???global.info.a_carregar???
JOSÉ PAULO CERDEIRA CLETO CRAVINO. Habilitation in Science and Technology Didactics. PhD in Physics (Physics Education Research) and BSc in Physics. Assistant Professor of Physics at the School of Science and Technology of the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) and currently the Pro-rector for Pedagogical Innovation at UTAD. Researcher at the Research Centre "Didactics and Technology in Education of Trainers" (CIDTFF) at the University of Aveiro. Published over 25 journal articles, 15 book chapters, 3 books, and co-edited 14 books and proceedings. Has peer-reviewed articles for more than 20 scholarly journals. Supervised 1 completed post-doc project. Supervised or co-supervised 8 completed PhD dissertations. Supervised or co-supervised 25 master's thesis. Has participated as a researcher in 4 financed research projects and was the PI in 1 project. Main research areas: Education Sciences, with a focus on Physics Education, STEM Education (Science, Technology, Engineering and Mathematics Education), Educational Technology and Teacher Education. JOSÉ PAULO CERDEIRA CLETO CRAVINO. Obteve o Título de Agregado em Didática de Ciências e Tecnologia (Especialização em Didática das Ciências Físicas) em 2023 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Concluiu o Doutoramento em Física (Didática da Física) em 2005 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Licenciatura em Física (ramo científico) em 1992 pela Universidade de Coimbra. É Membro Integrado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e atualmente também Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica. Publicou mais de 25 artigos em revistas especializadas. Possui 15 capítulos de livros e 3 livros. Co-editou 14 livros e livros de atas. Orientou 1 projeto de pós-doutoramento concluído. Orientou ou coorientou 8 teses de doutoramento concluídas. Orientou ou coorientou 25 dissertações de mestrado concluídas. Participa e/ou participou como investigador em 4 projetos e Investigador Responsável em 1 projeto. Atua nas áreas de Ciências da Educação e Ciências Exatas com ênfase na investigação sobre o Ensino e Aprendizagem nas áreas de STEM.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOSÉ PAULO CERDEIRA CLETO CRAVINO

Nomes de citação

  • Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
  • Cravino, José
  • Cravino, José Paulo

Identificadores de autor

Ciência ID
BF13-0C43-7A49
ORCID iD
0000-0002-5376-6128
Google Scholar ID
992OmTEAAAAJ
Researcher Id
B-4337-2008
Scopus Author Id
24281352800

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Física

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2023/11/10
Concluído
Didática de Ciências e Tecnologia (Título de Agregado)
Especialização em Especialização em Didática das Ciências Físicas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Aprovado por unanimidade do júri
2000 - 2005
Concluído
Doutoramento em Física (Didáctica da Física) (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Ensino da Física Geral nas Universidades Públicas Portuguesas e sua Relação com o Insucesso Escolar - Caracterização do Problema e Desenho, Implementação e Avaliação de uma Intervenção Didáctica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado c/ Distinção e Louvo
1998 - 2000
Concluído
Pós-Graduação em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
1987 - 1992
Concluído
Física (ramo científico) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1996/07 - 2005/04 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1993/04 - 1996/07 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/14 - Atual Pró-Reitor Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/03/13 - 2021/03/22 Director de Unidade Orgânica Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Física, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Física, Portugal
2012/10/11 - 2013/04/18 Vice-Presidente Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009/04/13 - 2011/01/21 Vice-Presidente Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/11/25 - Atual Membro integrado Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/12/01 - 2024/12/31 A-MoVeR: Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2018/10 - 2021/09 SCReLProg: Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming
POCI-01-0145-FEDER-030040
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/01/01 - 2014/03/31 The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2007/09/01 - 2010/12/31 Guiding principles and tools for fostering teacher mediation in Physical Sciences' classes
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2007 - 2008 Conceptualização, implementação e avaliação de estratégias promotoras do Sucesso Escolar no Ensino Universitário nas áreas de Ciências e Engenharias
POCI/C/04.01.02/090/0001/2006
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/06/01 - 2004/06 Science Education and Teaching in the Scope of Higher Education: Evaluation and Intervention to Improve Quality
POCTI/CED/36466/99-00
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ricardo Nunes; Z Ullah; Bruno Silva; José Cravino; Arsénio Reis. "DIGITAL TUTORING AND MENTORING PLATFORM: A PATHWAY TO ENHANCE STUDENT RETENTION IN HIGHER EDUCATION". 2023.
    10.21125/iceri.2023.2265
  2. Tatiana Ferreira; José Paulo Cravino. "DROPOUT AT UTAD: EVOLUTION AND MECHANISMS OF SUPPORT". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1189
  3. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, José. Autor correspondente: Pedrosa, Daniela. "A strategy to support Engineering Education teaching staff monitoring students' learning process: Metacognitive Challenges". Trabalho apresentado em International Symposium on Project Approaches in Engineering Education; Active Learning in Engineering Education Workshop; International Conference on Active Learning in Engineering Education (PAEE/ALE'2022), Alicante, 2022.
    Publicado • 10.5281/zenodo.7062198
  4. Tatiana Ferreira; José Paulo Cravino. "PEDAGOGICAL TRAINING OF TEACHERS IN PORTUGUESE PUBLIC HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0818
  5. Fontes, Mario Madureira; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, Jose. "Anonymizing student team data of online collaborative learning in Slack". Trabalho apresentado em 2022 International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Bucharest, 2022.
    Publicado • 10.1109/icalt55010.2022.00009
  6. Manhica, Ruben; Santos, Arnaldo; Cravino, Jose. "The use of artificial intelligence in learning management systems in the context of higher education : Systematic literature review". Trabalho apresentado em 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2022, Madrid, 2022.
    Publicado • 10.23919/cisti54924.2022.9820205
  7. Castelhano, Maria; Araújo, Tânia; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, José. Autor correspondente: Castelhano, Maria. "Ambientes com narrativas imersivas através da técnicas OC2-RD2 no ensino de programação de computadores no ensino superior a distância: perceções dos estudantes sobre os nomes das personagens". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2021: Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Publicado
  8. Tatiana Ferreira; Daniela Pedrosa; José Paulo Cravino; Isabel Alves. "IMPROVING TEACHERS´ PEDAGOGICAL AND TECHNOLOGICAL SKILLS: PERCEPTIONS OF TEACHERS ABOUT A FACULTY PROFESSIONAL DEVELOPMENT PROGRAM". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1412
  9. Daniela Pedrosa; Mario Madureira Fontes; Tania Araujo; Ceres Morais; Teresa Bettencourt; Pedro Duarte Pestana; Leonel Morgado; Jose Cravino. "Metacognitive challenges to support self-reflection of students in online Software Engineering Education". 2021.
    10.1109/CISPEE47794.2021.9507230
  10. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Ferreira, Tatiana; Daniela Pedrosa; Alves, Isabel Maria Fernandes. "Monitorização e acompanhamento de estudantes na transição para o ensino superior na UTAD". Trabalho apresentado em IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education “Students & Teachers”, Évora, 2021.
    Aceite para publicação
  11. CASTELHANO, MARIA; Daniela Pedrosa; Cravino, José; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela. "Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar os desafios do ensino à distância". Trabalho apresentado em V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores, Online, 2021.
    Publicado • 10.48528/tr7a-j538
  12. Fontes, M.M.; Pedrosa, D.; Araujo, T.; Morais, C.; Costa, A.; Cravino, J.; Morgado, L.. "Narrative-driven immersion and students' perceptions in an online software programming course". 2021.
    10.23919/iLRN52045.2021.9459381
  13. Pedrosa, D.; Morgado, L.; Cravino, J.; Fontes, M.M.; Castelhano, M.; MacHado, C.; Curado, E.. "Challenges Implementing the SimProgramming Approach in Online Software Engineering Education for Promoting Self and Co-regulation of Learning". 2020.
    10.23919/iLRN47897.2020.9155183
  14. Morais, C.; Pedrosa, D.; Fontes, M.M.; Cravino, J.; Morgado, L.. "Detailing an e-Learning Course on Software Engineering and Architecture Using BPMN". 2020.
    10.4230/OASIcs.ICPEC.2020.17
  15. Cravino, José; Daniela Pedrosa; Morgado, Leonel; CASTELHANO, MARIA; Curado, Eliana. "Uma proposta para apoiar a autorreflexão das aprendizagens em contexto on-line.". Trabalho apresentado em VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020: livro de atas, Ponta Delgada, Açores, 2020.
    Publicado
  16. Nunes, Ricardo Rodrigues; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; Cravino, Jose; Barreira, Carlos. "SimProgramming: uma abordagem motivacional para a aprendizagem de alunos intermediários de programação". 2017.
