???global.info.a_carregar???
Fernanda Pondé, licenciada em Ciências Psicológicas em 2002 pela Universidade Federal da Bahia, Salvador (Brasil), com Reconhecimento do Grau Acadêmico pela Universidade do Minho (registado com o nº 320220038083, em 23 de março de 2022). Conclui os estágios de final de curso com a realização de pesquisa etnográfica numa escola pública da cidade de Salvador (Bahia / Brasil), com crianças de 6 a 9 anos, sendo co-autora de dois capítulos resultantes da pesquisa: (1) “É Fraquinha mas é boa: A Análise do Espaço Escolar como Refúgio” e (2) O Funcionário como educador numa escola estadual de Salvador, publicados no livro Psicologia e Educação - tecendo caminhos (2002), de organização do professor João Batista Martins através da RiMa Editora (ISBN 85-86552-43-70. Um destes resultados tornou-se também uma Comunicação realizada em 2002, através de Poster com o título: “‘É fraquinha, mas é boa’: Uma análise do espaço escolar como refúgio”, no I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão (São Paulo - Brasil). Após a graduação atuei profissionalmente como Consultora na Avante Educação e Mobilização Social, Organização da Sociedade Civil (https://avante.org.br/), de 2003 a 2017 em projetos majoritariamente ligados à Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Nesta instituição desenvolvi funções diversas tais como: apoio na escrita de projetos para financiamento; coleta de dados qualitativos; colaboração na escrita de relatórios de avaliação; coordenação de grupos de desenvolvimento com crianças, adolescentes e jovens; apoio na escrita de material formativo para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) destinado a formação de formadores. Em 2015 fundei e coordenei um Projecto Educativo de nome Curumim Espaço de Convívio, para crianças de 1 a 5 anos na cidade de Salvador (Bahia – Brasil) que se formalizou como creche-escola alguns anos depois (https://www.kurumiescola.com.br/o-kurumi/). Em 2019 encerrei meus trabalhos na escola para me dedicar à mudança para Portugal, onde vim realizar o mestrado na Universidade do Porto, tendo sido classificada em 1º lugar na seleção. Hoje, Mestre em Ciências da Educação, concluída em 2021, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com classificação Excelente pelo júri na apresentação da dissertação final com o título “Meninos e Meninas do rio: Infância Urbana, Mundo Natural e Experiências ao ar livre na cidade contemporânea”. O tema da infância urbana e suas experiências socioculturais nos espaços públicos e ao ar livre segue como meu principal assunto de interesse para estudos de aprofundamento. Em fevereiro de 2022 participei do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, através da Comunicação - Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro e escrita de artigo para publicação no Livro de Atas do Encontro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernanda Elisa Pondé Brito
Data de nascimento
1978/03/02
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Pondé, Fernanda
  • Fernanda Brito
  • Fernanda E. P. Brito

Identificadores de autor

Ciência ID
BA1A-7FC5-352B
ORCID iD
0000-0002-9209-6876

Endereços de correio eletrónico

  • fernandaponde@gmail.com (Profissional)
  • up201902270@edu.fpce.up.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 938551007 (Pessoal)

Moradas

  • Rua São Dinis, 790, casa 1, 4250-431, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

  • linkedin.com/in/fernanda-pondé-a4142a185 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/25 - 2021/11/16
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Infância, Família e Sociedade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Meninos e meninas do rio: Infância urbana, mundo natural e experiências ao ar livre na cidade contemporânea" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2009/10/17 - 2011/08/13
Concluído
Psicopedagogia Clínica e Institucional (Postgraduate Certificate)
Especialização em Brincadeira e Alfabetização de 0 a 6 anos
Faculdade São Bento da Bahia, Brasil
1997/02/18 - 2002/11/22
Concluído
Psicologia (Bachelor)
Especialização em Psicologia Escolar
Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia, Brasil
8,5
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/05 - 2019/09/05 Técnico Superior (Técnico Superior) Kurumi Creche Escola, Brasil
Kurumi Creche Escola, Brasil
2003 - 2017 Técnico Superior (Técnico Superior) OSC - Avante Educação e Mobilização Social, Brasil
OSC - Avante Educação e Mobilização Social, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2008 Coordenadora de equipa Associação Projeto Crescer, Brasil
Associação Projeto Crescer, Brasil
2002 - 2002 Coordenador Curso de Empreendedores Sociais OAF - Organização do Auxílio Fraterno, Brasil
Prefeitura Municipal de Madre de Deus, Brasil
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2003 Coordenadora de equipa Hólon - Organização da Sociedade Civil, Brasil
Prefeitura Municipal de Madre de Deus, Brasil
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. ""É Fraquinha mas é Boa": Uma Análise do Espaço Escolar como Refúgio". In Psicologia e Educação - tecendo caminhos, 47-60. São Carlos, Brasil: RiMa, 2002.
    Publicado
  2. Pondé, Fernanda. "O Funcionário como Educador numa Escola Estadual de Salvador". In Psicologia e Educação - tecendo caminhos, editado por RiMa, 61-76. São Carlos, Brasil: RiMa, 2002.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro. Comunicação no VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE), realizado nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Portugal). 2022. Fernanda Brito; Ferreira, Manuela. https://vienjie.ipleiria.pt/programa/.
  2. "É Fraquinha mas é boa": Uma análise do espaço escolar como refúgio.. Apresentação de poster em Congresso Científico - I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. http://anais.cbp.cfp.org.br/congre/.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/15 - Atual Participação no seminário final do projeto THRIECE - Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education com o título: "Desafiar práticas Profissionais na Infância: Educação holística, relacional e inclusiva"
Seminário
THRIECE - Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education com o título: "Desafiar práticas Profissionais na Infância: Educação holística, relacional e inclusiva"
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

CIIE - Centro de Investigação e Intervenções Educativas, Portugal
2022/02/04 - 2022/02/05 VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE)
Encontro
VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Portugal
2002 - 2002 Apresentação de poster: "É fraquinha mas é boa": Uma análise do espaço escolar como refúgio.
Congresso
I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão
Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/05 - 2022/05 Selecionada para como Estudante Avaliadora integrante da Comissão de Avaliação Externa (CAE) - A3ES - no âmbito da avaliação de ciclos em estudos em funcionamento, na área da psicologia.
Avaliador
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2000 - 2000 Membro de equipa de estágio em psicologia junto a assessoria técnico-pedagógica com acompanhamento dos educadores das casas de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil

Fundação Cidade Mãe, Brasil

Prefeitura Municipal de Salvador, Brasil
1999 - 1999 Estágio voluntário em Creche Comunitária. Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil