???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Clarinda Luísa Ferreira Barata

Nomes de citação

  • Barata, Clarinda

Identificadores de autor

Ciência ID
CC15-CDE8-8D9E
ORCID iD
0000-0002-2949-808X

Endereços de correio eletrónico

  • clarinda.barata@ipleiria.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 244829400 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Leiria. Rua Dr. Joao Soares, 2400, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2010/11/21
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2004
Concluído
Ciências da Educação - Educação e Diversidade Cultural (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Direitos Humanos e Sociais Básicos e Direitos Culturais - um olhar crítico sobre a relação Estado-Escola-Comunidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000/06
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11/20 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2000/10/01 - 2010/11/19 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09 - Atual Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Membro da Comissão científica do Mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/02 - Atual Membro da Comissão científica do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo Motor Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/01 - Atual Membro da Comissão científica do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/01 - Atual Membro da Comissão científica do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2019 Membro da Comissão científica do Mestrado em Educação Pré-escolar Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/13 - 2023/05/26 Link Me Up
POCH-04-5267-FSE-00081
Investigador
Concluído
2022/01/13 - 2022/06/01 Link Me Up - 1000 ideias
POCI-03-33B5-FSE-072070
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Em curso
2017/10/01 - 2019/10/31 ProLearn4ALL
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Catarina Antunes; Barata, Clarinda; Freitas-Luís, Joana. "Desenvolvimento de competências sociais durante a Abordagem de Trabalho de Projeto: voz e agência das crianças". Trabalho apresentado em XIII Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), Leiria, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; et al. "A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  3. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Ferreira, José Brites; Morgado, José Carlos. "Impacto das políticas educativas e curriculares na construção das práticas inclusivas". 2011.
Capítulo de livro
  1. Barata, Clarinda; Natália Silva Martins; Laura Tomé. "LITERACIA ONCOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 1.º CEB – LOC". In INNODOCT 2023 “International Conference on Innovation, Documentation, Education & Teaching Technologies”, 554-560. Bucaramanga, Colômbia: Orlando E. Contreras-Pacheco, 2023.
    Publicado
  2. Barata, Clarinda. Autor correspondente: Barata, Clarinda. "Dinâmicas de professores de âmbito familiar/intergeracional - no olhar do supervisor". In O lugar da Educação ao Longo da Vida - das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação, 43-53. Portugal: Grupo Almedina, 2022.
    Publicado
  3. Barata, Clarinda; Ana Catarina Santos. "Abordagem de projeto, a provocação do pensamento Cri(a)ti(c)vo da criança". In A Voz e a agência da criança, 123-141. Coimbra: Gráfica Ediliber, 2022.
    Publicado
  4. Barata, Clarinda; Clarinda Luísa Ferreira Barata. "Práticas pedagógicas dos professores durante o 1.º confinamento, em Portugal, devido à COVID-19 – aos olhos dos pais". In INNODOCT/21, 735-743. Valencia, Espanha: Editorial Universitat Polit{\`{e, 2021.
    Publicado • 10.4995/INN2021.2021.13343
  5. Barata, Clarinda. "Dificuldades reportadas por famílias, no período de confinamento, aquando do envio de propostas educativas em Jardim de Infância". In IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 58-65. 2021.
    Publicado
  6. Barata, Clarinda. "A brincadeira livre na Educação de Infância – refletindo sobre as conceções dos educadores de infância". In IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 47-58. Leiria, Portugal, 2021.
    Publicado
  7. Clarinda Luísa Ferreira Barata. "Segundo confinamento em Portugal visto pelas crianças e jovens". In Proceedings {INNODOCT, 745-752. Valencia, Espanha: Editorial Universitat Polit{\`{e, 2021.
    Publicado • 10.4995/INN2021.2021.13344
  8. Barata, Clarinda. "Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares – componentes do currículo visto pelos formandos". In Proceedings {INNODOCT, 811-819. Valencia, Espanha: Editorial Universitat Polit{\`{e, 2020.
    Publicado • 10.4995/INN2020.2020.11800
  9. Clarinda Luísa Ferreira Barata; Lúcia Grave Magueta; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Magueta, Lúcia Grave. "Trabalho cooperativo na flexibilização curricular". In Proceedings {INNODOCT, 889-897. Valencia, Espanha: Editorial Universitat Polit{\`{e, 2020.
    Publicado • 10.4995/INN2020.2020.11841
  10. Barata, Clarinda. "Active learning – uma experiência com alunos do 1.º ano de Educação Básica". In INNODOCT/19 “INTERNATIONAL CONFERENCE ON INNOVATION, DOCUMENTATION AND EDUCATION”, 971-978. Valencia, Espanha: Editorial Universitat Politàcnica de València, 2019.
    Publicado
  11. Barata, Clarinda; Janeiro, Catarina de Jesus Vital; Alves, Dina. Autor correspondente: Barata, Clarinda. "As atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano". In VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2018), 137-145. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  12. Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana. "Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.". In Currículo, Inclusão e Educação Escolar, 478-487. Braga, Portugal: Universidade do Minho,, 2017.
    Publicado
  13. Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana. "Conceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação Pedagógica". In V Conferência Internacional - Investigação e Práticas em Contextos de Educação, 198-204. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria - ESECS, 2016.
    Publicado
  14. Liliana Jorge; Barata, Clarinda. "Descoberta das características das folhas pelas crianças de Jardim de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico na caixa de luz". In IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2015), 249-260. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria, 2015.
    Publicado
  15. Barbara Medrôa; Sónia Correia; Barata, Clarinda; Maria Simões. "“Eu, o Monstro!” – Uma sequência didática interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico". In IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 411-412. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria, 2015.
    Publicado
  16. Marina Pereira; Barata, Clarinda. "Utilização pedagógica dos jogos digitais no aperfeiçoamento do cálculo mental – um estudo de caso com alunos do 6.ºano.". In II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 88-96. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria, 2013.
    Publicado
  17. Maria Nunes; José Brites Ferreira; Barata, Clarinda. "Medidas promotoras de bons resultados no exame de Matemática do 9.º ano". In II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 345-353. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria, 2013.
    Publicado
  18. Barata, Clarinda; José Brites Ferreira. "Ensino básico: 2.º Ciclo". In Organização Curricular Portuguesa, 129-190. Porto: Porto Editora, 2008.
    Publicado
  19. Barata, Clarinda; José Brites Ferreira. "Ensino básico: 3.º Ciclo". In Organização Curricular Portuguesa, 191-220. Porto: Porto Editora, 2008.
    Publicado
Livro
  1. Barreto, Maria Antónia ; Barata, Clarinda; Rebelo, I.; Sousa, Marlene. Gestão da Escola. Percursos investigativos. Vol 2 - 978-989-35743-4-8. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. 2024.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Martins, Natália; Barata, Clarinda; Tomé, Laura. "Literacia oncológica em crianças de JI e 1.º CEB". 2023.
  2. Leite Machado, Gustavo; Martins, Eliane. "Avaliação em contexto de Prática Pedagógica.". Trabalho apresentado em Liberdade, equidade e emancipação - XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
    10.19146/pibic-2017-78404
Resumo em conferência
  1. Barata, Clarinda. "Vivenciar o trabalho projeto em contexto de ensino superior". Trabalho apresentado em 10.º Congresso - Olhares sobre a Educação, Viseu, 2022.
    Publicado
  2. Barata, Clarinda; Cristiana Quinta; Miguel Oliveira. "A natureza do fazer de conta e o fazer de conta com a natureza". Trabalho apresentado em VI Encontro de Investigação em Educação, Coimbra (6 e 7 de maio de 2022), Coimbra, 2022.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Leandro, Débora Filipa Alves. "Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/9049.
  2. Ferreira, Adriana Filipa Coelho. "Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEB". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/8691.
  3. Fialho, Catarina Marques. "Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEB". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/9046.
  4. Fernandes, Carolina Alexandra Inácio. "À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/9212.
  5. Talhão, Sandra Margarida Simão. "Um Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infância". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8442.