    10.5753/cbie.wcbie.2017.1099
  17. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos; Nunes, Ricardo Rodrigues; Martins, Paulo; Paredes, Hugo. "SimProgramming: the Development of an Integrated Teaching Approach for Computer Programming in Higher Education". Trabalho apresentado em INTED 2016 - 10th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain, 2016.
    Publicado • 10.21125/inted.2016.0699
  18. Pedrosa, D.; Cravino, J.; Morgado, L.; Barreira, C.; Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos. "Self-regulated learning in higher education: Strategies adopted by computer programming students". Trabalho apresentado em PAEE/ALE¿2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE), Guimarães, 2016.
    Publicado
  19. Rodríguez, A.I.; Riaza, B.G.; Cravino, J.P.. "Mobile apps and computational systems as learning tools". 2015.
    10.1145/2808580.2808623
  20. Saraiva, Elisa; Lopes, Joaquim Bernardino; Cravino, José Paulo; Santos, Carla; Cunha, Ana Edite. "Teacher mediation of students learning using visual representations displayed by computer simulations". Trabalho apresentado em 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015.
    Publicado
  21. Pinto, Hélder; Alves, José Miguel; Costa, Cecília; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "A Matemática Ancestral Chinesa na realidade Educativa Portuguesa". Trabalho apresentado em CiEMeLP 2015, Coimbra, 2015.
    Publicado
  22. J. Bernardino Lopes; Jose Paulo Cravino; Ana Margarida Maia; Leonel Morgado; Paulo Martins; Goncalo Cruz; Paulo Fernandes; et al. "3D simulators in professional training learning complex tasks overcoming material, economic, and human constraints". 2013.
    10.1109/expat.2013.6703020
  23. Paulo Fernandes; Andre Pinheiro; Goncalo Cruz; Ana Margarida Maia; Leonel Morgado; Paulo Martins; Hugo Paredes; et al. "Demo: Multi-user virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". Trabalho apresentado em 2013 2nd Experiment@ International Conference (exp.at'13), Coimbra, Portugal, 2013.
    10.1109/expat.2013.6703056
  24. Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes; Clara Viegas; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Introductory Physics Teaching in Engineering Education: How Can the Reflection on Teaching Practice Be Used to Improve Teaching and Learning?". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education ICEE-2010, Gliwice, 2010.
    Publicado
  25. Santos, Carla; Saraiva, Maria; Pinto, José; Lopes, Joaquim; Silva, Adília; Silva, António. "Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas. Oficina de prática". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  26. Silva, Adília; Pinto, José; Viegas, Clara; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Santos, Carla. "Contributions to the understanding of use of scientific and tecnologic contexts in Physical Sciences teaching.". Trabalho apresentado em Conference of European Science Education Research Association, Istambul, 2009.
    Publicado
  27. Silva, A.; Cravino, J.P.; Anacleto, J.; Bernardino Lopes, J.. "Computing resources in the teaching of physical sciences | Recursos computacionais no ensino das ciências físicas". 2009.
  28. António Madeira; Ricardo Antunes; Morgado, Leonel Caseiro; António Pereira. "Controlo de assiduidade em aulas efectuadas em mundos virtuais @ Second Life®". Trabalho apresentado em III Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la información (CESTI 2008), Ourense, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Morais, Ana; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Aires, Ana Paula; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Lopes, J. Bernardino. Autor correspondente: Morais, Ana. "Future Teachers' Perceptions towards Incorporating Board Games to Teach Mathematical Skills in History Classes". International Journal of Instruction 17 4 (2024): 557-572. https://doi.org/10.29333/iji.2024.17431a.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.29333/iji.2024.17431a
  2. Fontes, Mario Madureira; Morgado, Leonel Caseiro; Pestana, Pedro; Pedrosa, Daniela; Cravino, José Paulo. "Viewing puzzles as two-faced: theoretical and practical implications for Puzzle-based Learning". Thinking Skills and Creativity (2024): 101470. http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2024.101470.
    No prelo • 10.1016/j.tsc.2024.101470
  3. Raimundo José Ribeiro Filho; José Paulo Cravino; J. Bernardino Lopes. "Experiência Gamificada na Aula Remota de Matemática com a Plataforma Quizizz". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2023): https://doi.org/10.15366/reice2023.21.3.002.
    10.15366/reice2023.21.3.002
  4. Ricardo Silva; Fernando Martins; José Cravino; Paulo Martins; Cecília Costa; J. Bernardino Lopes. "Using Educational Robotics in Pre-Service Teacher Training: Orchestration between an Exploration Guide and Teacher Role". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13020210.
