???global.info.a_carregar???
Maria de Lurdes Serrazina é doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres (UK) (1998), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Boston (USA) (1984) e licenciatura em Matemática pela Universidade de Lisboa (1972). É membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde colabora no doutoramento em Didática da Matemática, orientando várias teses. Foi professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Presidente do seu Conselho Científico (2002-2004) e Presidente do seu Conselho Directivo (2004-2009). Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico (2008-2012). Foi professora associada convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem colaborado com várias universidades brasileiras. Coordenou diferentes projetos de investigação na área da Didática da Matemática e da Formação de Professores e orientou numerosas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. A sua investigação atual é na área do ensino e aprendizagem da matemática nos primeiros anos, nomeadamente na área dos números e operações e do raciocínio matemática e do conhecimento profissional dos professores. Coordenou o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2005-2011), co-coordenou a equipa que elaborou o Programa de matemática do Ensino Básico (2007). Atualmente está aposentada, continuando a colaborar com a Escola Superior de Educação do IP de Lisboa em projetos de investigação e com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa na orientação de teses de doutoramento e envolvimento em projetos de investigação.
Identification

Personal identification

Full name
Maria de Lurdes Marquês Serrazina

Citation names

  • Serrazina, Lurdes

Author identifiers

Ciência ID
D91D-9562-DA46
ORCID iD
0000-0003-3781-8108

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
1993 - 1998
Concluded
Mathematics Education (Doutoramento)
University of London, United Kingdom
"Teachers' professional development in a period of raical change in primary mathematics education in Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
sem classificação
1983 - 1984
Concluded
Mathematics Education (Mestrado)
Boston University, United States
"Conservation of Number, Seriation and Classification Abilities of Urban Portuguese Children at First and Second Year of Primary School" (THESIS/DISSERTATION)
sem classificação
1966 - 1972
Concluded
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2010/09/01 - 2012/07/31 Invited Associate Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2000/10/01 - 2012/07/30 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/09 - 1999/12 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1987/09 - 1988/01 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2008/03 - 2012/01 Vice-President Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005/06 - 2011/09 Coordenadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.ºCiclos doEnsino Básico Ministério da Educação, Portugal
Ministério de Educação, Portugal
2004/01/01 - 2009/12/31 Presidente do Conselho Directivo ESE Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2010/09 - Current investigadora na UIDEF - Unidade de Investigação e desenvolvimento em educação e formação) Universidade de Lisboa, Portugal
2000/09 - 2010/08 investigadora (Colaboradora no Centro de Investigação em Educação e Formação) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1975/10 - 1987/09 Professora do 1.º grupo do ensino secundário (Professora) Ministério da Educação, Portugal
1974/10 - 1975/09 Professora estagiária (Professora estagiária) Ministério da Educação, Portugal
1971/10 - 1974/01 professora proviória 4.º grupo (Professora) Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/03/01 - Current Raciocínio Matemático e Formação de Professores (Reason)
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Researcher
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing

Other

Designation Funders
2018/12 - 2022/04 RED Recursos Digitais Matemática
POCH-04-5267-FSE-000124
Responsável pela Equipa Pedagógica
Direção-Geral de educação, Portugal
Ongoing
2016/11/02 - 2018/07/31 Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo,
IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
Concluded
2009/01 - 2011/01 Qualificação de professores em países lusófonos
9-ACP-RPR-118#28
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cape Verde

Universidade Pedagogica, Mozambique

Instituto Superior Politécnico de S. Tomé e Príncipe, São Tomé and Príncipe

Universidade Nacional de Timor Lorosae, Timor-Leste
Concluded
2005/01 - 2007/12 Desenvolvendo o sentido do número: perspetivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2001/01 - 2004/01 Professores do ensino básic e competências em Matemática
POCTI/CED/355442000
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2002/01 - 2003/01 Sentido de número e competências de cálculo
IIE-10-02
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluded
2000/01 - 2001/12 Desenvolvimento profissional de professores em início de carreira e ensino da Matemática
IE2000
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluded
1994/01 - 1996/01 Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre construção de conceitos
PCSH/C/CED/57/93
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluded
1992/01 - 1994/01 Utilização de materiais na resolução de problemas
PCED/C/DCI/8/91
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Serrazina, Lurdes; Fernanda Gomes; joão Rosa; José Portela. Formação Contínua: Relatos e Reflexões. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2012.
    Published
  2. Serrazina, Maria. Formação Contínua: Relatos e Reflexões. Portugal. 2012.
  3. Dias, Mariana; Serrazina, Lurdes; Bettencourt, Beatriz; Sim Sim, I.; Cotrim, J; Leitão, J.; Afonso, N.; Vasconcelos, T.; Patrocínio, T.. Educação e Formação: Prioridades e Estratégias (2007/2013). Lisboa, Portugal: CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa. 2008.
    Published
  4. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes; Guimarães, H.; Breda, A.; Guimarães, F.; Oliveira, P.; Graça-Martins, E.; Menezes, L.; Sousa, H.. Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2007.
    Published
  5. Ponte, J. P.; Boavida, A,; Canavarro, A. P.; Guimarães, F.; Oliveira, H.; Guimarães, H.; Brocardo, J.; et al. Programas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2006.
    Published
  6. Albuquerque, C.; Veloso, E.; Rocha, Isabel; Santos, L.; Serrazina, Lurdes; Nápoles, S.. A Matemática na Formação Inicial de Professores. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2006.
    Published
  7. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. Didáctica da Matemática do 1º ciclo. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2000.
    Published
  8. Abrantes, p.; Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. A Matemática na Educação Básica. Lisboa, Portugal: Ministério de Educação, DEB. 1999.
    Published
  9. Serrazina, Lurdes. As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, DAPP. 1998.
    Published
  10. Serrazina, Lurdes; Matos, J. M.. Didáctica da Matemática. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 1996.
    Published
Book chapter
  1. Serrazina, Lurdes. "Number Sense and Flexibility of Calculation: A Common Focus on Number Relations". In Mathematical reasoning of children and adults: teaching and learning from an interdisciplinary approach.. Chaim, Switzerland: Springer., 2021.
    Accepted
  2. Serrazina, Lurdes. "A FLEXIBILIDADE NO USO DE REPRESENTAÇÕES NA COMPREENSÃO DE NÚMEROS RACIONAIS". In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, 63-84. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2019.
    Published
  3. Serrazina, Lurdes. "A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DA PERCENTAGEM". In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, 85-104. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2019.
    Published
  4. Serrazina, Lurdes. "Formação de Professores e Desenvolvimento do Sentido de Número". In A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Práticas de Sala de Aula e de Formação de Professores, 137-162. Brasília, Brazil: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018.
    Published
  5. Serrazina, Lurdes. "Resolução de Problemas e Formação de Professores: Um Olhar sobre a Situação em Portugal.". In Perspectivas para Resolução de Problemas, 55-83. São Paulo, Brazil: Livraria da Física, 2017.
    Published
  6. Aguiar, Julimar da Silva; Vasquez, Eliane Leal. "Planificação do ensino e aprendizagem da Matemática". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, 9-31. Lisboa, Portugal: GTI APM- Grupo de Trabalo de Investigação da Associação de Professores de Matemática, 2017.
    Published
  7. Serrazina, Lurdes. "A percentagem numa construção comparticipada dos números racionais". In A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula, 111-138. Lisboa, Portugal: GTI APM- Grupo de Trabalo de Investigação da Associação de Professores de Matemática, 2017.
    Published
  8. Serrazina, Lurdes. "A sala de aula e a escola. Desafios aos professores e ao ensino da matemática". In Infância, Crianças, Internet Desafios na Era Digital, 299-314. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
    Published
  9. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "Trajectórias de aprendizagem e ensinar para a compreensão.". In O Professor e o Programa de Matemática do Ensino Básico, 43-59. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2010.
    Published
  10. Serrazina, Lurdes. "Projectos de escola: Uma realidade imperativa e possível". In O professor de Matemática e os projectos de escola, 297-306. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2008.
    Published
  11. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes. "O sentido do número no currículo de Matemática". In O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, 97-115. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Published
  12. Serrazina, Lurdes. "A Matemática nos primeiros anos: alguns desafios". In 20 anos de temas na EeM, 27-39. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2008.
    Published
  13. Serrazina, Lurdes. "Ensinar e aprender Matemática nos primeiros anos". In Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo, 7-18. Lisboa, Portugal: texto Editores, 2007.
    Published
  14. Brocardo, Joana; Delgado, C.; Mendes, F.; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. "Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular". In Números e Álgebra, 65-92. Lisboa, Portugal: Secção de Educação e Matemática da SPCE, 2006.
    Published
  15. Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Reflexão sobre uma experiência de trabalho colaborativo e a distância.". In Números e Álgebra, 165-175. Lisboa, Portugal: Secção de Educação e Matemática da SPCE, 2006.
    Published
  16. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O currículo de Matemática do ensino básico sob o olhar da competência matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 35-62. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005.
    Published
  17. Serrazina, Lurdes. "Materiais manipuláveis". In O Jogo e a Matemática, 92-116. Lisboa, Portugal: universidade Aberta, 2004.
    Published
  18. Serrazina, Lurdes. "A formação para o ensino da Matemática: Perspectivas futuras". In A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, 9-19. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
    Published
  19. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "A reflexão e o professor como investigador". In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, 29-42. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2002.
    Published
  20. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O professor como investigador: Leitura crítica de investigações em educação matemática.". In Reflectir e Investigar sobre a Prática Profissional, 283-308. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2002.
    Published
  21. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.; Vasconcelos, T.; Fátima Grais; Anabela Gaio. "Uma rede de formação em espiral". In Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e de investigadores, 155-171. Lisboa, Portugal: Editorial Ministério da Educação, 2002.
    Published
  22. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Primary teachers and the using of materials in problem solving in Portugal.". In Mathematics Teacher education: Critical International Perspectives, 49-58. London, United Kingdom: Falmer Press, 1999.
    Published
  23. Gofree, F.; Oliveira, H.; Serrazina, Lurdes; Szendrei, J.. "Good Practice". In On Research in Teacher Education: from a study of teaching practices to issues in teacher education., 149-169. osnabruck, United Kingdom: cerme, 1999.
    Published
  24. Serrazina, Lurdes. "Professores do ensino elementar: que formação em Matemática". In La formacion del professorado de Ciencias e Matemáticas en España y Portugal, 203-210. Badajoz, Spain: Diputación Provincial de Badajoz, 1995.
    Published
Conference paper
  1. Serrazina, Lurdes. "Teachers’ actions in classroom and the development of quantitative reasoning". Paper presented in Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
  2. Serrazina, Lurdes. "Dealing with quantitative difference: A study with second graders". Paper presented in Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Published
  3. Serrazina, Lurdes. "A learning path for rational numbers through different representations". Paper presented in Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.
    Published
  4. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo". Paper presented in Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Published
  5. Maria Paula Rodrigues; Serrazina, Lurdes. "RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS”". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Published
  6. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Published
  7. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "Additive adaptive thinking in 1st and 2nd grades pupils". Paper presented in CERME 9, Praga, 2015.
    Published
  8. Serrazina, Lurdes; Maria Paula Rodrigues. "Six years old pupils intuitive knowledge about triangles.". Paper presented in CERME 9, Praga, 2015.
    Published
  9. Serrazina, Lurdes; Helena Gil Guerreiro. "A socially built understanding of rational numbers.". Paper presented in CERME 9, Praga, 2015.
    Published
  10. Cília Silva; Serrazina, Lurdes. "Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano". Paper presented in EIEM 2015, Bragnça, 2015.
    Published
  11. Helena Gil Guerreiro; Serrazina, Lurdes. "A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações". Paper presented in EIEM 2015, Brgança, 2015.
    Published
  12. Margarida Rodrigues; Serrazina, Lurdes. "Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações. Representações matemáticas". Paper presented in EIEM2015, Bragnça, 2015.
    Published
  13. Serrazina, Lurdes. "Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica". Paper presented in XXV SIEM, Braga, 2014.
    Published
  14. Serrazina, Lurdes; Maria Paula Rodrigues. "Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade". Paper presented in XXV SIEM, Braga, 2014.
    Published
  15. Serrazina, Lurdes. "Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos". Paper presented in XXV SIEM, Braga, 2014.
    Published
  16. Serrazina, Lurdes; Margarida Rodrigues. "A TAREFA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA FLEXIBILIDADE DE CÁLCULO". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014, Sesimbra, 2014.
    Published
  17. Serrazina, Lurdes; Helena Gil Guerreiro. "CONTRIBUTOS DE UM PROJETO DE TURMA PARA O DESIGN DE TAREFAS". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014, Sesimbra, 2014.
    Published
  18. Serrazina, Lurdes. "A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM NOVO OLHAR". Paper presented in XV Encontro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Baía, Teixeira de Freitas, 2013.
    Published
  19. Serrazina, Lurdes. "Propriedades e relações entre quadriláteros". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013, Penhas da Saúde, 2013.
    Published
  20. Serrazina, Lurdes; Cristina Morais. "MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING". Paper presented in CERME8 - 8th congress of European Research in Mathematics Education, Antalya, 2013.
    Published
  21. Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António. "Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge". Paper presented in CERME8, Antalya, 2013.
    Published
  22. Serrazina, Lurdes. "O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação". Paper presented in XXIII SIEM, Coimbra, 2012.
    Published
  23. Serrazina, Lurdes. "Contributo das práticas de formação para as práticas letivas: um estudo exploratório". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Published
  24. Serrazina, Lurdes; Canavarro, A. P.; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; José Portela. "O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO". Paper presented in XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
    Published
  25. Ferreira, Elvira; Serrazina, Lurdes. "STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?". Paper presented in CERME/ _ Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Rzeszów, 2011.
    Published
  26. Guerreiro, António; Serrazina, Lurdes. "CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION". Paper presented in CERME7 - Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Rzeszów, 2011.
    Published
  27. Serrazina, Lurdes; Ferreira, Elvira. "A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de númer". Paper presented in XXI SIEM, Aveiro, 2010.
    Published
  28. Serrazina, Lurdes. "Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges". Paper presented in PME 34, Belo Horizonte, 2010.
    Published
  29. Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António. "Communication as social interaction. Primary School Teacher Practices". Paper presented in CERME6, Lyon, 2009.
    Published
  30. Serrazina, Lurdes; Ferreira, Elvira. "O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade". Paper presented in XIX SIEM, Vila Real, 2009.
    Published
  31. Serrazina, Lurdes; Brocardo, Joana. "Um projecto centrado no sentido do número". Paper presented in XII SEIEM, XIX SIEM, XVIII EIEM, Badajoz, 2008.
    Published
  32. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Constructing multiplication: Different strategies used by pupils". Paper presented in V Congress for Research in Matehmatics Education, Lernarca, 2007.
    Published
  33. Serrazina, Lurdes. "O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação". Paper presented in 4ª EEMAT, Rio de Janeiro, Macaé, 2006.
    Published
  34. Serrazina, Lurdes; Brocardo, Joana; Rocha, Isabel. "Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking". Paper presented in PME30, Praga, 2006.
    Published
  35. Carrillo, J; Even, R.; Rowland, T.; Serrazina, Lurdes. "From a study of teaching practices to issues in teacher education - Thematic Group 12". Paper presented in CERME4, Sant Feliu de Guíxols, 2005.
    Published
  36. Serrazina, Lurdes. "A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?". Paper presented in Encontro Internacional de homenagem a Paulo Abrantes, Lisboa, 2005.
    Published
  37. Serrazina, Lurdes; Monteiro, C.. "Professores e novas competências em Matemática no 1º ciclo". Paper presented in XIV SIEM, Santarém, 2004.
    Published
  38. Serrazina, Lurdes; Peter-Koop, A.; Jaworski, B.; Krainer, K.. "Thematic Group 11: Inter-relating theory and practice in Mathematics Teacher Education". Paper presented in Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria, 2003.
    Published
  39. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes; Sousa, O.; Fonseca, H.. "Professionals investigate their own practice". Paper presented in Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education, Bellaria, 2003.
    Published
  40. Serrazina, Lurdes. "Construção do conceito de divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico". Paper presented in XIII SIEM, Viseu, 2002.
    Published
  41. Serrazina, Lurdes; Isabel Vale; Helena Fonseca; Teresa Pimentel. "Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores". Paper presented in XI Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2002.
    Published
  42. Serrazina, Lurdes. "Comentário sobre a conferência "Tendência de investigação para a inovação em Itália: análise de um caso paradigmático". Paper presented in Escola de Verão Portuguesa, Espanhola e Italiana, Santarém, 2000.
    Published
  43. Serrazina, Lurdes. "Desenvolvimento Profissional de Professores: Contributos para a reflexão". Paper presented in IX Seminário de Investigação em Educação Matemática, Guimarães, 1998.
    Published
  44. Serrazina, Lurdes. "O professor e a Matemática". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Mirandela, 1998.
    Published
  45. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina; Inácia Santana. "Será que todos pensamos o mesmo sobre a subtração?". Paper presented in ProfMat 96, Almada, 1996.
    Published
  46. Serrazina, Lurdes. "Os professores do 1.º ciclo e a Matemática: um estudo de caso". Paper presented in VI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Portalegre, 1995.
    Published
  47. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Teoria/Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática na ESE de Lisboa". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Luso, 1995.
    Published
  48. Serrazina, Lurdes. "Ensinar/Aprender Matemática". Paper presented in ProfMat 95, Évora, 1995.
    Published
  49. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Os professores do 1.º ciclo e a utilização de materiais no ensino da Matemática". Paper presented in V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria, 1995.
    Published
  50. Serrazina, Lurdes. "Aprendizagem da subtracção: uma revisão de literatura". Paper presented in V Seminário de Investigação em Educação Matemática, Leiria, 1994.
    Published
  51. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.. "Utilização de materiais na resolução de problemas". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monfortinho, 1993.
    Published
  52. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "O Professor como Investigador: Leitura Crítica da Investigação em Educação Matemática". Paper presented in SIEM 2001, Vila Real, 1991.
    Published
  53. Serrazina, Lurdes. "Teacher education and attitudes towards mathematics". Paper presented in CIEAEM 42, Cracóvia, 1990.
    Published
  54. Serrazina, Lurdes. "Teaching Strategies and Student's Attitudes towards Mathematics". Paper presented in CIEAEM 41, Bruxelas, 1989.
    Published
  55. Serrazina, Lurdes. "Bases de dados na educação". Paper presented in Simposio Internacional de educación e informática, Madrid, 1987.
    Published
  56. Serrazina, Lurdes. "Níveis, condicionantes e modalidades na formação de professores para a utilização de meios informáticos". Paper presented in Encontro O computador e o Ensino, Barreiiro, 1987.
    Published
Edited book
  1. Pintassilgo, Joaquim; Serrazina, Lurdes. A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores, Arquivo, História e Memória. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, Centro de Investigação em Educação FCUL e ESE de Lisboa. 2009.
  2. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. O sentido do Número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa, Portugal: Escolar Editora. 2008.
    Published • Editor
  3. Serrazina, Lurdes. Ensinar e aprender Matemática no 1.º ciclo. Cacém, Portugal: Texto Editores. 2007.
  4. Serrazina, Lurdes; Guimarães, H.. V CIBEM Conferências. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2005.
  5. Serrazina, Lurdes. A formação para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Cadernos de Formação de Professores 3.. Porto, Portugal: Porto Editora e INAFOP. 2002.
    Editor
  6. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. Educação Matemática em Portugal, Espanha e Itália. Lisboa, Portugal: Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 1999.
Journal article
  1. Lurdes Serrazina. "Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório". Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (2021): https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250302.
    10.51359/2177-9309.2021.250302
  2. Luís Felipe Gonçalves Carneiro; Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria de Lurdes Serrazina. "Processos do Raciocínio Matemático Mobilizados por Estudantes de 6º Ano do Ensino Fundamental ao Resolverem uma Tarefa de Geometria". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (2020): https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n1p35-45.
    10.17921/2176-5634.2020v13n1p35-45
  3. Lurdes Serrazina; Margarida Rodrigues; Eliane Araman. "Envolver os alunos em processos de raciocínio matemático: As ações do professor". Revista Psicologia em Pesquisa (2020): https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27570.
    10.34019/1982-1247.2020.v14.27570
  4. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria de Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. "Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 67 (2020): 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05.
    10.1590/1980-4415v34n67a05
  5. Santana, Eurivalda; Ponte, João Pedro da; Serrazina, Maria de Lurdes. "Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 66 (2020): 89-109. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05.
    Open access • Published • 10.1590/1980-4415v34n66a05
  6. Serrazina, Lurdes. "Flexibilidade de cálculo aditivo suportada por relações numéricas". Quadrante. Revista de Investigação em Educação Matemática 28 2 (2019): 72-99. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/480.
    Open access • Published
