???global.info.a_carregar???
Isabel Maria Machado Abranches de Soveral. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Música em 1994 pelo(a) State University of New York e Doktor (PhD) em Música em 1994 pelo(a) State University of New York, Stony Brook. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro. Possui 1 livro(s). Organizou 2 evento(s). Participou em 1 evento(s). Orientou 3 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 10 prémio(s) e/ou homenagens. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Interpretação musical; Música electroacústica; Linguagem musical; Interacção - Gestos; Educação musical; Música tradicional: Portugal; Música instrumental; Música; Análise e Técnicas de Composição; Análise pela comparação; Música de compositores portugueses; Ensino de música; Música coral - Crianças; Práticas educativas; Significação (psicologia); Teoria da música; Escalas musicais; Material didático coral; Aprendizagem por significação; Requiem para um gato; Formação Musical; Escalas e Modos; Composição musical; Webern, Anton von, 1883-1945 - Análise musical; Música - Teses de mestrado; Língua portuguesa - Oralidade; Fonética; Língua portuguesa europeia; Semântica; Prosódia; Composição; Timbre; Música vocal; Ritmos; Harmonia (Música); Processos criativos; Análise musical; Timbre (música); Tecnologia musical; Circo - Espectáculos; Expressão artística; Criatividade; Criação artística; Artes performativas; Multimédia; Circus Float; música eletroacústica; arte circense; espetáculo multimédia; arte performática; processo criativo; análise musical; Identidade musical; Sons; Acústica; Tempo - Música; Tempo; Tempo musical; Identidade sonora; Sonoridade; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Machado Abranches de Soveral

Nomes de citação

  • Soveral, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
B310-9FF5-DE75
ORCID iD
0000-0002-3218-5308
Formação
Grau Classificação
2018/01 - 2018/12
Concluído
Doutoramento em Música (Título de Agregado)
Especialização em Música
Universidade de Évora, Portugal
Aprovado por unanimidade
1995
Concluído
Música e Artes do Espectáculo (Doutoramento)
Especialização em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento progressivo da densidade estrutural na obra de Daria Semegen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Provado por unanimidade
1993 - 1994
Concluído
PhD in Music (Doctor of Philosophy)
Especialização em Music
State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos
"Morphosis Cycle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988/08 - 1992/05
Concluído
Master in Composition (Mestrado)
Stony Brook University, Estados Unidos
"Morphosys Cicle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Provado por unanimidade
1983 - 1988/07
Frequentou
Curso Superior de piano (Outros)
Especialização em piano
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
1988/07
Concluído
Curso Superior de Composição (Outros)
Especialização em Sonata e Orquestração
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
Vinte valores - avaliação contínua
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2024 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1996/12 - 2021 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1988 - 1990 Assistente (Docente Universitário) State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986 - 1988 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música de Lisboa, Portugal
Academia de Música de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Membro permanente do COncelho Científico Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
2017 - 2020 Diretor do Mestrado em Música Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 - 2017 2014-2017 Vice-diretora do Mestrado em Música Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 - 2017 Coordenadora do grupo Criação, Teoria e tecnologia do pólo de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2008 - 2014 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2002 - 2004 Erasmus department coordinator Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2002 - 2004 Coordenadora do Mestrado em Música Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2000 - 2002 Diretora de Curso da Licenciatura em Ensino da Música Universidade de Aveiro, Portugal
1998 - 2002 Diretora da Licenciatura em Música Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1998 Presidente de Unidade Orgânica Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
1996 - 1998 Coordenadora da licenciatura em Ensino de Música Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994 - 1995 Professora do Curso de Teoria e Composição Escola profissional dos Arcos, Portugal
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Capítulo em livro:. "SOBRE O MEU PROCESSO CRIATIVO". In Fabricar a Inovação O processo criativo em questão nas ciências, nas letras e nas artes, 185-197. Lisboa, Portugal: Gradiva, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Soveral, Isabel. Audio Vision Tales. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2019.
    Publicado
  2. Santana, Helena; Soveral, Isabel; Ferreira, Diana. EAW2015: a tecnologia ao serviço da criação musical: actas. UA Editora. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Costa, Luís Filipe Neto da. "Análises simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/24438.
