Identification
Personal identification
- Full name
- JOSÉ PAULO CERDEIRA CLETO CRAVINO
Citation names
- Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
- Cravino, José
- Cravino, José Paulo
Author identifiers
- Ciência ID
- BF13-0C43-7A49
- ORCID iD
- 0000-0002-5376-6128
- Google Scholar ID
- 992OmTEAAAAJ
- Researcher Id
- B-4337-2008
- Scopus Author Id
- 24281352800
Websites
- www.utad.pt (Professional)
- https://orcid.org/0000-0002-5376-6128 (Scholar)
- https://scholar.google.pt/citations?user=992OmTEAAAAJ (Scholar)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Exact Sciences - Physical Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
French | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) |
Portuguese (Mother tongue) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2023/11/10
Concluded
|
Didática de Ciências e Tecnologia (Título de Agregado)
Major in Especialização em Didática das Ciências Físicas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Aprovado por unanimidade do júri |
2000 - 2005
Concluded
|
Doutoramento em Física (Didáctica da Física) (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Ensino da Física Geral nas Universidades Públicas Portuguesas e sua Relação com o Insucesso Escolar - Caracterização do Problema
e Desenho, Implementação e Avaliação de uma Intervenção Didáctica" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado c/ Distinção e Louvo |
1998 - 2000
Concluded
|
Pós-Graduação em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15 |
1987 - 1992
Concluded
|
Física (ramo científico) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
14 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2005 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1996/07 - 2005/04 | Assistant (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1993/04 - 1996/07 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/05/14 - Current | Pro-Rector | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/03/13 - 2021/03/22 | Organic Unit Director | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Física, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Física, Portugal | ||
2012/10/11 - 2013/04/18 | Vice-President | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal | ||
2009/04/13 - 2011/01/21 | Vice-President | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2005/11/25 - Current | Membro integrado | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/12/01 - 2024/12/31 | A-MoVeR: Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Ongoing
|
2018/10 - 2021/09 | SCReLProg: Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming
POCI-01-0145-FEDER-030040
Principal investigator
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2011/01/01 - 2014/03/31 | The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluded
|
2007/09/01 - 2010/12/31 | Guiding principles and tools for fostering teacher mediation in Physical Sciences' classes
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluded
|
2007 - 2008 | Conceptualização, implementação e avaliação de estratégias promotoras do Sucesso Escolar no Ensino Universitário nas áreas
de Ciências e Engenharias
POCI/C/04.01.02/090/0001/2006
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2001/06/01 - 2004/06 | Science Education and Teaching in the Scope of Higher Education: Evaluation and Intervention to Improve Quality
POCTI/CED/36466/99-00
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Working paper |
|
Other
Other output |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020 - 2023/07/21 | Trust in Computing: Trust as a facilitator on the uptake (or appropriation) of technology
Co-supervisor
|
Ciência e Tecnologia Web (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 - 2023/01/17 | Avaliação externa e práticas de ensino de Física e Química no ensino secundário
Supervisor
|
Didática de Ciências e Tecnologia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2020/09/11 | SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE AUTONOMIA E DO RACIOCÍNIO ABSTRATO DOS ALUNOS
Co-supervisor
|
Didáctica de Ciências e Tecnologia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2018/05/14 | DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES EM CONTEXTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS-O PAPEL DE FERRAMENTAS
DE AJUDA
Co-supervisor
|
Didáctica de Ciências e Tecnologia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2017/06/19 | UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL
Supervisor
|
Ensino de Informática (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 - 2017/03/08 | Autorregulação e corregulação das aprendizagens no ensino superior: estratégias adotadas por alunos de programação de computadores
Supervisor
|
Didáctica de Ciências e Tecnologia (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2017/02/10 | CONTRIBUIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DA FISICA E DA QUÍMICA PARA A MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Supervisor