    10.3390/educsci13020210
  5. Sonia Sousa; José Cravino; Paulo Martins. "Challenges and Trends in User Trust Discourse in AI Popularity". Multimodal Technologies and Interaction (2023): https://doi.org/10.3390/mti7020013.
    10.3390/mti7020013
  6. Manhiça, Ruben; Santos, Arnaldo; Cravino, José. "The journey and the impact of artificial intelligence on LMS in a mozambican higher education context". Revista de Educação a Distância e eLearning – RE@D 6 2 (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/15329.
    https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202310
  7. Ricardo Silva; Fernando Martins; Cecília Costa; José Cravino; Joaquim Bernardino Lopes. "Learning Scenario to Promote Comprehension of the Meaning of Subtraction". Education Sciences 11 12 (2021): 757-757. https://doi.org/10.3390/educsci11120757.
    10.3390/educsci11120757
  8. Sousa, S.; Cravino, J.; Lamas, D.; Martins, P.. "Trust and technology: practices, concepts and tools,Confiança e tecnologia: práticas, conceitos e ferramentas". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2021 E45 (2021): 146-164. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85128729930&partnerID=MN8TOARS.
  9. Costa, Cátia; Cravino, José; Lopes, J. Bernardino. "O software educativo nos processos de ensino e de aprendizagem da Física". Indagatio Didactica 13 1 (2021): 67-78. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23852.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23852
  10. Araújo, F. M; Lopes, J. Bernardino; Cravino, José; Soares, Armando. "Tratamento de uma água por alunos do 5.º ano de escolaridade". Indagatio Didactica 13 1 (2021): 105-116. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23870.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23870
  11. Araújo, Fatima Maria; Lopes, Bernardino; Soares, Armando; Cravino, José. "Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria". Comunicações 26 2 (2019): 259. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p259-276.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p259-276
  12. Cesarina Augusto; Jose Paulo Cravino; Armando Assunção Soares; Bernardino Lopes. "Opiniões dos Professores sobre o insucesso em Física e Química: Impacto nas reformas educativas". Comunicações 24 1 (2017): 69-69. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v24n1p69-82.
    10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p69-82
  13. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Alves, Carla; Catarino, Paula; Cravino, José Paulo. "Analysis of assessment in Calculus I in Undergraduate Engineering Education". Revista de Ensino de Engenharia 36 2 (2017): 106-113. http://dx.doi.org/10.5935/2236-0158.20170017.
    Publicado • 10.5935/2236-0158.20170017
  14. Pedrosa, D.; Cravino, J.; Morgado, L.; Barreira, C.. "Self-regulated learning in higher education: Strategies adopted by computer programming students when supported by the SimProgramming approach". Production 27 Specialiss (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056714217&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/0103-6513.225516
  15. Saraiva, Elisa; Lopes, J. Bernardino; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "As representações visuais na construção do conhecimento científico em sala de aula". Indagatio Didactica 10 4 (2017): 147-163. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11185/7289.
    Acesso aberto • Publicado
  16. José Cravino. "Desenvolver atividades com simulações computacionais para aprender Física". Revista de Ciência Elementar 4 4 (2016): https://doi.org/10.24927/rce2016.030.
    10.24927/rce2016.030
  17. Sarabando, C.; Cravino, J.P.; Soares, A.A.; Candida Sarabando; Jose P Cravino; Armando A Soares. "Improving student understanding of the concepts of weight and mass with a computer simulation". Journal of Baltic Science Education 15 1 (2016): 109-126. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84960429614&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  18. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José Paulo; Santos, Carla; Cunha, Ana; Pinto, José; Silva, Adília; et al. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom". Research in Science Education 44 3 (2014): 415-438.
    Publicado • 10.1007/s11165-013-9381-y
  19. Sarabando, Cândida; Cravino, José P.; Soares, Armando A.. "Contribution of a Computer Simulation to Students’ Learning of the Physics Concepts of Weight and Mass". Procedia Technology 13 sn (2014): 112-121.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2014.02.015
  20. J. Bernardino Lopes; J. Paulo Cravino; Christian Gütl; Paulo Martins. "Preface". Procedia Technology 13 (2014): 1-5. http://dx.doi.org/10.1016/j.protcy.2014.02.001.
    10.1016/j.protcy.2014.02.001
  21. Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Envolver os alunos na realização de trabalho experimental de forma produtiva: o caso de um professor experiente em busca de boas práticas". Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 11 3 (2012): 635-659. http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen11/REEC_11_3_9_ex658.pdf.