  2. Postiga, José Luís Fangueiro. "Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22452.
  3. Araújo, Rafael Filipe Moreira. "Requiem para um gato : material didático coral para crianças". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14562.
  4. Gomes, Tiago Rafael Lestre. "Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15324.
  5. Figueiredo, Daniel Osvaldo da Fonseca. ""Retratos" de Ancede num processo criativo musical". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12694.
  6. Rocha, Ticiano Albuquerque de Carvalho. "Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13748.
  7. Fernandes, Manuel Maio Graça. "Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9813.
  8. Bachratá, Petra. "Gesture interaction in music for instruments and electroacoustic sounds". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3547.
  9. Gonçalves, Miguel Barata. "O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/8973.
  10. Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos. "Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10773/1128.
  11. Pinto, Lino Fernandes. "Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10773/15247.
  12. Rosa, António Chagas. "Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10773/8931.
  13. Sousa, José Carlos Almeida de. "O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música electroacústica". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10773/1168.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Soveral, Isabel. CONFIGURATIOS DU POÈTE - Encomenda Arte no Tempo. Encomenda Arte no Tempo, 2023.
  2. Soveral, Isabel. SALSUGEM II, Encomenda Miso Music. Estreia: Casa da Música, Concerto monográfico. 2023.
  3. Soveral, Isabel. CONFIGURATIOS DU POÈTE - Encomenda Festival Internacional de Viseu. Encomenda Dias de Música Eletroacústica, 2022.
  4. Soveral, Isabel. PAISAGENS DA MEMÓRIA (2022) para grupo de câmara. Encomenda Cultura em Expansão, Ágora - Cultura e Desporto.. Encomenda Cultura em Expansão, Ágora - Cultura e Desporto, 2022.
  5. Soveral, Isabel. Os Passos em Volta – “Nova Música para Novos Músicos”, Financiamento: DGArtes. Arte no Tempo, 2019.
  6. Soveral, Isabel. Nuno e os Monstros – Encomenda: Miso Music. Estreia: Instituto Franco-Português, 2008.. 2018.
  7. Soveral, Isabel. Para Morgana – flauta baixo Estreia: Vila do Conde, Fev.2017.. 2017.
  8. Soveral, Isabel. Anamorphoses IX. encomenda da Casa da Música e Câmara de Matosinhos, 2017.
  9. Soveral, Isabel. Le Navigateur du Soleil Incandescent/première Lettre, Oculto da Ajuda, Lisboa, 2016. 2016.
  10. Soveral, Isabel. O Dragão Watatsumi - Grupo Drumming, Teatro Municipal do Porto. 2015.
  11. Soveral, Isabel. Heart III -Encomenda: Grupo Machina Lírica Duo. Estreia: Casa da Música, 2015. Grupo Machina Lírica Duo.. 2015.
  12. Soveral, Isabel. Keep Invention in a noted weed - Encomenda: Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Estreia: Casa da Música, 2014. Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.. 2014.
  13. Soveral, Isabel. An Autumn Night’s Dream and Kingdom of the Shore – Estreia: Festivais de Outono, 2011. Frances Lynch (voz), Sofia Moraes (fotografia).. 2011.
  14. Soveral, Isabel. Le Navigateur du Soleil Incandescent – quatrième Lettre -Encomenda: Miso Music. Estreia: Centro Cultural de Cascais. Sond’Ar-te Electric Ensemble.. Encomenda Miso Music, 2010.
  15. Soveral, Isabel. Please, Just One Minute – Cadavre Exquis. 2010.
  16. Soveral, Isabel. Why is my verse… Encomenda: Festivais de Outono. Frances Lynch (soprano).. 2010.
  17. Soveral, Isabel. Pinos Baja - Encomenda: DGArtes. Estreia: Universidade de Aveiro, 2008. Performer Ensemble.. 2008.
  18. Soveral, Isabel. Since brass nor stone - Estreia: Festival de Música Viva, Instituto Franco-Português, 2007. 2007.
  19. Soveral, Isabel. Paradeisoi - Encomenda: Fundação C. Gulbenkian.. 2007.
  20. Soveral, Isabel. Le Navigateur du Soleil Incandescent – Deuxiéme Lettre - Encomenda: Fundação C. Gulbenkian. 2007.
  21. Soveral, Isabel. Trama - Encomenda: Catrall Ensemble. Catrall Ensemble.. 2006.
  22. Soveral, Isabel. Le Navigateur du Soleil Incandescent – Première Lettre - Encomenda: 27º Festival Internacional da Póvoa do Varzim, 2006. 2006.
  23. Soveral, Isabel. Estudo para Percussão: IPAE. Estreia: Conservatório de Aveiro, 2004. Grupo Drumming.. 2004.
  24. Soveral, Isabel. Mémoires d'Automne III - Encomenda: IPAE. Estreia: Festival de Música Viva, 2003.. 2003.
  25. Soveral, Isabel. Anamorphoses VII - Encomenda: Casa da Música. Estreia: Teatro Rivoli, 2003. Remix Ensemble.. 2003.
  26. Soveral, Isabel. Anamorphoses VI - Encomenda: Catrall Ensemble. Estreia: Musikhochschule de Zurique 2002 Catrall Ensemble, Rico Gubler. 2002.
  27. Soveral, Isabel. Heart I - Encomenda: Secretaria de Estado da Cultura. No âmbito da Exposição Retrospetiva de José de Guimarães na Cordoaria Nacional. 2001.
  28. Soveral, Isabel. Heart II – Encomenda: Catrall Ensemble. Estreia: Musikhochschule de Zurique, 2001. Catrall Ensemble.. 2001.
  29. Soveral, Isabel. Anamorphoses VI –IN MEMORIAM JORGE PEIXINHO Daniel Kientzy. 2001.
  30. Soveral, Isabel. Mémoires d'Automne/tableau I-Estreia: concerto monográfico no âmbito do ciclo «Compositores Portugueses» T. N. de S. Carlos, 2000. Pedro Carneiro.. 2000.
Gravação vídeo
  1. Duo Contracello: Miguel Rocha (violoncelo), Adriano Aguiar (contrabaixo); Musicamera Produções (Produtor); MARIANA IRENE APARÍCIO (Realizador). 2020. DVD: Soveral (2020). ANAMORPHOSES VIII – Morphosis Memory ·.
Gravação áudio
  1. upernova Ensemble: Clara Saleiro, flute Frederic Cardoso, clarinet Carina Albuquerque, celo João Dias, percusion; Sonoscopia (Produtor). 2023. "Soveral, I. Paisagens da memória: o in(visível) in Obras portuenses da d¿é¿cada de 20: music album". In Obras portuenses da d¿é¿cada de 20.
  2. Sond' Ar-te Electric Ensemble; Vol. IV Miso Records (MCD40.16). (Produtor). 2020. "CD: Soveral, I (2020) LE NAVIGATEUR DU SOLEIL INCANDESCENT - Quatrième Lettre - Portuguese Chamber Music of the XXI". In Portuguese Chamber Music of the XXI, Vol. IV Miso Records (MCD40.16)..
  3. Martin André (direcção musical), Orquestra Sinfónica do Porto; Casa da Música; Live Recordings (Produtor). 2019. "CD: Soveral, I (2018) Paradeisoi - O ESTADO DA NAÇÃO II, Casa da Música; Live Recordings". In O EESTADO DA NAÇÃO II, Casa da Música.
  4. Duo Contracello: Miguel Rocha (violoncelo), Adriano Aguiar (contrabaixo); Editora Musicamera/Duo Contracello (Produtor). 2015. "Anamorphoses VIII - Duo Contracello III". In in Duo Contracello III.
  5. Pedro Rodrigues; Editora Capella (Produtor). 2015. "Soveral, Isabel (2015). Heart II in EAW 2015. Editora Capella, 2015". In EAW 2015.
  6. Pedro Rodrigues e Mónica Streitová; Editora: Slovart Music, Bratislava, Eslovaquia (Produtor). 2014. "Soveral, Isabel (2014). Heart III – Editora: Slovart Music, Bratislava, Eslovaquia s.r.o, 2014". In in Machina Lyrica, Editora: Slovart Music, Bratislava, Eslovaquia.
  7. eletronica; Miso Records (Produtor). 2013. "Soveral, Isabel (2013). Nuno e os Monstros - Contos Contados com Som, Vol.II". In Contos Contados com Som, Vol.II.
  8. vários; Editora PORTUGALER (Produtor). 2010. "Soveral, Isabel (2010). Pas De Deux - CD monográfico. Editora PORTUGALER". In Pas De Deux - CD monográfico. Editora PORTUGALER, Editora PORTUGALER.
  9. vários; Editora Miso Records (Produtor). 2010. "Soveral, Isabel (2010). Just One Minute - in Cadavres Exquis- Portuguese composers of the 21th century.". In Cadavres Exquis- Portuguese composers of the 21th century., Editora Miso Records.
  10. vários; Numérica Produções Multimédia, LDA (Produtor). 2008. "Soveral, Isabel (2008). Pinos Baja Cross Worlds in ¿Projecto Crossover.¿Numérica Produções Multimédia, LDA". In Projecto Crossover, Numérica Produções Multimédia, LDA.
  11. Jorge Salgado Correia; Numérica Produções Multimédia, LDA (Produtor). 2007. "Soveral, Isabel (2007). Mémoires d'Automne/ Tableau III in ¿Música Contemporânea.¿Numérica Produções Multimédia, LDA". In in ‘Música Contemporânea’., Numérica Produções Multimédia, LDA.
  12. Elsa Silva; Meireles, Pedro; Numérica Produções Multimédia, LDA. (Produtor). 2006. "Soveral, Isabel. Le Navigateur du Soleil Incandescent/ 1º Lettre in Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim. Numérica Produções Multimédia, LDA". In Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim, Numérica Produções Multimédia, LDA.
  13. eletronica; Numérica Produções Multimédia, LDA (Produtor). 2004. "Soveral, Isabel (2004). Anamorphoses III in «Compositores Portugueses». Numérica Produções Multimédia, LDA". In Compositores Portugueses, Editora Numérica.
  14. eletronica; Editora Plancton Music (Produtor). 2004. "Soveral, Isabel (2004). Anamorphoses I in «Antologia de Música Electrónica Portuguesa». Editora Plancton Music, 2004.". In Antologia de Música Electrónica Portuguesa, Editora Plancton Music.
  15. Costa, Cesário; Sebastian Wiegers; Yan Pipal; Trevor Mctait; Oliver Parr; Numérica Produções Multimédia, LDA (Produtor). 2004. "Soveral, Isabel (2004). Anamorphoses V in «Nova Música de Câmara portuguesa». Numérica Produções Multimédia, LDA". In Nova Música de Câmara portuguesa.
  16. Pedro Carneiro; Editora Deux-Elles, 2003. (Produtor). 2003. "Soveral, Isabel. Mémoires d’Automne /Tableau I in ‘Crazy Mallets – Portuguese Music for Marimba’. Editora Deux-Elles, 2003.". In ‘Crazy Mallets – Portuguese Music for Marimba.
  17. Mari Kimura; International Society for Contemporary Music (Produtor). 2002. "Soveral, Isabel. Anamorphoses III in ‘Highlights from the ISCM’, World Music Days, International Society for Contemporary Music, 2002.". In Highlights from the ISCM, Rhapso Arts Management Ltd..
  18. Harper, Nancy; Numérica Produções Multimédia, LDA (Produtor). 2001. "Soveral, Isabel. Fragmentos in Nancy Lee Harper. Numérica Produções Multimédia, LDA". In Nancy Lee Harper, Numérica Produções Multimédia, LDA.
  19. VAZ DE CARVALHO, PAULO; KLANG FORUM; Capella (Produtor). 2001. "Soveral, I. Inscriptions sur une Peinture e Heart in ‘Isabel Soveral’ – CD monográfico. Editora Capella.". In Isabel Soveral.
  20. Daniel Kientzy; Editora Nova Música. (Produtor). 1998. "Soveral, Isabel. Anamorphoses VI (versão sem electrónica) in «Memorian Jorge Peixinho».". In Memorian Jorge Peixinho.
  21. piano; Ediciones Cecilia Honegger (Produtor). 1995. "Soveral, I. Momento I in Album de Colien, Música espanhola e portuguesa do séc. XX. Ediciones Cecilia Honegger". In Album de Colien - Música espanhola e portuguesa do séc. XX.
  22. Antón Saiote; Stony Brook Percussion group; Editora EMI Classics (Produtor). 1995. "Soveral, I. Quadramorphosis e Opium II in «Três Compositoras Portuguesas». Editora EMI Classics". In Três Compositoras Portuguesas.
  23. António Saiote; Editora Portugalsom e Strauss (Produtor). 1995. "Soveral, I. Opium I e II in «Música contemporânea portuguesa». Editora Portugalsom e Strauss.". In Música contemporânea portuguesa, Editora Portugalsom e Strauss.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/30 FIP 2023 [c4] septetos em estreia septetos em estreia
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2023/11/18 Apresentação de obra: Ciclo dedicado à música no feminino Três gerações de compositoras: Constança Capdeville, Isabel Soveral, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.
Cistermúsica (Alcobaça, Portugal)
2023/05/06 Apresentação de Obra: Festival Música Viva 2023 Concerto de abertura Festival Música Viva 2023
(Lisboa, Portugal)
2021/05/29 Apresentação de Obra - Festival Escuta Aqui Festival Escuta Aqui
Festival Escuta Aqui
2019 Apresenatação de obra em concerto: FRAGMENTOS para piano e violoncelo 12º Festival Internacional de Música da Primavera
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
2018/10 reflexões sobre a minha prática discursiva projeto expositivo Curveball Memory de Musa paradisíaca
Galeria Municipal do Porto (Porto, Portugal)
2018/10 Palestra no âmbito do projeto Musivus na SPAutores, onde conversa com o intérprete convidado (violinista José Machado) em torno da obra Anamorphoses III. Out.18, https://www.spautores.pt/Eventos/Realizados/musivus-isabel-soveral-e-jose-machado projeto Musivus
SPAutores (Lisboa, Portugal)
2017 Presentação de obra em concerto: ANAMORPHOSES III para piano e eletrónica 10º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
PROVISEU/CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU
2016 Apresentação de obra: ANAMORPHOSES VIII, Festival Bass, Praga (2016) Festival Bass
(Praga, República Checa)
2015 Apresentação de obra: ANAMORPHOSES VIII no XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid
2014 Apresentação de obra : Festival Música Nova, Helsínquia (2014) Festival Música Nova
(Helsínquia, Finlândia)
2011 Apresentação de obra: Seoul International Computer Music Festival, Coreia (2011) Seoul International Computer Music Festival
(Seoul, Coreia do Sul)
2010 Apresentação de obra: III Festival Internacional de Música Contemporânea, Salvador, BA, Brasil, (2010) III Festival Internacional de Música Contemporânea
(Salvador, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Post-doctoral research The Paramorphological Status of Motives Orientador de Alexandre Eisenberg"
Orientador de Alexandre Eisenberg
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09 - Atual "Sombras - o documentário acusmático como mediador para a divulgação do património: os monumentos megalíticos de Server do Vouga"
Orientador de Mathilde Braun Martins
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - Atual Confluência entre o Jazz e a Música Erudita: Novas Abordagens no Âmbito da Criação Artística
Orientador
Doutoramento em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/09/19 - 2020/01/23 "Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento"
Orientador de JULIO EMILIO MARCO-FRANCO
Doutoramento Europeu (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2017 Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador de José Luis Postiga
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2016 Atividades de investigação / documentação / promoção / web / base de dados do património musical português, com especial incidência para a música dos séculos XX e XXI
Orientador de Pedro Boléo
Bolsa BGCT /CIIMP - MMP Atividades de investigação (Outra)
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
2015 - 2015 Material didático coral para crianças: Requiem para um gato
Orientador
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 "Retratos" de Ancede num Processo Criativo Musical
Orientador
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Identidades Sonoras na Construção de um Discurso Orientado por Temporalidades
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2010 Pós-doc : "Gesture and texture based interactive musical models for analysis and composition of mixed music".
Orientador de Petra BACHRATÁ
2006 - 2006 Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electoacústicos
Coorientador
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2002 - 2005 Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg
Orientador de António Chagas Rosa
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 - 2004 Post-doctoral research: "Desenvolvimento de uma escala de objetos sintéticos e sua articulação como meio de aproximação ao modelo instrumental" .
Orientador de Pedro Amaral
IRCAM, França

Universidade de Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/23 - 2023/06/23 2º encontro em Música, Tecnologia e Investigação, (2023 - 2023)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
2022/06/24 - 2022/06/25 1º encontro em Música, Tecnologia e Investigação, (2022)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
2017/11/13 - 2017/11/17 Coordenadora da programação do Congresso Internacional EAW 2017 - edição do congresso Internacional EAW 2017 teve como missão estabelecer pontes entre a Criação de Música, Design & Paisagens Sonoras e Novas Mídias, incidindo sobre a relação entre som e imagem, duas linguagens tão diferentes e complementares dentro das formas de arte multimédia. As ferramentas tecnológicas que podem melhorar essa relação, bem como as perspectivas de diálogo foram o foco principal proposto pelo congresso. (2017/11/13 - 2017/11/17)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015/09/17 - 2015/09/20 A plataforma EAW - ElectroAcousticWinds foi criada em 2014 pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica e a sua actividade tem se centrado na área do som/música. O seu objetivo principal visa incentivar e divulgar a investigação ligada à utilização de meios tecnológicos. Tendo sido sempre do interesse da direção desenvolver projetos de investigação e produção artística abrangentes envolvendo a associação do som com a imagem nas suas várias vertentes, surgiu em 2015 a primeira edição bi-anual do Congresso Internacional que cumpre esse perf (2015/09/17 - 2015/09/20)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/01 - Atual Convite para uma mesa redonda com moderação de Jorge Costa a propósito do concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Portugal XXI, Jan 2018 https://www.rtp.pt/noticias/cultura/casa-da-musica-dedica-concerto-a-obras-de-compositores-portugueses_n1054579
Mesa-redonda
Portugal XXI
Fundação Casa da Música, Portugal
2019 - 2019 12º Festival Internacional de Música da Primavera, PROVISEU/CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU Participação por convite
Festival
12º Festival Internacional de Música da Primavera
Município de ViseuMunicípio de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Participação da pesquisa ‘Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas’ no âmbito da obtenção do grau de Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Campinas, Brasil. O projeto incluiu uma entrevista e o recurso a instrumentos de avaliação – a Escala de Estilos de Pensar e Criar, a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas e a Análise de Produção Criativa
Outro
Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/07 " Comprovisador - a real-time Notation System Improvisation, algorithmic composition and dynamic notation for solist and ensemble"
Arguente
Pedro Nuno Marreiros Louzeiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020 Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
Orientador
FRANCO, Julio Emilio Marco (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 Estudo prévio para a Performance de The médium de Sir Peter Maxwell Davies
Presidente do júri
VALENTE, Joana de Abreu Freire Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/07/27 Na demanda de um ethos musical
Arguente principal
NASCIMENTO, João. (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018 A gravação em Vídeo como Ferramenta no Ensino do Saxofone no Ensino Básico
Presidente do júri
DUARTE, Andreia Sofia Garcia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Histórias Musicadas: um projeto músico-literário para o ensino do instrumento
Presidente do júri
SOARES, Jenniffer Alexandra Conceição (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Estudos em Prosódia aplicados à obra para Coro Falado: uma abordagem analítico-composicional
Presidente do júri
PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Análises Simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC
Orientador
COSTA, Luís Filipe Neto da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017/07 Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal: A ornamentação na música de Boulez, Berio e Bochmann
Arguente principal
MARTINS, Djalma Farias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
POSTIGA, José Luís Fangueiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Praticas globais na construção de novas linguagens musicais: o estudo de caso Quarteto Novo
Presidente do júri
LIRA, Breno da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Composição musical no ensino secundário: um novo paradigma
Orientador
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado)
2016 A aplicação de Música Popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Presidente do júri
MAGALHÃES, Gabriela Dantas de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino básico
Presidente do júri
SOUSA, Jorge Miguel Vidal de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
Presidente do júri
COSTA, Joana Patrícia Oliveira da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Implementação em DSP de um descodificador perceptual de áudio
Presidente do júri
GOMES, Vítor Manuel Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016 Dificuldades e estratégias de superação do músico com baixa visão
Presidente do júri
BARROS, Paulo Ricardo Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015/06/30 A INTERDISCIPLINARIDADE: da criação ao ensino da obra musical contemporânea
Arguente principal
SANTOS, Sandra Cristina da Costa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia
Orientador
GOMES, Tiago Rafael Lestre (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 As obras para violino de César Guerra-Peixe: uma proposta interpretativa das obras de 1944 a 1951
Presidente do júri
PETRUS, Ana Carolina da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Adaptação de exercícios de trompete, trombone e tubo para eufónio
Presidente do júri
ANTÃO, Ricardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Requiem para um gato: material didático coral para crianças
Orientador
ARAÚJO, Rafael Filipe Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014/09/12 O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua influência na Música Escrita para Acordeão – Análise interpretativa de Seis obras Contemporâneas
Arguente principal
PESCADA, Gonçalo André Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades
Orientador
ROCHA, Ticiano Albuquerque de Carvalho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 “Retratos” de Ancede num processo criativo musical
Orientador
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 Música do século XXI no ensino secundário do fagote
Presidente do júri
SANTOS, André Filipe Andrade dos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013/01/20 Ansiedade – Músicos Performance – Silencio na Música contemporânea
Vogal
SILVA, José Fernando Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013 GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann
Presidente do júri
LOPES, João Daniel Quinteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 O gesto na performance em percussão
Vogal
CHAIB, Fernando Martins de Castro, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 Improvisación de uma herramienta metodológica em la enseñanza del saxofón
Presidente do júri
CASTRO, Agustin (Mestrado)
2012 Inovações Camarísticas: O trio de Saxofone Alto, Violino e Piano
Presidente do júri
CARDOSO, Filipa Soraia Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2011 Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico
Vogal
RODRIGUES, Pedro João Agostinho Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2011 A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativa
Presidente do júri
MOREIRA, Jorge Miguel Figueiredo Sarabando (Mestrado)
2011 Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais
Orientador
FERNANDES, Manuel Maio Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2010 Interação gestual na música para instrumentos e sons eletracústicos co-orientadora
Orientador
BACHRATÀ, Petra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2010 A obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes Graça
Presidente do júri
PEREIRA, Marco Joaquim Tavares Alves, (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007 Integração da Realidade Virtual no Desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo
Arguente principal
VALBOM, Leonel (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2
Orientador
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2006 Música, Estética e Sociedade nos escritos de Jorge Peixinho
Vogal
TEIXEIRA, Cristina Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg
Orientador
ROSA, Antonio Chagas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2005 Recursos, ideias, comcepção e realização material no alvorecer da música eletrónic – o poema electronique de Edgar Varèse
Orientador
BENTO, Pedro Manuel Branco dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2005 Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern
Orientador
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2004 Evolução da linguagem musical e especificidades das Técnicas na música orquestral de Jorge Peixinho
Arguente principal
ZOULDIKINE, Evgueni (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2004 O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música eletroacústica
Orientador
SOUSA, José Carlos Almeida de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2003 De que Modo pode a Análise Musical informar a Interpretação
Orientador
TAVARES, Isabel Fernanda Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2002 Joly Braga Santos (1924-1988): Estudos analíticos e estilísticos a partir das principais obras instrumentais
Arguente principal
SIMÕES, Anabela de Sousa Bravo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/28 - 2023/11/30 ARTECH 2023 Faro
2022/11/24 - 2022/11/25 ArtºFactº 2022 University of Saint Joseph, in Macau S.A.R. (China)