|
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2017/02/10 | ESTRATÉGIAS DE DETEÇÃO E SUPERAÇÃO DE CONCEÇÕES ALTERNATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMCA- SOM E ÁCIDO-BASE
Supervisor
|
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2017/01/19 | ESTUDO DO PAPEL DA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICAS
Co-supervisor
|
Ciências Físicas (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2017/01/06 | USO DO SCRATCH NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
Co-supervisor
|
Ensino de Informática (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2016/12/14 | O USO DA SIMULAÇÃO "BUILD MOLECULE"-PHET SIMULATIONS NO ENSINO DAS FÓRMULAS QUÍMICAS, NUMA TURMA DO 8º ANO
Supervisor
|
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2016/05/06 | AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE PESO E DE MASSA NO ENSINO BÁSICO
Supervisor
|
Ciências Físicas (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Meeting
|
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Universidade do Algarve – Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2015 | Mundos Virtuais no Ensino Superior | Sérgio Paulo Heleno da Cruz (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Contribuição para o Ensino das Ciências, Usando a Temática Conforto Térmico | Marta Andreia Almeida Carvalho da Silva (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Da Formação de Professores à sua Prática: Contributos para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses | José Alexandre da Silva Pinto da Silva (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Corregulação da Aprendizagem: efetividade do artefacto social em Ambiente Virtual de Aprendizagem | Ana Luiza de Souza Rolim (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2014 | Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada | António Pedro Barbot Gonçalves da Silva (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Uma Proposta Didática promotora de Literacia Científica, no tópico Qualidade da Água (2º CEB) | Isabel Cristina Pinto Pires Coelho Cardoso (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os Critérios de Avaliação para o Desenvolvimento da Autorregulação das Aprendizagens – Um estudo com alunos do Ensino Secundário no âmbito da disciplina de Física e Química | Inês Duarte Bruno (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Causas e Consequências da Rarefação da Camada de Ozono: Uma proposta de abordagem da temática numa turma do 2º CEB | Joana Patrícia Correia Neves (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Contributos para a Promoção de Aprendizagens de Qualidade em Química Introdutória no Ensino Superior | Cristina Maria Correia Marques (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior | Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira Viegas (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Das concepções dos alunos sobre força ao desenvolvimento de estratégias de ensino fundamentadas num modelo didático construtivista | Domingos Kimpolo Nzau (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2009/01/01 - Current | European Physical Society | Individual Member Full 3a |
2000/07/18 - Current | American Association of Physics Teachers | Professional Member |
2000/04/03 - Current | Sociedade Portuguesa de Física | Sócio Efectivo |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | Technology in Society (0160-791X) | |
2023 - Current | International Journal of Intelligent Systems (0884-8173) | |
2023 - Current | Asia Pacific Journal of Education (0218-8791) | |
2023 - Current | IT Professional (1520-9202) | IEEE |
2023 - Current | Informatics (2227-9709) | |
2023 - Current | Acta Médica Portuguesa (1646-0758) | |
2023 - Current | RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2182-4967) | |
2022 - Current | IEEE Transactions on Learning Technologies (1939-1382) | |
2022 - Current | Journal of Intelligence (2079-3200) | |
2022 - Current | Sustainability (2071-1050) | |
2022 - Current | Frontiers in Education (2504-284X) | |
2022 - Current | Education Sciences (2227-7102) | |
2022 - Current | REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion (1696-4713) | |
2022 - Current | Mathematics (2227-7390) | |
2021 - Current | Information (2078-2489) | |
2020/04 - Current | Innovations in Education and Teaching International (1470-3297) | Taylor & Francis |
2019/07/08 - Current | The Learner Journal Collection | Common Ground Research Networks |
2019/05/14 - Current | Interdisciplinary Social Sciences Journal Collection | Common Ground Research Networks |
2019/04/21 - Current | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho |
2017/08/18 - Current | European Journal of Engineering Education (0304-3797) | Taylor & Francis |
2014/09/11 - Current | Journal of Science Education and Technology (1573-1839) | Springer |