Tânia Lopes Martins (1993, Porto) iniciou o seu percurso artístico quando, entre 2002 e 2011, integrou o Grupo Sénior de Teatro Amador - Plebeus Avintenses. Em 2011, concluiu o curso de Design de Produto, especializando-se na área de Equipamento, na Escola Artística de Soares dos Reis do Porto. No mesmo ano, mudou-se para a cidade das Caldas da Rainha, onde iniciou os seus estudos na Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria. Em 2014 licenciou-se em Design Industrial e em 2019 concluiu o mestrado em Design de Produto com o projeto teórico-prático "Cidade em Performance". Durante o mestrado, foi bolseira do programa Erasmus Mundus Cruz del Sur, tendo vivido e estudado durante 11 meses na cidade do Recife (Brasil), onde frequentou a Pós-Graduação em Design no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Posteriormente, entre 2019 e 2020, trabalhou na Toyno, um estúdio de design em Lisboa, onde se dedicou a vários projetos museográficos e de design de exposições, e, mais recentemente, entre os anos de 2021 e 2023, foi gestora de comunicação na Vicara, um estúdio e editora de design de produto nas Caldas da Rainha. Entre 2023 e 2024 trabalhou como designer na empresa têxtil Santos Monteiro. É, desde 2020, co-fundadora, designer e gestora de conteúdos no projeto FÁ-LO - um espaço cultural na cidade das Caldas da Rainha que visa promover e divulgar o trabalho artístico produzido na cidade. Em 2023 iniciou o doutoramento em Criação Artística na Universidade de Aveiro em parceria com os Politécnicos do Porto e Leiria. Atualmente desenvolve uma proposta de investigação artística intitulada de "De dentro para fora: Co-criação, intervenções e diálogos na esfera pública", projeto que obteve a atribuição de uma bolsa de doutoramento no programa Ciência no Património Cultural, atribuída pela FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em parceria com a instituição Museus e Monumentos de Portugal e como entidade de acolhimento o Museu José Malhoa e o LiDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes). Ao longo do seu percurso artístico-cultural explora questões relacionadas com o urbanismo e empoderamenteo social através das artes visuais e do design, com particular ênfase nas artes media e performativas.

Identificação pessoal

Nome completo
Tânia Lopes Martins

Nomes de citação

  • Martins, Tânia

Identificadores de autor

Ciência ID
C71C-EE34-D621
ORCID iD
0009-0000-6157-1323

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Grau Classificação
2023/10 - 2028
Em curso
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Especialização em Estudos em Arte
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/09 - 2019/01/09
Concluído
Design de Produto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
"Cidade em Performance" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2016/08 - 2017/07
Concluído
Design (Postgraduate Certificate)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2011/09 - 2014/07
Concluído
Design Industrial (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
14
2008/09 - 2011/07
Concluído
Design de Produto (Ensino secundário)
Escola Artística de Soares dos Reis, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06 - 2024/05 Designer Santos Monteiro, Portugal
2021/10 - 2023/03 Designer e Gestora de Comunicação Vicara, Portugal
2019/05 - 2020/01 Designer Toyno, Portugal
Toyno, Portugal

Bolsa

Designação Financiadores
2024/06/01 - 2028 Bolsa de Doutoramento no Programa Ciência no Património
PRT/BD/155008/2023
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/05 - 2021/05 Bolsa de empreendedorismo Startup Voucher do IAPMEI
Outra
Concluído
2016/08 - 2017/07 Bolsa de estudos no Programa de Erasmus Mundus Cruz del Sur
Bolseiro de Mestrado
Erasmus Mundus Cruz del Sur, Espanha
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/03 - Atual FÁ-LO
Co-fundadora, Designer e Gestora de Conteúdos
Em curso

Publicações

Tese / Dissertação
  1. "Cidade em Performance". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/3832.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Participação com um projeto vídeo na edição KABO - Exposição de Arte Contemporânea, Silos Contentor Criativo. 2021.
  2. Exposição BAIRRO 39.406258, -9.135301 (Exposição de Fotografia e Instalação Urbana) - Festival CLN22. 2018.
  3. Participação na 3ª Exposição Colectiva de Artes Visuais POS - Projeto Open Space, Matosinhos, Porto. 2017.
  4. Intervenção Urbana INCUBADORA (em colaboração com Jacob Oduwole - Festival CLN20. 2016.
  5. Exposição do projeto Cabrada, no âmbito da mostra Agricultura Lusitana na EUNIQUE 2015 - Fair for applied arts and design, Karlsruhe, Alemanha. 2015.
  6. Exposição coletiva "6620" - Projetos do Mestrado em Design de Produto - Festical CLN19. 2015.
  7. Participação com o projeto finalista da categoria Vídeo na Mostra Nacional Jovens Criadores 2014 - Casa do Território, Famalicão. 2014.
  8. Exposição coletiva com os projetos OBJECTOS QUE RISCAM DEVERIAM RISCAR & UM - Festival CLN18. 2014.
  9. Exposição coletiva dos finalistas ao concurso Stucomart&Design da Robbialac - Museu do Design e da Moda, Lisboa. 2014.
  10. Exposição coletiva "Família Forex" com o projeto fotográfico PLANO B - Núcleo Artístico para Voos Experimentais, Lisboa. 2013.
  11. Exposição coletiva com os projetos fotográficos PLANO B & NU S/ NU - Festival CLN17. 2013.
Interpretação artística
  1. 2016. O QUE É A PERFORMANCE NO DESIGN (Performance coletiva com Mafalda Matos e Jorge Graça). Ciclo de Performance Gato Vermelho - Electricidade Estética - Silos Contentor Criativo - CR.

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/04 Oradora convidada para o workshop "Manifesta", dinamizado pelo atelier de arquitetura PARTO e organizado em parceria com o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE. Manifesta
Atelier Parto; ISCTE (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/01 - 2021/06 Curadoria e Produção do ciclo de exposições "Obras em Montra" FÁ-LO (2021/01 - 2021/06)
Exposição (Coorganizador)
FÁ-LO, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/02/10 - 2022/03/24 Curso online de curta-duração de Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais, Cencal, Caldas da Rainha
Oficina (workshop)
Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais, Cencal, Caldas da Rainha
Cencal, Caldas da Rainha, Portugal
2021/04/20 - 2021/06/24 Curso de curta-duração de Fotografia comercial de embalagem/produto, Cencal, Caldas da Rainha
Oficina (workshop)
Fotografia comercial de embalagem/produto, Cencal, Caldas da Rainha
Cencal, Caldas da Rainha, Portugal
2020/09/14 - 2020/11/11 Curso de curta-duração de Projeto fotográfico de autor, Cencal, Caldas da Rainha
Oficina (workshop)
Projeto fotográfico de autor, Cencal, Caldas da Rainha
Cencal, Caldas da Rainha, Portugal
2020/03/03 - 2020/07/21 Curso de curta-duração de Modelação Virtual 2D e 3D, Cencal, Caldas da Rainha
Oficina (workshop)
Modelação Virtual 2D e 3D, Cencal, Caldas da Rainha
Cencal, Caldas da Rainha, Portugal
2012 - 2020 Workshops anuais em Técnicas de Produção de Vidro, Cencal, Marinha Grande
Oficina (workshop)
Técnicas de Produção de Vidro, Cencal, Marinha Grande
Cencal, Portugal
2016 - 2016 Participação no workshop "Cidades em Transição do Ciclo 3 Ecologias", Teatro Maria Matos, Lisboa
Oficina (workshop)
Cidades em Transição do Ciclo 3 Ecologias, Teatro Maria Matos, Lisboa
Teatro Maria Matos, Portugal
2016 - 2016 Oficina Vídeo Arte em Acção (Ministrado por Lia Letícia) enquadrada no FESTCINE 2016 no Cinema São Luiz, Recife, Brasil // Apresentação do vídeo-protesto QUEDA (desenvolvido durante a oficina)
Oficina (workshop)
Oficina Vídeo Arte em Acção / FESTCINE 2016 no Cinema São Luiz, Recife, Brasil
2015 - 2015 Designer de Produto no projeto Cabrada, em colaboração com a Prof. Paula Lomelino e os alunos Ricardo Paulino e Rita Martins, em representação da ESAD.cr. No âmbito do projeto Agricultura Lusitana, Aldeias do Xisto, Coimbra. A coleção foi apresentada em Maio na Eunique 2015 - International Fair for Applied Arts and Design - Karlsruhe, Alemanha
Exposição
Agricultura Lusitana
Agricultura Lusitana - Aldeias do Xisto, Portugal
2002 - 2011 Escola de Teatro Amador Plebeus Avintenses, Avintes, Porto // Curso de teatro juvenil (2002) // Integração no grupo de teatro amador senior e participação como intérprete em diversos espectáculos (encenados por diferentes autores, como: Castro Guedes, Eduardo Freitas e Hugo Sousa)
Outro
Escola de Teatro Amador Plebeus Avintenses
Plebeus Avintenses, Portugal

Prémio

2014 Vencedora do concurso STUCOMART & DESIGN da Robbialac
Robbialac, Portugal

Outra distinção

2014 Finalista categoria Vídeo - Jovens Criadores 2014
2014 Finalista com uma menção honrosa do concurso Glassberries Design Awards BA vidro
BA vidro, Portugal
2013 2º lugar no concurso "CREATIVE E ENGINEERING FOR PMPM"