    Publicado
  22. Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; et al. "Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Aprendizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional de Professores". Sensos 2 1 (2012): 125-171. http://hdl.handle.net/10400.22/6298.
    Publicado
  23. Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes; Clara Viegas; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Mediation of Students Learning of Physics and the Development of Competences in Engineering Undergraduates: A new Teaching dimension?". International Journal of Engineering Education 26 3 (2010): 612-627.
    Publicado
  24. Branco, M.J.; Cunha, A.E.; Bernardino Lopes, J.; Paulo Cravino, J.; Santos, C.. "Teacher effort to induce productive engagement of students in physical sciences classes | Esfuerzos de maestro para inducir productiva participación de estudiantes en clases de ciencias". Journal of Science Education 11 1 (2010): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953042219&partnerID=MN8TOARS.
  25. Lopes, J.B.; Viegas, C.; Cravino, J.P.; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Improving the learning of physics and development of competences in engineering students". International Journal of Engineering Education 26 3 (2010): 612-627. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955070764&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  26. Silva, António Alberto Gonçalves da; Cravino, J. P.; Lopes, J. B.; Branco, M. J.; Saraiva, E.. "Mediation of student learning: dimensions and evidences in science teaching". Problems of Education in the 21 st Century 9 9 (2008): 42-52.
    Publicado
  27. Silva, António Alberto Gonçalves da; Cravino, J. P.; Lopes, J. B.; Costa, N.; Marques, L.; Campos, C.; Lopes, J. Bernardino; et al. "Transversal traits in Science Education Research relevant for teaching and research: a meta-interpretative study". Journal of Research in Science Teaching 45 5 (2008): 574-599.
    Publicado • 10.1002/tea.20225
Capítulo de livro
  1. Ruben Manhiça; Arnaldo Santos; José Cravino. "The Impact of Artificial Intelligence on a Learning Management System in a Higher Education Context: A Position Paper". 2022.
    10.1007/978-3-031-22918-3_36
  2. Fátima Araújo; J. Bernardino Lopes; Armando A. Soares; J. Cravino. "Computational Simulations in the Construction of Abstract Concepts and in Promoting of Students Autonomy in the 5th Grade". 44-60. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_4
  3. Ricardo Rodrigues Nunes; Gonçalo Cruz; Daniela Pedrosa; Ana Margarida Maia; Leonel Morgado; Hugo Paredes; José Cravino; Paulo Martins. "Motivating Students to Learn Computer Programming in Higher Education: The SimProgramming Approach". 506-518. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_41
  4. Ceres Morais; Daniela Pedrosa; Vitor Rocio; José Cravino; Leonel Morgado. "Using BPMN to Identify Indicators for Teacher Intervention in Support of Self-regulation and Co-regulation of Learning in Asynchronous e-learning". 210-222. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_16
  5. Daniela Pedrosa; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Morgado, Leonel. Autor correspondente: Daniela Pedrosa. "SCReLProg and Interdisciplinarity: building together!". In Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?, editado por Araújo, H.; Varela, A.; Lopes, B.; Cravino, J.P.; Gonçalves, M.; Pinto, X.. Aveiro, Portugal: Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia, Editora Universidade de Aveiro, Universidade de Aveiro, 2020.
    Publicado
  6. Nuno Martins; Fernando Martins; Bernardino Lopes; José Cravino; Cecília Costa. "The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training". 307-318. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_23
  7. Fátima A. A. Araújo; J. Bernardino Lopes; A. A. Soares; J. Cravino. "Guidance Degree of the Task in the Exploration of a Computational Simulation". 319-330. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_24
  8. Cravino, J.P.. "Using multimodal narratives in science and technology education research". 252-268. 2019.
  9. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel; Barreira, Carlos; Daniela Pedrosa; José Cravino; Leonel Morgado; Carlos Barreira. "Co-regulated Learning in Computer Programming: Students Co-reflection About Learning Strategies Adopted During an Assignment". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. Communications in Computer and Information Science, editado por Meni Tsitouridou; José A. Diniz; Tassos A. Mikropoulos, 13-28. Grécia: Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_2
  10. Cravino, J.P.. "What drives university physics teachers to try to improve their teaching". In Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, editado por Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes; Cravino, José; Souza Cruz, E.; Barbot, A., 373-387. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2017.
    Publicado
  11. Silva, M.J.; Pinto, A.; Aboim, Sara; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Using Simulations, Sensors and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching". In EDULEARN15 Proceedings, 5687-5696. Barcelona, Espanha: IATED Academy, 2015.
    Publicado
  12. Nunes, Ricardo Rodrigues; Pedrosa, Daniela; Fonseca, Benjamim; Paredes, Hugo; Cravino, José; Morgado, Leonel; Martins, Paulo. "Enhancing Students’ Motivation to Learn Software Engineering Programming Techniques: A Collaborative and Social Interaction Approach". In Universal Access in Human-Computer Interaction. Access to Learning, Health and Well-Being, 189-201. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-20684-4_19
  13. Clara Viegas; Lopes, J. Bernardino; Cravino, J. Paulo. "Reflection on Teachers’ Practice to Improve Teaching and Learning of Introductory Physics in Engineering Education". In Innovations 2011 - World Innovations in Engineering Education and research, 211-225. Potomac,MD, USA: iNEER-International Network for Engineering Education and Research, 2011.
    Publicado
  14. Lopes, J. B.; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; António Alberto Silva. "Model for Effective Teaching for Intended Learning Outcomes in Science and Technology (METILOST)". In Handbook of Curriculum Development, 65-133. Hauppauge, NY, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2010.
    Publicado
  15. Silva, António Alberto Gonçalves da; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Fostering teaching quality through teacher mediation: A framework". In 2008 International Yearbook on Teacher Education, 377-384. Braga, Portugal: International Council on Education for Teaching - ICET, 2008.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Karimova, Yulia; Daniela Pedrosa; Cravino, José; Morgado, Leonel. Autor correspondente: Karimova, Yulia. 2021. "SCReLProg (Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming) Data Management Plan". https://zenodo.org/record/5750127.
    10.5281/zenodo.5750127
Edição de livro
  1. Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, Leonel. Autor correspondente: Morgado, Leonel. e-SimProgramming: planificar, conceber e acompanhar atividades didáticas online de engenharia de software. Lisbon, Portugal: Universidade Aberta. 2022.
    Publicado • 10.34627/uab.cu.32 • Editor
  2. Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Cruz, E.S.; Barbot, A.. Teaching science: Contributions of research for planning, practice and professional development. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc.. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Lopes, Bernardino; Cravino, José; Gutl, Christian; Martins, Paulo; Maia, Ana; Pedrosa, Daniela; Cassola, Fernando; Cruz, Gonçalo; Nunes, Ricardo Rodrigues. Book of Abstracts of the 5th International Research Conference on Virtual Worlds - Learning with Simulations. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2013.
Livro
  1. Morgado, Lina; Bidarra, José; Paz, João; Cravino, José; Loureiro, Ana. Passado, presente e futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES. Portugal: LE@D, Universidade Aberta. 2023.
    Publicado • 10.34627/leadt.2023.5
  2. Cravino, J.P.. Planning teacher mediation in science and technology lessons. 2017.
  3. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; Branco, Maria; et al. Investigação sobre a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2010.
    Publicado
  4. Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Silva, A.A.. Effective Teaching for Intended Learning Outcomes in Science and Technology (Metilost). New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers. 2010.
    Publicado
  5. Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Silva, A.A.. A model for effective teaching for intended learning outcomes in science and technology (METILOST). 2010.
Poster em conferência
  1. Daniela Pedrosa; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Morgado, Leonel. "Autorregulação e Corregulação na Aprendizagem de Programação de computadores ¿ Abordagem SimProgramming: do contexto presencial para o E-learning.". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de Investigação em Educação, 2019.
Relatório
  1. Cravino, José; Alves, Isabel Maria Fernandes; Ferreira, Tatiana; Daniela Pedrosa. 2021. Tertúlias Pedagógicas: 2019 a 2021. https://www.utad.pt/gesqua/wp-content/uploads/sites/9/2021/09/relatorio-tertulias.pdf.
  2. Alves, Isabel Maria Fernandes; Cravino, José; Ferreira, Tatiana; Daniela Pedrosa; Alexandra Mascarenhas. 2021. Relatório de Atividades do Grupo MEA: 2016 a 2021. https://www.utad.pt/gesqua/wp-content/uploads/sites/9/2021/09/Relatorio-atividades-MEA.pdf.
  3. Tatiana Ferreira; Daniela Pedrosa; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Isabel Alves. 2021. Análise das perceções dos formandos sobre a formação pedagógica de docentes da UTAD – 2017 a 2019. https://www.utad.pt/gesqua/wp-content/uploads/sites/9/2021/06/Analise-participacao-em-acoes-de-formacao-2019.pdf.
  4. Bessa Ribeiro, Fernando; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Sacramento, Octávio; Escola, Joaquim; Justino, Elsa; Cravino, José Paulo. 2014. Abandono escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Estudo exploratório.
Resumo em conferência
  1. Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, José Paulo. "Abordagem e-SimProgramming: primeiras alterações para implementação em contexto on-line e reflexões". Trabalho apresentado em CNaPPES.19 - 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, 2019.
    Publicado
  2. Armando da Assunção Soares; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Cândida Sarabando. "Retrospectiva Histórica sobre a Equação de Bernoulli". Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, Vila Real, 2010.
    Publicado
  3. Sandra Guedes; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Laboratórios Virtuais no Ensino da Física". Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional para o Ensino da Física, Vila Real, 2010.
    Publicado
  4. Fernanda M. M. Dinis; Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Abordagens Experimentais Reflexivas para o 3º Ciclo do Ensino Básico com Materiais de Baixo Custo". Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, Vila Real, 2010.
    Publicado
  5. Cândida Sarabando; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Armando da Assunção Soares. "Simulações Computacionais na Aprendizagem dos Conceitos de Peso e de Massa no Ensino Básico: um estudo quasi-experimental". Trabalho apresentado em 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, Vila Real, 2010.
    Publicado
  6. Rodrigues, M.A.; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Liberato, M.L.R.. "Solar Thermal Energy Exploitation: An Opportunity to Enhance Conceptual Learning in Physics". Trabalho apresentado em European Geosciences Union General Assembly 2010, Viena, 2010.
    Publicado
  7. Alemida, A; Pereira, Mário Jorge Modesto Gonzalez; Cravino JP. "A Atmosfera como laboratório no ensino da Física". Trabalho apresentado em Contributos para a Qualidade Educativa no Ensino das Ciências - do Pré-Escolar ao Superior, Vila Real, 2007.
    Publicado
  8. Pereira, Mário Jorge Modesto Gonzalez; Alemida, A; Cravino JP. "The Atmosphere as a geophysics laboratory". Trabalho apresentado em European Geosciences Union General Assembly, Vienna, 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Tavares, Maria Manuel de Almeida. "O uso da simulação "Build molecule" - Phet simulations no ensino das fórmulas químicas, numa turma do 8º ano". Mestrado, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7921.
  2. Costa, Liliana Isabel dos Santos Valpaços. "Contribuição das Olimpíadas da Física e da Química para a motivação e aprendizagem dos alunos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7659.
  3. Pedrosa, Daniela Cristina Carneiro. "Autorregulação e corregulação das aprendizagens no ensino superior: estratégias adotadas por alunos de programação de computadores". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7651.
  4. Fraga, Isabel Ferreiro. "Clubes de física em escolas do ensino secundário de Benguela: um contributo para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino em Angola". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6254.
  5. Augusto, Cesarina José Cardoso. "Conteúdos programáticos de física e de química no ensino secundário e implicações no insucesso escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6373.
  6. Batista, Paula Alexandra Rodrigues. "Os mundos virtuais no ensino e aprendizagem de física e química: casos do lançamento horizontal e da Lei de Le Chatelier". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7130.
  7. Santos, Patrícia Alexandra Abreu dos. "Relatório sobre a atividade profissional docente: integração de atividades práticas/laboratoriais e de recursos digitais no ensino da Física e da Química: a astronomia no 3.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6638.
  8. Montinho, Isilda Isabel Rodrigues. "Manuais escolares de Física e de Química do ensino secundário: estudo sobre a inserção de conteúdos da História da Ciência". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/5407.
  9. Feliciano, Anabela Madureira Coutinho. "Programas interativos de simulação no ensino da Física e da Química, em contexto de sala de aula". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4930.
  10. Branco, Carlos Alberto Rodrigues. "Modelação e simulação computacional no ensino de Física e Química: uma revisão da literatura". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10348/6522.
  11. Fernandes, Laura Cristina. "Aprendizagem de Conceitos de Física e Química e Visão da Ciência na Educação e Formação de Adultos". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10348/2457.

Outros

Outra produção
  1. Self-regulated Learning in Computer Programming: Strategies Students Adopted During an Assignment. 2016. Daniela Pedrosa; José Cravino; Leonel Morgado; Carlos Barreira. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-41769-1_7.
