Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Helena Martins da Cruz Horta
Nomes de citação
- Horta, Maria Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A51B-8AA8-4969
- ORCID iD
- 0000-0002-5490-6399
Telefones
- Telemóvel
-
- 963290098 (Pessoal)
Moradas
- Escola Superior de Educação e Comunicação. Campus da Penha. Estrada da Penha. 8005-139 Faro, 8005-139 , Faro, Faro, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/10 - 2015/02/02
Concluído
|
Formação de Professores: desenvolvimento profissional de professores para uma educação multicultural (Doktor (PhD))
Especialização em Formação de Professores
Universidad de Huelva, Espanha
|
Sobresaliente por unanimidad |
2006/12
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em educação de infância (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"A abordagem à linguagem escrita na etapa final da Educação pré-escolar: estudo de casos múltiplos na região do sotavento
algarvio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2003/09/02 - 2006/10/13
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação de Infância (Mestrado)
Especialização em Educação de Infância
Universidade do Algarve, Portugal
"A abordagem à escrita na educação pré- escolar: representações das educadoras de infância cooperantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2002/09/01 - 2015/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
2002/09 - 2015/05/25 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve, Portugal |
2013 - 2015 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2019 | A construção de um espaço da escrita na sala de atividades
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017 - 2018 | Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar
Orientador
|
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017 - 2018 | À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2017 - 2018 | A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de
2 e 3 anos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016 - 2017 | O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS: A UTILIZAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIDÁTICO
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2016 - 2017 | "A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças"
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2015 - 2016 | Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2013 - 2014 | O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL EM CONTEXTO DE JARDIM DE INFÂNCIA | Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
Distinções
Prémio
2012 | Prémio na área da investigação científica de Línguas e Literatura com a comunicação "A presença da linguagem escrita nos projetos
curriculares de grupo. Mito ou realidade?" (Maria Helena Horta), no III Seminário de Doutorandos, na ESGHT
Universidade do Algarve, Portugal
|