  6. Arroteia, Rita Bento. "Refletindo em torno do desenvolvimento sustentável no Jardim de Infância – um estudo de caso". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8068.
  7. Alexandre, Tânia Augusto. "Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8075.
  8. Silva, Madalena Santos da. "Gestão e desenvolvimento de Projetos de Autonomia e Flexibilização Curricular (PAFC): Um estudo de caso numa Escola de Ensino Básico na zona de Leiria". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8009.
  9. Vieira, Ana Catarina Vicente. "UM PERCURSO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/9084.
  10. Quinta, Cristiana Domingues. "A Natureza do Fazer de Conta e o Fazer de Conta com a Natureza. Da Creche ao 1.º CEB". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/6954.
  11. Silva, Regina Maria da Cruz. "Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/6985.
  12. Lopes, Sandra Maria Almeida Matos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6095.
  13. Fonseca, Raquel Filipa Rodrigues. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5780.
  14. Moniz, Lucília Maria da Silva. "O comportamento interpessoal do professor". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6088.
  15. Fonseca, Raquel Filipa Rodrigues. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5780.
  16. Lúcio, Danila Pereira; Dionísio, Sara Isabel Simões; Santana, Ana Beatriz Ferreira; Lourenço, Margarida Luís Rente; Costa, Mafalda Vieira. "A brincadeira livre na Educação de Infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6057.
  17. Lopes, Sandra Maria Almeida Matos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a interação da criança de 18 meses com o livro-objeto". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6095.
  18. Almeida, Daniela Sofia Teixeira. "Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5034.
  19. Francisco, Elsa Margarida da Silva Gonçalves. "Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5305.
  20. Costa, Gabriela Paulo Coito. "Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5172.
  21. Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de. "Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5170.
  22. Cunha, Mariana Pinto Pedra. "Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/4996.
  23. Ferreira, Sabina Jesus. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4011.
  24. António, Ana Raquel Henriques. "Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4557.
  25. Santos, Adriana Carolina Silva. "Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4624.
  26. Sousa, Sónia Dias de. "Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3276.
  27. Guarda, Marta Filipa Marques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3365.
  28. Magalhães, Helena Susana Gonçalves. "Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3400.
  29. Santos, Ana Catarina Rodrigues dos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3759.
  30. Nunes, Micaela Filipa da Silva. "Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3018.
  31. Paiva, Daniela Cristina Pinto. "Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2913.
  32. Campos, Ana Carolina Gouveia Silva. "Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2588.
  33. Vaz, Cláudia Sofia Marques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2999.
  34. Pinheiro, Vanessa Alexandra Gualdino. "Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3022.
  35. Janeiro, Catarina de Jesus Vital. "Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2678.
  36. Coelho, Tânia Patrícia Salgado Teles. "Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2052.
  37. Agostinho, Elodie. "Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1918.
  38. Ribeiro, Inês Salgueiro. "Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2367.
  39. Costa, Ana Sofia Machado. "Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1927.
  40. Henriques, Justina Maria Nunes da Veiga. "Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1943.
  41. Medrôa, Bárbara Lopes Dinis Feijão. "Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1884.
  42. Moras, Carla Alexandra Lopes Pais. "Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1938.
  43. Bacelar, Margarida Almeida. "Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1925.
  44. Rasteiro, Inês Vieira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1935.
  45. Mendes, Tatiana Isabel de Jesus. "Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1919.
  46. Gabriel, Margarida João Pereira. "Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1820.
  47. Cunha, Jessica Elisabeth Teixeira da. "Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1734.
  48. Pereira, Daniela Sofia Santos; Fernandes, Teresa Margarida Pinho. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1721.