2020/11/26 - 2020/11/27 ArtºFactº 2020 Universidade do Algarve
2017/11/13 - 2017/11/17 EAW 2017 - II International Conference Electroacoustic Winds Universidade de Aveiro
2015/09/17 - 2017/09/20 EAW 2015 - I International Conference Electroacoustic Winds Universidade de Aveiro
2016/10 - 2016/10 Internacional ‘Bilateral International Conference Portugal/Italy Porto

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2017 Mic Pt – Compositora em Foco – Cadernos de criação Musical Portuguesa dos séculos XX e XXI, 2017 MIC.PT
2015/09 Entrevista para o jornal “Diário de Aveiro” sobre o EAW 2015, Set.2015
2011 Compositora em Foco, 2011 MIC.PT
2004 O meu trabalho criativo MIC.PT
1987 No âmbito de um concerto de jovens compositores no Conservatório Nacional financiado pela SEC. revista de cultura do Jornal Expresso
1986 O meu trabalho criativo Revista SILENCE

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/12/06 - Atual Glosando pela música da lusofonia - Anamorphoses VIII podcast ficou marcado pelas obras das compositoras Constança Capdeville, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Susana Santos Silva, Ângela da Ponte, Maria da Rocha, Sara Ross e Mariana Vieira A MÚSICA NO FEMININO
2020/02 - Atual Música Hoje - Antena 2 conversa ‘Na 1ª Pessoa’ para falar do seu trabalho enquanto compositora
2019/01/15 - Atual Música Erudita Dia Mundial do Compositor
2015 - Atual Entrevista / Conversa com Jaime Reis em “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”, Atelier de Composição Gato Vadio. Porto, Abril 2015. “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”
2015 - Atual Entrevista / Conversa com Clotilde Rosa em “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”, atelier de Composição Gato Vadio, Maio 2015 “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”
2015 - Atual Entrevista na Antena 2 sobre EAW 2015 conduzida por João Almeida, Set.2015 EAW 2015 , UA
2014/03 - Atual Entrevista conduzida por Diana Ferreira sobre o “O meu Processo Criativo”, no âmbito do ciclo Compositores na primeira pessoa (II), Museu de Arte Nova. Aveiro, Março 2014. “O meu Processo Criativo”
2010 - Atual Entrevista no programa Câmara Clara da RTP 2 com Paula Moura Pinheiro sobre Música Contemporânea Erudita, 2010 Música Contemporânea Erudita
1999 - Atual Compositores Portugueses” no Teatro S. Carlos, 1999. concerto monográfico
2015 - 2015 Antena 2 EAW 2015
2006 - 2006 Festival de Zurique Entrevista conduzida por Michael Guggenheimer na estreia da obra ‘Trama’ em Zurique, 2006
2004 - 2004 Entrevista no programa Poética Musical
2002 - 2002 “Mulheres Compositoras Portuguesas”, Cuba, 2002. Mulheres Compositoras Portuguesas

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/10 - Atual V INTERNATIONAL COMPETITION OF COMPOSITION - GMCL / JORGE PEIXINHO
2023/03 - Atual Membro do Painel de Avaliação Fulbright para Mestrado nos EUA n o âmbito do Programas para Portugueses Comissão Fulbright processo de seleção dos(as) candidatos(as) às bolsas Fulbright
2022 - Atual Membro do Painel de Avaliação Fulbright para Mestrado nos EUA n o âmbito do Programas para Portugueses Comissão Fulbright processo de seleção dos(as) candidatos(as) às bolsas Fulbright
2018/01/08 - 2018/01/08 (Individualidade de público e reconhecido mérito) https://www.esmae.ipp.pt/noticias/provas-de-titulo-de-especialista PENA, Luís Miguel Antunes, área da Música, ESMAE Arguente Principal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2017 Membro do júri do concurso «Prémio Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro» Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Membro do júri do Concurso de Composição do 32º Festival Internacional da Póvoa de Varzim. Festival Internacional Póvoa do Varzim, Portugal
Distinções

Outra distinção

2022 homenagem no âmbito da VII Mostra Musical do Eixo Atlântico, 2022, Ferrol, Espanha.
2022 CONCERTO MONOGRÁFICO - 60 anos da autora
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal

Fundação Casa da Música, Portugal
2017 composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from September 2017
2011 composer highlighted in " Em Foco" online magazine, newsletter from December 2011
2010 Quoted in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2010 Composer focused on Television program "Câmara Clara - Contemporary Erudite Music" , Paula Moura Pinheiro
Research to Practice, Estados Unidos
2004 Quoted in The New Grove Dictionary of Music and Musicians
2004 composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from January 2004
2002 Anamorphoses III: work selected to represent Portugal at the "The 2002 ISCM-ACL World Music Days"
1999 Anamorphoses III and Electronic music 1: works selected to join the list of works studied in the postgraduate studies of music
Stony Brook University, Estados Unidos
1997 Contornos I: work awarded in the competition "Exposisom."
1988 Contornos II: Work selected to represent Portugal at the "The 1988 ISCM-ACL World Music Days",