Identification
Personal identification
- Full name
- Isabel Maria Machado Abranches de Soveral
Citation names
- Soveral, Isabel
Author identifiers
- Ciência ID
- B310-9FF5-DE75
- ORCID iD
- 0000-0002-3218-5308
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2018/01 - 2018/12
Concluded
|
Doutoramento em Música (Título de Agregado)
Major in Música
Universidade de Évora, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
1995
Concluded
|
Música e Artes do Espectáculo (Doutoramento)
Major in Música
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento progressivo da densidade estrutural na obra de Daria Semegen" (THESIS/DISSERTATION)
|
Provado por unanimidade |
1993 - 1994
Concluded
|
PhD in Music (Doctor of Philosophy)
Major in Music
State University of New York, Stony Brook, United States
"Morphosis Cycle" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1988/08 - 1992/05
Concluded
|
Master in Composition (Mestrado)
Stony Brook University, United States
"Morphosys Cicle" (THESIS/DISSERTATION)
|
Provado por unanimidade |
1983 - 1988/07
Attended
|
Curso Superior de piano (Outros)
Major in piano
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
|
|
1988/07
Concluded
|
Curso Superior de Composição (Outros)
Major in Sonata e Orquestração
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
|
Vinte valores - avaliação contínua |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021 - 2024 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/12 - 2021 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1988 - 1990 | Assistant (University Teacher) | State University of New York, Stony Brook, United States |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1986 - 1988 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música de Lisboa, Portugal |
Academia de Música de Lisboa, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2012 - Current | Membro permanente do COncelho Científico | Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal | ||
2017 - 2020 | Diretor do Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2014 - 2017 | 2014-2017 Vice-diretora do Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2014 - 2017 | Coordenadora do grupo Criação, Teoria e tecnologia do pólo de Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2008 - 2014 | Manager of Laboratory, Institute, Museum, Centre or Observatory | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2002 - 2004 | Erasmus department coordinator | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2002 - 2004 | Coordenadora do Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2000 - 2002 | Diretora de Curso da Licenciatura em Ensino da Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
1998 - 2002 | Diretora da Licenciatura em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996 - 1998 | Organic Unit President | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
1996 - 1998 | Coordenadora da licenciatura em Ensino de Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1994 - 1995 | Professora do Curso de Teoria e Composição | Escola profissional dos Arcos, Portugal |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Thesis / Dissertation |
|
Artistic / Performance
Audio recording |
|
Musical composition |
|
Video recording |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/12/30 | FIP 2023 [c4] septetos em estreia | septetos em estreia
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2023/11/18 | Apresentação de obra: Ciclo dedicado à música no feminino | Três gerações de compositoras: Constança Capdeville, Isabel Soveral, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.
Cistermúsica (Alcobaça, Portugal)
|
2023/05/06 | Apresentação de Obra: Festival Música Viva 2023 Concerto de abertura | Festival Música Viva 2023
(Lisboa, Portugal)
|
2021/05/29 | Apresentação de Obra - Festival Escuta Aqui | Festival Escuta Aqui
Festival Escuta Aqui
|
2019 | Apresenatação de obra em concerto: FRAGMENTOS para piano e violoncelo | 12º Festival Internacional de Música da Primavera
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
|
2018/10 | reflexões sobre a minha prática discursiva | projeto expositivo Curveball Memory de Musa paradisíaca
Galeria Municipal do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10 | Palestra no âmbito do projeto Musivus na SPAutores, onde conversa com o intérprete convidado (violinista José Machado) em torno da obra Anamorphoses III. Out.18, https://www.spautores.pt/Eventos/Realizados/musivus-isabel-soveral-e-jose-machado | projeto Musivus
SPAutores (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Presentação de obra em concerto: ANAMORPHOSES III para piano e eletrónica | 10º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