  49. Lourenço, Elodie Audrey Neves. "Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1727.
  50. Silva, Aurora Maria Marques da. "Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1821.
  51. Reis, Cristelle Alexandre dos. "Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1562.
  52. Marcelo, Jéssica Martins. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1762.
  53. Jorge, Liliana Sofia Ferreira. "Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1764.
  54. Cebola, Ana Isabel Marques. "O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1784.
  55. Gomes, Rita Isabel Dias Mendes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1973.
  56. Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Barata, Clarinda. "Processos e práticas de inclusão educativa : do currículo comum ao currículo diferenciado". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/1822/11188.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - 2024 A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de caso
Orientador
Ciências da Educação - Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2024 Um caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em Jardim de Infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2024 Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincar
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2024 Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEB: a interação entre o adulto e a criança na área da casinha
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2024 Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEB: as interações e brincadeiras entre pares na área da casinha e a influência dos materiais nesses momentos
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2024 Da reflexão à prática: a interdisciplinaridade entre a Expressão Dramática e o Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2023 Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2023 À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 A Natureza do Fazer de Conta e o Fazer de Conta com a Natureza. Da Creche ao 1.º CEB
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Potenciar hábitos alimentares saudáveis numa turma de 1.º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Refletindo em torno do desenvolvimento sustentável no Jardim de Infância – um estudo de caso
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre:As conceções dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca do sentido da existência humana
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Os instrumentos de identificação das perturbações da aprendizagem específicas em contexto de 1º ciclo
Coorientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Refletindo sobre a importância das emoções no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem
Orientador
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano
Coorientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:A influência de propostas educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre as interações entre pares nos momentos de brincadeira livre em contexto Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a criação e a utilização do dicionário como estratégia de enriquecimento lexical no 1.º CEB Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o texto narrativo Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1.º CEB-Estudo de Caso Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o questionamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridade Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridade Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre práticas educativas: Estratégias colaborativas entre pais e educadores de infância para lidar com birras Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a prática pedagógica: Estratégias pedagógicas de como lidar com a birra Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo e investigando enquanto educadora/professora: contributos de uma pedagogia em participação na dinamização do espaço “canto da leitura”. Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: a flutuabilidade com crianças do 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º CEB : o sentido das operações de adição e subtração na resolução de problemas e a comunicação matemática numa turma do 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - A influência das estórias infantis não sexistas na alteração das conceções das crianças, relativamente aos papéis de género, numa turma de 1.º ano Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Práticas de Articulação Curricular na transição de nível – Pré-Escolar -1.º Ciclo do Ensino Básico - num agrupamento de escolas Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problema Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/28 O papel da supervisão colaborativa no contexto de implementação de um plano de inovação - da teoria à prática - um estudo de caso
Arguente principal
Maria Teresa Nogueira Lima de Andrade (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2024/06/25 Jornada reflexiva em educação de infância: interações durante a brincadeira com materiais de fim aberto
Arguente
Mariana Ferreira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024/04/10 História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural
Arguente
Jéssica Félix Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os contributos do Clube de Leitura para a promoção da leitura com alunos do 4.º ano.
Presidente do júri
Ana Rita Silva Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 Da teoria à prática: um olhar reflexivo sobre o brincar
Presidente do júri
Ana Cláudia Vicente Chaveiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS: UM ESTUDO DE CASO
Presidente do júri
Silvia Maria Nogueira Nese (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Investigando as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade relativamente à sustentabilidade da água.
Presidente do júri
Ana Teresa Jorge da Costa Menino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Estudos Africanos. “Cooperação, Colonialidade e Racismo na Política Externa Brasileira para os PALOP”
Arguente
Mojana Vargas Correia da Silva (Doutoramento)
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal
2023 Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as interações entre pares que emergem em provocações relacionadas com luz
Arguente
Ana Catarina Gomes Andurão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolar"
Arguente
Adriana Maria Paulo Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os estereótipos de género numa turma do 1º ano de escolaridade
Presidente do júri
Patrícia Raquel do Adro Lisboa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Construir os caminhos da infância: Potencialidades da Área do Faz de Conta para o Desenvolvimento e Aprendizagem de Crianças em Idade Pré-Escolar
Presidente do júri
Ana Amélia Vigia Caseiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção em Contexto Escolar
Presidente do júri
Marcela de Souza Abdoral Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 A motricidade e a promoção de autonomia: Projeto piloto em contexto de Pré-Escolar
Presidente do júri
Sara João de Freitas Castelão Lopes da Piedade Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 "EDUCAR PARA A INCLUSÃO ATRAVÉS DA MOTRICIDADE: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO "JOGAMOS TUDO, BRINCAMOS TODOS" EM CONTEXTO DO PRÉ-ESCOLAR
Presidente do júri
Inês Chaves Nunes de Matos Sales (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolar
Arguente
Adriana Maria Paulo Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 Promovendo experiências educativas conscientes, seguras e livres nos primeiros anos de vida: a perspetiva das famílias e do educador de infância sobre o brincar arriscado no quotidiano educativo
Presidente do júri
Maria José da Graça Figueiredo de Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre os benefícios do brincar no espaço exterior
Arguente
Ana Margarida Pinto Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: processos, aprendizagens e a transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Soraia Martins Soarez (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 A Carta Educativa de Leiria como instrumento de planeamento estratégico: a opinião dos diretores das escolas e da autarquia.
