Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Maria Machado Abranches de Soveral
Nomes de citação
- Soveral, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B310-9FF5-DE75
- ORCID iD
- 0000-0002-3218-5308
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/01 - 2018/12
Concluído
|
Doutoramento em Música (Título de Agregado)
Especialização em Música
Universidade de Évora, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
1995
Concluído
|
Música e Artes do Espectáculo (Doutoramento)
Especialização em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento progressivo da densidade estrutural na obra de Daria Semegen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Provado por unanimidade |
1993 - 1994
Concluído
|
PhD in Music (Doctor of Philosophy)
Especialização em Music
State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos
"Morphosis Cycle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1988/08 - 1992/05
Concluído
|
Master in Composition (Mestrado)
Stony Brook University, Estados Unidos
"Morphosys Cicle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Provado por unanimidade |
1983 - 1988/07
Frequentou
|
Curso Superior de piano (Outros)
Especialização em piano
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
|
|
1988/07
Concluído
|
Curso Superior de Composição (Outros)
Especialização em Sonata e Orquestração
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
|
Vinte valores - avaliação contínua |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - 2024 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/12 - 2021 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1988 - 1990 | Assistente (Docente Universitário) | State University of New York, Stony Brook, Estados Unidos |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1986 - 1988 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música de Lisboa, Portugal |
Academia de Música de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - Atual | Membro permanente do COncelho Científico | Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal |
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal | ||
2017 - 2020 | Diretor do Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2014 - 2017 | 2014-2017 Vice-diretora do Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2014 - 2017 | Coordenadora do grupo Criação, Teoria e tecnologia do pólo de Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2008 - 2014 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2002 - 2004 | Erasmus department coordinator | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2002 - 2004 | Coordenadora do Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2000 - 2002 | Diretora de Curso da Licenciatura em Ensino da Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
1998 - 2002 | Diretora da Licenciatura em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996 - 1998 | Presidente de Unidade Orgânica | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
1996 - 1998 | Coordenadora da licenciatura em Ensino de Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994 - 1995 | Professora do Curso de Teoria e Composição | Escola profissional dos Arcos, Portugal |
Produções
Publicações
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/30 | FIP 2023 [c4] septetos em estreia | septetos em estreia
Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2023/11/18 | Apresentação de obra: Ciclo dedicado à música no feminino | Três gerações de compositoras: Constança Capdeville, Isabel Soveral, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.
Cistermúsica (Alcobaça, Portugal)
|
2023/05/06 | Apresentação de Obra: Festival Música Viva 2023 Concerto de abertura | Festival Música Viva 2023
(Lisboa, Portugal)
|
2021/05/29 | Apresentação de Obra - Festival Escuta Aqui | Festival Escuta Aqui
Festival Escuta Aqui
|
2019 | Apresenatação de obra em concerto: FRAGMENTOS para piano e violoncelo | 12º Festival Internacional de Música da Primavera
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
|
2018/10 | reflexões sobre a minha prática discursiva | projeto expositivo Curveball Memory de Musa paradisíaca
Galeria Municipal do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10 | Palestra no âmbito do projeto Musivus na SPAutores, onde conversa com o intérprete convidado (violinista José Machado) em torno da obra Anamorphoses III. Out.18, https://www.spautores.pt/Eventos/Realizados/musivus-isabel-soveral-e-jose-machado | projeto Musivus
SPAutores (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Presentação de obra em concerto: ANAMORPHOSES III para piano e eletrónica | 10º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