  7. Nunes, C. B.; Serrazina, Lurdes. "RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS Y LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EXPLORATÓRIA: enlaces y singularidades en una experiencia de enseñanza". Revista del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma 40 2 (2019): 1-30. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/issue/view/69.
    Open access • Published
  8. Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro; Maria de Lurdes Serrazina; Angélica da Fontoura Garcia Silva. "Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 65 (2019): 1175-1194. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a10.
    10.1590/1980-4415v33n65a10
  9. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria De Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. "“Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático
    "I asked if five has not a half": teacher´s actions of the first years which support mathematical reasoning". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i2p466-490.
    10.23925/1983-3156.2019v21i2p466-490
  10. Serrazina, Lurdes ; Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da. "Analisando a prática de dois professores com representações matemáticas no 3.º ano.". Zetekite 27 e019022 (2019): https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650678.
    Open access • Published • https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650678
  11. Eurivalda Santana; Lurdes Serrazina; Célia Nunes. "Contribuições de um processo formativo para o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 22 1 (2019): 11-38. https://doi.org/10.12802/relime.19.2211.
    10.12802/relime.19.2211
  12. Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes. "Compreender a estrutura da representação em numeral decimal de número racional". Boletim GEPEM 73 (2018): 50-67. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2018.016.
    Open access • Published • 10.4322/gepem.2018.016
  13. Cristina Morais; Lurdes Serrazina; João Pedro Ponte. "Mathematical Reasoning fostered by (fostering) Transformations of Rational Number Representations". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  14. Cristina Morais; Maria de Lurdes Serrazina. "Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 631-652. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a16.
    10.1590/1980-4415v32n61a16
  15. Serrazina, Lurdes. "Normas sociais e sociomatemáticas numa aprendizagem comparticipada da noção de 10%". Quadrante Revista de Investigação em Educação Matemática 27 1 (2018): 69-4. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/25.
    Open access • Published
  16. Serrazina, Lurdes. "Números racionais no 1.º ciclo: compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos Rational numbers in the elementary school: understanding the magnitude and density supported by models". Quadrante. Revista de Investigação em Educação Matemática 27 1 (2018): 25-45.
    Published
  17. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike 26 2 (2018): 354-374. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    Open access • Published • 10.20396/zet.v26i2.8651281
  18. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
    A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20 1 (2018): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  19. Serrazina, Lurdes. "'Day Number': A Promoter Routine of Flexibility and Conceptual Understanding". Journal of Mathematics Education 10 2 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790013.
    Open access • Published • 10.26711/007577152790013
  20. Helena Gil Guerreiro; Serrazina, Lurdes. "A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente". BOLEMA 31 57 (2017): www.scielo.br/bolema.
    Accepted
  21. Serrazina, Lurdes. "Learning Rational Numbers through an Emergent Modeling Process enhanced by Percentage". Journal of Mathematics Education 10 1 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790005.
    Open access • Published • 10.26711/007577152790005
  22. Serrazina, Lurdes. "Decimal Numbers: A Potential Bridge between Rational Numbers Representations". Journal of Mathematics Education 10 1 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790004.
    Open access • Published • 10.26711/007577152790004
  23. Serrazina, Lurdes; Maria da Graça Bruno Pereira. "Propriedades e relações entre quadriláteros: contributos do geoplano e do GeoGebra - Um estudo no 4.º ano de escolaridade". Quadrante 24 1 (2015): 29-57.
    Published
  24. Serrazina, Lurdes; A ngélica da Fontoura Garcia Silva; Tânia Maria Mendonça Campos. "Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente". BOLEMA - Boletim de Educação Matemática 28 50 (2014): 1505-1524.
    Published • 10.1590/1980
  25. Serrazina, Lurdes. "O Professor que Ensina Matemática e a sua Formação: uma experiência em Portugal.". Educação e Realidade 39 4 (2014): 1051-1069.
    Published
  26. Serrazina, Lurdes; Leila Pessoa da Costa; Regina Pavanello. "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO". Revista Paranaense de Educação Matemática 3 4 (2014): 48-69. http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/899.
    Published
  27. Serrazina, Lurdes; Cristina Morais. "O cálculo mental na resolução de problemas". Quadrante 22 1 (2013): 53-76. http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=205885&rid=205878&search=words=,author=morais,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=1.
    Published
  28. Serrazina, Lurdes. "O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática". Da Investigação às Práticas 3 2 (2013): 75-97. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/3099.
    Published
  29. Serrazina, Lurdes. "Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores". Revista Electrónica de Educação 6 1 (2012): 266-283. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355.
    Published
  30. Serrazina, Lurdes; Deolinda Ribeiro. "As interações na atividade de resolução de problemas e a capacidade de comunicar no ensino básico". BOLEMA - Boletim de Educação Matemática 26 44 (2012): 1347-1374.
    Published
  31. Serrazina, Lurdes. "O sentido do número no 1.º ciclo: Uma leitura de investigação". Boletim Gepem 61 (2012): 15-28. http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=issue&op=current&path%5B%5D=showToc.
    Published
  32. De Lurdes Serrazina, M.; Ribeiro, D.. "Interactions in the problem solving activity and the development of the communication ability in the basic education | As Interações na Atividade de Resolução de Problemas e o Desenvolvimento da Capacidade de Comunicar no Ensino Básico". Bolema - Mathematics Education Bulletin 26 44 (2012): 1367-1393. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883679371&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0103-636X2012000400012
  33. Serrazina, Lurdes. "A Formação Contínua de Professores em Matemática: o conhecimento e a supervisão em sala de aula e a sua influência na alteração das práticas.". International Journal for Studies in Mathematics Education 2 1 (2010): 1-23. http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM.
    Published
  34. Serrazina, Lurdes. "O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico: balanço possível,". Revista Interacções 5 12 (2009): 4-22. http://hdl.handle.net/10400.15/333.
    Published
  35. Jesus, Ana; Serrazina, Lurdes. "Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade,". Quadrante 14 1 (2005): 3-35.
    Published
  36. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "Práticas profissionais dos professores de Matemática.". Quadrante 13 2 (2004): 51-74.
    Published
  37. Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "Professores e formadores investigam a sua própria pr". Zetekité 11 20 (2003): 51-84.
    Published
  38. Serrazina, Lurdes; Oliveira, Isolina. "Novos professores: Primeiros anos de profissão". Quadrante 6 1 (2002): 55-73.
    Published
  39. Serrazina, Lurdes. "Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo". Quadrante 8 (1999): 139-167.
    Published
  40. Serrazina, Lurdes. "Concepções dos professores do 1.º ciclo relativamente à Matemática e práticas de sala de aula.". Quadrante 2 1 (1993): 127-138. www.apm.pt.
    Published
Magazine article
  1. Serrazina, Lurdes. "Comunicação matemática e aprendizagens essenciais", Educação e Matemática, 2018, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/149.
  2. Serrazina, Lurdes. "Contributos da investigação para a aprendizagem da matemática: uma visão global", Educação e Matemática, 2017, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/145.
  3. Serrazina, Lurdes. "Exames no final do 1º e 2º ciclos do ensino básico, para quê?", Educação e Matemática, 2015, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/133.
  4. Serrazina, Lurdes. "As voltas que o currículo dá: Recordando Paulo Abrantes", Educação e Matemática, 2013, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/125.
  5. Ponte, J. P.; Guimarães, H.; Serrazina, Lurdes. "As metas curriculares de Matemática: Um tremendo retrocesso no ensino da disciplina", Educação e Matemática, 2012
  6. Serrazina, Lurdes. "Competência matemática e competência de cálculo no 1º ciclo", Educação e Matemática, 2011
  7. Serrazina, Lurdes ; Da Ponte, João Pedro; Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "O Novo Programa de Matemática: Uma oportunidade de mudança", Educação e Matemática, 2009
  8. Serrazina, Lurdes ; Da Ponte, João Pedro; Ponte, J. P.; Serrazina, Lurdes. "As práticas dos professores de Matemática em Portugal", Educação e Matemática, 2004, https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/82.
  9. Serrazina, Lurdes; Brocardo, Joana; Kraemer, J. M.. "Algoritmos e sentido do número", Educação e Matemática, 2003
  10. Serrazina, Lurdes. "Competência Matemática e competências de cálculo no 1º ciclo", Educação e Matemática, 2002
  11. Serrazina, Lurdes. "Os materiais e o ensino da Matemática", Educação e Matemática, 1990, https://em.apm.pt/index.php/em.
Manual
  1. Breda, A.; Serrazina, Lurdes; Menezes, L.. Geometria e Medida no Ensino Básico. Portugal. 2011.
  2. Serrazina, Lurdes. Desenvolvendo o sentido do número: perspectivas e exigências curriculares. Portugal. 2007.
  3. Serrazina, Lurdes; José Manuel Matos. Didáctica da Matemática. Portugal. 1996.
  4. Serrazina, Lurdes; Loureiro; C.; Maria José Oliveira; Maria José Delgado. Matematicando, 6º ano. Portugal. 1993.
  5. Serrazina, Lurdes. Ensino da Geometria. Portugal. 1993.
  6. Serrazina, Lurdes; Rosário Ribeiro. Ideias, desafios e materiais. Portugal. 1992.
  7. Serrazina, Lurdes; Cecília Monteiro. Teacher education inLogo-based environment in Portugal. Belgium. 1990.
  8. Serrazina, Lurdes. Consulta e Classificação como Actividades Educativas: Utilização de Bases de Dados. Portugal. 1988.
  9. Serrazina, Lurdes; José Manuel Matos. O geoplano na sala de aula. Portugal. 1988.
Preface / Postscript
  1. Serrazina, Lurdes. "Prefácio". Lisboa, Portugal: Colibri. 2009.
    Published
Translation
  1. Serrazina, Lurdes. Incentivar a aprendizagem matemática das crianças. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste gulbenkian. 2002.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019/07 Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019/07 Processos de raciocínio matemático evidenciados por alunos de 3º ano de escolaridade na realização de uma sequência de tarefas Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
2019/07 Envolver os alunos em processos de raciocínio: As ações do professor III Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/02 Teachers’ actions in classroom and the development of quantitative reasoning CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Utrecht, Netherlands)
2019/02 Dealing with quantitative difference: A study with second graders CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Lisboa, Netherlands)
2019/02 A learning path for rational numbers through different representations CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Utrecht, Netherlands)
2018/07 THE TEACHER’S ROLE IN WHOLE CLASS DISCUSSION iN DEVELOPiNg the QUANTITATIVE REASONING PME 42 - 42nd Psychological Mathematics Education
International Group for the Psychology of Mathematics Education (Umea, Sweden)
2017/02 Te role of representations in promoting the quantitative reasoning CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Ireland)
2017/02 Fostering rational numbers understanding through percentage. CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Ireland)
2017/02 Models' use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Ireland)
2015/02 A socially built understanding of rational numbers. CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, Czech Republic)
2015/02 Additive adaptive thinking in 1st and 2nd grades pupils CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, Czech Republic)
2015/02 Six year old pupils' intuitive knowledge about triangles. CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, Czech Republic)
2013/02 MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING CERME 8 - Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Ankara, Turkey)
2010 Materiais para o ensino da Geometria - Brochura de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico Profmat2010
APM (Aveiro, Portugal)
2010 Metas de aprendizagem em matemática para o ensino básico ProfMat2010
APM (Aveiro, Portugal)
2009 Como estamos de formação contínua? Balanço e perspetivas para o futuro ProfMat2009
APM (Viana do Castelo, Portugal)
2008 O novo programa de Matemática para o 1º e 2º ciclos: oportunidades de mudança ProfMat2008
APM (Elvas, Portugal)
2008 Formação contínua para professores de Matemática: o que já aprendemos? Que desafios enfrentamos? ProfMat2008
APM (Elvas, Portugal)
2005 Que formação matemática na formação inicial de professores? ProfMat2005
Associação de Professores de Matemática (Évora, Portugal)
2004 Provas de aferição para que serviram (em)? ProfMat2004
APM (Covilhã, Portugal)
2003 Sentido de número e competências de cálculo ProfMat2003
APM (Santarém, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - Current Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração,¿ numa perspetiva de sentido de número nos primeiros anos de escolaridade
Supervisor
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - Current Flexibilidade de cálculo mental da multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido de número
Supervisor
Educação Matemática (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - Current Classificação de figuras no plano: uma experiência de ensino no 1.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Current Práticas letivas dos professores: o ensino da Medida – um trabalho no 1.º ciclo do ensino
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Current Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática na implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico
Supervisor
Educação Matemática (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Current Estratégias de cálculo em problemas de mutiplicação e divisão
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - Current Práticas de ensino de futuros professores em geometria
Supervisor
Educação Matemática (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Current Visualização espacial
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - Current O Desenvolvimento do pensamento geométrico num segundo ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/09/09 - 2019/10/15 Tarefas de sala de aula: Práticas letivas de alunos no 3º ano com representações matemáticas
Supervisor
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2014/09/03 - 2018/10/15 A compreensão de números racionais: o papel da representação decimal
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2013/09/15 - 2018/07/21 A aprendizagem comparticipada dos números racionais através de percentagens
Supervisor
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências
Supervisor
2016 - 2017 Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: Um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Co-supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Os conceitos dos alunos de 2.º e 4.º anos sobre triângulos e definições que utilizam
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Figuras bidimensionais Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 A divisão no 4.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Atividades de investigação em Geometria: uma experiência no 2.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Contributos de ambientes de geometria dinâmica (Geogebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2012 O desenvolvimento do conceito de área: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2008 - 2012 O desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade
Supervisor
Doutoramento em Educação, Universidade de Lisboa (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2012 Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática. Práticas no 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 O cálculo mental na resolução de Problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 A geometria na formação inicial de professores
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Conceito de volume: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 A Matemática entre Jardim de Infância e 1.º ciclo: Trabalho colaborativo entre professores
Co-supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 O pensamento geométrico no 1.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Supervisão em Matemática - perspectivas e envolvimento dos professores do 1.º ciclo nas actividades matemáticas de natureza investigativa no âmbito da Geometria
Supervisor
Supervisão (Master)
Universidade do Algarve, Portugal
2007 - 2007 O desenvolvimento dos conceitos de área e de perímetro: um estudo no 3.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem de frações
Co-supervisor
Educação Matemática (PhD)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 A Matemática na sala amarela: contributo de um trabalho colaborativo para a valorização da prática educativa de uma Educadora de Infância no domínio da Matemática
Supervisor
Supervisão (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 - 2006 Concepções docentes sobre o conceito de continuidade nas práticas didácticas da Matemática na transição do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Desenvolvimento proffssional de professores do 1.º ciclo num contexto dum programa de formação contínua em Matemática
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2005 Como lidam os professores do 1.º cilo com o currículo prescrito na matemática e qual o papel medador dos manuais nesse processo
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática um estudo de caso no 4.º ano de escolaridade
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 O ambiente de sala de aula e construção de significados matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Relevância da formação inicial em Matemática nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo: dois estudos de caso
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2005 Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1.º ciclo
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 As actividades matemáticas de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade - perspectivas e envolvimento dos alunos
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2004 Gestão do currículo de Matemática no 1.º ciclo
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2003 A Matemática na hora do conto
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2003 A multiplicação e a divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2003 Actividades investigativas na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2002 Orientar e colaborar para melhor ensinar: três estudos de caso
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2002 Caracterização do sentido de número: estudos de caso com alunos do 8.º ano de escolaridade
Supervisor
Ensino da Matemática (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2000 - 2002 O papel da calculadora na resolução de problemas: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
1998 - 2000 O desenvolvimento profissional dos proofessores do 1.º ciclo e as suas práticas de sala de aula
Supervisor
Educação Matemática (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2017/10/17 - 2018/12/31 Membro da Comissão Científica do EIEM 2018, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra subordinado ao tema "A aula de matemática" (2018/11/17 - 2018/11/18)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2015 - 2015 Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Conference (Member of the Scientific Committee)
2011 - 2011 PROFMAT2011
Meeting (Other)
2011 - 2011 Escola e Comunidade
Meeting (Member of the Scientific Committee)
2010 - 2010 Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010
Meeting (Other)
2007 - 2007 CERME 5 - Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Congress (Other)
2006 - 2006 XV Encontro de Investigação em Educação Matemática - Currículo e Desenvolvimento Curricular
Meeting (Other)
2006 - 2006 XVII SIEM, XVII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminar (Member of the Organising Committee)
2005 - 2005 V CIBEM - Congresso Ibero-americano de educação matemática
Congress (Member of the Scientific Committee)
Participantes e FCT, Portugal
2003 - 2003 PROFMAT2003
Meeting (Other)
Participantes, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017/02/01 - 2017/02/05 Participação com apresentação de comunicação: Models’ use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers.
Conference
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Turkey
2017/02/01 - 2017/02/05 Participação com apresentação de comunicação: Fostering rational numbers understanding through percentage