PROVISEU/CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU
|
2016 | Apresentação de obra: ANAMORPHOSES VIII, Festival Bass, Praga (2016) | Festival Bass
(Praga, Czech Republic)
|
2015 | Apresentação de obra: ANAMORPHOSES VIII no XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid | XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid |
2014 | Apresentação de obra : Festival Música Nova, Helsínquia (2014) | Festival Música Nova
(Helsínquia, Finland)
|
2011 | Apresentação de obra: Seoul International Computer Music Festival, Coreia (2011) | Seoul International Computer Music Festival
(Seoul, South Korea)
|
2010 | Apresentação de obra: III Festival Internacional de Música Contemporânea, Salvador, BA, Brasil, (2010) | III Festival Internacional de Música Contemporânea
(Salvador, Brazil)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | Post-doctoral research The Paramorphological Status of Motives
Orientador de Alexandre Eisenberg"
Supervisor of Alexandre Eisenberg
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/09 - Current | "Sombras - o documentário acusmático como mediador para a divulgação do património: os monumentos megalíticos de Server do
Vouga"
Supervisor of Mathilde Braun Martins
|
Doutoramento em Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Current | Confluência entre o Jazz e a Música Erudita: Novas Abordagens no Âmbito da Criação Artística
Supervisor
|
Doutoramento em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/09/19 - 2020/01/23 | "Criação de música baseada na proporção
áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento"
Supervisor of JULIO EMILIO MARCO-FRANCO
|
Doutoramento Europeu (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2017 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma
linguagem musical
Supervisor of José Luis Postiga
|
Doutoramento em Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Atividades de investigação / documentação / promoção / web / base de
dados do património musical português, com especial incidência para a música dos séculos XX e XXI
Supervisor of Pedro Boléo
|
Bolsa BGCT /CIIMP - MMP Atividades de investigação (Other)
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
|
2015 - 2015 | Material didático coral para crianças: Requiem para um gato
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | "Retratos" de Ancede num Processo Criativo Musical
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | Identidades Sonoras na Construção de um Discurso Orientado por Temporalidades
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | Pós-doc : "Gesture and texture based interactive musical models for analysis and
composition of mixed music".
Supervisor of Petra BACHRATÁ
|
|
2006 - 2006 | Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electoacústicos
Co-supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2002 - 2005 | Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten
(O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg
Supervisor of António Chagas Rosa
|
Doutoramento em Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2003 - 2004 | Post-doctoral research: "Desenvolvimento de uma escala de objetos sintéticos e sua articulação como meio
de aproximação ao modelo instrumental" .
Supervisor of Pedro Amaral
|
IRCAM, France
Universidade de Aveiro, Portugal |
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/06/23 - 2023/06/23 | 2º encontro em Música, Tecnologia e Investigação,
(2023 - 2023)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal |
2022/06/24 - 2022/06/25 | 1º encontro em Música, Tecnologia e Investigação,
(2022)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal |
2017/11/13 - 2017/11/17 | Coordenadora da programação do Congresso Internacional EAW 2017 - edição do congresso Internacional EAW 2017 teve como missão
estabelecer pontes entre a Criação de Música, Design & Paisagens Sonoras e Novas Mídias, incidindo sobre a relação entre som
e imagem, duas linguagens tão diferentes e complementares dentro das formas de arte multimédia. As ferramentas tecnológicas
que podem melhorar essa relação, bem como as perspectivas de diálogo foram o foco principal proposto pelo congresso. (2017/11/13 - 2017/11/17)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015/09/17 - 2015/09/20 | A plataforma EAW - ElectroAcousticWinds foi criada em 2014 pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica e a sua actividade
tem se centrado na área do som/música.
O seu objetivo principal visa incentivar e divulgar a investigação ligada à utilização de meios tecnológicos.
Tendo sido sempre do interesse da direção desenvolver projetos de investigação e produção artística abrangentes envolvendo
a associação do som com a imagem nas suas várias vertentes, surgiu em 2015 a primeira edição bi-anual do Congresso Internacional
que cumpre esse perf (2015/09/17 - 2015/09/20)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018/01 - Current | Convite para uma mesa redonda com moderação de Jorge Costa a propósito do concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da
Música, Portugal XXI, Jan 2018
https://www.rtp.pt/noticias/cultura/casa-da-musica-dedica-concerto-a-obras-de-compositores-portugueses_n1054579
Round table
|
Portugal XXI
Fundação Casa da Música, Portugal
|
2019 - 2019 | 12º Festival Internacional de Música da Primavera, PROVISEU/CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU
Participação por convite
Festival
|
12º Festival Internacional de Música da Primavera
Município de ViseuMunicípio de Viseu, Portugal
|
2013 - 2013 | Participação da pesquisa ‘Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas’ no âmbito da obtenção do grau de Doutor
em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Campinas, Brasil. O projeto incluiu uma entrevista e o recurso a instrumentos
de avaliação – a Escala de Estilos de Pensar e Criar, a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas e a Análise de Produção
Criativa
Other
|
Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/02/07 | " Comprovisador - a real-time Notation System Improvisation, algorithmic composition and dynamic notation for solist and ensemble"
(Thesis) Arguer
|
Pedro Nuno Marreiros Louzeiro (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 | Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
Supervisor
|
FRANCO, Julio Emilio Marco (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | Estudo prévio para a Performance de The médium de Sir Peter Maxwell Davies
President of the jury
|
VALENTE, Joana de Abreu Freire Teixeira (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018/07/27 | Na demanda de um ethos musical
(Thesis) Main arguer
|
NASCIMENTO, João. (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | A gravação em Vídeo como Ferramenta no Ensino do Saxofone no Ensino Básico
President of the jury
|
DUARTE, Andreia Sofia Garcia (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Histórias Musicadas: um projeto músico-literário para o ensino do instrumento
President of the jury
|
SOARES, Jenniffer Alexandra Conceição (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Estudos em Prosódia aplicados à obra para Coro Falado: uma abordagem analítico-composicional
President of the jury
|
PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Análises Simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC
Supervisor
|
COSTA, Luís Filipe Neto da (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017/07 | Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal: A ornamentação na música de Boulez, Berio e Bochmann
(Thesis) Main arguer
|
MARTINS, Djalma Farias (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Supervisor
|
POSTIGA, José Luís Fangueiro (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Praticas globais na construção de novas linguagens musicais: o estudo de caso Quarteto Novo
President of the jury
|
LIRA, Breno da Costa (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Composição musical no ensino secundário: um novo paradigma
Supervisor
|
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Master) |
2016 | A aplicação de Música Popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
President of the jury
|
MAGALHÃES, Gabriela Dantas de (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino
básico
President of the jury
|
SOUSA, Jorge Miguel Vidal de (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
President of the jury
|
COSTA, Joana Patrícia Oliveira da (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Implementação em DSP de um descodificador perceptual de áudio
President of the jury
|
GOMES, Vítor Manuel Ferreira (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Dificuldades e estratégias de superação do músico com baixa visão
President of the jury
|
BARROS, Paulo Ricardo Rocha (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015/06/30 | A INTERDISCIPLINARIDADE: da criação ao ensino da obra musical contemporânea
(Thesis) Main arguer
|
SANTOS, Sandra Cristina da Costa (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia
Supervisor
|
GOMES, Tiago Rafael Lestre (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | As obras para violino de César Guerra-Peixe: uma proposta interpretativa das obras de 1944 a 1951
President of the jury
|
PETRUS, Ana Carolina da Silva (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Adaptação de exercícios de trompete, trombone e tubo para eufónio
