???global.info.a_carregar???
Maria Helena Martins da Cruz Horta. Concluiu o(a) Doktor (PhD) em Doctorado en Educacion Multicultural em 2015/02/02 pelo(a) Universidad de Huelva. É Professor Adjunto no(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação. Possui 1 capítulo(s) de livros. Nas suas atividades profissionais interagiu com 36 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Consciência da palavra; Linguagem oral; Linguagem escrita; Crianças em idade pré-escolar; Educação pré-escolar; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Área da escrita; Atitudes de escrita; Desenvolvimento da linguagem oral; Crianças em risco; Equipa multidisciplinar; Intervenção precoce; Sucesso educativo; Crianças; Fonologia; Métodos pedagógicos; Meditação; Amizade; Bem-estar; Meditation; Friendship; Wellbeing; Preschool education; Educadores de infância; Formação inicial; Orientadores cooperantes; Formação contínua; Formação de professores; Reflexão; Práticas pedagógicas; Approach to written language; preschool education; preschool teacher; group curriculum design; educational intentionalit; Ciências da Educação; Educação; Educação Pré-Escolar; Abordagem à linguagem escrita; educação pré-escolar; educadoras de infância; Projeto Curricular de Grupo; intencionalida; Literacia; Ciências; Atividades em ciências; 1.º ciclo do ensino básico; Estratégias; Transição; Articulação; Sentido de número; Competências numéricas; Conhecimento do professor; Educação pré-ecolar; Provérbios; Objeto livro; Orientações curriculares para a educação pré-escolar; Desenvolvimento linguístico; Dificuldades de aprendizagem; Intencionalidade educativa; Projetos Curriculares de Grupo; Escola; Relação escola/família; Identidade pessoal; Personalidade; Comportamento; Desenvolvimento; Atividades; Motivação; Aprendizagem e estratégias de motivação.; Desenvolvimento profissional; Características pessoais; Perfil do educador; Educação; Jardim de infância; Participação dos pais; Família; Estratégias de transição entre ciclos educativos; Gestão curricular; Formação de educadores de infância; prática pedagógica; supervisão pedagógica;; Teses; Escrita; Educação de infância; Representações; Formação; .
Identification

Personal identification

Full name
Maria Helena Martins da Cruz Horta

Citation names

  • Horta, Maria Helena

Author identifiers

Ciência ID
A51B-8AA8-4969
ORCID iD
0000-0002-5490-6399

Telephones

Mobile phone
  • 963290098 (Personal)

Addresses

  • Escola Superior de Educação e Comunicação. Campus da Penha. Estrada da Penha. 8005-139 Faro, 8005-139 , Faro, Faro, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Elementary (A2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2008/10 - 2015/02/02
Concluded
Formação de Professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural (Doktor (PhD))
Major in Formação de Professores
Universidad de Huelva, Spain
Sobresaliente por unanimidad
2006/12
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em educação de infância (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"A abordagem à linguagem escrita na etapa final da Educação pré-escolar: estudo de casos múltiplos na região do sotavento algarvio" (THESIS/DISSERTATION)
2003/09/02 - 2006/10/13
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação de Infância (Mestrado)
Major in Educação de Infância
Universidade do Algarve, Portugal
"A abordagem à escrita na educação pré- escolar: representações das educadoras de infância cooperantes" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por unanimidade
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/09/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve, Portugal
2015 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2002/09/01 - 2015/08/31 Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2002/09 - 2015/05/25 Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2015 Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Horta, Maria Helena. "Que educadores desejamos? Que educadores formamos?". Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
Conference paper
  1. Horta, Maria Helena; Reyes Santana, Manuel; Gonçalves, José Alberto. "Linguagem escrita versus intencionalidade educativa refletidas nos projetos curriculares de grupo". 2012.
  2. Horta, Maria Helena. "A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem?". 2008.
Journal article
  1. Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria Helena; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Ribeiro,Andreia Osório; Horta,Maria Helena. "À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/9927.
    http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.173
  2. Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António. "Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar: Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade". (2018): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/14069.
    10.25755/int.14069
  3. Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena. "Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar". Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em c (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8755.
    10.25755/int.8755
  4. Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. "The written language in the final stage of preschool education". The main objective of this qualitative study, which adopted a multiple case study approach, is to learn about the process of methodology of the written language in the final stage of preschool education, in kindergartens located in Eastern Algarve and belonging to the public network of the Ministry of Education. The study shows that the way in which the approach to written language in preschool ed (2015): http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/154.
    10.17346/se.vol20.154
Thesis / Dissertation
  1. Estrada, Fânia Raquel Amendoeira. "Caracterização e promoção do desenvolvimento lexical de um grupo de crianças de 4 e 5 anos". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14672.
  2. Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira. "À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14642.
  3. Ramos, Célia Maria Gago Rodrigues. "Representações sociais sobre o jardim de infância ideal: um estudo de caso numa instituição particular de solidariedade social do Algarve". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14641.
  4. Oliveira, Marta Filipa Candeias de. "A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.1/14655.
  5. Horta, Maria Helena. "A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos". Master, 2020.
  6. Horta, Maria Helena. "Inclusão de uma criança com espetro do autismo no jardim de infância". Master, Universidade do Algarve, 2020.
  7. Horta, Maria Helena. "Comunicação, linguagem e fala: Realidades e desafios de educadores e professores de 1.º ciclo em contexto educativo". Master, Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, 2020.
  8. Serra, Sofia Neto. "A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/12832.
  9. Santos, Ana Rita Rolão. "A construção de um espaço da escrita na sala de atividades". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12507.
  10. Tavares, Érica Cristina Simão; Horta, Maria Helena Martins da Cruz. "A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10694.
  11. Viegas, Maria da Graça Dias Luísa; Horta, Maria Helena Martins da Cruz. "Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10413.
  12. Cavaco, Beatriz da Silva; Horta, Maria Helena Martins da Cruz. "O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/7875.
  13. Ferreira, Rita Caeiro; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral. "A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8666.
  14. Ludovico, Olga; Horta, Maria Helena; Serôdio, Cláudia Sofia Sequeira. "O jardim de infância e a família no processo de inclusão de uma criança com hipoacusia". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3656.
  15. Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Fernandes, Carina Mafalda Lisboa. "O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/6937.
  16. Ludovico, Olga; Horta, Maria Helena; Spencer, Bernardete Jesus da Graça. "O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3659.
  17. Simões, Helena Ralha; Horta, Maria Helena; Niquice, Renata João Lança. "Contributos da educação pré-escolar para a construção da identidade na criança". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3518.
  18. Ludovico, Olga; Horta, Maria Helena; Sousa, Joana Filipa Branquinho. "As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3517.
  19. Pereira, Cassandra Paula Afonso; Sousa, Carolina Silva de; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação. "Importância da motivação no desenvolvimento da aprendizagem na educação pré-escolar". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/10667.
  20. Simões, Helena Ralha; Horta, Maria Helena; Rocha, Vera Cristina dos Santos. "As características pessoais das educadoras de infância: influência no seu desenvolvimento profissional". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.1/1772.
  21. Horta, Maria Helena; Alves, Ana Margarida Dias. "A participação dos pais no jardim de infância: as suas principais motivações". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.1/1770.
  22. Horta, Maria Helena; Reyes Santana, Manuel; Gonçalves, José Alberto Mendonça. "A linguagem escrita no processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: representações de educadores e de professores". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10400.1/895.
  23. Horta, Maria Helena; Gonçalves, José Alberto Mendonça. "A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10400.1/630.
Working paper
  1. Horta, Maria Helena. 2014. "Literatura vs ciências na educação pré-escolar: a formiga horripilante". http://hdl.handle.net/10400.1/5648.
  2. Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. "Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve". http://hdl.handle.net/10400.1/5647.
  3. Horta, Maria Helena. 2012. "Relação escola/família em Portugal: uma perspectiva histórica". http://hdl.handle.net/10400.1/5646.

