Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Teresa Cancela Pires
Nomes de citação
- Cancela, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9E1F-D0B7-E440
- ORCID iD
- 0000-0003-1346-7139
Endereços de correio eletrónico
- anacancela@me.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (+351) 912311471 (Pessoal)
Moradas
- Eugénio de Castro 170, 24, 4100 225, porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://pacflup.wordpress.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/11 - 2022
Em curso
|
Estudos de Património (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Artes Sonoras na Performance Art em Portugal: sinergias, práticas e arquivo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2017/09 - 2018/09
Concluído
|
Estudos do Património (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
19 |
2015 - 2017
Concluído
|
História da Arte Portuguesa (Mestrado)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Poesia do Espaço Cénico: contributo para uma reflexão sobre a participação das artes plásticas e da música/som na construção
do espaço cénico contemporâneo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2011 - 2014
Concluído
|
História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
16 |
2007 - 2008
Concluído
|
Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
|
13 |
1995 - 2001
Concluído
|
Licenciatura Bietápica Instrumento Área Teclas Ramo Piano (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Universidade Sénior Eugénio de Andrade, Portugal |
2022/07 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Cultural António Ferreira Gomes, Portugal |
2011/09/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Música do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Directora Pedagógica | AMAC-Escola de Música Guilhermina Suggia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Formador | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/22 | António Olaio: corpo, voz e performance | Poesia e Performance II Corpo, Manifesto
Universidade do Porto Faculdade de Letras Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (porto, Portugal)
|
2023/12/06 | A Escuta, o Silêncio, o Possível ... | Seminários para a Salvação do Mundo série IV
Universidade do Porto Faculdade de Letras Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
|
2022/09/22 | Almada Negreiros e Ernesto de Sousa, dois Nomes de Guerra | Jornadas Poesia e Performance I
Instituto Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
|
2022/07/22 | A dimensão sonora e performativa da poesia de Salette Tavares. | Salette Tavares “vocação de ser itinerante”
Universidade Fernando Pessoa (PORTO, Portugal)
|
2022/06/22 | Arquivo e Documentação: Nós não estamos algures de Ernesto Sousa/ Jorge Peixinho como caso de estudo. | 1º Ciclo de SMART TALKS Práticas de preservação aplicadas à arte contemporânea nos domínios das artes plásticas, da música
e da dança
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Tomar, Portugal)
|
2021/06/02 | «Nós não estamos algures» de Ernesto de Sousa: um espaço laboratório de criação e experimentação | Colóquio Centenário Ernesto de Sousa
Fundação Calouste Gulbenkian BAA FCG e IHA/NOVA FCSH Projeto PIM Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/19 | Arte Sonora: exemplos da prática artística no final do século XX e princípio do século XXI | Colóquio Internacional História da Arte em Estudos Transdisciplinares Práticas Artísticas Contemporâneas
Universidade do Porto Faculdade de Letras Departamento de Ciências e Técnicas do Património (Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Membro da comissão organizadora do concurso internacional de música, aberto a jovens músicos de diferentes categorias: piano,
cordas friccionadas, cordas dedilhadas, sopros, música de câmara (violoncelo e piano). (2017)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - Atual | Organização e moderação de sessões mensais de escuta partilhada no Museu de Aveiro / Santa Joana que ocorrem no primeiro sábado
de cada mês, entre Outubro e Junho. Cada sessão conta com a presença de um(a) convidado/a que dará a escutar uma obra musical
da sua eleição. As sessões iniciam-se com a apresentação de uma obra da colecção do Museu. (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Museu de Aveiro, Portugal |
2021/04/07 - 2021/04/21 | Organização do seminário "Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística" realizado no
âmbito do NIHAPAC Núcleo de Investigação em História da Arte - Práticas Artísticas Contemporâneas do CITCEM (Centro de Investigação
Transdisciplinar Espaço Memória)
O seminário decorreu em três sessões distribuidas por três semanas (7, 14, 21 de Abril) com um total de nove oradores convidados
entre artistas e investigadores. (2021 - 2021)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Instituto de História Moderna, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Poesia e Performance II Corpo, Manifesto | Universidade do Porto Faculdade de Letras |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX | Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX (Outros) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | Arte no Tempo |