Meeting
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Cyprus
2017/02/01 - 2017/02/05 Participação com apresentação de comunicação: The role of representations in promoting the quantitative reasoning
Congress
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, France
2016/07/24 - 2016/07/31 Day number: A Promoter routine of flexibility and conceptual understanding
Congress
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Comission on Mathematical Instruction, Germany
2016/07/24 - 2016/07/31 Constructing Rational Numbers’ Understandings - A teaching experiment at primary school. 13th International
Congress
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Commission on Mathematical Instruction, Germany
2016/07/24 - 2016/07/31 Learning rational numbers in the early years: The role of representations and the decimal numbers
Congress
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Comission on Mathematical Instruction, Germany
2016 - 2016 Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo.
Seminar
Seminério de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2016 - 2016 RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, Portugal
2016 - 2016 Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, Portugal
2015 - 2015 ADDITIVE ADAPTIVE THINKING IN 1ST AND 2ND GRADES PUPILS
Congress
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Czech Republic
2015 - 2015 SIX YEARS OLD PUPILS INTUITIVE KNOWLEDGE ABOUT TRIANGLES
Congress
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Czech Republic
2015 - 2015 SPATIAL AND GEOMETRIC STRUCTURING - CONTRIBUTIONS FOR A COLLECTIVE CONSTRUCTION
Congress
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Czech Republic
2015 - 2015 Identificar retângulos num conjunto de quadriláteros: que discussão?
Seminar
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015 - 2015 Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de nvestigação em Educação Matemática, Portugal
2015 - 2015 A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2015 - 2015 Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemátics, Portugal
2014 - 2014 In-service teacher education: the importance of classroom supervision.
Congress
ECER 2014 - European Congress of Educational Research
EERA - Eurpean Education Research Association, Portugal
2014 - 2014 Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Seminar
XXV SIEM _ Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2014 - 2014 Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade
Seminar
XXV SIEM - XXV Seminário de Investigação em Educação Matemátics
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2014 - 2014 Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos
Seminar
XXV SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013 - 2013 A educação matemática na formação do professor: um novo olhar
Congress
XV Encontro da Sociedade Brasileira da Educação Matemática da Baía
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Baia - Brasil, Brazil
2013 - 2013 Conhecimento matemático do professor. Que desafios?
Seminar
Seminário de Lançamento do Programa de Educação Matemática na Baia.
Instituto Anísio Teixeira, Brazil
2013 - 2013 Propriedades e relações entre quadriláteros
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2013 - 2013 Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge
Congress
CERME 8 - 8 th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Turkey
2013 - 2013 MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING
Congress
CERME 8 - Congress of European Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education, Turkey
2012 - 2012 O professor e o ensino da Matemática: planificação, reflexão e trabalho colaborativo
Meeting
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Porquê desenvolver o sentido do número ao longo do ensino básico?
Congress
ProfMat 2012
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação
Seminar
XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2012 - 2012 O ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: as tarefas e a concretização do currículo de Matemática
Seminar
Pesquisas e Práticas em Educação Matemática
Universidade Cruzeiro do Sul, Brazil
2011 - 2011 As tarefas e a concretização do currículo de Matemática
Conference
Seminário: Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º CEB
Escola Superior de Educação e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2011 - 2011 Conhecimento matemático para ensinar nos primeiros anos: o papel da reflexão e da planificação na formação de professores
Conference
I Encontro de Matemática nos anos iniciais
Universidade Federal de S. Carlos, S. Paulo, Brazil
2011 - 2011 STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?
Congress
CERME7 - 7th Congress of European Researchers of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Poland
2011 - 2011 CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION
Congress
CERME7 - 7th Conress of european Research on Mathematics education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Poland
2011 - 2011 ProfMat2011
Congress
ProfMat 2011
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO
Seminar
SIEM _ Seminário de Investigaão em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 Educação matemática nos anos iniciais
Conference
Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Francisco
Universidade de São Francisco, Brazil
2011 - 2011 A formação matemática do professor dos anos iniciais em Portugal, particularmente na ESE de Lisboa
Conference
DTPP convida
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de São Carlos, Brazil
2011 - 2011 A Formação Inicial e Contínua em matemática para Professores dos Anos Iniciais em Portugal nos últimos 8 anos
Conference
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade deEducação da UNICAMP
Grupo de Pesquisa Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) e do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática, Brazil
2010 - 2010 Metas de aprendizagem em Matemática
Conference
ProfMat2010
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Materiais de apoio ao professor de Matemática: a brochura de Geometria
Conference
ProfMat2010
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento profissional dos professores das séries iniciais
Conference
Encontro satélite do PME 34
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
2010 - 2010 Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices: potential and challenges. Research Forum 5.
Round table
PME34
Psychological Mathematics Education Group, Brazil
2010 - 2010 Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem
Conference
Seminário "Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
ESE de Viana de Castelo, Portugal
2010 - 2010 A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de número
Seminar
XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos para o desenvolvimento profissional de professores
Seminar
Seminário Final do Programa de Formação em Matemática para Professores dos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico do Distrito de Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010 - 2010 Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem
Seminar
Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal
2010 - 2010 MATHEMATICS TEACHERS’ LEARNING THROUGH ENGAGEMENT IN ‘RESEARCH PROJECTS’: CHALLENGES, POTENTIAL, CONSTRAINTS, AND EXPERIENCES
Symposium
PME34 - Conference of the International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education
International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education, Brazil
2009 - 2009 Formação de Professores: Supervisão e Práticas.
Seminar
II SIEMAT - II Seminário de Investigação em Educação Matemática
UNIBAN - Universidade Bandeirantes de S. Paulo, Brazil
2009 - 2009 O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade
Seminar
XX SIEM - XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2009 - 2009 Formação de Professores: Supervisão e Práticas
Seminar
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
2008 - 2008 An In-service Teacher Education Programme in Mathematics: Rewards and Challenges
Conference
ICME11
ICMI, Mexico
2008 - 2008 O novo Programa de Matemática para os 1.º e 2.º ciclos: Oportunidade de mudança.
Meeting
ProfMat 2008
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008 - 2008 To learn mathematics from the beginning
Conference
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e OCDE, Portugal
2007 - 2007 Future of Mathematics Education in Europe, Primary Education Panel, Number sense development.
Round table
Future of Mathematics Education in Europe
European Mathematical Society, Portugal
2007 - 2007 CERME 5
Congress
V Congress of European Research in Matehamtics Education
ERME - European Association Research of Mathematics Education, Cyprus
2007 - 2007 Constructing multiplication: Different strategies used by pupils
Congress
V CERME - V Congress European Research in Matehamtics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Cyprus
2007 - 2007 O reajustamento do Programa do Ensino Básico
Meeting
ProfMat 2007
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2006 - 2006 O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação.
Conference
4º EEMAT-RJ - 4ª Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brazil
2006 - 2006 Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking
Conference
30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics
PME, Portugal
2006 - 2006 Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação Matemática da SPCE, Portugal
2006 - 2006 XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Meeting
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Portugal
2006 - 2006 XVII SIEM
Seminar
XVII SIEM
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2005 - 2005 CERME4
Congress
IV Congress of European Research of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Portugal
2005 - 2005 A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?
Meeting
Encontro internacionaal de homenagem a Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2005 - 2005 V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática
Congress
V CIBEM
Federaçao Ibero-americana de Educação Matemática, Portugal
2004 - 2004 What mathematical and educational competencies should be developed on elementary prospective teachers?
Congress
ICME10 - 10th International Congress of Mathematics Education
ICMI, Denmark
2003 - 2003 CERME3
Congress
III Congress of European Research of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Italy
2003 - 2003 Professionals investigate their own practice
Congress
Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education
ERME, Italy
2003 - 2003 ProfMat2003
Meeting
ProfMat2003
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2001 - 2001 O professor como investigador: Leitura crítica de investigação em Educação Matemática
Seminar
SIEM 2001
Associação de Professores de Matemática, Portugal