Arguente
Donato Filipe Nobre Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 A Prática de Ensino Supervisionada na Educação de Infância: A Gestão e Organização do Espaço no Jardim de Infância
Arguente
Ândria Sofia Murraças Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo acerca da Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos da implementação de uma sequência pedagógico-didática acerca do som – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Arguente
Patrícia Sofia Fialho Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
Arguente
Ana Carolina Correia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS FUNCIONAIS EM JOVENS COM DÉFICE COGNITIVO ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO DO DINHEIRO
Arguente
Carla Fernanda Reis Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Potencial do software BoardMaker na mediação pedagógica do erro e promoção de competências de comunicação funcional
Arguente
LENILDA PEREIRA LIMA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 PERCEÇÃO DE PAIS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL E SNOEZELEN
Arguente
SÓNIA MARGARIDA NEVES PEREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, no 1.º CEB
Presidente do júri
Alexandra Silva Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB
Presidente do júri
Patrícia Alexandra Marques Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º CEB
Presidente do júri
Ana Margarida Areias Guerreiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza
Presidente do júri
Juliana Filipe Ramos Ameiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Patrícia Anselmo Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 (Re)significar a educação de infância e primeiro ciclo do ensino básico: a resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número
Presidente do júri
Ana Carolina Fortes das Neves Dias Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativas
Presidente do júri
Margarida Chaves Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada - Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em tempos de pandemia
Presidente do júri
Patrícia Sousa Eusébio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Soraia Filipa Antunes Farinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 GESTÃO ESCOLAR BASEADA NO BEM-ESTAR DO ALUNO: AVALIAÇÃO E MELHORIA DA ESCOLA E DO PROCESSO EDUCATIVO (DOIS ESTUDOS DE CASO)
Arguente
Núria Calado Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 PECULIARIDADES DO SONHO DE SER EDUCADORA E PROFESSORA: DESAFIOS DE UM ESTÁGIO EXCECIONAL NO 1. º CEB, EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19
Arguente
Joana Margarida Bernardes Primor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/11 Didática da Formação “Supervisão da Gestão Curricular Flexível para uma Escola Inclusiva”
Arguente
Adélia de Jesus Jacinto Resende (Doutoramento)
2013/05 Formação de Professores – Educação Especial
Arguente
M.ª Leonor Marques Marinheiro (Outro)
2013/04 Formação de Professores – Educação Especial
Arguente
João Carlos Vieira Casal (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/02/04 - 2022/02/05 VI ENJIE - Futuros da Educação, Ciência cidadã e cocriação
2012 - 2013 Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013 - Atual Revista @rquivo brasileiro de educação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - Atual A avaliação e seriação dos projetos submetidos na 2ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA (PI&CA) NO ÂMBITO DO CIED / ESELx (2023/2025) que visa contribuir para a criação de conhecimento inovador, científico e artístico no seio da comunidade académica da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Avaliador
2021 - Atual A avaliação e seriação dos projetos submetidos na 1ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA (PI&CA) NO ÂMBITO DO CIED / ESELx (2021/2023) que visa contribuir para a criação de conhecimento inovador, científico e artístico no seio da comunidade académica da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Avaliador

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO
2020 - Atual 8th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
2019 - Atual 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
2019 - Atual Egitania Sciencia (1646-8848)
2018 - Atual INNODOCT/18 “INTERNATIONAL CONFERENCE ON INNOVATION, DOCUMENTATION AND EDUCATION”