Other

Other output
  1. Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar. Em 2016 decorreu a IV Edição da Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A organização do evento esteve integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, através das Unidades Curriculares de Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural e Laboratório das Expressões. Esta est. 2018. Coelho, Ana Cristina; Cavaco, Teresa; Gonçalves, Carla Dionísio; Horta, Maria Helena; Baião, Ana; Correia, Raquel; Vinagre, António. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/14069.
  2. A linguagem escrita no processo de transição entre a edução pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Representações de educadoras e de professoras. No presente estudo tentámos compreender as concepções sobre o processo de transição/articulação da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico de educadoras e de professoras que fazem parte de agrupamentos de escolas comuns. Eram igualmente nossos objetivos identificar as principais estratégias de transição invocadas pelas educadoras e professoras, como sendo facilitadoras da continuida. 2014. Horta, Maria Helena. http://hdl.handle.net/10400.1/5645.
  3. Desenvolver o sentido de número no pré-escolar. O sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que as crianças aprendam matemática com compreensão. Essas aprendizagens relacionam-se fortemente com o conhecimento do professor, sendo que um amplo,. 2013. Pires, Adriana; Colaço, Helena; Horta, Maria Helena; Ribeiro, Carlos Miguel. http://hdl.handle.net/10400.1/5641.
  4. Conversas sobre a infância 2013. Instrumentos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e escrita.. Apresentação de dois instrumentos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita, com o principal objetivo de assumir a componente lúdica como parte integrante no desenvolvimento destes dois tipos de linguagem.. No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Biblioteca Municipal de Faro. Outubro 2013. 2013. Horta, Maria Helena; Conceição, Leila; Colaço, Helena. http://hdl.handle.net/10400.1/5642.
  5. De pequenino se torce o pepino. Os provérbios no jardim de infância.. As orientações c urriculares constituem um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática,ou seja,para conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças.. Projeto desenvolvido numa sala do jardim de infância "Arc-Íris"de Faro, tendo os provérbios como ponto de partida.. 2013. Horta, Maria Helena; Brás, Nídia Mestre. http://hdl.handle.net/10400.1/5643.
  6. A presença da linguagem escrita nos projetos curriculares de grupo. A abordagem à escrita também faz parte da educação pré-escolar. É papel do educador facilitar a emergência da linguagem escrita.. Comunicação apresentada nas Conversas sobre a infância em 2012.. 2012. Horta, Maria Helena. http://hdl.handle.net/10400.1/5649.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2019 A construção de um espaço da escrita na sala de atividades
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017 - 2018 Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar
Supervisor
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017 - 2018 À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017 - 2018 A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2017 O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS: A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIDÁTICO
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2017 "A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças"
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2016 Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras
Supervisor
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2013 - 2014 O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Distinctions

Award

2012 Prémio na área da investigação científica de Línguas e Literatura com a comunicação "A presença da linguagem escrita nos projetos curriculares de grupo. Mito ou realidade?" (Maria Helena Horta), no III Seminário de Doutorandos, na ESGHT
Universidade do Algarve, Portugal