros corpos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil |
2022/08/01 - 2022/08/13 | Ator-pesquisador nesta Residência Artística, em que se partiu de um trabalho sobre cantos tradicionais afro-diaspóricos, e
do ato de cantar em grupo, compreendidos enquanto pontes para um encontro não só intercultural entre artistas, mas para um
encontro entre passado e presente, entre tradição e contemporaneidade. Com uma Caminhada Harmônica (10/08): intervenção urbana
pelas ruas do centro de Lisboa aberta a participação do público, e a partilha do resultado da criação em residência, numa
sessão aberta seguida de roda de conversa (13/08).
Oficina (workshop)
|
[RE]CANTOS: Pontes para o Encontro
Laboratório de Artes Performativas (LAP), Portugal
|
2022/06/27 - 2022/07/01 | Lors de ce workshop les outils d¿expression corporelle de la chorégraphe Sophie Bulbulayn (DK-BEL) seront mis en dialogue
avec les techniques du jeu masqué, notamment du masque larvaire, afin d¿explorer des circuits expressifs et relationnels non
verbaux, et enquêter différentes qualités du mouvement, entre artificiel et organique. Dans ce partage et découverte de techniques
artistiques différentes, les robots pourront intervenir ponctuellement pour apporter une dimension ultérieure d¿artificialité
et d'altérité. Résultats au public: 01/07.
Oficina (workshop)
|
RobotAct III: Corps masqué, corps dansant
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França
Université Paris 8, França |
2022/06/25 - 2022/06/25 | La présente journée d’étude internationale, en réunissant des ingénieurs, artistes et chercheurs en arts de la scène, vise
à interroger les techniques et modalités d’animation et d’expression des corps artificiels, des dispositifs marionnettiques
aux robots, afin d’en déterminer aussi les points de convergence, divergence et dépassement.
Simpósio
|
De la marionnette au robot : manipulation, animation et expression des corps artificiels
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França
Université Paris 8, França |
2022/04/13 - 2022/06/25 | Explorer l¿expressivité du robot à travers l¿articulation du geste et du mouvement, en prenant comme point de départ la grammaire
du mouvement et la relation homme/objet de Claire Heggen, cofondatrice du Théâtre du Mouvement. Articuler selon un double
axe: l'application des techniques expressives de mouvement de l¿acteur au robot afin d¿arriver à une animation efficace du
point de vue théâtral ; d¿autre part, la transposition des différents opérations en jeu dans la relation corps/objet à celle
entre comédien/robot. Résultats au public: 25/06.
Oficina (workshop)
|
RobotAct II: Corps, geste, mouvement: de l' homme à la machine
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França
Université Paris 8, França |
2021/09/23 - 2021/09/24 | New spectatorship in post-covid times: theatre and the digital
Conferência
|
New spectatorship in post-covid times: theatre and the digital
EASTAP - European Association for the Studies of the Theatre and Performance, França
|
2020/09/17 - 2020/09/20 | Workshop ministrado por Stefan Kaegi (Cia teatral Rimini Protokoll) e promovido pela Boca Associação Cultural na edição bienal
da Boca Summer School 2020, em parceria com a Fundação GDA e realizado na Culturgest
Oficina (workshop)
|
Conferência dos Ausentes |
2020/06/24 - 2020/06/24 | 1ª Jornada Teatral - Existimos por que coisa? Esse encontro-palestra-coisa propõe um espaço para compartilhamento e discussões
sobre o ato do espectador teatral, considerando o teatro de maneira expandida, a partir da observação de seres que espectam
as teatralidades múltiplas que coexistem em nosso tempo em diversas partes do globo terrestre.
Seminário
|
Experiências do ser espectador: reflexões sobre o ato de espectar no teatro |
2020/05/30 - 2020/05/30 | Revelando o último Stanislávski - com Serguei Zemtsov e Elena Vássina
Encontro
|
Revelando o último Stanislávski
Centro Latino-Americano Stanislávski (CLAPS), Brasil
|
2020/05/18 - 2020/05/18 | "Agir, sim. Mas, de que ação se trata? A ação é conceito central nas obras de Stanislávski e Grotowski, mas ali não se tratava, a meu ver, de um “fazer” voluntário e individual, como se a ação fosse vista como propriedade de um determinado sujeito já constituído. (...) será que a atuação não poderia contribuir para refletirmos, de maneira mais abrangente, sobre o agir, também fora da cena ou da sala de aula de teatro?" (Tatiana Motta Lima) | Ação: O quê? Quem? Para quê? - em diálogo com Stanislávski e Grotowski
O Canto do Bode, Portugal
|
2019/03/10 - 2019/04/14 | Aulas Práticas de Contacto-Improvisação: Colisão, Elevação e Queda, com Rita Vilhena.
Oficina (workshop)
|
Esboços de Técnicas Interiores - Steve Paxton
Culturgest, Portugal
|
2019/04/13 - 2019/04/13 | Workshop com Catarina Vieira e Vera Mantero - Movimento, Corpo e Performance.
Oficina (workshop)
|
Matéria#4_Catarina Vieira & Vera Mantero
O Rumo do Fumo - Espaço da Penha, Portugal
|
2019/04/03 - 2019/04/03 | PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA CENA EXPANDIDA CASSIANO SYDOW QUILICI Professor de teatro e performance, Instituto
de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Apresentação de práticas de atenção enquanto dispositivos de interrupção e transformação de hábitos perceptivos e existenciais,
abrindo-se espaço para a emergência de processos criativos configurados de diferentes maneiras. Discussão das dimensões micro-políticas
de tais exercícios.
Conferência
|
Em Fluxo - Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/04/03 - 2019/04/03 | SUSPENSÃO E EQUILÍBRIO. RITUAIS DE PERFORMATIVIDADE NA HISTÓRIA DO BALOIÇO JAVIER MOSCOSO Professor de história e filosofia
da ciência, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid.
Esta conferência explora a utilização do baloiço e da dança através da história. Da Antiguidade grega à China pré-imperial
até ao mundo contemporâneo, baloiçar tem sido uma forma notável de subverter a ordem social e natural. A correlação entre
oscilação, suspensão e sexo como parte de uma teoria performativa das emoções.
Conferência
|
Em Fluxo - Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/09/17 - 2019/01/29 | Programa Erasmus.
Outro
|
Programa Erasmus
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidad Carlos III de Madrid, Espanha |
2018/06/25 - 2018/07/06 | Residência Artística para atuação em Mercado Medieval de Óbidos.
Outro
|
Mercado Medieval de Óbidos
Teatro Agita, Portugal
|
2018/05/09 - 2018/05/25 | Treinamento e Investigação de Viewpoints com a orientadora Joana Puppo.
Oficina (workshop)
|
Treinamento e Investigação de Viewpoints com a orientadora Joana Puppo.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
|
2018/04/15 - 2018/04/19 | Curso Princípios Éticos e Metodológicos em Grotowski: treinamento prático e teórico, com o orientador José Filipe Pereira.
Oficina (workshop)
|
Curso Princípios Éticos e Metodológicos em Grotowski: treinamento prático e teórico, com o orientador José Filipe Pereira.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
|
2018/03/02 - 2018/03/17 | Técnica de Máscara Neutra, com o orientador Filipe Crowford.
Oficina (workshop)
|
Técnica de Máscara Neutra, com o orientador Filipe Crowford.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
|
2018/01/11 - 2018/01/11 | Conferência seguida de debate. O corpo, como espacialização do aqui-agora, ou seja, do presente, mantém uma relação intrínseca
com o tempo. Ele, em si, sendo “presente”, não pode nunca ser um passado, mas por outro lado assume, acumula esse passado
nele mesmo, ou seja, no presente. Sendo assim, o corpo é uma presentificação, uma atualização do passado acumulado. Poderíamos
dizer, paradoxalmente, que, no corpo, o passado é co-extensivo ao presente.
Conferência
|
Memória, corpo e virtual
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/11/29 - 2018/01 | Performing techniques, including: Kathak and Kathakali from India, Butoh and Bunraku from Japan, Clown and Commedia Dell’arte
from Italy. Treinamento e processo práticos.
Outro
|
Experimentações Cênicas e Processo Criativo
Manga Theatre, Portugal
|
2017/11 - 2017/11 | Workshop de Teatro-Improvisação com o diretor Carlos J. Pessoa. Teatro da Garagem.
Oficina (workshop)
|
Workshop de Teatro-Improvisação com o diretor Carlos J. Pessoa. Teatro da Garagem.
Teatro da Garagem, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017/03 - 2017/08 | Processo laboratorial de pesquisa cênica no Núcleo "Falo por minha diferença" do Grupo XIX de Teatro, sob orientação de Ronaldo
Serruya, com apresentações públicas de espetáculo-manifesto com título homônimo.
Outro
|
Núcleo de Pesquisa Falo por minha diferença
Grupo XIX de Teatro, Brasil
|
2016/09/08 - 2016/11/24 | Curso de Dança Moderna - Martha Graham, sob orientação de Cristiane Souza.
Oficina (workshop)
|
Curso de Dança Moderna - Martha Graham, sob orientação de Cristiane Souza.
Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo, Brasil
|
2016/09/06 - 2016/11/21 | Curso de Dança Contemporânea Iniciante, sob orientação de Robson Ferraz.
Oficina (workshop)
|
Curso de Dança Contemporânea Iniciante, sob orientação de Robson Ferraz.
Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo, Brasil
|
2015/10 - 2015/11 | Oficina "Dramaturgia do Ator", sob orientação de Suzan Damasceno e Donizetti.
Oficina (workshop)
|
Oficina "Dramaturgia do Ator", sob orientação de Suzan Damasceno e Donizetti.
Oficina Oswald de Andrade, Brasil
|
2015/08 - 2015/08 | Oficina "Trilogia Abnegação", com orientação de Clayton Mariano e Alexandre Dal Farra.
Oficina (workshop)
|
Oficina "Trilogia Abnegação", com orientação de Clayton Mariano e Alexandre Dal Farra.
Oficina Oswald de Andrade, Brasil
|
2015/06/08 - 2015/06/11 | Oficina "Workshop of Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards", com orientação de Mario Biagini.
Oficina (workshop)
|
Oficina "Workshop of Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards", com orientação de Mario Biagini.
Oficina Oswald de Andrade, Brasil
|
2014/03 - 2014/09 | Processo laboratorial de investigação cênica no Núcleo de Pesquisa "América Vizinha" do Grupo XIX de Teatro, sob orientação
de Juliana Sanches, com apresentações públicas de espetáculo gerado no processo que se estenderam em cidades de São Paulo
com financiamento PROAC.
Outro
|
Núcleo de Pesquisa América Vizinha
Grupo XIX de Teatro, Brasil
|
2014/03 - 2014/06 | Curso para TV e Cinema – com direção de Miguel Rodrigues.
Oficina (workshop)
|
Curso para TV e Cinema – com direção de Miguel Rodrigues.
Studio Take a Take, Brasil
|
2014/02/21 - 2014/02/21 | Atuação para Cinema, com Frederico Foroni.
Oficina (workshop)
|
Atuação para Cinema, com Frederico Foroni.
Estúdio Terra Forte, Brasil
|
2013/03 - 2013/12 | Processo laboratorial de pesquisa cênica no Núcleo Experimental da Cia Os Satyros, sob orientação de Tiago Leal e José Sampaio,
com apresentações públicas de espetáculos.
Outro
|
Núcleo Experimental
Cia Os Satyros, Brasil
|
2012/03 - 2012/12 | Oficina de Interpretação: Mimese, Performatividade e Diegese.
Oficina (workshop)
|
Oficina de Interpretação: Mimese, Performatividade e Diegese.
Cia Os Satyros, Brasil
|
2012/03 - 2012/03 | Oficina livre de interpretação cênica da Cia Os Satyros: módulo mimese sob orientação de Robson Catalunha, e módulos performatividade
e diegese sob orientação de Esther Antunes.
Outro
|
Oficina Livre de interpretação cênica: mimese, performatividade e diegese
Cia Os Satyros, Brasil
|
2011/01 - 2011/01 | Interpretação de atores de palco para câmeras de TV, com Priscilla Carvalho.
Oficina (workshop)
|
Interpretação de atores de palco para câmeras de TV, com Priscilla Carvalho.