1999 - 1999 Good Practice
Congress
CERME1 - Congress of European Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
1998 - 1998 Desenvolvimento profissional dos professores: Contributos para reflexão
Seminar
IX SIEM
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/12/15 Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental
(Thesis) Main arguer
Marina de Souza Bortolocci (Master)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brazil
2020/07/20 O ensino-aprendizagem-avaliação da matemática através da resolução de problemas. Intencionalidades, ações e reflexões dos docentes
(Thesis) Main arguer
Louise dos Santos Lima (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/04/22 Estrategias y errores en la medida de la longitud en niños de 4 a 8 años: una propuesta didáctica sobre el uso de la regla /Four to eigth-year-old children strategies and errors in the measurement of length : A didactic proposal on the use of the ruler.
(Thesis) Arguer
Ariadna Gomezescolar Camino (PhD)
Universidad de Castilla-La Mancha, Spain
2020/01/13 TAREFAS NA SALA DE AULA: PRÁTICA LETIVA DE PROFESSORES DO 3.º ANO COM REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS
Supervisor
Isabel Maria Palmeiro Velez (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019/03/28 A COMPREENSÃO DE NÚMEROS RACIONAIS: O PAPEL DA REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Supervisor
Cristina Maria da Silva Morais (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019/03/21 O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS
(Thesis) Main arguer
Lina Maria Amador Brunheira Assunção (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018/12 A APRENDIZAGEM COMPARTICIPADA DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DA PERCENTAGEM
Supervisor
Helena Gil Monteiro Guerreiro (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018/02/22 As possíveis inter-relações da Rede Social - Facebook com alguns conceitos de comunidades de prática no processo de formação continuada de professores de Matemática”
(Thesis) Main arguer
Maria Angela de Oliveira Oliveira (PhD)
IGCE- Educação Matemática UNESP – Rio Claro, Brazil
2017 Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade (Master)
2017 O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências (Master)
2017 Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração numa perspetiva de sentido do número: um estudo nos 1.º e 2.º anos de escolaridade (Other)
2016 A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas (PhD)
2016 O Ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo no 4.º ano de escolaridade (Master)
2016 A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos (Master)
2016 Práticas de ensino envolvendo a resolução de problemas (Master)
2016 A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA COMPETIÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
(Thesis) Main arguer
Nuno Alexandre Rodrigues Amaral (PhD)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2015 A resolução de problemas matemáticos no 4.º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo Ana Cristina Caixeirinho da Costa (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 A multiplicação e a divisão de números naturais: uma análise de manuais escolares (Master)
2014 A Gestão do currículo no Contexto de um Grupo de Professores de Matemática Cláudia Cunha Nunes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 A Capacidade de subtizing em crianças de 4 anos Maria João Ramalho Cordeiro (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Organização e Tratamento de Dados Recolhidos nas Rotinas das Crianças na sala dos quatro anos Sandra Cristina Ramalho Cordeiro (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Miniprojetos Interculturais na Aula de Matemática Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 O geoplano na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico Sara Raquel Roque Ventura (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A exºlicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2.º ciclo do ensino básico: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas Carla Maneta (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 As representações matemáticas em dois contextos: Portugal e Brasil Aluska Dias Ramos de Macedo (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo Susana Alexandra Alvarez Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico António Manuel da Conceição Guerreiro (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º ciclo Maria de Fátima Pista Calado Mendes (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade Elvira da Graça Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Formação inicial de Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: a metemática em questão Vera Maria Jarcovis Fernandes (PhD)
Universidade Cruzeiro do Sul, Brazil
2012 O uso de diferentes formas de comunicação em aulas de Matemática do Ensino Fundamental Bernadete Verónica Schaeffer Hoffman (Master)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
2011 Construcción de conocimiento acerca de la intervención curricular en el aprendizaje de las matemáticas en un entorno virtual Carolina Rey Mas (PhD)
Universitat d'Alacant, Spain
2011 Os programas de Matemática do ensino básico de 1990 a 2007 e o processo de implementação do programa de 2007, no 1.º ciclo do ensino básico Carla Margarida Nunes Alpalhão (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 Programas de Matemática do 1.º Ciclo - uma pesquisa histórica desde 25 de Abril de 1974 até 1990 Ana Rita Guido da Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 Histórias com Matemática: Sentido espacial e ideias geométricas Maria Paula Pereira Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 O cálculo mental na resolução de problemas : um estudo no 1.º ano de escolaridade Cristina Maria da Silva Morais (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 O desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico : contributo da participação num programa de formação contínua em matemática Maria Cristina do Espírito Santo Martins (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas Authors: Pedro da Cruz Almeida (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011 Formação Nuno Jorge Gonçalves (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 El sentido del número: una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantil Marina Rodrigues (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2010 Formação do Professor do Ensino Fundamental - Ciclo I Marinês Yole Poloni (Master)
Universidade Banderirante de São Paulo, Brazil
2010 Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração: Um estudo numa Escola Secundária com 3.º Ciclo Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2010 Contributos do Associativismo na (Re)Construção da Identidade Profissional dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo Rute Sandra Marçal Ferreira Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 A Noção de Percentagem no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Experiência de Ensino Maria João Batalha Reis Vieira da Costa (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2009 O Papel das Representações na Resolução de Problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade Maria Elisa Calado Pinto (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2007 A comunicação na sala de aula de Matemática: um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico Maria Helena Silva de Sousa Martinho (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Os problemas de adição e subtracção nos manuais do 2.º ano de Matemática Maria João Rodrigues da Silva (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 A Internet na sala de aula de Matemática: um estudo de caso no 6.º ano de escolaridade Luís Pedro Gonçalves Novo Fornelos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2006 Posições e atitudes de professores face às mudanças em educação: um caso no 1.º ciclo Maria de Lurdes Monteiro Vaz Mendes Teodósio (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2006 Compreensões de professores das séries iniciais sobre o ensino dos procedimentos envolvidos nos algoritmos convencionais da adição e da subtracção com reagrupamento Rosana Minitto (Master)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
2005 Investigar para ensinar Matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores José Luís Menezes Correia (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2004 Formação de Professores Polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desse conhecimento Edda Curi (PhD)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2003 Concepções sobre a Matemática e a actividade matemática Henrique Manuel Guimarães (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2003 Conexões matemáticas num contexto de actividades de aplicação, investigação e modelação matemática - um estudo no 2.º ciclo do ensino báasico Emília de Lurdes Peste Palma Maria (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003 Compreensão de conceitos matemáticos avançados - a Matemática no início do superior António Domingos (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2002 Desarrollo Profesional del Maestro de Primaria Respecto de la Enseñanza de la Matemática. Un Estudo de Caso Nuria Climent Rodríguez (PhD)
Universidad Huelva, Spain
2002 Estudos das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da Prova de Aferição de Matemática - 4.º ano Maria José da Cruz Nunes Guerra (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 As Dificuldades dos alunos do 6.º ano na resolução de problemas de Matemática Ana Paula Marcelino Neto Leitão (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 O conhecimento e o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 As Práticas Lectivas como Actividade de Resolução de Problemas Leonor Santos (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 Novas Tecnologias, Cognição e Cultura: Um estudo no primeiro ciclo do ensino básico Carlos Manuel Nogueira Fino (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
2000 Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ano de Escolaridade: Análise do Ensino e das Aprendizagens em Matemática Pedro Manuel Baptista Palhares (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
1998 Significado e Aprendizagem da Matemática Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais Susana Paula Graça Carreira (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2012/01 - Current Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática Vice-Presidente da Direção desde novembro de 2017
1992/01 - Current Sociedade Portuguesa de Matemática
1988/10/01 - Current National Council of Teachers of Mathematics (USA) Membro
1986/09 - Current Associação de Professores de Matemática
2002 - 2015/12/31 American Educational Research Association (AERA)

