???global.info.a_carregar???
Fernanda Pondé, licenciada em Ciências Psicológicas em 2002 pela Universidade Federal da Bahia, Salvador (Brasil), com Reconhecimento do Grau Acadêmico pela Universidade do Minho (registado com o nº 320220038083, em 23 de março de 2022). Conclui os estágios de final de curso com a realização de pesquisa etnográfica numa escola pública da cidade de Salvador (Bahia / Brasil), com crianças de 6 a 9 anos, sendo co-autora de dois capítulos resultantes da pesquisa: (1) “É Fraquinha mas é boa: A Análise do Espaço Escolar como Refúgio” e (2) O Funcionário como educador numa escola estadual de Salvador, publicados no livro Psicologia e Educação - tecendo caminhos (2002), de organização do professor João Batista Martins através da RiMa Editora (ISBN 85-86552-43-70. Um destes resultados tornou-se também uma Comunicação realizada em 2002, através de Poster com o título: “‘É fraquinha, mas é boa’: Uma análise do espaço escolar como refúgio”, no I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão (São Paulo - Brasil). Após a graduação atuei profissionalmente como Consultora na Avante Educação e Mobilização Social, Organização da Sociedade Civil (https://avante.org.br/), de 2003 a 2017 em projetos majoritariamente ligados à Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Nesta instituição desenvolvi funções diversas tais como: apoio na escrita de projetos para financiamento; coleta de dados qualitativos; colaboração na escrita de relatórios de avaliação; coordenação de grupos de desenvolvimento com crianças, adolescentes e jovens; apoio na escrita de material formativo para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) destinado a formação de formadores. Em 2015 fundei e coordenei um Projecto Educativo de nome Curumim Espaço de Convívio, para crianças de 1 a 5 anos na cidade de Salvador (Bahia – Brasil) que se formalizou como creche-escola alguns anos depois (https://www.kurumiescola.com.br/o-kurumi/). Em 2019 encerrei meus trabalhos na escola para me dedicar à mudança para Portugal, onde vim realizar o mestrado na Universidade do Porto, tendo sido classificada em 1º lugar na seleção. Hoje, Mestre em Ciências da Educação, concluída em 2021, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com classificação Excelente pelo júri na apresentação da dissertação final com o título “Meninos e Meninas do rio: Infância Urbana, Mundo Natural e Experiências ao ar livre na cidade contemporânea”. O tema da infância urbana e suas experiências socioculturais nos espaços públicos e ao ar livre segue como meu principal assunto de interesse para estudos de aprofundamento. Em fevereiro de 2022 participei do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, através da Comunicação - Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro e escrita de artigo para publicação no Livro de Atas do Encontro.
Identification

Personal identification

Full name
Fernanda Elisa Pondé Brito
Date of birth
1978/03/02
Gender
Female

Citation names

  • Pondé, Fernanda
  • Fernanda Brito
  • Fernanda E. P. Brito

Author identifiers

Ciência ID
BA1A-7FC5-352B
ORCID iD
0000-0002-9209-6876

Email addresses

  • fernandaponde@gmail.com (Professional)
  • up201902270@edu.fpce.up.pt (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • (+351) 938551007 (Personal)

Addresses

  • Rua São Dinis, 790, casa 1, 4250-431, Porto, Porto, Portugal (Personal)

Websites

  • linkedin.com/in/fernanda-pondé-a4142a185 (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Proficiency (C2) Elementary (A2) Advanced (C1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2019/09/25 - 2021/11/16
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Infância, Família e Sociedade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Meninos e meninas do rio: Infância urbana, mundo natural e experiências ao ar livre na cidade contemporânea" (THESIS/DISSERTATION)
18
2009/10/17 - 2011/08/13
Concluded
Psicopedagogia Clínica e Institucional (Postgraduate Certificate)
Major in Brincadeira e Alfabetização de 0 a 6 anos
Faculdade São Bento da Bahia, Brazil
1997/02/18 - 2002/11/22
Concluded
Psicologia (Bachelor)
Major in Psicologia Escolar
Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia, Brazil
8,5
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2015/01/05 - 2019/09/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Kurumi Creche Escola, Brazil
Kurumi Creche Escola, Brazil
2003 - 2017 Técnico Superior (Técnico Superior) OSC - Avante Educação e Mobilização Social, Brazil
OSC - Avante Educação e Mobilização Social, Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2003 - 2008 Coordenadora de equipa Associação Projeto Crescer, Brazil
Associação Projeto Crescer, Brazil
2002 - 2002 Coordenador Curso de Empreendedores Sociais OAF - Organização do Auxílio Fraterno, Brazil
Prefeitura Municipal de Madre de Deus, Brazil
(...)

Others

Category
Host institution
Employer
2003 - 2003 Coordenadora de equipa Hólon - Organização da Sociedade Civil, Brazil
Prefeitura Municipal de Madre de Deus, Brazil
Outputs

Publications

Book chapter
  1. ""É Fraquinha mas é Boa": Uma Análise do Espaço Escolar como Refúgio". In Psicologia e Educação - tecendo caminhos, 47-60. São Carlos, Brazil: RiMa, 2002.
    Published
  2. Pondé, Fernanda. "O Funcionário como Educador numa Escola Estadual de Salvador". In Psicologia e Educação - tecendo caminhos, edited by RiMa, 61-76. São Carlos, Brazil: RiMa, 2002.
    Published

Other

Other output
  1. Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro. Comunicação no VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE), realizado nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Portugal). 2022. Fernanda Brito; Ferreira, Manuela. https://vienjie.ipleiria.pt/programa/.
  2. "É Fraquinha mas é boa": Uma análise do espaço escolar como refúgio.. Apresentação de poster em Congresso Científico - I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. http://anais.cbp.cfp.org.br/congre/.
Activities

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2019/11/15 - Current Participação no seminário final do projeto THRIECE - Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education com o título: "Desafiar práticas Profissionais na Infância: Educação holística, relacional e inclusiva"
Seminar
THRIECE - Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education com o título: "Desafiar práticas Profissionais na Infância: Educação holística, relacional e inclusiva"
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

CIIE - Centro de Investigação e Intervenções Educativas, Portugal
2022/02/04 - 2022/02/05 VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Meeting
VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Portugal
2002 - 2002 Apresentação de poster: "É fraquinha mas é boa": Uma análise do espaço escolar como refúgio.
Congress
I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão
Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brazil

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2022/05 - 2022/05 Selecionada para como Estudante Avaliadora integrante da Comissão de Avaliação Externa (CAE) - A3ES - no âmbito da avaliação de ciclos em estudos em funcionamento, na área da psicologia.
Evaluator
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Scientific expedition

Activity description Institution / Organization
2000 - 2000 Membro de equipa de estágio em psicologia junto a assessoria técnico-pedagógica com acompanhamento dos educadores das casas de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brazil

Fundação Cidade Mãe, Brazil

Prefeitura Municipal de Salvador, Brazil
1999 - 1999 Estágio voluntário em Creche Comunitária. Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brazil