President of the jury
|
ANTÃO, Ricardo Rodrigues (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Requiem para um gato: material didático coral para crianças
Supervisor
|
ARAÚJO, Rafael Filipe Moreira (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014/09/12 | O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua influência na Música Escrita para Acordeão – Análise interpretativa de Seis
obras Contemporâneas
(Thesis) Main arguer
|
PESCADA, Gonçalo André Dias (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades
Supervisor
|
ROCHA, Ticiano Albuquerque de Carvalho, (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | “Retratos” de Ancede num processo criativo musical
Supervisor
|
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Música do século XXI no ensino secundário do fagote
President of the jury
|
SANTOS, André Filipe Andrade dos (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013/01/20 | Ansiedade – Músicos Performance – Silencio na Música contemporânea
Thesis Member
|
SILVA, José Fernando Oliveira (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann
President of the jury
|
LOPES, João Daniel Quinteiro (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | O gesto na performance em percussão
Thesis Member
|
CHAIB, Fernando Martins de Castro, (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | Improvisación de uma herramienta metodológica em la enseñanza del saxofón
President of the jury
|
CASTRO, Agustin (Master) |
2012 | Inovações Camarísticas: O trio de Saxofone Alto, Violino e Piano
President of the jury
|
CARDOSO, Filipa Soraia Mendes (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 | Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico
Thesis Member
|
RODRIGUES, Pedro João Agostinho Figueiredo (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 | A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativa
President of the jury
|
MOREIRA, Jorge Miguel Figueiredo Sarabando (Master) |
2011 | Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais
Supervisor
|
FERNANDES, Manuel Maio Graça (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | Interação gestual na música para instrumentos e sons eletracústicos
co-orientadora
Supervisor
|
BACHRATÀ, Petra (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | A obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes Graça
President of the jury
|
PEREIRA, Marco Joaquim Tavares Alves, (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 | Integração da Realidade Virtual no Desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo
(Thesis) Main arguer
|
VALBOM, Leonel (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2
Supervisor
|
GONÇALVES, Miguel Barata (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2006 | Música, Estética e Sociedade nos escritos de Jorge Peixinho
Thesis Member
|
TEIXEIRA, Cristina Delgado (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 | Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George
e Arnold Schönberg
Supervisor
|
ROSA, Antonio Chagas (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2005 | Recursos, ideias, comcepção e realização material no alvorecer da música eletrónic – o poema electronique de Edgar Varèse
Supervisor
|
BENTO, Pedro Manuel Branco dos Santos (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2005 | Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern
Supervisor
|
GONÇALVES, Miguel Barata (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2004 | Evolução da linguagem musical e especificidades das Técnicas na música orquestral de Jorge Peixinho
(Thesis) Main arguer
|
ZOULDIKINE, Evgueni (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2004 | O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música eletroacústica
Supervisor
|
SOUSA, José Carlos Almeida de (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2003 | De que Modo pode a Análise Musical informar a Interpretação
Supervisor
|
TAVARES, Isabel Fernanda Martins (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2002 | Joly Braga Santos (1924-1988): Estudos analíticos e estilísticos a partir das principais obras instrumentais
(Thesis) Main arguer
|
SIMÕES, Anabela de Sousa Bravo (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/11/28 - 2023/11/30 | ARTECH 2023 | Faro |
2022/11/24 - 2022/11/25 | ArtºFactº 2022 | University of Saint Joseph, in Macau S.A.R. (China) |
2020/11/26 - 2020/11/27 | ArtºFactº 2020 | Universidade do Algarve |
2017/11/13 - 2017/11/17 | EAW 2017 - II International Conference Electroacoustic Winds | Universidade de Aveiro |
2015/09/17 - 2017/09/20 | EAW 2015 - I International Conference Electroacoustic Winds | Universidade de Aveiro |