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2005/06/01 - 2011/07/31 Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua de Professores em Matemática para professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico - responsável pela proposta de organização, acompanhamento e desenvolvimento.
Advisor / Consultant
2000/07 - 2003/12 Presidente Conselho Científico
President / Vice-president
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019/11/25 - 2019/11/29 II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa Maputo, Moçambique
2019/11/17 - 2019/11/18 Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019 Coimbra
2019/06/02 - 2019/10/09 CERME 11 Utrecht; Holanda
2019/02/01 - 2019/05/01 Seminário de Investigação em Educação Matemática 2019 Castelo Branco
2016/08/15 - 2017/04/02 CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education Dublin, Irlanda
2015/03/01 - 2016/02/04 I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa" October 2015. Coimbra Coimbra

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2009 - 2009 INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" Extensão e divulgação científica (Curso médio) Inspeção-Geral de Educação, Portugal
2008 - 2008 INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" Extensão e divulgação científica (Curso médio) Inspeção-Geral de Educação, Portugal
2007 - 2007 Formação Contínua de Professores do 1.º ciclo em Matemática Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação Instituto Poliécnico de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Formação contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Fundamentos da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Didática da Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Materiais no Ensino da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2000/01 - 2004/01 Educação Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Fundamentos da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Educação Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Didática da Geometria (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1988/10 - 2000/01 Materiais no Ensino da Matemática (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2015/11/13 - Current Da Investigação às Práticas CIED - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2011/06/06 - Current Revista UNIÓN FISEM
2011/06/05 - Current BOLEMA
2011/06/05 - Current RIPEM - International Journal for Research in Mathematics Education Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM
2005/05 - Current JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática Kroton
2005/01 - Current ZETEKITÉ - Revista de Educação Matemática (2176-1744.) Universidade Estadual de Campinas
2004/06/02 - Current Journal of Mathematics Teacher Education (1386-4416) Springer
1992 - Current Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática Associação de Professores de Matemática
1987/01 - Current Educação e Matemática Associação de Professores de Matemática

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2012 - Current concurso de professor adjunto na área de Educação de Infância Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - Current Concurso de professor adjunto na área de Artes Plásticas Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009 - Current Professor adjunto de Matemática na ESE de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2008 - Current Professor adjunto de Matemática na ESE de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - Current Professor adjunto de Matemática na ESE da Guarda Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2008 - Current Professor coordenador de Matemática na ESE de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2005 - Current Professor Coordenador de Matemática no ISCAL Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2003 - Current Professor coordenador de Matemática na ESE de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal