Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- JOSÉ PAULO CERDEIRA CLETO CRAVINO
Nomes de citação
- Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto
- Cravino, José
- Cravino, José Paulo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BF13-0C43-7A49
- ORCID iD
- 0000-0002-5376-6128
- Google Scholar ID
- 992OmTEAAAAJ
- Researcher Id
- B-4337-2008
- Scopus Author Id
- 24281352800
Websites
- www.utad.pt (Profissional)
- https://orcid.org/0000-0002-5376-6128 (Académico)
- https://scholar.google.pt/citations?user=992OmTEAAAAJ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Física
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/11/10
Concluído
|
Didática de Ciências e Tecnologia (Título de Agregado)
Especialização em Especialização em Didática das Ciências Físicas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Aprovado por unanimidade do júri |
2000 - 2005
Concluído
|
Doutoramento em Física (Didáctica da Física) (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Ensino da Física Geral nas Universidades Públicas Portuguesas e sua Relação com o Insucesso Escolar - Caracterização do Problema
e Desenho, Implementação e Avaliação de uma Intervenção Didáctica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado c/ Distinção e Louvo |
1998 - 2000
Concluído
|
Pós-Graduação em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15 |
1987 - 1992
Concluído
|
Física (ramo científico) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1996/07 - 2005/04 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1993/04 - 1996/07 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/05/14 - Atual | Pró-Reitor | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/03/13 - 2021/03/22 | Director de Unidade Orgânica | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Física, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Física, Portugal | ||
2012/10/11 - 2013/04/18 | Vice-Presidente | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal | ||
2009/04/13 - 2011/01/21 | Vice-Presidente | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/11/25 - Atual | Membro integrado | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/01 - 2024/12/31 | A-MoVeR: Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
|
2018/10 - 2021/09 | SCReLProg: Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming
POCI-01-0145-FEDER-030040
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2011/01/01 - 2014/03/31 | The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2007/09/01 - 2010/12/31 | Guiding principles and tools for fostering teacher mediation in Physical Sciences' classes
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2007 - 2008 | Conceptualização, implementação e avaliação de estratégias promotoras do Sucesso Escolar no Ensino Universitário nas áreas
de Ciências e Engenharias
POCI/C/04.01.02/090/0001/2006
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/06/01 - 2004/06 | Science Education and Teaching in the Scope of Higher Education: Evaluation and Intervention to Improve Quality
POCTI/CED/36466/99-00
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2023/07/21 | Trust in Computing: Trust as a facilitator on the uptake (or appropriation) of technology
Coorientador
|
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 - 2023/01/17 | Avaliação externa e práticas de ensino de Física e Química no ensino secundário
Orientador
|
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2020/09/11 | SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE AUTONOMIA E DO RACIOCÍNIO ABSTRATO DOS ALUNOS
Coorientador
|
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2018/05/14 | DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES EM CONTEXTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS-O PAPEL DE FERRAMENTAS
DE AJUDA
Coorientador
|
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2017/06/19 | UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL
Orientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 - 2017/03/08 | Autorregulação e corregulação das aprendizagens no ensino superior: estratégias adotadas por alunos de programação de computadores
Orientador
|
Didáctica de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2017/02/10 | CONTRIBUIÇÃO DAS OLIMPÍADAS DA FISICA E DA QUÍMICA PARA A MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Orientador
|
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2017/02/10 | ESTRATÉGIAS DE DETEÇÃO E SUPERAÇÃO DE CONCEÇÕES ALTERNATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMCA- SOM E ÁCIDO-BASE
Orientador
|
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2017/01/19 | ESTUDO DO PAPEL DA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICAS
Coorientador
|
Ciências Físicas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016 - 2017/01/06 | USO DO SCRATCH NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
Coorientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2016/12/14 | O USO DA SIMULAÇÃO "BUILD MOLECULE"-PHET SIMULATIONS NO ENSINO DAS FÓRMULAS QUÍMICAS, NUMA TURMA DO 8º ANO
Orientador
|
Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2016/05/06 | AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE PESO E DE MASSA NO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Ciências Físicas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Encontro
|
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Universidade do Algarve – Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 | Mundos Virtuais no Ensino Superior | Sérgio Paulo Heleno da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Contribuição para o Ensino das Ciências, Usando a Temática Conforto Térmico | Marta Andreia Almeida Carvalho da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Da Formação de Professores à sua Prática: Contributos para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses | José Alexandre da Silva Pinto da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Corregulação da Aprendizagem: efetividade do artefacto social em Ambiente Virtual de Aprendizagem | Ana Luiza de Souza Rolim (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2014 | Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada | António Pedro Barbot Gonçalves da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Uma Proposta Didática promotora de Literacia Científica, no tópico Qualidade da Água (2º CEB) | Isabel Cristina Pinto Pires Coelho Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os Critérios de Avaliação para o Desenvolvimento da Autorregulação das Aprendizagens – Um estudo com alunos do Ensino Secundário no âmbito da disciplina de Física e Química | Inês Duarte Bruno (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Causas e Consequências da Rarefação da Camada de Ozono: Uma proposta de abordagem da temática numa turma do 2º CEB | Joana Patrícia Correia Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Contributos para a Promoção de Aprendizagens de Qualidade em Química Introdutória no Ensino Superior | Cristina Maria Correia Marques (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior | Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira Viegas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Das concepções dos alunos sobre força ao desenvolvimento de estratégias de ensino fundamentadas num modelo didático construtivista | Domingos Kimpolo Nzau (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Technology in Society (0160-791X) | |
2023 - Atual | International Journal of Intelligent Systems (0884-8173) | |
2023 - Atual | Asia Pacific Journal of Education (0218-8791) | |
2023 - Atual | IT Professional (1520-9202) | IEEE |
2023 - Atual | Informatics (2227-9709) | |
2023 - Atual | Acta Médica Portuguesa (1646-0758) | |
2023 - Atual | RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (2182-4967) | |
2022 - Atual | IEEE Transactions on Learning Technologies (1939-1382) | |
2022 - Atual | Journal of Intelligence (2079-3200) | |
2022 - Atual | Sustainability (2071-1050) | |
2022 - Atual | Frontiers in Education (2504-284X) | |
2022 - Atual | Education Sciences (2227-7102) | |
2022 - Atual | REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion (1696-4713) | |
2022 - Atual | Mathematics (2227-7390) | |
2021 - Atual | Information (2078-2489) | |
2020/04 - Atual | Innovations in Education and Teaching International (1470-3297) | Taylor & Francis |
2019/07/08 - Atual | The Learner Journal Collection | Common Ground Research Networks |
2019/05/14 - Atual | Interdisciplinary Social Sciences Journal Collection | Common Ground Research Networks |
2019/04/21 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho |
2017/08/18 - Atual | European Journal of Engineering Education (0304-3797) | Taylor & Francis |
2014/09/11 - Atual | Journal of Science Education and Technology (1573-1839) | Springer |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009/01/01 - Atual | European Physical Society | Individual Member Full 3a |
2000/07/18 - Atual | American Association of Physics Teachers | Professional Member |
2000/04/03 - Atual | Sociedade Portuguesa de Física | Sócio Efectivo |