???global.info.a_carregar???
Ana Teresa Cancela Pires é investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM e atualmente frequenta o Doutoramento em Estudos do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a investigação em curso: Artes Sonoras na Performance Art em Portugal: sinergias, práticas e arquivo. Licenciada e mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto., concluiu paralelamente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, o grau de Licenciatura em Piano. Exerceu atividade de concertista, dando preferência à interpretação da música contemporânea, e de docente de piano. Dedica-se à investigação na área dos Estudos Transdisciplinares História da Arte/História da Música e Práticas Artísticas Contemporâneas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Teresa Cancela Pires

Nomes de citação

  • Cancela, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
9E1F-D0B7-E440
ORCID iD
0000-0003-1346-7139

Endereços de correio eletrónico

  • anacancela@me.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 912311471 (Pessoal)

Moradas

  • Eugénio de Castro 170, 24, 4100 225, porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2017/11 - 2022
Em curso
Estudos de Património (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Artes Sonoras na Performance Art em Portugal: sinergias, práticas e arquivo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/09 - 2018/09
Concluído
Estudos do Património (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
19
2015 - 2017
Concluído
História da Arte Portuguesa (Mestrado)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Poesia do Espaço Cénico: contributo para uma reflexão sobre a participação das artes plásticas e da música/som na construção do espaço cénico contemporâneo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2011 - 2014
Concluído
História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
2007 - 2008
Concluído
Curso de Profissionalização em Serviço (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
13
1995 - 2001
Concluído
Licenciatura Bietápica Instrumento Área Teclas Ramo Piano (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade Sénior Eugénio de Andrade, Portugal
2022/07 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Cultural António Ferreira Gomes, Portugal
2011/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Directora Pedagógica AMAC-Escola de Música Guilhermina Suggia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Formador Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cancela, Ana. "Do cabaret ao Pierrot: breve análise e contextualização histórica das Canções de Cabaret (Brettl-lieder) e Pierrot Lunaire de Arnold Schönberg". Musicografias. Viena XX/XXI (2025):
    No prelo
  2. Cancela, Ana. "Almada Negreiros e Ernesto de Sousa, dois Nomes de Guerra". ILC Livros Digitais Série Cassiopeia #13 (2024): 39-58. https://www.ilclivrosdigitais.com/index.php/ilcld/index.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cancela, Ana. "Performance Art em Portugal— Arquivo e Preservação". 22ª Jornadas de Arte Contemporáneo | 2021 Madrid (2021): 76-87. https://www.museoreinasofia.es/publicaciones/conservacion-arte-contemporaneo-22a-jornada.
    Publicado
  4. Cancela, Ana. "«Nós não Estamos Algures» (Ernesto de Sousa/Jorge Peixinho) : um Exercício de Re-interpretação". Modos de Fazer/ Ways of Making (2020): https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1715&sum=sim.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Cancela, Ana. "Dos sons do silêncio à indeterminação metódica". Águas Furtadas (2005): http://revista-aguasfurtadas.blogspot.pt/2006/05/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cancela, Ana. "«Nós não estamos algures» de Ernesto de Sousa: um espaço laboratório de criação e experimentação". In ERNESTO DE SOUSA 1921-2021: UMA CRIAÇÃO CONSCIENTE DE SITUAÇÕES / UMA SITUAÇÃO CONSCIENTE DE CRIAÇÕES, editado por Pinto dos Santos, Mariana; Dias Ramos, Afonso. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A Poesia do Espaço Cénico: contributo para uma reflexão sobre a participação das artes plásticas e da música/som na construção do espaço cénico contemporâneo". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2017. https://hdl.handle.net/10216/109282.

Outros

Outra produção
  1. 1917 - 2017: A tradição do Piano no Conservatório de Música do Porto. 100 anos de História. Exposição digital na plataforma Google Arts and Culture no âmbito do centenário do Conservatório de Música do Porto. Esta exposição apresenta-se como o resultado de uma seleção de imagens, obtidas a partir da memória conservada em fotografias e outros documentos históricos, que fazem parte do acervo do Conservatório de Música do Porto, de outras instituições e de coleções particulares.. 2017. Cancela, Ana. https://artsandculture.google.com/story/GgUB2kyVZkAZLQ.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/22 António Olaio: corpo, voz e performance Poesia e Performance II Corpo, Manifesto
Universidade do Porto Faculdade de Letras Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (porto, Portugal)
2023/12/06 A Escuta, o Silêncio, o Possível ... Seminários para a Salvação do Mundo série IV
Universidade do Porto Faculdade de Letras Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2022/09/22 Almada Negreiros e Ernesto de Sousa, dois Nomes de Guerra Jornadas Poesia e Performance I
Instituto Literatura Comparada Margarida Losa (Porto, Portugal)
2022/07/22 A dimensão sonora e performativa da poesia de Salette Tavares. Salette Tavares “vocação de ser itinerante”
Universidade Fernando Pessoa (PORTO, Portugal)
2022/06/22 Arquivo e Documentação: Nós não estamos algures de Ernesto Sousa/ Jorge Peixinho como caso de estudo. 1º Ciclo de SMART TALKS Práticas de preservação aplicadas à arte contemporânea nos domínios das artes plásticas, da música e da dança
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Tomar, Portugal)
2021/06/02 «Nós não estamos algures» de Ernesto de Sousa: um espaço laboratório de criação e experimentação Colóquio Centenário Ernesto de Sousa
Fundação Calouste Gulbenkian BAA FCG e IHA/NOVA FCSH Projeto PIM Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2014/11/19 Arte Sonora: exemplos da prática artística no final do século XX e princípio do século XXI Colóquio Internacional História da Arte em Estudos Transdisciplinares Práticas Artísticas Contemporâneas
Universidade do Porto Faculdade de Letras Departamento de Ciências e Técnicas do Património (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - Atual Membro da comissão organizadora do concurso internacional de música, aberto a jovens músicos de diferentes categorias: piano, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, sopros, música de câmara (violoncelo e piano). (2017)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
2018 - Atual Organização e moderação de sessões mensais de escuta partilhada no Museu de Aveiro / Santa Joana que ocorrem no primeiro sábado de cada mês, entre Outubro e Junho. Cada sessão conta com a presença de um(a) convidado/a que dará a escutar uma obra musical da sua eleição. As sessões iniciam-se com a apresentação de uma obra da colecção do Museu. (2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Museu de Aveiro, Portugal
2021/04/07 - 2021/04/21 Organização do seminário "Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística" realizado no âmbito do NIHAPAC Núcleo de Investigação em História da Arte - Práticas Artísticas Contemporâneas do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Espaço Memória) O seminário decorreu em três sessões distribuidas por três semanas (7, 14, 21 de Abril) com um total de nove oradores convidados entre artistas e investigadores. (2021 - 2021)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Instituto de História Moderna, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/02 - Atual Poesia e Performance II Corpo, Manifesto Universidade do Porto Faculdade de Letras

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX (Outros)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Arte no Tempo