PROVISEU/CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU
|
2016 | Apresentação de obra: ANAMORPHOSES VIII, Festival Bass, Praga (2016) | Festival Bass
(Praga, República Checa)
|
2015 | Apresentação de obra: ANAMORPHOSES VIII no XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid | XVII Festival de Música Contemporánea de Madrid |
2014 | Apresentação de obra : Festival Música Nova, Helsínquia (2014) | Festival Música Nova
(Helsínquia, Finlândia)
|
2011 | Apresentação de obra: Seoul International Computer Music Festival, Coreia (2011) | Seoul International Computer Music Festival
(Seoul, Coreia do Sul)
|
2010 | Apresentação de obra: III Festival Internacional de Música Contemporânea, Salvador, BA, Brasil, (2010) | III Festival Internacional de Música Contemporânea
(Salvador, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Post-doctoral research The Paramorphological Status of Motives
Orientador de Alexandre Eisenberg"
Orientador de Alexandre Eisenberg
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/09 - Atual | "Sombras - o documentário acusmático como mediador para a divulgação do património: os monumentos megalíticos de Server do
Vouga"
Orientador de Mathilde Braun Martins
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Atual | Confluência entre o Jazz e a Música Erudita: Novas Abordagens no Âmbito da Criação Artística
Orientador
|
Doutoramento em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/09/19 - 2020/01/23 | "Criação de música baseada na proporção
áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento"
Orientador de JULIO EMILIO MARCO-FRANCO
|
Doutoramento Europeu (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2017 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma
linguagem musical
Orientador de José Luis Postiga
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Atividades de investigação / documentação / promoção / web / base de
dados do património musical português, com especial incidência para a música dos séculos XX e XXI
Orientador de Pedro Boléo
|
Bolsa BGCT /CIIMP - MMP Atividades de investigação (Outra)
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
|
2015 - 2015 | Material didático coral para crianças: Requiem para um gato
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | "Retratos" de Ancede num Processo Criativo Musical
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | Identidades Sonoras na Construção de um Discurso Orientado por Temporalidades
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | Pós-doc : "Gesture and texture based interactive musical models for analysis and
composition of mixed music".
Orientador de Petra BACHRATÁ
|
|
2006 - 2006 | Interacção Gestual na Música para Instrumentos e Sons Electoacústicos
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2002 - 2005 | Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten
(O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg
Orientador de António Chagas Rosa
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2003 - 2004 | Post-doctoral research: "Desenvolvimento de uma escala de objetos sintéticos e sua articulação como meio
de aproximação ao modelo instrumental" .
Orientador de Pedro Amaral
|
IRCAM, França
Universidade de Aveiro, Portugal |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06/23 - 2023/06/23 | 2º encontro em Música, Tecnologia e Investigação,
(2023 - 2023)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal |
2022/06/24 - 2022/06/25 | 1º encontro em Música, Tecnologia e Investigação,
(2022)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal |
2017/11/13 - 2017/11/17 | Coordenadora da programação do Congresso Internacional EAW 2017 - edição do congresso Internacional EAW 2017 teve como missão
estabelecer pontes entre a Criação de Música, Design & Paisagens Sonoras e Novas Mídias, incidindo sobre a relação entre som
e imagem, duas linguagens tão diferentes e complementares dentro das formas de arte multimédia. As ferramentas tecnológicas
que podem melhorar essa relação, bem como as perspectivas de diálogo foram o foco principal proposto pelo congresso. (2017/11/13 - 2017/11/17)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015/09/17 - 2015/09/20 | A plataforma EAW - ElectroAcousticWinds foi criada em 2014 pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica e a sua actividade
tem se centrado na área do som/música.
O seu objetivo principal visa incentivar e divulgar a investigação ligada à utilização de meios tecnológicos.
Tendo sido sempre do interesse da direção desenvolver projetos de investigação e produção artística abrangentes envolvendo
a associação do som com a imagem nas suas várias vertentes, surgiu em 2015 a primeira edição bi-anual do Congresso Internacional
que cumpre esse perf (2015/09/17 - 2015/09/20)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/01 - Atual | Convite para uma mesa redonda com moderação de Jorge Costa a propósito do concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da
Música, Portugal XXI, Jan 2018
https://www.rtp.pt/noticias/cultura/casa-da-musica-dedica-concerto-a-obras-de-compositores-portugueses_n1054579
Mesa-redonda
|
Portugal XXI
Fundação Casa da Música, Portugal
|
2019 - 2019 | 12º Festival Internacional de Música da Primavera, PROVISEU/CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU
Participação por convite
Festival
|
12º Festival Internacional de Música da Primavera
Município de ViseuMunicípio de Viseu, Portugal
|
2013 - 2013 | Participação da pesquisa ‘Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas’ no âmbito da obtenção do grau de Doutor
em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Campinas, Brasil. O projeto incluiu uma entrevista e o recurso a instrumentos
de avaliação – a Escala de Estilos de Pensar e Criar, a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas e a Análise de Produção
Criativa
Outro
|
Liderança Criativa de Mulheres Brasileiras e Portuguesas |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/07 | " Comprovisador - a real-time Notation System Improvisation, algorithmic composition and dynamic notation for solist and ensemble"
Arguente
|
Pedro Nuno Marreiros Louzeiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 | Criação de música baseada na proporção áurea: abordagem teórica e prática à escala de 34 tons de igual temperamento
Orientador
|
FRANCO, Julio Emilio Marco (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | Estudo prévio para a Performance de The médium de Sir Peter Maxwell Davies
Presidente do júri
|
VALENTE, Joana de Abreu Freire Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018/07/27 | Na demanda de um ethos musical
Arguente principal
|
NASCIMENTO, João. (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | A gravação em Vídeo como Ferramenta no Ensino do Saxofone no Ensino Básico
Presidente do júri
|
DUARTE, Andreia Sofia Garcia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Histórias Musicadas: um projeto músico-literário para o ensino do instrumento
Presidente do júri
|
SOARES, Jenniffer Alexandra Conceição (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Estudos em Prosódia aplicados à obra para Coro Falado: uma abordagem analítico-composicional
Presidente do júri
|
PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Análises Simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC
Orientador
|
COSTA, Luís Filipe Neto da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017/07 | Hierarquização de Camadas Estruturais na Música Pós-Tonal: A ornamentação na música de Boulez, Berio e Bochmann
Arguente principal
|
MARTINS, Djalma Farias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Musicalidade da língua portuguesa europeia falada: na busca de uma linguagem musical
Orientador
|
POSTIGA, José Luís Fangueiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Praticas globais na construção de novas linguagens musicais: o estudo de caso Quarteto Novo
Presidente do júri
|
LIRA, Breno da Costa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Composição musical no ensino secundário: um novo paradigma
Orientador
|
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado) |
2016 | A aplicação de Música Popular portuguesa no ensino do violoncelo: construção de um corpus de obras de cariz didático
Presidente do júri
|
MAGALHÃES, Gabriela Dantas de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | As técnicas expandidas como recurso didático e meio de desenvolvimento técnico do repertório para saxofone tenor no ensino
básico
Presidente do júri
|
SOUSA, Jorge Miguel Vidal de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
Presidente do júri
|
COSTA, Joana Patrícia Oliveira da (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Implementação em DSP de um descodificador perceptual de áudio
Presidente do júri
|
GOMES, Vítor Manuel Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016 | Dificuldades e estratégias de superação do músico com baixa visão
Presidente do júri
|
BARROS, Paulo Ricardo Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015/06/30 | A INTERDISCIPLINARIDADE: da criação ao ensino da obra musical contemporânea
Arguente principal
|
SANTOS, Sandra Cristina da Costa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Circus float: abordagem musical, temática e construção multimédia
Orientador
|
GOMES, Tiago Rafael Lestre (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | As obras para violino de César Guerra-Peixe: uma proposta interpretativa das obras de 1944 a 1951
Presidente do júri
|
PETRUS, Ana Carolina da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Adaptação de exercícios de trompete, trombone e tubo para eufónio
Presidente do júri
|
ANTÃO, Ricardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | Requiem para um gato: material didático coral para crianças
Orientador
|
ARAÚJO, Rafael Filipe Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014/09/12 | O Funcionamento do Sistema Convertor e a sua influência na Música Escrita para Acordeão – Análise interpretativa de Seis
obras Contemporâneas
Arguente principal
|
PESCADA, Gonçalo André Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Identidades sonoras na construção de um discurso orientado por temporalidades
Orientador
|
ROCHA, Ticiano Albuquerque de Carvalho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | “Retratos” de Ancede num processo criativo musical
Orientador
|
FIGUEIREDO, Daniel Osvaldo da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Música do século XXI no ensino secundário do fagote
Presidente do júri
|
SANTOS, André Filipe Andrade dos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013/01/20 | Ansiedade – Músicos Performance – Silencio na Música contemporânea
Vogal
|
SILVA, José Fernando Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | GOT LOST, linguagem e percepção na obra de Helmut Lachenmann
Presidente do júri
|
LOPES, João Daniel Quinteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | O gesto na performance em percussão
Vogal
|
CHAIB, Fernando Martins de Castro, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2012 | Improvisación de uma herramienta metodológica em la enseñanza del saxofón
Presidente do júri
|
CASTRO, Agustin (Mestrado) |
2012 | Inovações Camarísticas: O trio de Saxofone Alto, Violino e Piano
Presidente do júri
|
CARDOSO, Filipa Soraia Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 | Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico
Vogal
|
RODRIGUES, Pedro João Agostinho Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 | A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativa
Presidente do júri
|
MOREIRA, Jorge Miguel Figueiredo Sarabando (Mestrado) |
2011 | Criação de arranjos para classes de conjunto instrumentais
Orientador
|
FERNANDES, Manuel Maio Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | Interação gestual na música para instrumentos e sons eletracústicos
co-orientadora
Orientador
|
BACHRATÀ, Petra (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2010 | A obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes Graça
Presidente do júri
|
PEREIRA, Marco Joaquim Tavares Alves, (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 | Integração da Realidade Virtual no Desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo
Arguente principal
|
VALBOM, Leonel (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O estilo composicional de Pierre Boulez nas obras Anthèmes e Anthèmes 2
Orientador
|
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2006 | Música, Estética e Sociedade nos escritos de Jorge Peixinho
Vogal
|
TEIXEIRA, Cristina Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 | Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hangenden Gärten (O Livro dos Jardins suspensos) de Stefan George
e Arnold Schönberg
Orientador
|
ROSA, Antonio Chagas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2005 | Recursos, ideias, comcepção e realização material no alvorecer da música eletrónic – o poema electronique de Edgar Varèse
Orientador
|
BENTO, Pedro Manuel Branco dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2005 | Sucessões e isometrias rítmicas em Anton Webern
Orientador
|
GONÇALVES, Miguel Barata (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2004 | Evolução da linguagem musical e especificidades das Técnicas na música orquestral de Jorge Peixinho
Arguente principal
|
ZOULDIKINE, Evgueni (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2004 | O timbre e suas metamorfoses no processo composicional da música eletroacústica
Orientador
|
SOUSA, José Carlos Almeida de (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2003 | De que Modo pode a Análise Musical informar a Interpretação
Orientador
|
TAVARES, Isabel Fernanda Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2002 | Joly Braga Santos (1924-1988): Estudos analíticos e estilísticos a partir das principais obras instrumentais
Arguente principal
|
SIMÕES, Anabela de Sousa Bravo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/11/28 - 2023/11/30 | ARTECH 2023 | Faro |
2022/11/24 - 2022/11/25 | ArtºFactº 2022 | University of Saint Joseph, in Macau S.A.R. (China) |
2020/11/26 - 2020/11/27 | ArtºFactº 2020 | Universidade do Algarve |
2017/11/13 - 2017/11/17 | EAW 2017 - II International Conference Electroacoustic Winds | Universidade de Aveiro |
2015/09/17 - 2017/09/20 | EAW 2015 - I International Conference Electroacoustic Winds | Universidade de Aveiro |