    10.1007/978-3-319-41769-1_7
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2023/07/21 Trust in Computing: Trust as a facilitator on the uptake (or appropriation) of technology
Coorientador
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2023/01/17 Avaliação externa e práticas de ensino de Física e Química no ensino secundário
Orientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2020/09/11 SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE AUTONOMIA E DO RACIOCÍNIO ABSTRATO DOS ALUNOS
Coorientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2018/05/14 DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES EM CONTEXTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS-O PAPEL DE FERRAMENTAS DE AJUDA
Coorientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2017/06/19 UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2017/03/08 Autorregulação e corregulação das aprendizagens no ensino superior: estratégias adotadas por alunos de programação de computadores
Orientador
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2017/02/10 CONTRIBUIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DA FISICA E DA QUÍMICA PARA A MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2017/02/10 ESTRATÉGIAS DE DETEÇÃO E SUPERAÇÃO DE CONCEÇÕES ALTERNATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMCA- SOM E ÁCIDO-BASE
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2017/01/19 ESTUDO DO PAPEL DA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICAS
Coorientador
Ciências Físicas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2017/01/06 USO DO SCRATCH NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2016/12/14 O USO DA SIMULAÇÃO "BUILD MOLECULE"-PHET SIMULATIONS NO ENSINO DAS FÓRMULAS QUÍMICAS, NUMA TURMA DO 8º ANO
Orientador
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2016/05/06 AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE PESO E DE MASSA NO ENSINO BÁSICO
Orientador
Ciências Físicas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Encontro
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Universidade do Algarve – Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Mundos Virtuais no Ensino Superior Sérgio Paulo Heleno da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Contribuição para o Ensino das Ciências, Usando a Temática Conforto Térmico Marta Andreia Almeida Carvalho da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Da Formação de Professores à sua Prática: Contributos para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses José Alexandre da Silva Pinto da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Corregulação da Aprendizagem: efetividade do artefacto social em Ambiente Virtual de Aprendizagem Ana Luiza de Souza Rolim (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2014 Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada António Pedro Barbot Gonçalves da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Uma Proposta Didática promotora de Literacia Científica, no tópico Qualidade da Água (2º CEB) Isabel Cristina Pinto Pires Coelho Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Os Critérios de Avaliação para o Desenvolvimento da Autorregulação das Aprendizagens – Um estudo com alunos do Ensino Secundário no âmbito da disciplina de Física e Química Inês Duarte Bruno (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Causas e Consequências da Rarefação da Camada de Ozono: Uma proposta de abordagem da temática numa turma do 2º CEB Joana Patrícia Correia Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Contributos para a Promoção de Aprendizagens de Qualidade em Química Introdutória no Ensino Superior Cristina Maria Correia Marques (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira Viegas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 Das concepções dos alunos sobre força ao desenvolvimento de estratégias de ensino fundamentadas num modelo didático construtivista Domingos Kimpolo Nzau (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Technology in Society (0160-791X)
2023 - Atual International Journal of Intelligent Systems (0884-8173)
2023 - Atual Asia Pacific Journal of Education (0218-8791)
2023 - Atual IT Professional (1520-9202) IEEE
2023 - Atual Informatics (2227-9709)
2023 - Atual Acta Médica Portuguesa (1646-0758)
2023 - Atual RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2182-4967)
2022 - Atual IEEE Transactions on Learning Technologies (1939-1382)
2022 - Atual Journal of Intelligence (2079-3200)
2022 - Atual Sustainability (2071-1050)
2022 - Atual Frontiers in Education (2504-284X)
2022 - Atual Education Sciences (2227-7102)
2022 - Atual REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion (1696-4713)
2022 - Atual Mathematics (2227-7390)
2021 - Atual Information (2078-2489)
2020/04 - Atual Innovations in Education and Teaching International (1470-3297) Taylor & Francis
2019/07/08 - Atual The Learner Journal Collection Common Ground Research Networks
2019/05/14 - Atual Interdisciplinary Social Sciences Journal Collection Common Ground Research Networks
2019/04/21 - Atual Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho
2017/08/18 - Atual European Journal of Engineering Education (0304-3797) Taylor & Francis
2014/09/11 - Atual Journal of Science Education and Technology (1573-1839) Springer

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/01/01 - Atual European Physical Society Individual Member Full 3a
2000/07/18 - Atual American Association of Physics Teachers Professional Member
2000/04/03 - Atual Sociedade Portuguesa de Física Sócio Efectivo