Escola de Teatro Globe-SP, Brasil
|
2010/02 - 2010/05 | Oficinas de dramaturgia, interpretação, improvisação, análise literária, análise teórica teatral e produção textual, com Celso
Amancio e Augusto Marin. Projeto 3 em 1: a mesma história contada três vezes.
Oficina (workshop)
|
Oficinas de dramaturgia, interpretação, improvisação, análise literária, análise teórica teatral e produção textual, com Celso
Amancio e Augusto Marin. Projeto 3 em 1: a mesma história contada três vezes.
Teatro Commune, Brasil
|
2009/03 - 2009/09 | Oficinas de improvisação, ritmo, expressão corporal, voz, efeito de sombra, fotografia e criação de cenas, com Deto Montenegro.
Oficina (workshop)
|
Oficinas de improvisação, ritmo, expressão corporal, voz, efeito de sombra, fotografia e criação de cenas, com Deto Montenegro.
Oficina dos Menestréis, Brasil
|
2003 - 2005 | Oficina teatral e interpretação, com Gilson Carvalho e Fabiano Valim; Oficina de técnicas de corpo e voz, com Guca Batoco;
Oficina de dinâmica de grupo, com André Wilda.
Oficina (workshop)
|
Oficinas
Grupo Purangaw, Brasil
Universidade de São Paulo, Brasil |
2004 - 2004 | Semana de Formação dos Profissionais de Educação: palestras e oficinas com pessoas renomadas da área da Educação.
Encontro
|
Semana de Formação dos Profissionais de Educação.
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brasil
|
2004 - 2004 | Literatura e Ensino, pela Profa. Dra. Lígia Chiappini Moraes Leite.
Seminário
|
Literatura e Ensino, pela Profa. Dra. Lígia Chiappini Moraes Leite.
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
2003 - 2003 | Oficina “Comunicação e voz no teatro”, com Ana Olívia Prado, Aline Pimentel, Renata Mourão e Cláudia Figueiredo.
Simpósio
|
III Universidade em Cena. Festival Nacional de Teatro Universitário (2003). |
2002/08 - 2002/08 | -Desenrole-se: a melhoria da comunicação através da expressão corporal, com Aline Vaz Teixeira. XXVIII ENEL (Encontro Nacional
dos Estudantes de Letras).
Oficina (workshop)
|
Oficina
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2002/08 - 2002/08 | ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras: participação como ouvinte em diversas palestras e oficinas acerca do curso
de Letras.
Congresso
|
ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
1992/02 - 1992/12 | Jogos teatrais e cama elástica - Sesc Curumim
Oficina (workshop)
|
Sesc Curumin |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2004/04 - 2004/12 | Organizador e Professor-estagiário de redação – ano letivo de 2004. Organização de material didático e prática de ensino no Minicurso Textando – Oficina de Escrita, para vestibulandos. | Redação (Outros) | Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/31 - 2023/06/20 | Visiting PhD student in research project “Performing arts, robots and AI” | Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Itália |
2022/10/18 - 2022/11/21 | Doutorando visitante no projeto de arte e tecnologia em recursos digitais "Zonas de Compensação" | GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia do IA - UNESP, Brasil |
2022/05/05 - 2022/07/05 | Visiting PhD student in EUR ArTeC project “Scènes et Robotique: interactions et interralations" | Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França Université Paris 8, França |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/09 - 2022/11/09 | Mediador da palestra "Arte, Magia e Inteligência Artificial: Criações de um Mago Psiconauta na Pandemia" de Ciberpajé do Festival
Internacional Zonas de Compensação 9.0 Novas Realidades: territórios virtuais e outras marginalidades.
Membro
|
GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia do IA - UNESP, Brasil |
2017/10 - 2018/06 | Laboratório de Experimentação Cênica - Investigações Práticas e Teóricas do Trabalho do Ator.
Membro
|
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal |
2002 - 2002 | II Congresso Brasileiro de Hispanistas: participação como monitor e ouvinte em seminários/palestras sobre língua e cultura
hispano-americana
Outro
|
Universidade de São Paulo, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/12/13 - 2022/01/29 | Revista da Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro (2319-0868) | Revista da Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro |