???global.info.a_carregar???
Ana Teresa Cancela Pires é investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM e atualmente frequenta o Doutoramento em Estudos do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a investigação em curso: Artes Sonoras na Performance Art em Portugal: sinergias, práticas e arquivo. Licenciada e mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto., concluiu paralelamente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, o grau de Licenciatura em Piano. Exerceu atividade de concertista, dando preferência à interpretação da música contemporânea, e de docente de piano. Dedica-se à investigação na área dos Estudos Transdisciplinares História da Arte/História da Música e Práticas Artísticas Contemporâneas.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Teresa Cancela Pires

Citation names

  • Cancela, Ana

Author identifiers

Ciência ID
9E1F-D0B7-E440
ORCID iD
0000-0003-1346-7139

Email addresses

  • anacancela@me.com (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • (+351) 912311471 (Personal)

Addresses

  • Eugénio de Castro 170, 24, 4100 225, porto, Porto, Portugal (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Art history
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2)
Education
Degree Classification
2017/11 - 2022
Ongoing
Estudos de Património (Doutoramento)
Major in História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Artes Sonoras na Performance Art em Portugal: sinergias, práticas e arquivo" (THESIS/DISSERTATION)
2017/09 - 2018/09
Concluded
Estudos do Património (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
19
2015 - 2017
Concluded
História da Arte Portuguesa (Mestrado)
Major in História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Poesia do Espaço Cénico: contributo para uma reflexão sobre a participação das artes plásticas e da música/som na construção do espaço cénico contemporâneo" (THESIS/DISSERTATION)
19
2011 - 2014
Concluded
História da Arte (Licenciatura)
Major in História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
2007 - 2008
Concluded
Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
13
1995 - 2001
Concluded
Licenciatura Bietápica Instrumento Área Teclas Ramo Piano (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
15
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2023/09 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade Sénior Eugénio de Andrade, Portugal
2022/07 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Cultural António Ferreira Gomes, Portugal
2011/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música do Porto, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023/09 - Current Directora Pedagógica AMAC-Escola de Música Guilhermina Suggia, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Formador Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Cancela, Ana. "«Nós não estamos algures» de Ernesto de Sousa: um espaço laboratório de criação e experimentação". In ERNESTO DE SOUSA 1921-2021: UMA CRIAÇÃO CONSCIENTE DE SITUAÇÕES / UMA SITUAÇÃO CONSCIENTE DE CRIAÇÕES, edited by Pinto dos Santos, Mariana; Dias Ramos, Afonso. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2023.
    Published
Journal article
  1. Cancela, Ana. "Do cabaret ao Pierrot: breve análise e contextualização histórica das Canções de Cabaret (Brettl-lieder) e Pierrot Lunaire de Arnold Schönberg". Musicografias. Viena XX/XXI (2025):
    In press
  2. Cancela, Ana. "Almada Negreiros e Ernesto de Sousa, dois Nomes de Guerra". ILC Livros Digitais Série Cassiopeia #13 (2024): 39-58. https://www.ilclivrosdigitais.com/index.php/ilcld/index.
    Open access • Published
  3. Cancela, Ana. "Performance Art em Portugal— Arquivo e Preservação". 22ª Jornadas de Arte Contemporáneo | 2021 Madrid (2021): 76-87. https://www.museoreinasofia.es/publicaciones/conservacion-arte-contemporaneo-22a-jornada.
    Published
  4. Cancela, Ana. "«Nós não Estamos Algures» (Ernesto de Sousa/Jorge Peixinho) : um Exercício de Re-interpretação". Modos de Fazer/ Ways of Making (2020): https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1715&sum=sim.
    Open access • Published
  5. Cancela, Ana. "Dos sons do silêncio à indeterminação metódica". Águas Furtadas (2005): http://revista-aguasfurtadas.blogspot.pt/2006/05/.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "A Poesia do Espaço Cénico: contributo para uma reflexão sobre a participação das artes plásticas e da música/som na construção do espaço cénico contemporâneo". Master, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2017. https://hdl.handle.net/10216/109282.

Other

Other output
  1. 1917 - 2017: A tradição do Piano no Conservatório de Música do Porto. 100 anos de História. Exposição digital na plataforma Google Arts and Culture no âmbito do centenário do Conservatório de Música do Porto. Esta exposição apresenta-se como o resultado de uma seleção de imagens, obtidas a partir da memória conservada em fotografias e outros documentos históricos, que fazem parte do acervo do Conservatório de Música do Porto, de outras instituições e de coleções particulares.. 2017. Cancela, Ana. https://artsandculture.google.com/story/GgUB2kyVZkAZLQ.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/02/22 António Olaio: corpo, voz e performance Poesia e Performance II Corpo, Manifesto
Universidade do Porto Faculdade de Letras Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (porto, Portugal)
2023/12/06 A Escuta, o Silêncio, o Possível ... Seminários para a Salvação do Mundo série IV
Universidade do Porto Faculdade de Letras Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2022/09/22 Almada Negreiros e Ernesto de Sousa, dois Nomes de Guerra Jornadas Poesia e Performance I
Instituto Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2022/07/22 A dimensão sonora e performativa da poesia de Salette Tavares. Salette Tavares “vocação de ser itinerante”
Universidade Fernando Pessoa (PORTO, Portugal)
2022/06/22 Arquivo e Documentação: Nós não estamos algures de Ernesto Sousa/ Jorge Peixinho como caso de estudo. 1º Ciclo de SMART TALKS Práticas de preservação aplicadas à arte contemporânea nos domínios das artes plásticas, da música e da dança
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Tomar, Portugal)
2021/06/02 «Nós não estamos algures» de Ernesto de Sousa: um espaço laboratório de criação e experimentação Colóquio Centenário Ernesto de Sousa
Fundação Calouste Gulbenkian BAA FCG e IHA/NOVA FCSH Projeto PIM Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2014/11/19 Arte Sonora: exemplos da prática artística no final do século XX e princípio do século XXI Colóquio Internacional História da Arte em Estudos Transdisciplinares Práticas Artísticas Contemporâneas
Universidade do Porto Faculdade de Letras Departamento de Ciências e Técnicas do Património (Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024 - Current Membro da comissão organizadora do concurso internacional de música, aberto a jovens músicos de diferentes categorias: piano, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, sopros, música de câmara (violoncelo e piano). (2017)
Call (Member of the Organising Committee)
2018 - Current Organização e moderação de sessões mensais de escuta partilhada no Museu de Aveiro / Santa Joana que ocorrem no primeiro sábado de cada mês, entre Outubro e Junho. Cada sessão conta com a presença de um(a) convidado/a que dará a escutar uma obra musical da sua eleição. As sessões iniciam-se com a apresentação de uma obra da colecção do Museu. (2018)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Museu de Aveiro, Portugal
2021/04/07 - 2021/04/21 Organização do seminário "Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística" realizado no âmbito do NIHAPAC Núcleo de Investigação em História da Arte - Práticas Artísticas Contemporâneas do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Espaço Memória) O seminário decorreu em três sessões distribuidas por três semanas (7, 14, 21 de Abril) com um total de nove oradores convidados entre artistas e investigadores. (2021 - 2021)
Seminar (President of the Organising Committee)
Universidade do Porto Instituto de História Moderna, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2015 - Current Arte no Tempo

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2024/02 - Current Poesia e Performance II Corpo, Manifesto Universidade do Porto Faculdade de Letras

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019 - Current Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX (Outros)