2016/10 - 2016/10 | Internacional ‘Bilateral International Conference Portugal/Italy | Porto |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2017 | Mic Pt – Compositora em Foco – Cadernos de criação Musical Portuguesa dos séculos XX e XXI, 2017 | MIC.PT |
2015/09 | Entrevista para o jornal “Diário de Aveiro” sobre o EAW 2015, Set.2015 | |
2011 | Compositora em Foco, 2011 | MIC.PT |
2004 | O meu trabalho criativo | MIC.PT |
1987 | No âmbito de um concerto de jovens compositores no Conservatório Nacional financiado pela SEC. | revista de cultura do Jornal Expresso |
1986 | O meu trabalho criativo | Revista SILENCE |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2020/12/06 - Current | Glosando pela música da lusofonia - Anamorphoses VIII podcast ficou marcado pelas obras das compositoras Constança Capdeville, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Susana Santos Silva, Ângela da Ponte, Maria da Rocha, Sara Ross e Mariana Vieira | A MÚSICA NO FEMININO |
2020/02 - Current | Música Hoje - Antena 2 | conversa ‘Na 1ª Pessoa’ para falar do seu trabalho enquanto compositora |
2019/01/15 - Current | Música Erudita | Dia Mundial do Compositor |
2015 - Current | Entrevista / Conversa com Jaime Reis em “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”, Atelier de Composição Gato Vadio. Porto, Abril 2015. | “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos” |
2015 - Current | Entrevista / Conversa com Clotilde Rosa em “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”, atelier de Composição Gato Vadio, Maio 2015 | “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos” |
2015 - Current | Entrevista na Antena 2 sobre EAW 2015 conduzida por João Almeida, Set.2015 | EAW 2015 , UA |
2014/03 - Current | Entrevista conduzida por Diana Ferreira sobre o “O meu Processo Criativo”, no âmbito do ciclo Compositores na primeira pessoa (II), Museu de Arte Nova. Aveiro, Março 2014. | “O meu Processo Criativo” |
2010 - Current | Entrevista no programa Câmara Clara da RTP 2 com Paula Moura Pinheiro sobre Música Contemporânea Erudita, 2010 | Música Contemporânea Erudita |
1999 - Current | Compositores Portugueses” no Teatro S. Carlos, 1999. | concerto monográfico |
2015 - 2015 | Antena 2 | EAW 2015 |
2006 - 2006 | Festival de Zurique Entrevista conduzida por Michael Guggenheimer na estreia da obra ‘Trama’ em Zurique, 2006 | |
2004 - 2004 | Entrevista no programa Poética Musical | |
2002 - 2002 | “Mulheres Compositoras Portuguesas”, Cuba, 2002. | Mulheres Compositoras Portuguesas |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/10 - Current | V INTERNATIONAL COMPETITION OF COMPOSITION - GMCL / JORGE PEIXINHO | |
2023/03 - Current | Membro do Painel de Avaliação Fulbright para Mestrado nos EUA n o âmbito do Programas para Portugueses Comissão Fulbright processo de seleção dos(as) candidatos(as) às bolsas Fulbright | |
2022 - Current | Membro do Painel de Avaliação Fulbright para Mestrado nos EUA n o âmbito do Programas para Portugueses Comissão Fulbright processo de seleção dos(as) candidatos(as) às bolsas Fulbright | |
2018/01/08 - 2018/01/08 | (Individualidade de público e reconhecido mérito) https://www.esmae.ipp.pt/noticias/provas-de-titulo-de-especialista PENA, Luís Miguel Antunes, área da Música, ESMAE Arguente Principal | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2017 | Membro do júri do concurso «Prémio Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro» | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2010 | Membro do júri do Concurso de Composição do 32º Festival Internacional da Póvoa de Varzim. | Festival Internacional Póvoa do Varzim, Portugal |
Distinctions
Other distinction
2022 | homenagem no âmbito da VII Mostra Musical do Eixo Atlântico, 2022, Ferrol, Espanha. |
2022 | CONCERTO MONOGRÁFICO - 60 anos da autora
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
Fundação Casa da Música, Portugal |
2017 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from September 2017 |
2011 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine, newsletter from December 2011 |
2010 | Quoted in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2010 | Composer focused on Television program "Câmara Clara - Contemporary Erudite Music" , Paula Moura Pinheiro
Research to Practice, United States
|
2004 | Quoted in The New Grove Dictionary of Music and Musicians |
2004 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from January 2004 |
2002 | Anamorphoses III: work selected to represent Portugal at the "The 2002 ISCM-ACL World Music Days" |
1999 | Anamorphoses III and Electronic music 1: works selected to join the list of works studied in the postgraduate studies of music
Stony Brook University, United States
|
1997 | Contornos I: work awarded in the competition "Exposisom." |
1988 | Contornos II: Work selected to represent Portugal at the "The 1988 ISCM-ACL World Music Days", |