2016/10 - 2016/10 | Internacional ‘Bilateral International Conference Portugal/Italy | Porto |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2017 | Mic Pt – Compositora em Foco – Cadernos de criação Musical Portuguesa dos séculos XX e XXI, 2017 | MIC.PT |
2015/09 | Entrevista para o jornal “Diário de Aveiro” sobre o EAW 2015, Set.2015 | |
2011 | Compositora em Foco, 2011 | MIC.PT |
2004 | O meu trabalho criativo | MIC.PT |
1987 | No âmbito de um concerto de jovens compositores no Conservatório Nacional financiado pela SEC. | revista de cultura do Jornal Expresso |
1986 | O meu trabalho criativo | Revista SILENCE |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/12/06 - Atual | Glosando pela música da lusofonia - Anamorphoses VIII podcast ficou marcado pelas obras das compositoras Constança Capdeville, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Susana Santos Silva, Ângela da Ponte, Maria da Rocha, Sara Ross e Mariana Vieira | A MÚSICA NO FEMININO |
2020/02 - Atual | Música Hoje - Antena 2 | conversa ‘Na 1ª Pessoa’ para falar do seu trabalho enquanto compositora |
2019/01/15 - Atual | Música Erudita | Dia Mundial do Compositor |
2015 - Atual | Entrevista / Conversa com Jaime Reis em “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”, Atelier de Composição Gato Vadio. Porto, Abril 2015. | “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos” |
2015 - Atual | Entrevista / Conversa com Clotilde Rosa em “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos”, atelier de Composição Gato Vadio, Maio 2015 | “Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos” |
2015 - Atual | Entrevista na Antena 2 sobre EAW 2015 conduzida por João Almeida, Set.2015 | EAW 2015 , UA |
2014/03 - Atual | Entrevista conduzida por Diana Ferreira sobre o “O meu Processo Criativo”, no âmbito do ciclo Compositores na primeira pessoa (II), Museu de Arte Nova. Aveiro, Março 2014. | “O meu Processo Criativo” |
2010 - Atual | Entrevista no programa Câmara Clara da RTP 2 com Paula Moura Pinheiro sobre Música Contemporânea Erudita, 2010 | Música Contemporânea Erudita |
1999 - Atual | Compositores Portugueses” no Teatro S. Carlos, 1999. | concerto monográfico |
2015 - 2015 | Antena 2 | EAW 2015 |
2006 - 2006 | Festival de Zurique Entrevista conduzida por Michael Guggenheimer na estreia da obra ‘Trama’ em Zurique, 2006 | |
2004 - 2004 | Entrevista no programa Poética Musical | |
2002 - 2002 | “Mulheres Compositoras Portuguesas”, Cuba, 2002. | Mulheres Compositoras Portuguesas |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | V INTERNATIONAL COMPETITION OF COMPOSITION - GMCL / JORGE PEIXINHO | |
2023/03 - Atual | Membro do Painel de Avaliação Fulbright para Mestrado nos EUA n o âmbito do Programas para Portugueses Comissão Fulbright processo de seleção dos(as) candidatos(as) às bolsas Fulbright | |
2022 - Atual | Membro do Painel de Avaliação Fulbright para Mestrado nos EUA n o âmbito do Programas para Portugueses Comissão Fulbright processo de seleção dos(as) candidatos(as) às bolsas Fulbright | |
2018/01/08 - 2018/01/08 | (Individualidade de público e reconhecido mérito) https://www.esmae.ipp.pt/noticias/provas-de-titulo-de-especialista PENA, Luís Miguel Antunes, área da Música, ESMAE Arguente Principal | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2017 | Membro do júri do concurso «Prémio Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro» | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010 - 2010 | Membro do júri do Concurso de Composição do 32º Festival Internacional da Póvoa de Varzim. | Festival Internacional Póvoa do Varzim, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2022 | homenagem no âmbito da VII Mostra Musical do Eixo Atlântico, 2022, Ferrol, Espanha. |
2022 | CONCERTO MONOGRÁFICO - 60 anos da autora
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, Portugal
Fundação Casa da Música, Portugal |
2017 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from September 2017 |
2011 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine, newsletter from December 2011 |
2010 | Quoted in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2010 | Composer focused on Television program "Câmara Clara - Contemporary Erudite Music" , Paula Moura Pinheiro
Research to Practice, Estados Unidos
|
2004 | Quoted in The New Grove Dictionary of Music and Musicians |
2004 | composer highlighted in " Em Foco" online magazine - newsletter from January 2004 |
2002 | Anamorphoses III: work selected to represent Portugal at the "The 2002 ISCM-ACL World Music Days" |
1999 | Anamorphoses III and Electronic music 1: works selected to join the list of works studied in the postgraduate studies of music
Stony Brook University, Estados Unidos
|
1997 | Contornos I: work awarded in the competition "Exposisom." |
1988 | Contornos II: Work selected to represent Portugal at the "The 1988 ISCM-ACL World Music Days", |